Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por rjspedition » 27 nov 2021, 19:41

Estes valores não tem nada a ver com o antigamente, onde a 70% de SOC continuava a carregar a 45kW. Agora fica a questão. Foi o update, ou é a resistência interna do pack?
Temos SOH e Hx idênticos, e penso que ambos com o último update, e no único carregamento em que registei o gráfico os valores foram mais elevados. :think:
Começou a carregar a 43kW com 19º e com 9% de SOC, quando terminei o carregamento estava a carregar a 33.8kW com uma temperatura de 32º e com um SOC de 68%.
A 68% ainda andava acima dos 40 kWh:
download/file.php?id=3334&t=1

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 03 dez 2021, 20:20

Imagem

Imagem

E lá se foi mais uma.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 24 jan 2022, 12:39

No sábado 22/01/2022 não estava nos meus planos mas devido as circunstancias se ter propositado, fiz um teste de tomada.

Imagem

Imagem Imagem

Após carregar estava assim:

Imagem

Imagem Imagem

O EVSE e o medidor que tenho no quadro para carregar o carro apresentaram 25.1kWh de consumo para o carregamento a 100%. Tendo em consideração os 10% de perdas dá 22.59kWh injectados na bateria. O que bate certo com o que o LeafSpy reporta.

A degradação continua a seguir a mesma linha dos demais, continua aparecer relatos de Leafs com menos KM e seguindo a mesma linha de degradação.

Acho que ou a Nissan tira outro coelho da cartola, ou vai mesmo ter que substituir muitas baterias ainda dentro da garantia, principalmente naqueles carros com poucos KM. O meu carro desde o update, em 6 meses perdeu 6% de SOH. Depois do update tinha 82% hoje tem 76%.

6 meses, 10000km andados = 6% de perda. KM para fim da garantia 32000km. Seguindo esta mesma linha em 32000km vai perder 18% = 62.32% de SOH aos 160000km o que daria uma bateria nova. Isto daqui sensivelmente a um ano e meio.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por rjspedition » 24 jan 2022, 14:56

Ver 192 km de autonomia era sonho no meu. :D

Acho que ou a Nissan tira outro coelho da cartola, ou vai mesmo ter que substituir muitas baterias ainda dentro da garantia, principalmente naqueles carros com poucos KM. O meu carro desde o update, em 6 meses perdeu 6% de SOH. Depois do update tinha 82% hoje tem 76%.
Pelo que tenho também visto pelos grupos, é essa a ideia com que fico.

Aliás, aqui ou passo rapidamente o carro à minha mulher como era o plano original, para os km percorridos mensalmente baixarem, ou talvez os 160kkm cheguem bem antes das barras desaparecerem.

corrisi
Proprietário Leaf
Mensagens: 331
Registado: 01 dez 2018, 20:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por corrisi » 24 jan 2022, 16:58

Nonnus Escreveu:
24 jan 2022, 12:39
No sábado 22/01/2022 não estava nos meus planos mas devido as circunstancias se ter propositado, fiz um teste de tomada.

Imagem

Imagem Imagem

Após carregar estava assim:

Imagem

Imagem Imagem

O EVSE e o medidor que tenho no quadro para carregar o carro apresentaram 25.1kWh de consumo para o carregamento a 100%. Tendo em consideração os 10% de perdas dá 22.59kWh injectados na bateria. O que bate certo com o que o LeafSpy reporta.

A degradação continua a seguir a mesma linha dos demais, continua aparecer relatos de Leafs com menos KM e seguindo a mesma linha de degradação.

Acho que ou a Nissan tira outro coelho da cartola, ou vai mesmo ter que substituir muitas baterias ainda dentro da garantia, principalmente naqueles carros com poucos KM. O meu carro desde o update, em 6 meses perdeu 6% de SOH. Depois do update tinha 82% hoje tem 76%.

6 meses, 10000km andados = 6% de perda. KM para fim da garantia 32000km. Seguindo esta mesma linha em 32000km vai perder 18% = 62.32% de SOH aos 160000km o que daria uma bateria nova. Isto daqui sensivelmente a um ano e meio.
Viva.
A perda desses 6% de SOH que reportas nos últimos 6 meses pode ter muito a ver com o Inverno. As baterias estão com temperaturas bem amenas e o BMS da Nissan estima bem por baixo.
Quando as temperaturas aumentarem e a bateria estiver pelos 25 graus verás que essa tendência se vai inverter e o SOH até vai subir.
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. :dance:
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020. :dance:

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por frankesousa » 24 jan 2022, 19:28

corrisi Escreveu:
24 jan 2022, 16:58
Viva.
A perda desses 6% de SOH que reportas nos últimos 6 meses pode ter muito a ver com o Inverno. As baterias estão com temperaturas bem amenas e o BMS da Nissan estima bem por baixo.
Quando as temperaturas aumentarem e a bateria estiver pelos 25 graus verás que essa tendência se vai inverter e o SOH até vai subir.
Aqui não se deve aplicar já que o teste de tomada confirma que o BMS está a calcular bem. Assim sendo a capacidade estimada é mesmo a real.

De qualquer modo o valor "6%" pode estar errado se o SoH anterior estivesse otimista, mas seja como for o importante é que hoje o SOH real parece mesmo ser os 76%.

Continuo a achar que "vamos todos morrer na praia" e a Nissan fez um "bom" trabalho a fornecer baterias com uma durabilidade apenas "uns pozinhos" melhores que o mínimo que prometeram :lol:
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 24 jun 2022, 11:35

Hoje foi dia de ir atestar:

Imagem




















Calma, foi os jarricans.

Imagem

:lol: :lol: :lol:

Hoje estava baratinha 2.149€/litro


Por acaso foi um momento hilariante. O funcionário sabia que o carro era electrico e ao ver-me a chegar ficou a olhar e não se chegou ao pé do carro até eu sair do carro com o jarricans. Perguntei-lhe:

- Ficou admirado de ver um carro electrico aqui?

- Olhe já vi tanta coisa, há muitos que fazem disto passagem e estava a ver se era uma situação dessas.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por cfvp » 24 jun 2022, 15:02

Os jerricans era para depois carregares o carro com um gerador a gasóleo? :lol:
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 11 jul 2022, 00:44

Com 27% de degradação ainda consigo feitos destes:

Imagem

Este era um dos casos em que sem degradação depois de carregado a 100% iria aparecer 200 e muitos km de autonomia.

Imagem

O que dizer do Hx? 🤔 Alguns entendidos dizem que o Hx nos Leaf deve andar perto do SOH, já vai com 33% de diferença.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

civic
Mensagens: 1576
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por civic » 11 jul 2022, 09:53

Pois, o HX é daquelas coisas que também não consigo perceber, no meu LEAF 40 tem estado a descer enquanto o SOH tem estado a subir, está nos 101,36% quando o SOH está nos 86,41%. :?
O que tenho visto é que os que têm dado problemas de isolamento, deformação dos modulos, têm o HX muito baixo, terá a ver com isolamento da bateria?
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”