Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 237
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 27 nov 2021, 21:11

...para completar post anterior do resumo de 4 meses:

SOH e Hx segundo o log do LeafSpy:
chart2.png

KM efetuados após compra do Leaf nos dois carros cá de casa.
Os dados que referi anteriormente e que fui buscar ao SprintMonitor estavam enganados, uma das tiradas de 1200km afinal tinha sido feita 1 dia antes da aquisição do Leaf ( Obviamente... :!: ) pelo que o equilibro actual correto é este:
chart.png

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 237
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 30 nov 2021, 10:53

Hoje foi dia de dizer adeus à 11a barra:
PSX_20211130_095307.jpg

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 237
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 01 dez 2021, 13:00

E se começou a 100% acabou assim, após um dia de trabalho normal em que me tive de servir do carro para algumas tarefas fora do previsto, sendo que deu para fazer um full circle com as duas pontes: 155 km feitos. :mrgreen:

[attachment=0]0001.jpg[/attachment]

(Ou quase, na realidade acabou a 11% mas resolvi no fim do dia ver onde era o limite. :mrgreen:)


O carregar a 100% passa a ser sempre norma, o carro sairá todos os dias úteis e prefiro passar os primeiros km sem regeneração do que ter qualquer imprevisto pessoal ou laboral e ter que carregar a meio do dia por precaução: a grande maioria dos carregamentos fora aconteceram assim, sair a 80 ou 75% e depois ficar à pele. A autonomia assim o obriga.

Acabou o dia com 0,6kwh e até aos 100% o Shelly indicou 25,10.
Anexos
0001.jpg
Última edição por rjspedition em 01 dez 2021, 15:42, editado 2 vezes no total.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 5847
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por BrunoAlves » 01 dez 2021, 13:09

Rapadinho rapadinho :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Mai'nada é usar o carro que é para isso que o queremos.
25kWh da tomada parece apontar para uma degradação inferior à estimada pelo carro e em linha com esses 155km feitos com bocados de AE.

Siga! ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2231
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por Nonnus » 02 dez 2021, 09:54

Também me parece que o carro esta a estimar mal a capacidade. O meu tem oscilado entre os 78% e os 80%. Cada vez que descarrega abaixo dos 6% e depois carrega até aos 100% aumenta para os 80% de SOH, depois passado alguns carregamentos volta apresentar os 78%.

Neste momento (talvez também pelo frio) mostra 78% mas ainda mantêm as 11 barras.

No meu diário de bordo estão alguns testes antes do update, onde gastava os 25kWh para carregar dos 0% aos 100% e com três barras perdidas (66% de SOH). Na realidade esses 25kWh necessários para carregar veio mostrar (depois do update) que o carro ainda conseguia armazenar 24kWh e tinha o SOH real de 82%.
Proprietário de Nissan Leaf 30KWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1132
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 20 fev 2016
Capacidade bateria: 64 Ah 11 barras

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por frankesousa » 02 dez 2021, 12:02

25.1kWh no shelly são "apenas" uns 22kWh na bateria (considerando 88% de eficiência, que não deve andar longe, ou carregas-te a 6.6kW?)

O que parece é que esses 0.6kWh no leafspy são na realidade muito mais que isso. Foi o que vi no meu leaf 30 2017, andou muitos km sempre com 0.6kWh no leafspy.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
4/2018 - 37.000Km (72,98Ah - 12 Barras)
10/2018 - 47.500km (71,75Ah - 12 Barras - 90,27% SOH)
02/2019 - 60.200km (70,40Ah - 12 Barras - 88,57% SOH)
10/2019 - 81.700km (67 Ah - 11 Barras - 84 % SOH)
05/2020 - 96.660km (64 Ah - 11 Barras - 81 % SOH)
Associado UVE

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 237
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 02 dez 2021, 15:33

Nonnus Escreveu:
02 dez 2021, 09:54
No meu diário de bordo estão alguns testes antes do update, onde gastava os 25kWh para carregar dos 0% aos 100% e com três barras perdidas (66% de SOH). Na realidade esses 25kWh necessários para carregar veio mostrar (depois do update) que o carro ainda conseguia armazenar 24kWh e tinha o SOH real de 82%.
Estive a reler as mensagens novamente porque tinha ideia de ter feito um teste de tomada antes e depois.

Mas há uma diferença grande, eu apenas carrego com o EVSE de origem, portanto:
25.1kWh no shelly são "apenas" uns 22kWh na bateria (considerando 88% de eficiência, que não deve andar longe, ou carregas-te a 6.6kW?)
;)

Deverá ser por aqui, 22 + 0,6.
Ou, considerando eficiência de 85%, bate +/- com o indicado no LeafSpy quando sai a 100%: 22kWh certos ontem.

A diferença não deverá ser muita.

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 237
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 02 dez 2021, 19:37

Mais uma consequência (indirecta) do Leaf, mais um gasto:
PSX_20211202_183541.jpg
Vamos ver se a bateria do ICE sobrevive ao inverno, ainda é a original e desde o verão que já se queixa das paragens prolongadas.

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 927
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por zeuz » 03 dez 2021, 12:26

:lol:


O do LIDL tem fama de ser bom... ;)
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - )

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2231
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por Nonnus » 03 dez 2021, 20:23

rjspedition Escreveu:
30 nov 2021, 10:53
Hoje foi dia de dizer adeus à 11a barra:
O meu carro é um invejoso: viewtopic.php?f=56&t=6945&start=350#p146259
Proprietário de Nissan Leaf 30KWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”