Potência mínima da rede elétrica necessária para carregar

Fórum de discussão sobre o BMW i3.
Avatar do Utilizador
almeidajac
Proprietário i3
Mensagens: 33
Registado: 14 jul 2016, 14:20
Data de fabrico: 31 out 2015
Capacidade bateria: 60Ah

Potência mínima da rede elétrica necessária para carregar

Mensagem por almeidajac » 15 ago 2016, 12:01

Bom dia amigos e amigas da ME!

Em especial, proprietários do BMW i3 - tenho uma questão: qual a potência mínima da rede elétrica que uma casa deverá possuir para permitir carregar a viatura, mesmo na opção de configuração "Baixo", o mais baixo de todas as opções? Relembro que existem 3 opções: Máximo, Reduzido, Baixo.

Pergunto isto porque estou de férias numa casa de aldeia, muito antiga, e desconfio que a casa nem sequer instalação de fio de terra tem (não sei se se diz desta forma). A potência contratada acho que é a mínima, tipo 4.5kVA, mas a questão é que usando o carregador portátil do carro, com algumas tomadas, a luz LED de 'ground effect' não se acende. Notas tomadas acende. O resultado final é sempre o mesmo. Quando ligo a ficha a viatura, liga a luz branca, depois amarela, pisca amarela, e logo a seguir ouve-se lá de dentro gongo, e a luz pisca intermitente vermelha. Quando verifico no tablier do carro, diz algo como 'potência insuficiente rede eléctrica'.

Mais alguém experienciou algo parecido?

Abraço!

PS: como a minha viatura tem REX, e tenho 20% de SOC, vou aproveitar uma descida de 15km sempre a descer com declive de 600m de altitude para carregar mais um pouco, depois faço manter nível de carga e vou até casa assim! Mais uma prova que nos tempos de hoje, um BEV não permite de facto ser uma viatura para uma utilização para 100% de todos os utilizadores, não há rede suficientemente alargada de carregadores rápidos/lentos, por todo o país - sim, Trás-Os-Montes também são do nosso país! Devia ser obrigatório haver pelo menos um carregador de carga rápida por concelho.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Potência mínima da rede elétrica necessária para carrega

Mensagem por mjr » 15 ago 2016, 12:26

rdias Escreveu:4.5 kva... são 10 A monofasico. Que coisas a casa tem ligada ? tente desligar alguns electrodomesticos...
Não sei que contas são essas mas estão mal feitas. 4,6kVA são 20A monofásicos.

Aqui o problema pode estar na tensão da rede, que pode ser demasiado baixa. O i3 não permite carregar a 5A? Talvez aí a tensão não baixe demasiado. De madrugada também é normal a tensão estar mais elevada, devido a menores consumos. Eu experimentava ver se de madrugada carrega.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Potência mínima da rede elétrica necessária para carrega

Mensagem por Fil » 15 ago 2016, 15:11

A potência mínima que se pode colocar numa residência (sem ser social) é de 3.45Kva ou 15A, o que dá para carregar todos os ve's. Nesse caso, também penso ser da tensão, mas com outro evse se calhar carregava.

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Potência mínima da rede elétrica necessária para carrega

Mensagem por jasmim » 15 ago 2016, 15:32

Fil Escreveu:A potência mínima que se pode colocar numa residência (sem ser social) é de 3.45Kva ou 15A, o que dá para carregar todos os ve's. Nesse caso, também penso ser da tensão, mas com outro evse se calhar carregava.
Desculpa a minha ignorância. Há 3,45 Kva trifásico? Se sim cada fase teria 5A e aí o evse de 10A não dá.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Potência mínima da rede elétrica necessária para carrega

Mensagem por Fil » 15 ago 2016, 15:37

Segundo sei, o trifásico só começa em 10.35Kva, que são 10kW ou 15A por fase.

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Potência mínima da rede elétrica necessária para carrega

Mensagem por jasmim » 15 ago 2016, 16:47

Fil Escreveu:Segundo sei, o trifásico só começa em 10.35Kva, que são 10kW ou 15A por fase.
Ok! Não fazia sentido de outra forma. 8-)
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Potência mínima da rede elétrica necessária para carrega

Mensagem por mjr » 15 ago 2016, 17:22

Há contratos antigos onde pode acontecer ter 3x5A. Em casa dos meus pais já foi assim. Neste momento está em 3x10A. É preciso esclarecer melhor esta questão. No entanto quem não carrega é o carro, não é o disjuntor de limitação de potência que dispara, por isso o problema não será por aí...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 861
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Potência mínima da rede elétrica necessária para carrega

Mensagem por t3lmo » 15 ago 2016, 22:29

Isso é falta de terra (ou com passagem ao neutro), o meu carregador mennekes (que vinha com a BMW) tem o mesmo comportamento em algumas instalações mais antigas.
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

Avatar do Utilizador
Volt
Proprietário Leaf
Mensagens: 229
Registado: 17 ago 2011, 14:09
Data de fabrico: 30 nov 2012

Re: Potência mínima da rede elétrica necessária para carrega

Mensagem por Volt » 16 ago 2016, 19:17

Exacto. Deve ser terra. E, já agora, vamos ter um carregador normal (PCN) em todos os concelhos do país.
333.333 KM sem gases...
Emissões b0la; Trago luz comigo; Na rota das tomadas; Afinfa-lhe fases e neutro; Arranjei uma fêmea que não dá à luz, consome-a; A vida são dois dias e sem luz fica escuro; Maomé não vai ao combustível, o combustível é que vai ao Maomé.

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Potência mínima da rede elétrica necessária para carrega

Mensagem por jasmim » 17 ago 2016, 01:03

Volt Escreveu:Exacto. Deve ser terra. E, já agora, vamos ter um carregador normal (PCN) em todos os concelhos do país.
Verdade? Boa notícia!
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Responder

Voltar para “BMW i3”