Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition
Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition
O SOH não é muito fiável, não ligues muito a isso.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019
- rjspedition
- Registado: 11 jul 2021, 10:34
- Data de fabrico: 01 jan 2011
Entretanto o Leaf parece ter entrado em modo de derreter €:
"Clank, clank, clank" curvas apertadas à esquerda.

- rjspedition
Hoje saí de manhã com paciência qb... e determinado a pensar um pouco mais com o pé direito.
Deu para ver este bonito resultado:
De casa a Lisboa, umas voltas até Alfragide, Cabos de Ávila e Massamá, novamente a Lisboa, e a foto foi tirada em Loures.
Faltou a subida até casa, mas chegou com 42%, 108 km feitos e 62 no "GOM", nada mau também !

Deu para ver este bonito resultado:
De casa a Lisboa, umas voltas até Alfragide, Cabos de Ávila e Massamá, novamente a Lisboa, e a foto foi tirada em Loures.
Faltou a subida até casa, mas chegou com 42%, 108 km feitos e 62 no "GOM", nada mau também !
- rjspedition
Com mais de ano e meio cá por casa, o nosso "carrinho de golfe" está quase a chegar à marca dos 40000 nas nossas mãos.
Teve recentemente direito a umas terapias de gelo, já que mesmo a circular diariamente dormiu semana e meia fora de portas pela primeira vez que chegou cá.
Não sabendo se será natural do inverno e das temperaturas baixas, ou mesmo de falsas impressões minhas, o carro está a apresentar alguns comportamentos que me deixam de pé atrás e algo receoso sobre o futuro mais próximo, ou mesmo a média distância.
-> Embora a minha opinião sobre a travagem do carro sempre tenha sido negativa, sinto que o carro ultimamente está pior nesse sentido. Os pneus estão em fim de vida e isso influencia qb, é certo, mas receio que possa existir algo mais, que francamente não sei explicar, ao mesmo tempo que o carro perdeu o "kick" ao carregar acelerador a fundo que tinha. Será que já é uma questão de hábito e já não noto? Pela primeira vez estou a achar que falta genica ao carro, principalmente em velocidades superiores a 90.
-> Se antigamente após carregar até 100%, os primeiros km mal alteravam a % (era normal 5km para 2% gastos) da carga restante, agora no mesmo percurso a sair de casa 1% não chega sequer para 1km. Curiosamente a autonomia mantêm-se no esperado (?) para a época mais fria do inverno, a fazer 70 km diários com mais 70 no GOM.
-> A regeneração em modo B que se sentia apenas abaixo de 94%, é quase inexistente agora até descer dos 85%.
-> O (pelo que já li) habitual ruido na transmissão ao iniciar a marcha e ao parar resolveu aparecer, não sei se isto influencia algo do reportado em cima ou se é indiferente, mas já apareceu.
(Não há qq erro nos sensores registado no spy)
O SOH% já vai em 73%, 8% perdidos em sensivelmente 19 meses e 39000km, a 22 mil km (sensivelmente 1 ano em "business as usual") dos 160000 penso já ser relativamente certo que a este ritmo vai lá chegar sem perder as 4 barras.
Tudo aponta para um ano bastante mais comedido em termos de km, mas não sei se será suficiente. No entanto face ao que se lê, de troca de baterias reparadas que depois ainda apresentam mais problemas, não sei se não será melhor desta forma.
Teve recentemente direito a umas terapias de gelo, já que mesmo a circular diariamente dormiu semana e meia fora de portas pela primeira vez que chegou cá.

