
Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
- frankesousa
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
O meu ainda está "normal" mas já se nota limitações de regeneração superiores ao outro leaf que tenho com mais SoH.
Um familiar tinha um leaf 30 com esse comportamento, saltos de % de bateria anormais, na altura até fiquei com receio que fosse avaria na bateria e por isso nao teria garantia, mas a nissan simplesmente trocou a bateria por uma nova (isto foi a meia dúzia de meses atrás).
E claro, para chegar a este resultado já só tinha as 8 barras de capacidade.
Um familiar tinha um leaf 30 com esse comportamento, saltos de % de bateria anormais, na altura até fiquei com receio que fosse avaria na bateria e por isso nao teria garantia, mas a nissan simplesmente trocou a bateria por uma nova (isto foi a meia dúzia de meses atrás).
E claro, para chegar a este resultado já só tinha as 8 barras de capacidade.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
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10/2018 - 47.500km (71,75Ah - 12 Barras - 90,27% SOH)
02/2019 - 60.200km (70,40Ah - 12 Barras - 88,57% SOH)
10/2019 - 81.700km (67 Ah - 11 Barras - 84 % SOH)
05/2020 - 96.660km (64 Ah - 11 Barras - 81 % SOH)
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- BrunoAlves
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Diria que é o princípio do fim 
Lembro-me de o Malm referir um comportamento semelhante no clone dele, quando a degradação já era muito significativa. A subir ou quando exigia mais potência o SOC caía a pique
As melhoras para a tua perna

Lembro-me de o Malm referir um comportamento semelhante no clone dele, quando a degradação já era muito significativa. A subir ou quando exigia mais potência o SOC caía a pique
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Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- rjspedition
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
SOH a 69% e é o princípio do fim? 
Carro será utilizável de forma +- previsível sem esses saltos até que SOH?
Sabendo os kHw carregados, deixa de ser seguro contar com eles sabendo a média de consumo?
Edit: Boa recuperação!

Carro será utilizável de forma +- previsível sem esses saltos até que SOH?
Sabendo os kHw carregados, deixa de ser seguro contar com eles sabendo a média de consumo?
Edit: Boa recuperação!
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Actualmente não sei se o SOH apresentado corresponde ao real porque o carro esta todo baralhado. Na última vez que vi o SOH até tinha subido para 71%.
Quanto ao principio do fim, em outros carros com comportamento idêntico veio-se a constatar que que havia problemas com as células e o pack teve de ser substituído, porque vai haver uma altura que o carro vai dar erro e deixa de andar. Mas só o tempo dirá se vai acontecer.
Pode ter sido mera coincidência (primeira vez em 5 anos
) mas ontem a mulher com medo do comportamento do carro e sem saber ao certo a quantidade de energia dentro do pack dirigiu-se a um PCR, mas o carro não carregou. O PCR não conseguiu comunicar com o carro. Perguntei-lhe se tinha tentado outro PCR, ela disse-me que não. Assim ela arriscou e fez a viagem de 22km com uma estimativa de 35km no GOM e chegou a casa com 18km. Hoje vai levar o carro a outro PCR para despistar se o problema esta no carro ou no PCR.
Quanto a perna, esta "andar" (recuperar) bem. Obrigado.
Quanto ao principio do fim, em outros carros com comportamento idêntico veio-se a constatar que que havia problemas com as células e o pack teve de ser substituído, porque vai haver uma altura que o carro vai dar erro e deixa de andar. Mas só o tempo dirá se vai acontecer.
Pode ter sido mera coincidência (primeira vez em 5 anos

Quanto a perna, esta "andar" (recuperar) bem. Obrigado.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Sim infelizmente. E se for falha de uma céula ou módulo o carro já não tem garantia....a garantia restante é para degradação não para falhas catastróficas em céulas ou módulos...BrunoAlves Escreveu: ↑26 nov 2022, 15:25Diria que é o princípio do fim
Lembro-me de o Malm referir um comportamento semelhante no clone dele, quando a degradação já era muito significativa. A subir ou quando exigia mais potência o SOC caía a pique
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Hoje desloquei-me ao médico e fui acompanhar o comportamento do carro durante a viagem com o Leaf Spy lite. A descarga das células é homogenia não vi mais de 200mv de diferente entre a célula com menor voltagem da com maior. Parece-me que o problema não será um problema de alguma célula danificada. Durante a viagem de 130km não houve oscilações de percentagem, o carro teve uma comportamento normal. Na segunda-feira o carro fez 3 carregamentos rápidos e a minha mulher diz que desde ai o comportamento do carro mudou. Ainda assim e aproveitando, hoje fiz com que a tartaruga aparece-se. Aos 17% de SOC no carro o leaf Spy mostrava 37%.

