Questões para os atuais proprietários do i3

Fórum de discussão sobre o BMW i3.
Avatar do Utilizador
joaocfgoncalves
Proprietário i3
Mensagens: 909
Registado: 30 jan 2014, 01:48
Data de fabrico: 23 abr 2014
Capacidade bateria: 18.8 kWh

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por joaocfgoncalves » 16 mar 2015, 02:02

Amigos, penso que criei aqui uma pequena confusão. Disse 20% porque carrego em horário económico e coloco o mais baixo no carro ( tem 3 níveis). Digo 20% como quem diz 40%, pois não tenho como determinar esta percentagem, sei que carrego pouco bateria, uma "nica" como se diz aqui no Norte... :shock:
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro

Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

snowman
Proprietário i3
Mensagens: 142
Registado: 03 mar 2015, 18:27
Data de fabrico: 20 jun 2015

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por snowman » 16 mar 2015, 08:30

joaocfgoncalves Escreveu:Amigos, penso que criei aqui uma pequena confusão. Disse 20% porque carrego em horário económico e coloco o mais baixo no carro ( tem 3 níveis). Digo 20% como quem diz 40%, pois não tenho como determinar esta percentagem, sei que carrego pouco bateria, uma "nica" como se diz aqui no Norte... :shock:
Bom dia. Ok, já percebi. Na altura farei vários testes de carregamento/níveis e dou notícias. Por enquanto vou esclarecendo as dúvidas. Passo a passo...
Cumprimentos.

snowman
Proprietário i3
Mensagens: 142
Registado: 03 mar 2015, 18:27
Data de fabrico: 20 jun 2015

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por snowman » 16 mar 2015, 09:10

"Muito mais viável, na minha opinião será o estudo e implementação de uma associação cívica de utilizadores de carros elétricos que acolham os seus colegas e respectivos carros para um café e um carregamento estratégico. Em vez de “couchsurfing” temos “chargesurfing” e acabam-se os problemas de autonomia…"
Filipe Escreveu:Amigo snowmen, o Chargesurfing será uma óptima ideia para implementar já ontem, ou antes de ontem. :mrgreen:

Também penso assim.

Com um bom plano teríamos uma distribuição de postos imensa e a cobrir todo o País. Teria de se definir os pontos estratégicos onde a “receção” é mais necessária e útil, bem como o horário disponível dos “recetores”. A longo prazo, qualquer recetor terá a sua importância pois a ideia pode crescer além-fronteiras e ninguém pode decidir onde este auxílio não faz sentido. A necessidade básica poderá definir corredores ao longo do País onde as zonas de maior densidade populacional ou de interesse turístico/cultural permitem a existência de vários “recetores”.

Como todas as ideias tem prós e contras:
A favor:
Um mapa de Portugal com os “recetores” (adiante designados por “R”) que acolhem os (irmãos) “descarregados” (adiante designados por “D”). Definição de horário compatível com a disponibilidade do R. Por marcação para não haver contratempos desnecessários.
Eliminação da ansiedade sobre autonomia a médio prazo.

Desvantagens?
Penso que o R teria de investir num sistema de carregamento rápido. Compatível com o seu carro (e aí só acolhe carros compatíveis) ou universal (permite-lhe acolher mais modelos).
É obviamente necessário amortizar o investimento e os D devem reconhecer o tempo que o R oferece a quem dele precisar. Eu proporia o retorno desta cortesia através de uma escala reduzida de utilização. Estamos a pensar em carregamentos rápidos e de algum modo de emergência… Não tenho dados para fazer essas contas, mas o R teria de ser ressarcido pelo seu tempo e pelo seu investimento que tem para já duas parcelas: O capital inicial numa estação de carregamento rápido e o custo mensal da eletricidade que tal acarreta. A prazo, o R amortiza o investimento inicial e garante o pagamento da “renda” do sistema (aumento de potência contratada e afins), através da frequência das suas “receções”
O mais evidente benefício para o R é que fica detentor de uma estação de carregamento rápido a custo zero, se esse custo for contabilizado ao longo do tempo que recebe os D’s.
Para os viajantes que ficam D’s, a garantia de ter um R irmão que os acolhe e de um modo geral, a sobrevivência e proliferação sem problemas de autonomia (a curto prazo) de todos os elétricos.
Se calhar é um entusiasmo cândido e ingénuo, para contrastar com a matinal segunda-feira, mas venham daí as críticas, sugestões alternativas, chumbos ou melhorias. :idea:
Abraço a todos

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por marcopns » 16 mar 2015, 13:18

Merecia um tópico dedicado.
Eu sempre estive disponível para dar carga a quem necessitar. Seja na forma de uma tomada simples de 16ah ou com evse de 10ah (32ah no futuro) compatível com o Leaf.

