Ajuda na troca de veículo gasóleo para BMW i3

Fórum de discussão sobre o BMW i3.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Ajuda na troca de veículo gasóleo para BMW i3

Mensagem por Nonnus » 17 set 2019, 12:13

Se a ideia é poupar dinheiro, com um híbrido com o nº de km que vais fazer não vais poupar nada. Já escrevi isto noutro tópico qualquer de alguém que teve a mesma dúvida. Os híbridos não são bem aquilo que as marcas dizem, "Eléctrico e muito mais". Tens uma bateria pequena que apenas permite fazer alguns (poucos) km em modo eléctrico, mas até para fazeres estes km tens de saber controlar o pé, porque senão vais passar mais tempo com o motor a combustão ligado que andar em modo eléctrico. Num híbrido continuas a ter um motor de combustão que precisa das revisões, portanto não vais poupar nada.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

peixinho3
Mensagens: 18
Registado: 11 set 2019, 09:55
Data de fabrico: 01 jan 2016
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Ajuda na troca de veículo gasóleo para BMW i3

Mensagem por peixinho3 » 17 set 2019, 13:23

Percebido malta! Vou então estar quieto :lol:

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Ajuda na troca de veículo gasóleo para BMW i3

Mensagem por jfr2006 » 17 set 2019, 13:31

Depende muito..nem todos os híbridos são iguais ;)

Se for um prius plug in, a poupança ainda é considerável.

Se por um Toyota híbrido normal com conversão para GPL, também é uma boa poupança.

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1254
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Ajuda na troca de veículo gasóleo para BMW i3

Mensagem por mafgod » 17 set 2019, 14:31

Tudo depende do trajeto e os kms a fazer.

Seja como for, hibrido (plugin/phev), continua mais ou menos dependente do combustível nas bombas e de maiores revisões em preço e frequência.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Ajuda na troca de veículo gasóleo para BMW i3

Mensagem por Erbium » 17 set 2019, 17:14

jfr2006 Escreveu:
17 set 2019, 13:31
Se for um prius plug in, a poupança ainda é considerável.
Só se for para trajectos curtos recorrentes, de resto... paga IUC pelo motor a gasolina 1.8, mais de 50km's gasta gasolina, revisões, etc...

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Ajuda na troca de veículo gasóleo para BMW i3

Mensagem por jfr2006 » 17 set 2019, 18:43

Erbium Escreveu:
17 set 2019, 17:14
jfr2006 Escreveu:
17 set 2019, 13:31
Se for um prius plug in, a poupança ainda é considerável.
Só se for para trajectos curtos recorrentes, de resto... paga IUC pelo motor a gasolina 1.8, mais de 50km's gasta gasolina, revisões, etc...
Mesmo trajectos longos, o consumo do Prius plugin (e mesmo o normal) chega a ser muito baixo.

No ENVE deste ano esteve um utilizador que fez os 60km entre Coimbra e Leiria sempre em modo EV.

As revisões também são baratas. Só mesmo o IUC é que é uma estupidez :cry:

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Ajuda na troca de veículo gasóleo para BMW i3

Mensagem por migle » 17 set 2019, 22:29

Nonnus Escreveu:
17 set 2019, 12:13
Tens uma bateria pequena que apenas permite fazer alguns (poucos) km em modo eléctrico,
Os híbridos, e ao contrário da maior parte dos híbridos plug-in, são geralmente muito mal compreendidos.
Não se trata de usar uma bateria pequena para fazer poucos kms (2km?) em modo eléctrico.
A questão está em conseguir optimizar a eficiência energética de um motor de combustão. Quando se conhece um motor de combustão, a necessidade do híbrido é óbvia, e é uma coisa de que se falava desde o princípio dos anos 90.

Um CI tem uma eficiência máxima na casa dos 30-40% mas só a consegue num regime médio: rotações médias e a meio do pedal do acelerador. Em rotações mais altas, há perdas por fricção dos cilindros, e o volume de ar deslocado (relacionado com a cilindrada e as rpm) consomem muita energia. Em regimes baixos, apesar de pouco ar deslocado, é preciso mais força para fazer deslocar ar por uma menor abertura da borboleta, e tende a criar uma pressão bastante baixa.
Então, a necessidade é que o CI não seja usado em regimes baixos, seja usado um motor eléctrico, se houver energia e se não houver subir o regime do CI para que além da energia de tracção produza electricidade, evitando a baixa eficiência dos regimes baixos. Nos Toyota, além disso, consegue-se uma transmissão de variação continua com essa energia, quer permite repartir de acordo com a maior eficiência energética a força pelos 3 motores. Consegue-se também que o CI esteja totalmente desacoplado das rodas para que não provoque resistência ao movimento.
Sim, a intenção é usar o CI nos regimes mais elevados onde ele está no seu máximo de eficiência.

É muito mais complicado de explicar do que a maioria dos híbridos plug-in. Eficiência energética é um conceito bastante mais complicado do que a fonte de energia usada.

Por exemplo, o meu Prius+ tem uma média global de 5,1l/100km de gasolina. É um monovolume com 7 lugares e vai regularmente a Lisboa pela Vasco da Gama (não fosse a Vasco da Gama, a média seria bastante mais baixa, por exemplo, no Algarve as minhas médias são de 3,2-3,4 em percursos de 50-100km).
Em litros, podemos dizer que é semelhante a um carro a gasóleo não muito grande (exemplo, um Scirocco conhecido meu, mais aerodinamico que o Golf, depois de neutralizados alguns sistemas de controlo de emissões, fazia 5,4l/100km pela Vasco da Gama em velocidades semelhantes).
Porém, 5l de gasolina pesam o mesmo que 4l de gasóleo e têm a mesma energia que 4l de gasóleo e não há nenhum carro semelhante a gasóleo que faça um consumo comparável, ou tenha emissões poluentes comparáveis.

Portanto, como o gasóleo paga muito menos imposto por litro, e cada litro tem mais massa e maior conteúdo energético que a gasolina, o dinheiro fica ela por ela. Mas é inegável que um híbrido Toyota consome cerca de 2/3 da massa de combustível e produz cerca de 2/3 do CO2 que outro carro, a gasolina ou gasóleo. Cada um sabe onde mete o dinheiro...

Claro, comparando com um eléctrico... o eléctrico combina poupanças brutais por km com uma eficiência energética incomparável (se um CI Atkinson da Toyota consegue uma eficiência média próxima da máxima de 40%, um carro eléctrico está lá para cima dos 80%) com um conforto de condução muito maior (sendo que o híbrido está muito acima de um CI normal). Não dá hipótese.
O híbrido é de considerar quando o eléctrico não serve. Para uma pessoa que faça 1000km todos os dias, o híbrido vai conseguir um consumo de combustível semelhante ou melhor ao de muitos plug-in sem adicionar o custo do carregamento.
Para a maior parte das pessoas, felizmente, o eléctrico serve.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “BMW i3”