Experiências com o meu i3 - RD

Fórum de discussão sobre o BMW i3.
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por migle » 25 mai 2020, 22:57

Não acho generoso dizer que dos 4,1 aos 4,2 vão 10%. Se tantas vezes se vê dizer que dos 4,15 aos 4,20 vão 5% (é o que diz no meu carro)... Forçosamente, entre 4,10 e 4,15 há bastante mais energia que entre 4,15 e 4,20. Depois... É 4,09V...
Não sei, de qualquer modo, os pontos escolhidos como 0 e 100% são um bocado arbitrários e irrelevantes se não vai ser esse o intervalo de utilização.

O que há a observar é que, o buffer que existe, não é um buffer comestível. Não é um buffer que tenha sido utilizado para esconder a degradação. Se fosse, por esta altura os limites seriam de certeza para baixo do 3.5 e mais perto do 4.2. Este buffer só existe para aumentar a durabilidade da bateria.

Isso também acontece com o meu, que tem um buffer muito mais pequeno mas os pontos mínimo e máximo continuam no mesmo sítio (~3,0-~4.15V) e a degradação não está escondida: observa-se.

Não sei afinal que carro é que teve essa ideia do buffer comestível.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por mjr » 25 mai 2020, 23:21

No Leaf mk1 a 4,11V (100% úteis) o SOC indicado pelo LS é 95%.

No TM3 4,115V são 90%.

Não sei como é no Leaf 40, nunca registei. Seja como for, 10% parece-me o limite superior absoluto de variação de SOC entre 4,1 e 4,2V.

O carro que é conhecido por ter um buffer comestível é o Opel Ampera, pelo menos é o único que me recordo. Os outros é sempre especulação, nunca vi dados concretos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por rimsilva » 17 nov 2020, 15:10

É tempo de alguma actualização, chegado aos 97.500km.

Depois de um upgrade ao ecrã do i3, passou a correr também o Android Auto... finalmente cheguei ao sec XXI! :D
Anexos
AA.jpg

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por rimsilva » 17 nov 2020, 15:27

Hoje, foi também instalada a wallbox para substiutuir ao fim de quase 5 anos o EVSE original (que já começa a dar sinais de cansaço).
Anexos
IMG_20201117_121848 (2).jpg
IMG_20201117_121848 (2).jpg (20.35 KiB) Visto 5516 vezes

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por Fil » 17 nov 2020, 19:11

Maravilha!

Estás quase nos 100k klms, tens andado bem!

Continuação de muitos e bons klms ;)

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por rimsilva » 18 nov 2020, 10:13

Fil Escreveu:
17 nov 2020, 19:11
Maravilha!

Estás quase nos 100k klms, tens andado bem!

Continuação de muitos e bons klms ;)
Obrigado Fil!

Nos primeiros 2 anos andei bem, depois foi reduzindo e agora com o covid ainda menos!

Responder

Voltar para “BMW i3”