Perda de capacidade do i3

Fórum de discussão sobre o BMW i3.
Avatar do Utilizador
BECOOL
Mensagens: 619
Registado: 28 mar 2015, 21:14

Re: Perda de capacidade do i3

Mensagem por BECOOL » 20 mai 2018, 16:38

Porque não medir a tensão da bateria de 12 V com um multímetro através da tomada do isqueiro do carro?

Se estiver muito baixa é como se não existisse para o carro e é por isso que ele não a carrega através da bateria de alta tensão.

Aqueles painéis solares pequenos para carros normalmente carregam as baterias de 12 V através da tomada do isqueiro.

[img]https://images-na.ssl-images-amazon.com ... L1000_.jpg[/img]

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Perda de capacidade do i3

Mensagem por rimsilva » 20 mai 2018, 23:51

Partilho aqui uma informação que foi divulgada no grupo do facebook do i3:
A BATERIA DE 12V do BMW i3

Após algumas medições nos bonés da bateria de 12v/20Ah - chumbo ácida selada do BMW i3 cheguei as seguintes constatações:
- Existe uma tensão permanente de 14,4V de carga em seus bornes oriunda da bateria de alta tensão com um regulador em série para isso .
2- O uso de faróis, pisca, ventilador afetam essa tensão o que prova que usam essa tensão para funcionar.
3- É bem provável também que todos os circuitos eletrônicos do i3 utilizem essa tensão como fonte de energia para o seu funcionamento.
4- Na utilização de faróis e ventilação a tensão nunca foi menor do que 14,0V.
Conclusões:
1- O fato do carro ficar parado não descarrega essa bateria, diferentemente do que acontece com os carros motores a combustão.
2- Essa é uma bateria normal , inclusive seus bornes, o que no futuro, sem garantia, poderá ser trocada por outro modelo, com a única dificuldade do tamanho bem reduzido.( com adaptação da cabeação a bateria substituta poderá ficar no compartimento hoje ocupado pelo carregador e compressor).
3- A menos que exista algum procedimento periódico de descarga da mesma me preocupou o fato dela nunca ter descarga o que ao longo do tempo fará ela ser danificada. O correto seria existir um regulador que em repouso (carro parado) aplicasse essa tensão de 14,4 V em picos de tensão e em seguida fosse desligado , voltando a mandar essa tensão quando a bateria descarregasse até 13,2V. Esse é um procedimento adotado em Nobreak’s.
4- Essa bateria com esse tamanho e formato não é encontrada no mercado nacional. O que seria motivo da ABRAVEI procurar alternativas de mercado , inclusive com os fabricantes nacionais, pois o correto o seria a troca dela a cada 3 anos.
Espero ter ajudado a esclarecer os inúmeros mistérios do BMW i3.
Luiz Xavier - Eng. Eletrico/ELETRONICO
Relatvamente à questão da battery "capacity" já foi mais do que discutido o pouco rigor que essa mesma informação dá sobre o real estado do carro.

Há relatos de pessoas que depois de levar a bateria a valores muito baixos (0,5%) e realizar uma carga de seguida, a informação da bateria passar de 17,8 para 19,3 kWh. Variações deste tipo também podem acontecer quando o carro é "actualizado" na BMW.

Neste caso concreto, é efectivamente de nos deixar com duvidas esta descida da capacidade, no entanto sendo um carro usado não se sabe o tipo de uso que o caro teve e se poderia ou não ter influenciado esta descida.

Será que o carro passou muito tempo parado e com que % da bateria? Ainda passa alguns períodos longos parado?

Num outro tópico partilhei uma parte do manual relativo a este ponto da bateria, onde se pode verificar que a BMW aconselha a determinados procedimentos que não são propriamente as melhores práticas que vemos neste forum.

Como ultimo "teste" antes de pedir à marca para fazer uma analise à bateria, no caso do carro passar uma semana parado, deixar ligado o EVSE para que seja feito um balanceamento (de fundo) das células da bateria.

nbairro
Mensagens: 132
Registado: 09 set 2016, 09:14
Data de fabrico: 01 mar 2012

Re: Perda de capacidade do i3

Mensagem por nbairro » 22 mai 2018, 10:52

rimsilva Escreveu:Partilho aqui uma informação que foi divulgada no grupo do facebook do i3:
A BATERIA DE 12V do BMW i3

