BMW i3 - Dúvidas de principiante

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BrunoAlves
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Re: BMW i3 - Dúvidas de principiante

Mensagem por BrunoAlves » 30 out 2020, 01:06

Não consegues.
O carregador interno do carro "apenas" (entre aspas porque é bastante bom) permite 11kW.
O ideal é ter no carro um cabo para usar na rua e em casa ter um EVSE sossegado, sem andar a enrolar e desenrolar conforme precisas ou não de sair. ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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zeuz
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Re: BMW i3 - Dúvidas de principiante

Mensagem por zeuz » 30 out 2020, 01:10

Ramada Escreveu:
30 out 2020, 00:45
Obrigado pela atenção e pela ajuda. Na garagem tenho uma tomada de 16A.

Desculpem a minha ignorância, mas pergunto se consigo ter um único cabo extra que possibilite o carregamento “semi-rápido” (22 kWh) nos postos e o carregamento em casa. O que devo adquirir?
Cumprimentos
Para poderes carregar um carro eléctrico pela tomada de corrente alternada (AC) do carro, precisas sempre do EVSE ( conhecido por "carregador", cabo da avó ou sabonete ).

Dentro da caixa está equipamento electrónico de protecção e de transmissão de informação para o verdadeiro carregador, o qual faz parte do carro.

Num PCN esse equipamento electrónico de protecção e de transmissão de informação está dentro do PCN, pelo que só precisas do cabo para ligar o teu carro ao posto. Idem para uma wallbox, que na prática é a mesma coisa.

No caso de um EVSE portátil, a tal peça que todos chamam de "carregador", terás que o ligar a uma tomada e, caso se aplique, ajustar o potência de carga no EVSE. Depois é ligar no carro.

Portanto, a única maneira de teres apenas um cabo seria se pudesses desconectar a caixa do cabo para depois usares só o cabo na ligação a um PCN. No entanto o cabo numa das pontas tem uma ficha normal, para poderes ligar numa tomada doméstica, mas tu precisas de 2 fichas mennekes ( uma para ligar no carro, a outra para ligar no PCN ).


Se queres mesmo ter essa solução, lembro-me de ver EVSE's quem têm uma tomada mennekes onde se liga a ficha que vem do carro e depois o EVSE tem uma ficha para ligar numa tomada doméstica. É como se fosse um PCN portátil.




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zeuz
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Re: BMW i3 - Dúvidas de principiante

Mensagem por zeuz » 30 out 2020, 01:27

zeuz Escreveu:
30 out 2020, 01:10
Se queres mesmo ter essa solução, lembro-me de ver EVSE's quem têm uma tomada mennekes onde se liga a ficha que vem do carro e depois o EVSE tem uma ficha para ligar numa tomada doméstica. É como se fosse um PCN portátil.
Aqui tens um exemplo :
https://pt.aliexpress.com/item/1005001288068663.html
32a-1-esta-o-de-carregamento-do-carregador-de-wifi-evse-wallbox-ev-do-aplicativo-da.jpg_Q90.jpg
( é uma wallbox, mas poderias usá-la como um EVSE portátil )

Sou-te sincero... à uns anos atrás fazia sentido andar com um EVSE regulável e várias fichas na bagageira.

Hoje em dia isso já não faz tanto sentido, porque há cada vez mais PCN's e PCR's .

Além disso, a tendência é para os hotéis, restaurantes e outros locais de lazer fazerem parcerias com os OPC para instalarem PCN's nas suas instalações. Os que não fizerem parcerias com um OPC, irão instalar um Tesla Destination Charger.

As cargas à borla numa tomada serão cada vez mais raras!

Por isso, quando vais para algum lado basta-te o cabo para carregares em PCN e o EVSE original, para as emergências.

Em casa começa por usar o EVSE original.
Se não der para carregar o suficiente durante o bi-horário, aí sim deves optar por uma wallbox que consiga carregar o que necessitas no bi-horário.
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Ramada
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Re: BMW i3 - Dúvidas de principiante

Mensagem por Ramada » 16 nov 2020, 22:06

Obrigado a todos pela ajuda. Cumprimentos!

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