Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

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BrunoAlves
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por BrunoAlves » 30 nov 2022, 15:35

Nonnus Escreveu:
30 nov 2022, 15:24
Nas outras vezes que fiz a tartaruga aparecer aconteceu sempre isto. Existem sempre muita diferença entre a célula mais alta da mais baixa. E já apareceu aos 2.8V como aos 3.10V etc, nunca é um valor certo. O BMS deve fazer outro calculo qualquer além da voltagem da célula mais baixa.
Aparecer a tartaruga é uma coisa, o carro parar é outra. Tinhas dito que no último print o carro já não andava.
Tanto quanto me recordo (já são discussões com alguns anos) a tartaruga é uma combinação de factores (mesmo assim aparecer com 18% de SOC o LS parece-me um exagero brutal), por isso é que algumas pessoas faziam 200m na tartaruga, outras alguns (poucos) km. Desligar não, desligar é quando uma célula toca nos 2,6V para os 30kWh.

De qualquer forma, 450mV quando a tensão média é de 3,5V é bastante. 3,5V é muito longe do final da bateria, ainda há aí muita energia para espremer, que essas weak cells não deixam.
Mas sim, por favor continua a acompanhar a evolução, estes pormenores é que dão pica :)
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mjr
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por mjr » 30 nov 2022, 21:47

Concordo que há aí 2 células, especialmente a 60 e tal, com problemas e que estão a limitar o pack. O SOC indicado pelo Leaf Spy após a tartaruga é sintomático disso (18%). É que este SOC é uma média dos SOCs das células todas, e por isso estás a perder mais de 15% de capacidade devido a este problema. A 100% esta célula não aparece menos carregada que as outras (18% de SOC entre células notava-se bem a 100%), logo não é um problema de desequilíbrio entre as células (como eu tive no meu Leaf 24), mas sim uma real perda de capacidade da célula em relação à média do pack.

Ouyta coisa estranha:

Imagem

Isto é após uma carga a 100%? Que eu saiba o LEaf 30 carrega até 4,13-14V a 100%, e aqui nem 4,1V aparecem. Além disso há 2 células com tensão mais alta que as outras e que parecem estar a limitar a carga a 100%. Serão as mesmas que limitam na descarga? É que neste caso tens mais uns 2-3% de perda de capacidade "em cima", a somar aos 15-18% "em baixo".
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 40000km em 2022-03-06
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 01 dez 2022, 04:25

mjr Escreveu:
30 nov 2022, 21:47
Ouyta coisa estranha:

Imagem

Isto é após uma carga a 100%? Que eu saiba o LEaf 30 carrega até 4,13-14V a 100%, e aqui nem 4,1V aparecem. Além disso há 2 células com tensão mais alta que as outras e que parecem estar a limitar a carga a 100%. Serão as mesmas que limitam na descarga? É que neste caso tens mais uns 2-3% de perda de capacidade "em cima", a somar aos 15-18% "em baixo".
Tens razão. Fui ver o histórico dos carregamentos a 100% antes e depois do update e realmente ele carregava até aos 4.1v com diferenças de 11mv entre células.

Comparando os dois prints as weaks cells são a 35 e 63, as células que estão com maior tensão são a 35 e a 66.

Tenho que ir acompanhando o comportamento destas células. Não há muito mais a fazer. Enquanto não cair a 4 barra não posso acionar a garantia.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por corrisi » 01 dez 2022, 08:45

Nonnus Escreveu:
01 dez 2022, 04:25
mjr Escreveu:
30 nov 2022, 21:47
Ouyta coisa estranha:

Imagem

Isto é após uma carga a 100%? Que eu saiba o LEaf 30 carrega até 4,13-14V a 100%, e aqui nem 4,1V aparecem. Além disso há 2 células com tensão mais alta que as outras e que parecem estar a limitar a carga a 100%. Serão as mesmas que limitam na descarga? É que neste caso tens mais uns 2-3% de perda de capacidade "em cima", a somar aos 15-18% "em baixo".
Tens razão. Fui ver o histórico dos carregamentos a 100% antes e depois do update e realmente ele carregava até aos 4.1v com diferenças de 11mv entre células.

Comparando os dois prints as weaks cells são a 35 e 63, as células que estão com maior tensão são a 35 e a 66.

Tenho que ir acompanhando o comportamento destas células. Não há muito mais a fazer. Enquanto não cair a 4 barra não posso acionar a garantia.
Nonnus, embora saiba que tens conhecimento de toda a teoria sobre o comportamento do LBC do Leaf 30kwh, volto a reiterar aquilo que por aqui já escrevi anteriormente, no sentido de poderes acionar a garantia, caindo a 4a barra.