O electromaps podia servir para partilha de informação mas devia existir uma diferenciação clara dos postos públicos.
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

snowman
Proprietário i3
Mensagens: 142
Registado: 03 mar 2015, 18:27
Data de fabrico: 20 jun 2015

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por snowman » 16 mar 2015, 15:03

marcopns Escreveu:Merecia um tópico dedicado.
Eu sempre estive disponível para dar carga a quem necessitar. Seja na forma de uma tomada simples de 16ah ou com evse de 10ah (32ah no futuro) compatível com o Leaf.

O electromaps podia servir para partilha de informação mas devia existir uma diferenciação clara dos postos públicos.
Concordo plenamente. Eu ainda não nasci elétrico, estou ainda em gestação mas já podem contar comigo aqui em Cascais!

Cumprimentos

ogadiv
Proprietário Leaf
Mensagens: 747
Registado: 27 mar 2014, 23:20
Data de fabrico: 01 jul 2013
Capacidade bateria: 61,91 Ah

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por ogadiv » 16 mar 2015, 20:40

Eu já à muito coloquei a minha morada no electromaps, não é carregamento rápido, mas poderá desenrrascar alguém. No electromaps dá para selecionar, mobi.e particulares, etc.

snowman
Proprietário i3
Mensagens: 142
Registado: 03 mar 2015, 18:27
Data de fabrico: 20 jun 2015

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por snowman » 23 mar 2015, 13:40

rdias Escreveu:Antes de mais.... Excelentes perguntas... Eu imagino alguma das respostas mas depois agradecia que colocasses aqui as respostas...

Infelizmente acho que por ca não ha nenhum rex ....
Caros amigos, obrigado pelos vossos comentários.
Amanhã vou fazer um teste drive prolongado ao BMW i3 REX (como lhe chamam). Já estive para fazer um, mas esqueceram-se que pedi especificamente para ser REX (barulhos, desempenho, etc.) e sentei-me num apenas elétrico. Resultado: O Rex vem ter comigo e logo se vê.

Estou juntar perguntas e questões que quero ver respondidas, pois neste domínio serei pior que qualquer miúdo...
Mas haverá espeço para alguma questão que seja pertinente e que alguém do fórum queira ver respondida.
Querem aproveitar?
Aceitam-se questões até às 12h00 de amanhã...

Se o Jurássico passar, nascerá mais um parque de diversões por Cascais...E para partilhar notícias convosco. Ontem vi um Nissan Leaf só que era azul e branco...A Polícia Municipal está a aderir!

Cumprimentos

snowman
Proprietário i3
Mensagens: 142
Registado: 03 mar 2015, 18:27
Data de fabrico: 20 jun 2015

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por snowman » 23 mar 2015, 20:12

rdias Escreveu:Eu só tenho uma duvida.... APos terminar por completo a bateria qual sera o consumo real de gasolina aos 100 ? Ou seja custos efectivos ao trabalhar sempre em REX ? ;)
Olá de novo. Foi colocado num post anterior:

"Penso que o REX é um caso perdido, nesta minha aventura "à conquista de um VE", na qual já optei pelo i3 BEV, conheci recentemente um proprietário de um i3 REX que me explicou que uma vez que o extensor de autonomia foi desenvolvido única e exclusivamente para ser utilizado no dia a dia numa mega-cidade não funciona como as pessoas pensam, é ao contrario do que é dito por vezes, não é nada aconselhado para viagens fora da malha urbana, com velocidades constantes acima dos 90km/h. Também me reportou esse problema da perda de potência porque o "gerador" não consegue produzir electricidade à mesma velocidade que o motor gasta, e o dele de Lisboa até ao Porto fez uma média de 9l/100km o que é muito, mas em condução constante em cidade(em Lisboa) gasta uns 2l/100km, fazendo ele em média 120km diários..."

