DB Transformer - BMW i3 94Ah BEV do Sparrow

Fórum de discussão sobre o BMW i3.
sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 767
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

DB Transformer - BMW i3 94Ah BEV do Sparrow

Mensagem por sparrow » 22 set 2020, 10:20

Vou dar início ao meu novo diário de bordo...

Estou em processo de aquisição de um novo (para mim) veículo elétrico. Desta vez a escolha recaiu sobre um BMW i3 94ah de 2017 importado da França pela Totalcar que é um stand na Maia. Cheguei a eles através do standvirtual já há umas semanas. Negociação, carro reservado com sinal, burocracias do banco por causa do empréstimo e o processo tem estado a avançar. Estou ainda à espera que o processo fique despachado por parte do banco (BPI) para ter o OK para ir levantar o carro. Devo dizer que a Totalcar tem sido impecável até ao momento. Eu ainda não vi o carro ao vivo, isso só vai acontecer quando o for buscar.

Agora primeiros pedidos de ajuda aos colegas foristas...

Eu há mais de um ano que estou sem carro elétrico mas ainda ali tenho os cartões de quando tinha o LEAF... em princípio ainda estarão activos e a funcionar sem problemas... certo? tenho da evaz, galp e edp.

Tendo em conta que o carro está em Maia e eu moro na Póvoa da Galega a intenção é ir de comboio até ao Porto no próximo sábado de madrugada/manhã e vir para baixo nele... qual o percurso que aconselham? A1 ou A8? paragem em que carregadores rápidos? Antuã, Leiria, Aveiras?
Última edição por sparrow em 28 set 2020, 10:31, editado 1 vez no total.

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1255
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: O i3 94ah Francês do Sparrow - diário de bordo

Mensagem por mafgod » 22 set 2020, 10:49

Parabéns pelo regresso! :-)

Sobre os cartões, diria que sim, experimenta primeiro nos PCRs da Venda para ver se são aceites :-)

Esse i3 é "equivalente" ao Leaf30, certo?
Fará uns 200km a velocidades moderadas... ?
Eu iria por A8, para mim não faz sentido vires por A1 (se usares o google maps vês que ele sugere a A8).

Tentava:
Maia -> Coimbra (PCR) ~140km (verias logo o consumo e a autonomia "real" )
Coimbra -> Povoa Galega ~180km (um pouco mais longo o trajeto mas se preciso dás uma pequena paragem no PCR de TVedras para um cheirinho, ou uma pausa num PCN (só a 16A))

Se precisares de energia para subires até Malveira podes parar uns kms antes na minha casa para um cheirinho lol

sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 767
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: O i3 94ah Francês do Sparrow - diário de bordo

Mensagem por sparrow » 22 set 2020, 11:22

não tenho grande experiência em longas viagens...

preferia não arriscar logo na primeira de regresso aos elétricos e por isso queria só usar os carregadores das áreas de serviço.

estar dependente da morbid-e já me está a deixar com pés de galinha...


quanto ao ir à venda testar os cartões... posso ir ao PCR da BP passar o cartão e aquilo dá para cancelar depois?

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1255
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: O i3 94ah Francês do Sparrow - diário de bordo

Mensagem por mafgod » 22 set 2020, 11:29

Qual é o estado da bateria do 3, sabes?
Mas esse i3 novo creio ser de 33kW, logo deveria de fazer uns 200km sem grandes problemas, com uma condução moderada.

Eu viria sempre pelas nacionais, menos consumo... e só apanhava a A8 no troço gratuito :-)
Mas isso sou eu lol

Sobre os cartões, pelo menos nos PCNs após passares o cartão não usares o posto nos segundos seguintes, ele aborta e volta ao menu inicial.
Creio que nos PCRs o comportamento é o mesmo.... mas também tens o botão de emergência lol caso seja necessário hehehe

sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 767
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: O i3 94ah Francês do Sparrow - diário de bordo

Mensagem por sparrow » 22 set 2020, 11:47

o vendedor enviou-me foto do menu escondido a indicar 29.2 kWh... depreendo que a bateria não esteja má de todo.

eh pá... ir de comboio para o Porto e no mesmo dia vir a conduzir sozinho até casa pelas nacionais...não tenho costas que aguentem isso!

estou a pensar vir pela AE.

quanto muito arriscava só uma paragem em Pombal. no google maps diz que é aproximadamente 150km Maia-Pombal e 160km Pombal-Póvoa da Galega mudando para a A8 em Leiria... mas com o receio teria de vir a pastelar a 90...

se quiser andar a 110 que é a minha velocidade normal de AE seja em que carro for (mesmo a gasolina não costumo andar a mais que isso) sem medos posso carregar em antuã, Pombal e Torres Vedras para vir por A1-A8...

