joaocfgoncalves Escreveu:Essa questão deve ser só para mim!... bem que gostava de ter mais pessoas a participar neste forum com o seu i3...
No meu caso, desloco-me todos os dias de Guimarães a Leça da Palmeira e vice versa, carrego em Leça porque tenho uma óptica e desta forma deduzo os 23% de iva de energia. Em casa por vezes carrego só a noite (bi horário), e muitas vezes nos postos públicos à borla... Carrego uma vez por dia, vou para Guimarães e retorno a Leça no dia seguinte sem carga intermédia, 120km ficando com uma reserva de 12km na chegada ao carregamento. O percurso é feito 90€ em auto estrada, e normalmente faço-o entre os 80 aos 120km/h. Pode seguir o meu DB.
Olá, caros amigos eléctricos e a pilhas, pioneiros corajosos na mudança de paradigma rodoviário!
Há meses que vos sigo e admiro o conhecimento de alguns sobre a sua viatura e funcionamento profundo. O meu respeito a todos.
Para quem estiver interessado, já fiz dois test drives no Nissan Leaf 2014, um no BMW i3 e farei o segundo possivelmente para a semana.
Não obstante o investimento enorme, considero actualmente o I3 a melhor opção (com REX) uma vez que o problema de autonomia deixa de se colocar.
No entanto tenho 13 dúvidas para colocar à BMW, que me virá trazer o I3 REX a Cascais para um teste drive sem restrições. Isto porque "quero calçar os sapatos e ter a certeza que não vou ficar com bolhas nos dedinhos" ou seja, o mínimo de surpresas.
Vou deixar-vos com as minhas perguntas de "caloiro". Se quiserem comentá-las até agradeço a cortesia. Se o vendedor responder por escrito coloco aqui as respostas para confrontação (ou contraditório). Mesmo verbalmente tentarei reproduzi-las. Para já uma certeza: à semelhança dos carros a Gás, como o I3 REX tem um motor a combustão (não obstante ser apenas auxiliar das baterias e não de propulsão do veículo) este modelo pagará IUC como um automóvel Hínrido ou a Gasolina/Diesel. Vai ter de ser fazer qualquer coisinha...
Questões / Dúvidas BMW i3 (REX, Range Extender)
1. É possível configurar o REX para entrar a 20% por exemplo e mesmo assim, desativar manualmente se não for necessária a sua aplicação?
2. Se o sistema for ativado e entretanto pela regeneração o automóvel carregar acima da percentagem de carga definida, o sistema desliga-se automaticamente assim como se ligou? Ou é o utilizador que tem de o fazer?
3. O automóvel entra por defeito em modo de segurança ou apenas quando atinge o ponto de carga crítico (6%?)
4. O carro pode andar em modo elétrico sem combustível no REX? E se acionar o REX e este não tiver combustível?
5. O carro pode consumir o combustível do REX até ao fim?
6. Se em modo REX ficar sem combustível, já sem bateria, atestando depois o carro com gasolina o motor arranca em modo REX?
7. É expectável ter uma autonomia média de 170Km em modo elétrico e 130 Km em modo REX, considerando viagem em estrada numa velocidade cruzeiro à volta de 100/120kmh? A autonomia anunciada pressupõe eventuais situações de regeneração?
8. Mudanças de modos de condução são todos funcionais em andamento ou tem de se parar o automóvel para a aplicação de algum deles?
9. As revisões ao REX são programadas ou consoante o Uso/Quilometragem?
10. Que custos é que a BMW pode facultar aos clientes, associados a revisões periódicas?
11. Manutenção programada? Pastilhas de travões?
12. Revisões ao REX têm todas o mesmo custo? A 1.º por hipótese terá o mesmo custo que a 10º?
13. Ou aos 10000km tem um custo igual a uma aos 50000km?
Até breve!
Snowman