Questões para os atuais proprietários do i3

Fórum de discussão sobre o BMW i3.
snowman
Proprietário i3
Mensagens: 142
Registado: 03 mar 2015, 18:27
Data de fabrico: 20 jun 2015

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por snowman » 15 mar 2015, 18:33

joaocfgoncalves Escreveu:
lmmr74 Escreveu:Sem querer meter demasiado a "foice em seara alheia", o conceito do "rex" no BMW i3 é uma espécie de "plano B"...não me parece que sirva para, após acabar a carga da bateria, seguir viagem com o extensor de autonomia como "se nada fosse" a 120 - 140 km/h na AE...
Sim é verdade, mas no REX pode colocar uma margem de inicio e fim de funcionamento, e poder prosiguir a viagem mais km e à velocidade que deseja. Claro que quanto mais velocidade anda, mais rápido gasta bateria, consequentemente mais rápido gasta o depósito. Digamos que com um puro eléctrico tem uma autonomia de 200km e um REX ganha mais 130km em condições normais de condução. Um condutor agressivo com um REX, vai desesperar de stress, não à procura de fichas, mas de mangueiras de gasolina...
Caro João, Obrigado pela paciência e pela partilha da experiências. A todos os outros amigos que manifetaram também as suas opiniões e conhecimento.


Um pouco do meu histórico: A minha situação tem caminhado calmamente para a mobilidade elétrica. A minha casa tinha uma arrecadação em vez da box. Finalmente consegui livrar-me de quinquilharia e devolvi a box para o automóvel. O antigo proprietário tinha (nessa arrecadação) uma oficina e conseguiu ligação elétrica (disjuntor de 20A) direta à casa. Assim, atualmente posso carregar em casa o carro que adquirir para o que também aumentei a potência para 6,9 KVA, 30Amp, tendo mudado tudo para eletricidade (termo acumulador, aquecimentos, placa, escova de dentes  …).

Tenho consultado os vários assuntos do fórum e em relação ao carregamento parece-me que o que a experiência defende é que um carregamento lento (seria o meu caso) poderá carregar até 20% em 8 horas (?), nas horas de vazio (tenho a tarifa bi-horária). Isto está correcto ou há variáveis a considerar?

Será o suficiente para as minhas deslocações? Eu trabalho tanto em casa como fora dela. Desloco-me de Cascais à Amadora 3x por semana (30+30km x 3) em média durante 9 meses por ano. Acresce que o meu local de trabalho tem garagem e eletricidade aparentemente disponível, não havendo problemas de recarregar enquanto estou a trabalhar (até rima) entre 6 a 10h de carregamento possível. Mais voltinhas por aqui e ali, que vão aumentar significativamente com a futura mobilidade elétrica.
Portanto as minhas dúvidas são de escolher um veículo apenas elétrico, mais acessível e manter o meu Yaris de 2013 ou através de retoma ou venda deste carro ir para um i3, com REX. Não me dou bem com ansiedades e se puder evitar ficar à espera de carregar para seguir viagem melhor ainda. Mesmo que os postos de carregamento aumentem…numa viagem por exemplo de férias para o Norte ou para o Algarve…as filas nas estações de serviço ou nos cafés das estradas locais são de considerar…E imaginando carros elétricos à espera de vez para carregar à razão de 30 minutos para cada… Daí o I3 com REX.

Muito mais viável, na minha opinião será o estudo e implementação de uma associação cívica de utilizadores de carros elétricos que acolham os seus colegas e respectivos carros para um café e um carregamento estratégico. Em vez de “couchsurfing” temos “chargesurfing” e acabam-se os problemas de autonomia…

A decisão é minha mas são bem vindas as vossas opiniões…

Abraço a todos.