Mealhada continuar a só ter SN é uma cena inenarrável!


EDIT:

fui agora consultar a miio...

antuã NS - CCS fora de serviço
mealhada só tem SN

a morbi-e continua a mesma porcaria!

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: O i3 94ah Francês do Sparrow - diário de bordo

Mensagem por pemifer » 22 set 2020, 12:07

Parabéns pelo regresso!
Se fosse eu optaria por um trajeto com zero stress.
A1 até Leiria e depois A8.
  • Maia - PCR Antuã (60km) (se não carregares em Antuã, são 150km até ao PCR de Pombal)
  • PCR Antuã - PCR de Pombal (90km) (considero esta paragem obrigatória)
  • PCR de Pombal - PCR de Torres Vedras (128km) (se não carregares em Torres, são 160km até Povoa)
  • PCR de Torres Vedras - Póvoa da Galega (31km)
https://goo.gl/maps/evNXWEupr7X2gHVo9
Untitled.png

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: O i3 94ah Francês do Sparrow - diário de bordo

Mensagem por pemifer » 22 set 2020, 12:14

sparrow Escreveu:
22 set 2020, 11:47
o vendedor enviou-me foto do menu escondido a indicar 29.2 kWh... depreendo que a bateria não esteja má de todo.

eh pá... ir de comboio para o Porto e no mesmo dia vir a conduzir sozinho até casa pelas nacionais...não tenho costas que aguentem isso!

estou a pensar vir pela AE.

quanto muito arriscava só uma paragem em Pombal. no google maps diz que é aproximadamente 150km Maia-Pombal e 160km Pombal-Póvoa da Galega mudando para a A8 em Leiria... mas com o receio teria de vir a pastelar a 90...

se quiser andar a 110 que é a minha velocidade normal de AE seja em que carro for (mesmo a gasolina não costumo andar a mais que isso) sem medos posso carregar em antuã, Pombal e Torres Vedras para vir por A1-A8...

Mealhada continuar a só ter SN é uma cena inenarrável!


EDIT:

fui agora consultar a miio...

antuã NS - CCS fora de serviço
mealhada só tem SN

a morbi-e continua a mesma porcaria!
Está boa!
Enquanto escrevia a minha sugestão publicaste o que sugeri!
:lol: :lol: :lol: :lol:
Faço algumas vezes Lisboa - Porto - Lisboa e, apesar da fama da Merdi.E, os PCRs não costumam falhar.
Em perto de 400 carregamentos rápidos, falhou uma vez.
Se tiveres dificuldade em algum PCR podes pedir para passar para o outro lado da AE.
Com esse carro não deverás ter os problemas dos Leaf, ou seja, deves poder carregar as vezes que quiseres sem limitação de potência por aquecimento, por isso, em vez de vires devagarinho para esticar a autonomia, podes vir descansado e parar mais vezes e menos tempo.

sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 767
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: O i3 94ah Francês do Sparrow - diário de bordo

Mensagem por sparrow » 22 set 2020, 12:17

obrigado Pedro.

eu também prefiro fazer 3 paragens e vir sem stress do que fazer só 1 como o Mário sugere... mas ele já é pró nisto!

sem stress se não houver falhas na rede/carregadores.

venho nas calmas até Antuã... se der para carregar carrego. depois já vou à vontade até Pombal... dando para carregar fica 5 estrelas e venho à vontade até Torres Vedras (se aí falhar o carregador da AS já estou perto de casa e arranjo onde carregar na cidade de Torres vedras) e daí é um pulinho até casa!

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1255
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: O i3 94ah Francês do Sparrow - diário de bordo

Mensagem por mafgod » 22 set 2020, 12:59

sparrow Escreveu:
22 set 2020, 12:17
eu também prefiro fazer 3 paragens e vir sem stress do que fazer só 1 como o Mário sugere... mas ele já é pró nisto!
LOL pró não digo, sou é alérgico a autoestradas pagas.... e ok, o meu tem mais uns pózinhos e dá para fazer com uma única paragem em Coimbra, foi o que fiz quando fui e vim do Gerês/Braga e de Figueira de Castelo Rodrigo.
Mas tenho o LeafSpy à mão para saber o sumo que tenho na bateria ehehe

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: O i3 94ah Francês do Sparrow - diário de bordo

Mensagem por BrunoAlves » 22 set 2020, 13:33

Parabéns pelo regresso :)

Também sou da opinião que fazes isso com uma perna às costas e uma carga em Pombal.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “BMW i3”