As condições climatéricas do outuno/Inverno são ideais para fazeres diminuir o HX e consequentemente o SOH. Portanto, evita aquecer a bateria, quer seja por condução mais agressiva ou por cargas em PCR. Isso vai fazer aumentar sempre o SOH.

O LBC do Leaf 30kwh faz cálculos apenas com o SOC entre os 50 e os 100%. Equivale por dizer que deves evitar, se possível claro, percorrer muitos kms abaixo de 50% de SOC. Se andares o resto do tempo com SOCS abaixo de 50% esse carro fica eternamente com SOH de 70.54%.😉

Portanto, para que possas perder HX e SOH, deves fazer kms entre os 50 e os 100% de SOC, de preferência com o pack bem fresquinho (quanto mais baixa a temperatura melhor), com uma condução pouco agressiva.

Um abraço e boa sorte com isso.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por rjspedition » 03 dez 2022, 23:44

Agradecer desde já a todos pela troca destas últimas mensagens!

Esclarecem muita coisa em torno da degradação (ou n) dos packs dos Leaf. ;)

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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 04 dez 2022, 15:20

Hoje depois de uma viagem de 100km chegou assim:

Imagem

A célula mais baixa não é a mesma do anterior print e houve outra vez os tais saltos de percentagem. Chegou a estar nos --- e depois voltou aparecer 9%. A célula mais baixa hoje foi a 66 anteriormente foi a 35 e a 63. O SOH voltou a subir.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por corrisi » 04 dez 2022, 16:27

Nonnus Escreveu:
04 dez 2022, 15:20
Hoje depois de uma viagem de 100km chegou assim:

Imagem

A célula mais baixa não é a mesma do anterior print e houve outra vez os tais saltos de percentagem. Chegou a estar nos --- e depois voltou aparecer 9%. A célula mais baixa hoje foi a 66 anteriormente foi a 35 e a 63. O SOH voltou a subir.
Perfeitamente normal a subida do SOH. Sempre que fizeres carregamentos com grande amplitude de SOC, percorreres muitos kms e aumentares a temperatura média do pack para esses valores, o HX vai subir e consequentemente o SOH.
Compreendo que o carro está para servir-nos e não o contrário, mas se continuares a utilizar o carro neste padrão, "morrerás" efetivamente na praia.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por BrunoAlves » 04 dez 2022, 16:37

Tens 34% de SOC contra os 18% da outra vez (sendo certo que a média é mais baixa, tendo uma célula "nas lonas").
corrisi Escreveu:
04 dez 2022, 16:27
"morrerás" efetivamente na praia.
Isto. Seja degradação, sejam células a morrer, subir o SOH nesta altura é uma péssima constatação :(
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 04 dez 2022, 19:47

corrisi Escreveu:
04 dez 2022, 16:27
Perfeitamente normal a subida do SOH. Sempre que fizeres carregamentos com grande amplitude de SOC, percorreres muitos kms e aumentares a temperatura média do pack para esses valores, o HX vai subir e consequentemente o SOH.
Compreendo que o carro está para servir-nos e não o contrário, mas se continuares a utilizar o carro neste padrão, "morrerás" efetivamente na praia.
Acho que não é muito normal! Há mesmo qualquer coisa de errado com o carro. No verão fui a praia várias vezes, fiz outras viagens chegando a casa com o carro nas lonas e isso não impediu do SOH vir por ai abaixo até a queda da 3ª barra. Este comportamento de alguns dias para cá é anormal e não pode ser derivado a fazer estas cargas. Em todo o caso não tenho outra hipótese, só se deixar de usar o carro.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 02 jan 2023, 15:09

Hoje fui deixar o carro na Nissan para substituir as suspensões e para verem o comportamento da bateria. No caminho aproveitei e fiz um vídeo para mostrar ao chefe da oficina.

Pediu-me para lhe enviar o vídeo e as imagens do Leaf Spy para mostrar a Nissan, embora ele vá fazer os testes com o software da Nissan, nem podia ser de outra maneira.

https://drive.google.com/file/d/1QFgajg ... uET4p/view

Em menos de 1 minuto o carro passa dos 9% aos 19% e as bolas de regeneração nunca chegam a ser duas. Reparem que há um momento em que passa dos 16% para os 19%.

O SOH continua a descer encontra-se nos 69%

Caso não consigam ver o vídeo avisem.
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