Caro João, Obrigado pela paciência e pela partilha da experiências. A todos os outros amigos que manifetaram também as suas opiniões e conhecimento.joaocfgoncalves Escreveu:Sim é verdade, mas no REX pode colocar uma margem de inicio e fim de funcionamento, e poder prosiguir a viagem mais km e à velocidade que deseja. Claro que quanto mais velocidade anda, mais rápido gasta bateria, consequentemente mais rápido gasta o depósito. Digamos que com um puro eléctrico tem uma autonomia de 200km e um REX ganha mais 130km em condições normais de condução. Um condutor agressivo com um REX, vai desesperar de stress, não à procura de fichas, mas de mangueiras de gasolina...lmmr74 Escreveu:Sem querer meter demasiado a "foice em seara alheia", o conceito do "rex" no BMW i3 é uma espécie de "plano B"...não me parece que sirva para, após acabar a carga da bateria, seguir viagem com o extensor de autonomia como "se nada fosse" a 120 - 140 km/h na AE...
Um pouco do meu histórico: A minha situação tem caminhado calmamente para a mobilidade elétrica. A minha casa tinha uma arrecadação em vez da box. Finalmente consegui livrar-me de quinquilharia e devolvi a box para o automóvel. O antigo proprietário tinha (nessa arrecadação) uma oficina e conseguiu ligação elétrica (disjuntor de 20A) direta à casa. Assim, atualmente posso carregar em casa o carro que adquirir para o que também aumentei a potência para 6,9 KVA, 30Amp, tendo mudado tudo para eletricidade (termo acumulador, aquecimentos, placa, escova de dentes …).
Tenho consultado os vários assuntos do fórum e em relação ao carregamento parece-me que o que a experiência defende é que um carregamento lento (seria o meu caso) poderá carregar até 20% em 8 horas (?), nas horas de vazio (tenho a tarifa bi-horária). Isto está correcto ou há variáveis a considerar?
Será o suficiente para as minhas deslocações? Eu trabalho tanto em casa como fora dela. Desloco-me de Cascais à Amadora 3x por semana (30+30km x 3) em média durante 9 meses por ano. Acresce que o meu local de trabalho tem garagem e eletricidade aparentemente disponível, não havendo problemas de recarregar enquanto estou a trabalhar (até rima) entre 6 a 10h de carregamento possível. Mais voltinhas por aqui e ali, que vão aumentar significativamente com a futura mobilidade elétrica.
Portanto as minhas dúvidas são de escolher um veículo apenas elétrico, mais acessível e manter o meu Yaris de 2013 ou através de retoma ou venda deste carro ir para um i3, com REX. Não me dou bem com ansiedades e se puder evitar ficar à espera de carregar para seguir viagem melhor ainda. Mesmo que os postos de carregamento aumentem…numa viagem por exemplo de férias para o Norte ou para o Algarve…as filas nas estações de serviço ou nos cafés das estradas locais são de considerar…E imaginando carros elétricos à espera de vez para carregar à razão de 30 minutos para cada… Daí o I3 com REX.
Muito mais viável, na minha opinião será o estudo e implementação de uma associação cívica de utilizadores de carros elétricos que acolham os seus colegas e respectivos carros para um café e um carregamento estratégico. Em vez de “couchsurfing” temos “chargesurfing” e acabam-se os problemas de autonomia…
A decisão é minha mas são bem vindas as vossas opiniões…
Abraço a todos.