Após algumas medições nos bonés da bateria de 12v/20Ah - chumbo ácida selada do BMW i3 cheguei as seguintes constatações:
- Existe uma tensão permanente de 14,4V de carga em seus bornes oriunda da bateria de alta tensão com um regulador em série para isso .
2- O uso de faróis, pisca, ventilador afetam essa tensão o que prova que usam essa tensão para funcionar.
3- É bem provável também que todos os circuitos eletrônicos do i3 utilizem essa tensão como fonte de energia para o seu funcionamento.
4- Na utilização de faróis e ventilação a tensão nunca foi menor do que 14,0V.
Conclusões:
1- O fato do carro ficar parado não descarrega essa bateria, diferentemente do que acontece com os carros motores a combustão.
2- Essa é uma bateria normal , inclusive seus bornes, o que no futuro, sem garantia, poderá ser trocada por outro modelo, com a única dificuldade do tamanho bem reduzido.( com adaptação da cabeação a bateria substituta poderá ficar no compartimento hoje ocupado pelo carregador e compressor).
3- A menos que exista algum procedimento periódico de descarga da mesma me preocupou o fato dela nunca ter descarga o que ao longo do tempo fará ela ser danificada. O correto seria existir um regulador que em repouso (carro parado) aplicasse essa tensão de 14,4 V em picos de tensão e em seguida fosse desligado , voltando a mandar essa tensão quando a bateria descarregasse até 13,2V. Esse é um procedimento adotado em Nobreak’s.
4- Essa bateria com esse tamanho e formato não é encontrada no mercado nacional. O que seria motivo da ABRAVEI procurar alternativas de mercado , inclusive com os fabricantes nacionais, pois o correto o seria a troca dela a cada 3 anos.
Espero ter ajudado a esclarecer os inúmeros mistérios do BMW i3.
Luiz Xavier - Eng. Eletrico/ELETRONICO
Relatvamente à questão da battery "capacity" já foi mais do que discutido o pouco rigor que essa mesma informação dá sobre o real estado do carro.

Há relatos de pessoas que depois de levar a bateria a valores muito baixos (0,5%) e realizar uma carga de seguida, a informação da bateria passar de 17,8 para 19,3 kWh. Variações deste tipo também podem acontecer quando o carro é "actualizado" na BMW.

Neste caso concreto, é efectivamente de nos deixar com duvidas esta descida da capacidade, no entanto sendo um carro usado não se sabe o tipo de uso que o caro teve e se poderia ou não ter influenciado esta descida.

Será que o carro passou muito tempo parado e com que % da bateria? Ainda passa alguns períodos longos parado?

Num outro tópico partilhei uma parte do manual relativo a este ponto da bateria, onde se pode verificar que a BMW aconselha a determinados procedimentos que não são propriamente as melhores práticas que vemos neste forum.

Como ultimo "teste" antes de pedir à marca para fazer uma analise à bateria, no caso do carro passar uma semana parado, deixar ligado o EVSE para que seja feito um balanceamento (de fundo) das células da bateria.
Carro já está na BMW, mas ainda não tive um update do estado concreto dos danos que possa ter.

Coisas certas, os mecânicos da BMW no que toca a carros eléctricos não tem experiência quase nenhuma, a 1º coisa que fizeram foi ligar um booster directamente na bateria de 12v para conseguirem por o carro em Neutro e tirar do reboque.

a bateria de 12v está efectivamente morta, e duvido que consiga receber alguma carga da bateria principal.

Agora estou a rezar para que o problema do grupo propulsor estive relacionado com a bateria estar a dar as ultimas.

Engraçado a ultima mensagem que tenho é :
Check Control
Bateria descarregada. Ligue o motor

Relação à degradação da bateria, no meu carro comprei o carro com 4 anos e 35mil km, o carro era de uma empresa de energias renovaveis da alemanha e era usado pelo chefe, uso particular.
como disse logo que chegou às minhas mão fiz um teste do Batt cappmax e acusou 18.8kWh fiquei muito contente na altura, pois 4 anos e apresentar bateria como sendo nova...
Entretanto como vos disse, ultima medição foi este mês e já só acusava 16.6kWh.

no final do verão houve uma ocasião em que efectuei uma descarga até 5% e aproveitei e fiz medição de ficha, o medidor acusou 22kW consumidos, num forum da bmw i3 vi muitos utilizadores dizer que as perdas no carregamente roundam os 14% feito as contas, de grosso modo, de 5% a 100% o carro consumiu 18.82kW da ficha.

Eu raramente levo a bateria abaixo dos 30% daí não ter feito mais testes, mas tenho notado que de 50% a 100% ele andava a consumir entre (9kW a 11kW) - 14% = daria qq coisa como 8 a 9kW de carga real.

Quando tiver novidades eu digo qq coisa...