A tartaruga apareceu aqui:

Aqui fui eu a insistir na descarga com aquecimento ligado, o carro já não andava. Aparece as weak cells:


Agora é carregar até aos 100% e ver o que realmente se passa com o carro.

A tartaruga apareceu aqui:

Aqui fui eu a insistir na descarga com aquecimento ligado, o carro já não andava. Aparece as weak cells:


Agora é carregar até aos 100% e ver o que realmente se passa com o carro.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Hoje de manhã estava assim:


O carregador registou 19.2kWh de energia consumida, o carro diz que tem 20.3kWh de energia no pack. As células estão todas certinhas (36mv) com 4V, portanto acho que a bateria não se encontra com nenhum problema a não ser os ~30% de degradação.


O carregador registou 19.2kWh de energia consumida, o carro diz que tem 20.3kWh de energia no pack. As células estão todas certinhas (36mv) com 4V, portanto acho que a bateria não se encontra com nenhum problema a não ser os ~30% de degradação.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Com a carga elevada é natural que tudo pareça melhor. No outro extremo (e sobretudo na descarga) é que aparecem as "maleitas".
Eu não partilho do teu optimismo
No teu último print em que o carro já não andava, tens mais de 0,45V de diferença entre a célula mais alta e mais baixa. É bastante. Se considerares que a amplitude total de funcionamento são 1,5V, é quase 1/3 em desfasamento (que não é 1/3 de capacidade perdida, atenção).
Mais, a célula mais baixa já está muito acima do valor de tensão com que o carro se desliga, o que quer dizer que após a descarga ser interrompida a tensão "saltou" para cima (o carro desliga-se aos 2,6V e a célula mais fraca já estava em 3,1V nesse print). Na realidade ao desligar esse diferencial de tensão deve ter sido muito maior. Tens células ainda bastante acima do joelho e pelo menos uma que te fez desligar o carro.
Estou um bocado sensível para isto porque estou a montar uma bateria para casa, que veio de um Leaf 30 ex-uber bastante degradada. Medi os módulos todos individualmente e verifiquei exactamente esse comportamento em algumas células, muito mais que noutras: a fazer a descarga programei para parar aos 2,8V. Ao parar algumas "saltavam" imediatamente para os 2,9-3V, outras "saltavam" para 3,1-3,2V. Estas últimas mediam sempre bastante menos capacidade que as restantes.
O "salto" é sempre tanto maior quanto a corrente de descarga. Fiz esse teste nas mesmas células com várias correntes de descarga e a capacidade reportada variava um bocado, bem como o "salto" a seguir à paragem era tanto maior quanto a corrente em uso.
Este fenómeno, para mim e deste "estudo" que tenho feito, é exactamente o que acontece nessas células mais degradadas: a bateria está a descarregar mas, consoante a potência, há 1 ou mais células que "afundam" muito mais que as outras, o que faz o BMS baralhar-se com a capacidade restante e, no limite, desligar-se prematuramente se 1 célula "afundar" tanto que toque no limite inferior.
edit: diria que tu, como o teu vizinho, precisas urgentemente que essa 4ª barra decida cair. Corres o sério risco de "morrer na praia".
Eu não partilho do teu optimismo

