Diário de bordo - Black Edition TB

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
civic
Mensagens: 1577
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por civic » 25 mar 2019, 13:22

Pois, como eu disse não trabalhei para essa media, sei que me lembrei de ver e tirei a foto, uma coisa que noto agora é que faço muito melhores medias do que nessa altura, penso que tem a ver também com o desgaste dos pneus. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por hmendes » 25 mar 2019, 13:42

civic Escreveu:
25 mar 2019, 13:22
Pois, como eu disse não trabalhei para essa media, sei que me lembrei de ver e tirei a foto, uma coisa que noto agora é que faço muito melhores medias do que nessa altura, penso que tem a ver também com o desgaste dos pneus. ;)
E eventualmente o domínio da máquina :)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por mjr » 31 mar 2019, 11:07

Essa média foi obtida com a mesma cota no início do percurso e no momento da foto?

Sobre a diferença de potência entre mk1 e Leaf 40, eu tenho uma opinião bastante contrária. O Leaf 40 é sempre superior, mesmo no arranque, e acima de 50km/h a diferença fica muito substancial.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

civic
Mensagens: 1577
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por civic » 01 abr 2019, 10:46

Não faço ideia, se foi entre Viseu Aveiro ou Aveiro Viseu, de qualquer das formas no Verão consigo facilmente replicar isto em qualquer uma delas, obviamente que entre Viseu Aveiro é mais fácil, pois há uma diferença de 400 metros de altitude.
Mas com isto queria dizer que as medias não nos indicam muito, pois fazer 12kWh a 90 km/h numa A25 é diferente de fazer 12kWh numa A2, por exemplo, alem de que basta ter o vento desfavorável no sentido melhor para as medias que elas se invertem, como os EVs são muito eficientes são também muito susceptíveis às condições exteriores. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por hmendes » 01 abr 2019, 23:43

mjr Escreveu:
31 mar 2019, 11:07
Sobre a diferença de potência entre mk1 e Leaf 40, eu tenho uma opinião bastante contrária. O Leaf 40 é sempre superior, mesmo no arranque, e acima de 50km/h a diferença fica muito substancial.
Confesso que não senti grande diferença, especialmente no arranque, e eu estou a comparar com o MK2, segundo dizem o MK1 ainda é mais rápido no arranque. Em boa verdade não é fácil de aferir porque me estava apenas e só a basear em sensação, nada científico.. mas vou fazer o td do model 3 para a semana e aí estou mais certo que vá sentir :D

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por hmendes » 15 mai 2020, 08:10

Ora boas amigos!

Agora que vejo bem, há mais de um ano que este DB está a acumular pó!

Bom, venho apenas postar um print do LS com TB com cerca de 50kkm.
Antes do confinamento o SOH estava acima dos 94%, no entanto desde que parou (12.03) até 21.04 perdeu 4%

Imagem

Cada vez me convenço mais que a informação relativa ao SOH não é de todo real, esta semana o carro já tem andado, continua a marcar os 215/220kms de autonomia a 100% e não houve qualquer diferença significativa na percepção da mesma, isto é, continua a fazer os kms que fazia e a chegar a casa praticamente com o nível que chegava anteriormente. Já sei que de científico estes dados não têm nada, mas servem como referência.

Este carro agora apenas faz cerca de 70km diários nas mãos da minha esposa e uma viagem Porto-Lisboa-Porto de 15 em 15 dias comigo. No dia a dia circulo com um dos Zoe. O Leaf 40, como alguns já sabem, foi vendido em Dezembro ( :pray: ) pois não correspondeu às expetativas de um aumento considerável de autonomia (demorava mais 30 min numa viagem Porto-Lisboa, face ao Leaf 30 :? )

Aproveito para dar uma nota sobre estas viagens Porto - Lisboa que podem ajudar a compreender a degradação do Leaf 30.
Desde novo que o TB faz estas viagens, sempre da mesma forma, CC a 110km/h, saída do Porto a 100%, paragem em Pombal entre 4% a 8% de autonomia, paragem em Aveiras apenas para carga de 10min por segurança, mas já fiz direto mais do que uma vez até ao Oriente.
Na volta saindo de Lisboa a 100%, CC de novo a 110km/h, paro sempre em Leiria (normalmente almoço enquanto carrega) e paro na Mealhada com mais 30% apenas para garantir que não paro em Antuã, normalmente mais concorrida. Também já fiz direto até ao Porto, normalmente com tempo mais quente. A última viagem imediatamente antes do confinamento foi feita em 3h55, incluindo cargas, o que me parece um valor francamente bom para uma viagem de 300km num VE.

A conclusão a que chego é que faz precisamente o mesmo tipo de viagens que fazia e com uma autonomia muito semelhante, por vezes ainda acorda de manhã com os 230/238kms.

Teste da tomada propriamente dito nunca foi feito, mas numa das chegadas a casa destas viagen Lisboa-Porto, com 4% de bateria carregou 27kW a 16A, o que me parece francamente bom e acima do SOH de 94% que indicava na altura.

E pronto, fica feito um update, agora só há mais para o ano que vem :lol:

Abraços a todos!

papacurvas
Mensagens: 117
Registado: 11 jul 2019, 22:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por papacurvas » 16 mai 2020, 23:44

Acordar de manha com 220km de autonomia é fantástico. :clap: :clap: Isso representa que média de consumos ?

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por hmendes » 17 mai 2020, 16:49

papacurvas Escreveu:
16 mai 2020, 23:44
Acordar de manha com 220km de autonomia é fantástico. :clap: :clap: Isso representa que média de consumos ?
Está com uma acumulada de 12,4kWh, nas parciais anda com médias de 13kWh.

civic
Mensagens: 1577
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por civic » 20 mai 2020, 09:39

Porreiro, pá! ;)
Eu também já cheguei à mesma conclusão que tu em relação ao SOH, uma treta pegada essa leitura que o carro faz, pode não ter nada de cientifico mas quem anda com o carro de forma regular e utilizando quase toda a capcidade da bateria conseguiria aperceber-se de uma perda de 10%.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por hmendes » 24 jul 2021, 20:28

Chegou ao fim a aventura do TB, nas nossas mãos. O TB foi vendido há cerca de 15 dias. Contava com 75300 km e um SOH de 87%.

Nestes 4 anos e uns trocos não houve qualquer incidente digno de registo, apenas sorrisos rasgados e muita poupança.

Espero sinceramente que o novo dono tire tanto proveito deste espetacular veículo como nós tiramos, pelo menos saiu de sorriso bem rasgado!

O TB deixou os seus irmãos VE, 2 Zoes, 1 Leaf 40 e 1 Kangoo, mas em breve surgirá um novo membro na família.

Grande abraço a todos!

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”