PS: não levem a mal a má aplicação de kW e kWh...eu já li 10x a maneira de aplicar correctamente o termo mas confundo sempre.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Perda de capacidade do i3

Mensagem por mjr » 22 mai 2018, 11:55

viewtopic.php?f=2&t=4784

kW.h é energia, kW é a potência, ou seja a velocidade com que a energia é gerada ou gasta. 10kW de potência durante uma hora são 10kW.h de energia, em 2 horas são 20kW.h e em meia hora são 5kW.h.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Perda de capacidade do i3

Mensagem por rimsilva » 22 mai 2018, 12:04

Nbairro, vê se te fizeram algum update ao software do carro e verifica a capacidade.

Leva isso a zero e coloca a carregar até 100% e volta a verificar a capacidade útil.

Eu da próxima vez que deixar o carro parado por uns dias vou deixar ligado o EVSE (é essa a indicação que está no manual) e depois vou verificar se realmente existe algum efeito positivo, fruto do balanceamento das células.

PS: nem me falem da falta de conhecimento dos técnicos, só sabem ligar o PC ao carro e descarregar o software, depois se dá cagada o proprietário que aguente.. Estou próximo de apresentar uma reclamação.

Spin
Mensagens: 380
Registado: 27 mar 2018, 16:25

Re: Perda de capacidade do i3

Mensagem por Spin » 24 mai 2018, 11:57

[quote="nbairro"]

Carro já está na BMW, mas ainda não tive um update do estado concreto dos danos que possa ter.

Coisas certas, os mecânicos da BMW no que toca a carros eléctricos não tem experiência quase nenhuma, a 1º coisa que fizeram foi ligar um booster directamente na bateria de 12v para conseguirem por o carro em Neutro e tirar do reboque.

Boas nbairro,
Tenho uma dúvida. Como é que o I3 foi para o reboque? Não foi em Neutro? Segundo o que tenho lido só se pode movimentar o I3 "desligado" na posição N. Caso contrário pode danificar o pack de bateria.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Perda de capacidade do i3

Mensagem por Nonnus » 24 mai 2018, 16:26

Spin Escreveu:Tenho uma dúvida. Como é que o I3 foi para o reboque?

Eu quando li o comentário dele também fiquei a pensar nisso. Quando o meu Leaf ficou sem carga na bateria de tracção (explicado no meu DB) foi uma das coisas que me preocupou na altura, como é que o carro agora vai para cima do reboque se tem o travão eléctrico activo. Depois percebi que o travão eléctrico funciona com a bateria de 12v ou então com alguma reserva da bateria de tracção, porque conseguia travar e destravar o carro.

É que desde que vi em Lisboa uma vez os senhores da EMEL a carregarem um carro travado para cima de um reboque (na altura chamei alguns nomes aos animais que estavam a realizar árdua tarefa) fiquei com muito má impressão de tal acção.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

nbairro
Mensagens: 132
Registado: 09 set 2016, 09:14
Data de fabrico: 01 mar 2012

Re: Perda de capacidade do i3

Mensagem por nbairro » 25 mai 2018, 10:28

Boas, já tenho novidades.

Vou buscar o meu i3 hoje, à partida foi mesmo só a bateria de 12v que morreu por completo.

Tema de carregar para o reboque: Sr. do Reboque já tinha carregado uns eléctricos, e avançou sem medos para desmontar o "cesto de compras do i3" na frente para aceder à bateria de 12v e ligar-lhe o booster logo aí o meu i3 voltou à vida pusemos em neutro e lá foi ele para cima do reboque.

Já no concessionário o sr. do reboque teve de estar a ensinar os mecânicos da bmw de como por aquilo em neutro com uma bateria morta...

Carro ficou lá a semana toda, porque tinha mais uma acção técnica (recall da bmw) para validar as molas helicoidal traseiras...pelos vistos tem defeitos e tem de ser substituídas.

Meu carro já vai com 12 campanhas técnicas em cima...

Logo já o vou levantar, e vamos lá ver quanto me vai ficar a festa, espero que seja pouco mas na BMW é sempre complicado ser pouco.

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Perda de capacidade do i3

Mensagem por hmendes » 25 mai 2018, 10:31

nbairro Escreveu: Já no concessionário o sr. do reboque teve de estar a ensinar os mecânicos da bmw de como por aquilo em neutro com uma bateria morta...
É ridícula a falta de formação dos mecânicos nesta área, nem tenho palavras para descrever... ou melhor, até tenho, mas como sou do Norte muita gente iria achar que não era adequado :lol:

Spin
Mensagens: 380
Registado: 27 mar 2018, 16:25

Re: Perda de capacidade do i3

Mensagem por Spin » 25 mai 2018, 11:50

hmendes Escreveu:
nbairro Escreveu: Já no concessionário o sr. do reboque teve de estar a ensinar os mecânicos da bmw de como por aquilo em neutro com uma bateria morta...
Boas nbairro,
Se a conta for hot, sempre podes facturar à bmw os custos de formação dos seus mecânicos. :lol:

Responder

Voltar para “BMW i3”