Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
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pemifer
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por pemifer » 10 mai 2022, 10:39

Nonnus Escreveu:
09 mai 2022, 17:30
Essas são as contas que muita gente não faz, se o fizessem a muito que tinham mudado para um VE. A diferença de preço na compra rapidamente é compensada com o que se poupa todos os meses.
Pior do que não fazerem as contas é fazerem as contas com os carregamentos públicos e de forma errada.
Não há o cuidado de fazer as contas com o cartão mais barato, até parece que não se escolhe a gasolina/gasóleo mais barato.
Nem há o cuidado de escolher o posto adequado, fazem as contas como se um carro elétrico carregasse num PCUR todos os dias.

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por Nonnus » 10 mai 2022, 11:48

Ainda ontem depois de ter escrito aqui, por coincidência falei com um amigo que teve um acidente e o seguro deu o carro como perdido. Ao falarmos do que comprar como não podia deixar de ser, tentei convencer a comprar um VE e a resposta foi, "mas esses carros são muito mais caros em comparação com os outros".

As contas quando se fazem não pode ser ao preço total do carro, mas à diferença do carro a combustão para o VE. Porque tem de haver sempre uma compra, portanto as contas tem de ser ao diferencial entre um e outro para achar em quanto tempo se anula essa diferença com a poupança.

Se compramos um ICE por 20000€ e gastamos 250€ em combustível por mês, então se comprarmos um VE por 30000€ e passarmos a gastar apenas 60€ de electricidade temos um diferencial de 190€, em 4 anos temos essa diferença abatida se a isto juntarmos revisões, selos ainda pode ser em menos tempo.

Depois de eu ter explicado isto afinal os 10000€ a mais pareciam que não era assim tanto.
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 10 mai 2022, 12:07

Pior do que não fazerem as contas é fazerem as contas com os carregamentos públicos e de forma errada.
Não há o cuidado de fazer as contas com o cartão mais barato, até parece que não se escolhe a gasolina/gasóleo mais barato.
Nem há o cuidado de escolher o posto adequado, fazem as contas como se um carro elétrico carregasse num PCUR todos os dias.
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Os números são uma dor de cabeça para muita gente, vou assumir que pensar à frente idem, infelizmente.
A literacia financeira dos portugueses está em último lugar, entre os 19 países da zona euro, segundo o ranking do Banco Central Europeu (BCE), de 2020.
:?

Depois de eu ter explicado isto afinal os 10000€ a mais pareciam que não era assim tanto.
Verdade, mas depois aqui entra outro "fantasma" que geralmente utilizam quando falo em contas:
"E se existe falha na bateria e necessito de uma nova" ?


-/-

Entretanto e após indicação da Nissan que tinha dois recalls por fazer, tento agendar para este mês as duas campanhas.
Resposta da concessão: "Bom dia, esta viatura já fez as duas campanhas técnicas (Campanhas P9312 e P8318)"


Centralizam a informação? Não centralizam? A própria marca não sabe se os carros já foram recolhidos após recall ?

:shifty:


EDIT: Obviamente que da parte da concessão, também nada sabem de registos de manutenção.

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por LuisG » 11 mai 2022, 08:11

Por aqui com um Leaf 30, também confirmo que a concessão da marca deixa muito a desejar.
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 20 mai 2022, 17:48

Viagem Malveira - Aveiro, SOH de 77%, qual a melhor hipótese?

Por mais voltas que dê chego sempre a dois carregamentos e a uma aventura de pelo menos 4 horas. :?

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por BrunoAlves » 20 mai 2022, 17:57

Cheguei a vir dessa zona à Mealhada de Leaf 24kWh e não foi particularmente ruim. Deve estar aí pelo meu DB.
A fundo até Santarém, carregamento de 20min para chegar a Pombal, carregamento de 30min para chegar lá. Isto antes de ver qualquer simulador. Não? :mrgreen:

Depois ver o ABRP, manda pela A8/A17. Faz sentido de facto, é mais próximo dessa AE. Reduzindo a velocidade máxima para 110 dá só 2 paragens, mas 3h30 na mesma.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por pemifer » 20 mai 2022, 19:09

rjspedition Escreveu:
20 mai 2022, 17:48
Viagem Malveira - Aveiro, SOH de 77%, qual a melhor hipótese?

Por mais voltas que dê chego sempre a dois carregamentos e a uma aventura de pelo menos 4 horas. :?
Um 30kWh com 77% fará o quê? Uns 120km?
Para fazer uma viagem, que no mapa são 233km, se tiver 120km de autonomia não há alternativa a carregar 2 vezes.

Há alternativa mas os kms têm de ser todos esticadinhos...
Untitled.jpg
https://goo.gl/maps/VJoEkGDFWWtUx9QN7

Este é o planeamento que faria para mim.
Untitled1.jpg
https://goo.gl/maps/L5xNaqEFKmC6AaDM7

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 20 mai 2022, 19:44

A 100km/h não tenho ideia real da autonomia, para ser honesto.

Mas na realidade é isso, é matemática pura. Acredito que faça bem sem problemas até ao Hub de Leiria com alguma N8 à mistura, mas mesmo saindo de lá a 90% nunca chegaria a Aveiro via auto-estrada.

...precisava de mais uns 10 kwh emprestados. :D :D

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BrunoAlves
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por BrunoAlves » 20 mai 2022, 21:44

Chegas pois. Pela nacional em tempo bom fazes facilmente 12-13kWh/100km.

Edit: mas as 4h continuam a ser uma realidade
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por Nonnus » 21 mai 2022, 07:55

rjspedition Escreveu:
20 mai 2022, 17:48
Viagem Malveira - Aveiro, SOH de 77%, qual a melhor hipótese?

Por mais voltas que dê chego sempre a dois carregamentos e a uma aventura de pelo menos 4 horas. :?
Ontem também estive a planear essa viagem para mim (automobilia) e embora faça mais km (300km) fazia com 2 carregamentos.

Ponto de partida Vendas Novas primeira paragem Continente de Santarém depois ou ir pela figueira da foz ou por Coimbra com paragem para carregar num destes locais e depois um pulinho até Aveiro.

O Leaf com os 77% e com as temperaturas que tem estado, sem auto estrada dentro dos limites faz 150/160km. As 4h de viagem são inevitáveis.
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