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3044
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por Filipe » 15 mar 2015, 20:30

Amigo snowmen, o Chargesurfing será uma óptima ideia para implementar já ontem, ou antes de ontem. :mrgreen:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por Orlando » 15 mar 2015, 20:49

O I3 tem arrefecimento de bateria? Como funciona?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por VETL » 15 mar 2015, 21:24

snowman Escreveu:Tenho consultado os vários assuntos do fórum e em relação ao carregamento parece-me que o que a experiência defende é que um carregamento lento (seria o meu caso) poderá carregar até 20% em 8 horas (?), nas horas de vazio (tenho a tarifa bi-horária). Isto está correcto ou há variáveis a considerar?
Não sei me estará a escapar aqui algo, mas em 8 horas com 6,9Kva carrega de 0 a 100% quase de certeza.
De que carregamento lento estamos a falar?
Menos do que 10A da rede?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
joaocfgoncalves
Proprietário i3
Mensagens: 909
Registado: 30 jan 2014, 01:48
Data de fabrico: 23 abr 2014
Capacidade bateria: 18.8 kWh

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por joaocfgoncalves » 15 mar 2015, 21:41

Carregar 20% em oito horas é possível, no modo muito lento do carro.

Entendo as ansiedades, mas como todos os carros, vão servir para 99% dos casos. Vai existir pequenos episódios na vida que um CI não nos serve e temos que recorrer a outro ou outro modo.

O REX terá de medir, para esses 30+30 um BEV serve muito bem. As viagens longas, a minha esperança é a rede de carregamento rápido mais eficiente.

Estar na fila 30' par carregar, em Portugal? Não será na próxima década certamente...
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro

Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
joaocfgoncalves
Proprietário i3
Mensagens: 909
Registado: 30 jan 2014, 01:48
Data de fabrico: 23 abr 2014
Capacidade bateria: 18.8 kWh

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por joaocfgoncalves » 15 mar 2015, 21:44

Orlando Escreveu:O I3 tem arrefecimento de bateria? Como funciona?
Sim cada um dos 8 módulos da bateria tem um sistema de arrefecimento autónomo.
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro

Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

snowman
Proprietário i3
Mensagens: 142
Registado: 03 mar 2015, 18:27
Data de fabrico: 20 jun 2015

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por snowman » 15 mar 2015, 23:30

VETL Escreveu:
snowman Escreveu:Tenho consultado os vários assuntos do fórum e em relação ao carregamento parece-me que o que a experiência defende é que um carregamento lento (seria o meu caso) poderá carregar até 20% em 8 horas (?), nas horas de vazio (tenho a tarifa bi-horária). Isto está correcto ou há variáveis a considerar?
Não sei me estará a escapar aqui algo, mas em 8 horas com 6,9Kva carrega de 0 a 100% quase de certeza.
De que carregamento lento estamos a falar?
Menos do que 10A da rede?
Olá de novo.
Eu tenho os 6,9 Kva e 30A no quadro geral. Na garagem tenho um disjuntor de 20A...Corrente monofásica.

Cumprimentos.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por VETL » 15 mar 2015, 23:35

joaocfgoncalves Escreveu:Carregar 20% em oito horas é possível, no modo muito lento do carro...
Pois eu já tinha lido cá isso...
Espero é que o snowman não fique com a ideia que isso seria o máximo que ele conseguia. Era essa a minha preocupação...
Porque na verdade com 30A disponíveis, em 3 horas carrega 100% em casa, não?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por mjr » 15 mar 2015, 23:55

20% em oito horas? Como é que isso é possível em Portugal? Que eu saiba a corrente mínima que é possível definir no sinal piloto é de 6A, logo para 230VAC isso dá 1,4kW. 8 horas vezes 1,4kW dá 11.2 kW.h, que é praticamente 50% da capacidade do i3.

A não ser que os 20% em 8 horas sejam nos EUA, a 110VAC... 110*6*8=5,3kW.h.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por VETL » 16 mar 2015, 00:31

mjr Escreveu:20% em oito horas? Como é que isso é possível em Portugal? Que eu saiba a corrente mínima que é possível definir no sinal piloto é de 6A, logo para 230VAC isso dá 1,4kW. 8 horas vezes 1,4kW dá 11.2 kW.h, que é praticamente 50% da capacidade do i3.

A não ser que os 20% em 8 horas sejam nos EUA, a 110VAC... 110*6*8=5,3kW.h.
Sim, mas o carregador do carro, apesar do EVSE lhe dizer para usar os 6A, poderá usar menos se quiser, não?
Pelo menos o carregador do meu Leaf, quando o carregamento está a chegar ao fim, vai diminuindo a potência usando claramente menos potência do que o EVSE indica que tem à disposição...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “BMW i3”