Redução autonomia provocado pela climatização

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frankesousa
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Re: Redução autonomia provocado pela climatização

Mensagem por frankesousa » 08 mar 2020, 19:45

jruibarroso Escreveu:
08 mar 2020, 17:48
frankesousa Escreveu:
08 mar 2020, 11:28
Para ter os vidros desembaciados a solução é exatamente NUNCA ligar o AC de inverno.

O AC cria apenas um desembaciar instantâneo que volta 5s depois de desligar o mesmo.

Se usarem apenas o aquecimento para cima este seca sem voltar a embaciar, demora é 1/2min em vez de 20s como o AC, mas não volta.

As janelas laterais é apontar para lá às saídas perto das portas, o ar quente seca os vidros facilmente.
se me é permitido, passo a corrigir: com ar quente realmente desaparece a humidade do vidro por evaporação, mas de notar que ela fica no ambiente do carro, e após o vidro arrefecer, essa humidade condensa outravez no vidro. Com AC, a humidade é retida no evaporador do AC onde se produz o frio e condensa nesse mesmo evaporador, onde é encaminhada em forma liquida para a rua, deixando de existir em excesso dentro do habitaculo. Desembaciamento por AC é bastante mais duradouro do que com calor.
Tens razão, mas a minha explicação prende-se com o facto de o que normalmente queres no inverno é ter sempre o aquecimento ligado, e por isso uma vez evaporada a água fica assim até ao fim da viagem.
Se tentares ligar o AC para desembaciar e ao mesmo tempo aquecer o habitáculo, irás desligar o AC assim que desembaciar e vai tornar a ficar igual assim que desligares.
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Re: Redução autonomia provocado pela climatização

Mensagem por jfr2006 » 08 mar 2020, 19:50

mjr Escreveu:
08 mar 2020, 18:19

No entanto a experiência mostra que quando se desliga o AC mas se mantém a ventilação há um aumento da condensação quase imediato. Não sei exatamente qual é a razão, ...
Não esquecer que quando respiramos, libertamos vapor de água, daí que a humidade dentro do habitáculo aumente ;)

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mjr
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Re: Redução autonomia provocado pela climatização

Mensagem por mjr » 08 mar 2020, 23:23

Sim, mas há uma diferença significativa no tempo para a condensação entre desligar a ventilação ou manter. Se a ventilação for mantida após desligar o AC a condensação é muito mais rápida, pelo menos na minha experiência.
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Re: Redução autonomia provocado pela climatização

Mensagem por migle » 09 mar 2020, 00:02

jruibarroso Escreveu:
08 mar 2020, 18:44
ok, tudo bem .. mas criei este topico só para tirar duvidas em relação á perda de autonomia a produzir ar quente. A minha pergunta era se no verão , so a produzir ar frio, tambem tem registos nos vossos i3 sobre perda de autonomia, pelo menos assim tanta ( até -8km)
Eu diria que é muito mais que 8km!
Embora o pior já tenha passado, o pior foi em Dezembro, Janeiro, agora já é pouco.

Se a climatização estiver a consumir 1kW durante 1h, isso significa um consumo de 1kWh. No caso do i3 de 60Ah, isso é à vontade 5% da capacidade da bateria. Em estrada, o consumo para mover o carro é proporcionalmente maior e nota-se menos. Em cidade, onde se pode demorar 1h a fazer 30km, isso significa gastar 5% da capacidade para o aquecimento e uns 20% para o movimento, ou seja 20% de todo o consumo é aquecimento.

Num carro sem bomba de calor, não sei se é o caso, o aquecimento de um carro que esteve ao frio dispara inicialmente para tipo 3kW, depois desce, e consoante o fluxo de ar, pode descer para 1kW ou mais baixo uns 600W. Com bomba de calor tenho visto valores tipo 400-500W.

Vendo a coisa pelo lado positivo: num carro eléctrico só produzimos calor quando precisamos dele. Um carro diesel gasta 5l/100km que é uns 50kWh/100km, dos quais 40kWh/100km são calor e o resto é movimento.

PS: no Verão, com AC, quase não se nota o consumo. O AC eléctrico é muito eficiente.
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Re: Redução autonomia provocado pela climatização

Mensagem por jfr2006 » 09 mar 2020, 09:57

Mais uma vez, hoje resolvi fazer a experiência de tentar desembaciar os vidros só com o aquecimento ligado e o resultado foi o que eu já esperava: nunca funcionou, nem ao fim de 10 minutos estava desembaciado, como estava bem pior :roll:

Aliás, se fosse assim, quando carregamos no botão para desembaciar o vidro da frente, o carro só ligava o aquecimento e não é o que se passa. Ficam os 2 ligados: aquecimento e AC ;)

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Re: Redução autonomia provocado pela climatização

Mensagem por kony76 » 09 mar 2020, 10:54

Eu, no meu, colco mode para desembaciar vidros, e tanto com o ar de fora como com o "heat" ligado (leaf 40), ele mantém o carro desembaciado.
Só se quiser desembaciar rapido é que carrego no botão de desembaciamento.

Já agora uma dúvida, ligar o "heat" siginifica utilizar a bomba de calor, certo? o "auto" usa o quê?

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frankesousa
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Re: Redução autonomia provocado pela climatização

Mensagem por frankesousa » 09 mar 2020, 11:47

kony76 Escreveu:
09 mar 2020, 10:54
Eu, no meu, colco mode para desembaciar vidros, e tanto com o ar de fora como com o "heat" ligado (leaf 40), ele mantém o carro desembaciado.
Só se quiser desembaciar rapido é que carrego no botão de desembaciamento.

Já agora uma dúvida, ligar o "heat" siginifica utilizar a bomba de calor, certo? o "auto" usa o quê?
Sempre que liga o heat (manual ou auto) sozinho liga a bomba de calor (ouve a ventoinha do AC ligada na frente).

Se estiver muito frio (abaixo de 0/1ºC) ele liga também a resistência porque a bomba de calor não produz o suficiente a essas temperaturas exteriores (identifica isso pelo consumo da climatização que passa dos 500W para os 1500/2000W).

Se ligar o AC e o heat ao mesmo tempo (manualmente ou com o botão de desembaciar os vidros) liga o AC a fazer frio e desumidificar e a resistência eléctrica a voltar a aquecer o ar frio que vem do AC. Identifica isto por um consumo bem elevado (3000W ou assim) da climatização.
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Re: Redução autonomia provocado pela climatização

Mensagem por rimsilva » 12 mar 2020, 10:53

migle Escreveu:
09 mar 2020, 00:02

Eu diria que é muito mais que 8km!
Embora o pior já tenha passado, o pior foi em Dezembro, Janeiro, agora já é pouco.

PS: no Verão, com AC, quase não se nota o consumo. O AC eléctrico é muito eficiente.
Sim, é bem mais que 8km, embora o GOM do i3 é, como costumo dizer, muito "cagão" :lol: e ligando o GPS ui ui....

No Verão também é bem sentido a redução da autonomia, sobretudo se não tivermos usado o AC antes e decidirmos ligar.

Utilizadores que já tiveram o i3 de 60Ah e o de 94Ah, referem que o novo é mais eficiente na gestão do consumo com AC.

Uma ultima nota em relação ao embaciamento dos vidros, posso referir que quer com ou sem AC nunca tive problemas e o "segredo" está em ter o opção "auto" ligada.

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