É de considerar assim a experiência de quem tem horas e Km e está mais à frente do que os "elétricos há menos de um ano ou ainda por ligar à tomada".
O que todos gostaríamos é de ter a autonomia anunciada de acordo com o nosso modo de condução. O que em modo elétrico me parece que não acontece. Na prática ficamos melhores condutores, mais defensivos e amigos do Código da Estrada, pelo menos até à democratização dos Tesla.
A minha opinião vai de encontro àquilo que citei, mas embora desejavelmente elétrico quero poder viajar para onde quiser sem ser surpreendido com postos indisponíveis. Foi o que aconteceu no primeiro teste Drive que fiz. O vendedor, quando quis simular um carregamento... Nós pimba! Indisponível… "Com extensor, 0 km's de pavor!"
Mas como disse até à democratização dos Tesla, ou a médio prazo, quando os postos de carregamento forem frequentes. Eu bem me lembro quando aderi ao GPL: Ele era mapa dos postos da Repsol, da BP, da Shel, da Galp...Aí fazia Porto Salvo-Covilhã sempre a gás. Outros tempos.
Abraço

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por Orlando » 24 mar 2015, 10:01

Calma, depende da utillização.
Em LX ou Porto, ou mesmo zonas urbanas, o 100% é mt melhor. Dir-me-ão que qdo precisam de ir a SJP ou outro encontro não dá...pois, não dá, mas o objetivo não é a mesma coisa, pois não? :D
Andar 100% VE é ter outras obrigações e direitos.
Agora se for para fazer 30km todos os dias, e 1 vez por semana ir ao Algarve ao Porto...aí concordo...de resto é puro engano. Para isso há o Prius há mts anos.
No caso do i3 ou Volt/Ampera, se houver avaria na parte VE, o carro fica imobilizado, certo? Mas se houver avaria da parte CI, pode andar, levando atrás de si 300kg inúteis...vejam que é como ter um combi na cozinha, quando o frigorífico fica avariado, ficamos tb sem o congelador.
Mas cada um sabe de si e ninguem sabe de ninguém :D
Eu preferia ter um VE e guardar um velhinho CI para as asfixias das grandes viagens....
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

snowman
Proprietário i3
Mensagens: 142
Registado: 03 mar 2015, 18:27
Data de fabrico: 20 jun 2015

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por snowman » 24 mar 2015, 15:00

Orlando Escreveu:Calma, depende da utillização.
Em LX ou Porto, ou mesmo zonas urbanas, o 100% é mt melhor. Dir-me-ão que qdo precisam de ir a SJP ou outro encontro não dá...pois, não dá, mas o objetivo não é a mesma coisa, pois não? :D
Andar 100% VE é ter outras obrigações e direitos.
Agora se for para fazer 30km todos os dias, e 1 vez por semana ir ao Algarve ao Porto...aí concordo...de resto é puro engano. Para isso há o Prius há mts anos.
No caso do i3 ou Volt/Ampera, se houver avaria na parte VE, o carro fica imobilizado, certo? Mas se houver avaria da parte CI, pode andar, levando atrás de si 300kg inúteis...vejam que é como ter um combi na cozinha, quando o frigorífico fica avariado, ficamos tb sem o congelador.
Mas cada um sabe de si e ninguem sabe de ninguém :D
Eu preferia ter um VE e guardar um velhinho CI para as asfixias das grandes viagens....
O Orlando levanta questões pertinentes. No meu caso serão 60km 3x por semana mais voltinhas por aqui e ali, a possibilidade de ir mais além sem o custo do combustível fóssil, não ter de pagar 2 seguros, 2 iuc's nem precisar de dois lugares de estacionamento...Teria de guardar o velhinho Ci... Que é de 2013! Por outro lado, não tenho lido sobre avarias tão graves como as eventualmente descritas...E um plug-in faria sempre mais Km a gasóleo/gasolina...por um preço aproximado...Se avaria é uma máquina...arranja-se. Km a Km será uma aposta ganha. Mas cá estaremos para continuar a dar feed back das dúvidas ou das experiências. Obrigado pela partilha.

Responder

Voltar para “BMW i3”