No teu último print em que o carro já não andava, tens mais de 0,45V de diferença entre a célula mais alta e mais baixa. É bastante. Se considerares que a amplitude total de funcionamento são 1,5V, é quase 1/3 em desfasamento (que não é 1/3 de capacidade perdida, atenção).
Mais, a célula mais baixa já está muito acima do valor de tensão com que o carro se desliga, o que quer dizer que após a descarga ser interrompida a tensão "saltou" para cima (o carro desliga-se aos 2,6V e a célula mais fraca já estava em 3,1V nesse print). Na realidade ao desligar esse diferencial de tensão deve ter sido muito maior. Tens células ainda bastante acima do joelho e pelo menos uma que te fez desligar o carro.
Estou um bocado sensível para isto porque estou a montar uma bateria para casa, que veio de um Leaf 30 ex-uber bastante degradada. Medi os módulos todos individualmente e verifiquei exactamente esse comportamento em algumas células, muito mais que noutras: a fazer a descarga programei para parar aos 2,8V. Ao parar algumas "saltavam" imediatamente para os 2,9-3V, outras "saltavam" para 3,1-3,2V. Estas últimas mediam sempre bastante menos capacidade que as restantes.
O "salto" é sempre tanto maior quanto a corrente de descarga. Fiz esse teste nas mesmas células com várias correntes de descarga e a capacidade reportada variava um bocado, bem como o "salto" a seguir à paragem era tanto maior quanto a corrente em uso.
Este fenómeno, para mim e deste "estudo" que tenho feito, é exactamente o que acontece nessas células mais degradadas: a bateria está a descarregar mas, consoante a potência, há 1 ou mais células que "afundam" muito mais que as outras, o que faz o BMS baralhar-se com a capacidade restante e, no limite, desligar-se prematuramente se 1 célula "afundar" tanto que toque no limite inferior.
edit: diria que tu, como o teu vizinho, precisas urgentemente que essa 4ª barra decida cair. Corres o sério risco de "morrer na praia".
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Se já tem 8 barras é acionar a garantia, certo?
Não é preciso esperar que caia para a 7ª barra...
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Com mais umas descargas vou ficar a perceber se aquela célula tem sempre o mesmo comportamento.BrunoAlves Escreveu: ↑30 nov 2022, 13:01Com a carga elevada é natural que tudo pareça melhor. No outro extremo (e sobretudo na descarga) é que aparecem as "maleitas".
Eu não partilho do teu optimismo
No teu último print em que o carro já não andava, tens mais de 0,45V de diferença entre a célula mais alta e mais baixa. É bastante. Se considerares que a amplitude total de funcionamento são 1,5V, é quase 1/3 em desfasamento (que não é 1/3 de capacidade perdida, atenção).
Mais, a célula mais baixa já está muito acima do valor de tensão com que o carro se desliga, o que quer dizer que após a descarga ser interrompida a tensão "saltou" para cima (o carro desliga-se aos 2,6V e a célula mais fraca já estava em 3,1V nesse print). Na realidade ao desligar esse diferencial de tensão deve ter sido muito maior. Tens células ainda bastante acima do joelho e pelo menos uma que te fez desligar o carro.
Estou um bocado sensível para isto porque estou a montar uma bateria para casa, que veio de um Leaf 30 ex-uber bastante degradada. Medi os módulos todos individualmente e verifiquei exactamente esse comportamento em algumas células, muito mais que noutras: a fazer a descarga programei para parar aos 2,8V. Ao parar algumas "saltavam" imediatamente para os 2,9-3V, outras "saltavam" para 3,1-3,2V. Estas últimas mediam sempre bastante menos capacidade que as restantes.
O "salto" é sempre tanto maior quanto a corrente de descarga. Fiz esse teste nas mesmas células com várias correntes de descarga e a capacidade reportada variava um bocado, bem como o "salto" a seguir à paragem era tanto maior quanto a corrente em uso.
Este fenómeno, para mim e deste "estudo" que tenho feito, é exactamente o que acontece nessas células mais degradadas: a bateria está a descarregar mas, consoante a potência, há 1 ou mais células que "afundam" muito mais que as outras, o que faz o BMS baralhar-se com a capacidade restante e, no limite, desligar-se prematuramente se 1 célula "afundar" tanto que toque no limite inferior.
edit: diria que tu, como o teu vizinho, precisas urgentemente que essa 4ª barra decida cair. Corres o sério risco de "morrer na praia".
Nas outras vezes que fiz a tartaruga aparecer aconteceu sempre isto. Existem sempre muita diferença entre a célula mais alta da mais baixa. E já apareceu aos 2.8V como aos 3.10V etc, nunca é um valor certo. O BMS deve fazer outro calculo qualquer além da voltagem da célula mais baixa.
Como escrevi anteriormente quando caiu a terceira barra, os meus cálculos é que a 4ª barra caia por volta dos 155K km
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