Não sabendo se será natural do inverno e das temperaturas baixas, ou mesmo de falsas impressões minhas, o carro está a apresentar alguns comportamentos que me deixam de pé atrás e algo receoso sobre o futuro mais próximo, ou mesmo a média distância.
-> Embora a minha opinião sobre a travagem do carro sempre tenha sido negativa, sinto que o carro ultimamente está pior nesse sentido. Os pneus estão em fim de vida e isso influencia qb, é certo, mas receio que possa existir algo mais, que francamente não sei explicar, ao mesmo tempo que o carro perdeu o "kick" ao carregar acelerador a fundo que tinha. Será que já é uma questão de hábito e já não noto? Pela primeira vez estou a achar que falta genica ao carro, principalmente em velocidades superiores a 90.
-> Se antigamente após carregar até 100%, os primeiros km mal alteravam a % (era normal 5km para 2% gastos) da carga restante, agora no mesmo percurso a sair de casa 1% não chega sequer para 1km. Curiosamente a autonomia mantêm-se no esperado (?) para a época mais fria do inverno, a fazer 70 km diários com mais 70 no GOM.
-> A regeneração em modo B que se sentia apenas abaixo de 94%, é quase inexistente agora até descer dos 85%.
-> O (pelo que já li) habitual ruido na transmissão ao iniciar a marcha e ao parar resolveu aparecer, não sei se isto influencia algo do reportado em cima ou se é indiferente, mas já apareceu.
(Não há qq erro nos sensores registado no spy)
O SOH% já vai em 73%, 8% perdidos em sensivelmente 19 meses e 39000km, a 22 mil km (sensivelmente 1 ano em "business as usual") dos 160000 penso já ser relativamente certo que a este ritmo vai lá chegar sem perder as 4 barras.
Tudo aponta para um ano bastante mais comedido em termos de km, mas não sei se será suficiente. No entanto face ao que se lê, de troca de baterias reparadas que depois ainda apresentam mais problemas, não sei se não será melhor desta forma.
Última edição por rjspedition em 20 fev 2023, 10:00, editado 1 vez no total.
- rjspedition
E após ontem me ter feito 83km com 50% da bateria, hoje devo ter pegado no carro pela última vez com 10 barras:
- rjspedition
Porcas fora, apertadas novamente, ruído até ver (rjspedition Escreveu: ↑23 nov 2022, 21:08Entretanto o Leaf parece ter entrado em modo de derreter €:
![]()

Vamos quanto tempo até voltar.
- rjspedition
Well, that was fast....

Tenho lido que nestes casos é recomendável colocar porcas novas.
Por ignorância não foram trocadas, será que valerá a pena face ao custo, ou é passar já para as ponteiras de transmissão novas?
Entretanto, este foi o mês de Março, sempre a carregar em casa:
0,95 / 100, desisto de melhorar isto.

Não foi via indexado, que provavelmente seria bem melhor nestes meses, mas simplesmente desconhecia que mesmo o último dos escalões do abono de família dava acesso à tarifa social.

EDIT: Contas rápidas feitas com diesel a 1,539 e com média simpática de 5,50 / 100: 195€. Eu bem digo ao meu mecânico que por muito que queira, não consigo justificação para a carrinha sair no dia a dia.

Última edição por rjspedition em 01 abr 2023, 21:09, editado 1 vez no total.
Então o ruído mantém-se?
- rjspedition
Peço desculpa pela resposta tardia.
Sim!
Por vezes com maior intensidade, outras menor, e algo completamente estranho é que após lavar o carro nos locais com agulheta de pressão, costuma desaparecer por uns dias.

Entretanto e como parece que mais um rolamento resolveu dar de si, voltei à fase dos orçamentos.
Sem saber quantificar se é caro ou barato, recebi o primeiro para o rolamento e para o "toc" ao arrancar e ao travar:
Apoio de motor + rolamento + MO : 494 IVA inc. Falta a ponteira de transmissão por isso é contar com uns 750€ - fora da Nissan, obviamente.
Não deixo de ficar desiludido com o Leaf. A sangria na bateria (vai bater nos 10% em 2 anos) era esperada, mas trocar suspensão e rolamentos e apoio de motor com 145 mil km... primeira vez que me acontece com esta distância percorrida.

A única coisa positiva no carro tem mesmo sido o valor da imagem em cima: 0,95€ / 100km.
Não se sabe o uso que o outro proprietário lhe deu, também influência.
Já agora, por falar nisso da suspensão, não terás aquele "problema" do suporte da suspensão destapado?
Já agora, por falar nisso da suspensão, não terás aquele "problema" do suporte da suspensão destapado?