Questões para os atuais proprietários do i3

Fórum de discussão sobre o BMW i3.
lmmr74
Mensagens: 344
Registado: 19 nov 2014, 11:39
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por lmmr74 » 26 mar 2015, 15:01

snowman Escreveu: IMMR 74… “Procura e encontrarás”…Conceito misto associa-se aos híbridos, plug-in? Se assim for, fico pouco elétrico e continuo a consumir gasóleo ou gasolina conforme os casos…A autonomia é importante, e crucial duma forma irregular, pouco previsível… Que alternativas estão consideradas nesta opinião/sugestão?
Como dizia o filósofo "conhece-te a ti mesmo" :) O primeiro e mais importante passo é perceberes qual o teu perfil de utilização do automóvel...dou-te o meu exemplo, eu faço diáriamente +/- 60km, o que está dentro da autonomia 100% eléctrica do meu Ampera, no entanto, faço com alguma regularidade viagens "off range" de 250-300 km para cada lado. Neste sentido tenho um automóvel que me serve em todas as ocasiões e mesmo a andar a gasolina gasta menos do que o meu Diesel.
Eu optei por este carro pois um exclusivamente eléctrico tem "autonomia a mais" para o meu dia a dia e tem "autonomia a menos" para as viagens longas que faço +/- 1 vez por mês. No entanto, a minha escolha não é melhor nem pior, eu escolhi este carro por preencher os requisitos para mim mais importantes como a ausência de "range anxiety" e o facto de ter um comportamento muito agradável em estrada - "dá gozo conduzir :D ".

Se fizeres frequentemente viagens longas, ou esperas pelo desenvolvimento da rede de carregamento rápido, ou esperas pelo surgimento de outras propostas no mercado com autonomias a rondar 300km reais (novo Leaf, Chevy Bolt, entre outros, para 2016) ou então consideras hipóteses Híbridas, mas sempre "plug in", como o Opel Ampera, Mitsubishi Outlander, o próprio i3 Rex (se bem que este extensor de autonomia não me convença), Golf GTE, Prius plug in, etc.

Abraço

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por Orlando » 26 mar 2015, 15:11

Snowman, procura na net e verás que são meios para carregamento rápido.
Neste momento, o território português tem apenas Chademo, até à Tesla já se rendeu à evidência e venda adaptador Chade o para os seus carros, só a BMW, Mercedes e VW é que são 3 irmãs teimosas que não quiseram ir na moda dos japoneses que a dotará chademo para o Leaf.
http://en.m.wikipedia.org/wiki/CHAdeMO
Na prática só o Leaf e os imievs, C0, Íon e Kia podem carregar.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por zeuz » 26 mar 2015, 15:50

snowman Escreveu: Orlando…
CCs, Chademo…ou um esclarecimento ou um link para um post no fórum para eu perceber melhor de que estamos a falar…O i3 vem com dois cabos, carregamento normal e carregamento nos postos públicos.
O Orlando está a falar das normas de carregamento vigentes.
CCS é a norma apoiada pelos fabricantes europeus.
CHAdeMO é a norma apoiada pelos fabricantes japoneses.
snowman Escreveu: Eu estive próximo da criação da Associação de Utilizadores e Instaladores de veículos GPL… Não sei se deu em algo significativo, não me parece.
Deu sim: http://www.anic-gpl.pt
Última edição por zeuz em 26 mar 2015, 15:52, editado 2 vezes no total.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
joaocfgoncalves
Proprietário i3
Mensagens: 909
Registado: 30 jan 2014, 01:48
Data de fabrico: 23 abr 2014
Capacidade bateria: 18.8 kWh

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por joaocfgoncalves » 26 mar 2015, 15:51

snowman Escreveu:Obrigado João. No entanto refiro-me aos ruídos que o carro adquire com o uso. O carro que guiei tinha mais de 15k e a estrada emprestava-lhe alguma sonoridade parecida com o meu Yaris…Mas sim, não será por aí…
O meu já leva quase 33000, e ainda não apareceram ruídos. No paralelo vai notar maior vibração nos objectos dentro do carro, isto pelo maior diâmetro do pneu e por este ser mais fino. No alcatrão, vai sentir-se em cima de uma carpete...
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro

Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por Apr » 26 mar 2015, 16:18

joaocfgoncalves Escreveu:
O silêncio nos carros eléctricos, é fatal... Porque se ouve tudo, mesmo tudo, a chuva que parece que é um diluvio, o virar do volante aquando parado, se em passeio tem o vidro aberto, a conversa dos transeuntes, e qualquer barulho depois o vai incomodar, porque parece sair do nosso carro, mas é barulho dos outros. Tenho por habito fechar os vidros, e ai o silêncio é rei, e para evitar sustos dos barulhos dos outros, tenho o rádio ligado, que um simples sistema se torna uma Alta resolução SURROUND dada à ausência de barulho de motor. Os materiais do interior parecem bem insonorizados, mas claro está que um conjunto de chaves de casa, pode se converter numa oficina de ferragens (exagero). Para mim o único barulho que sinto é o dos travões, quando travo com o pedal dentro das cidades, mas isso é coisa rara, pois uso apenas o pedal do acelerador, se conduzir em ECO PRO + ele trava sempre que o liberta.
Captaste bem a essência do silêncio no VE. ;)

snowman
Proprietário i3
Mensagens: 142
Registado: 03 mar 2015, 18:27
Data de fabrico: 20 jun 2015

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por snowman » 28 mar 2015, 10:39

Orlando Escreveu:Snowman, procura na net e verás que são meios para carregamento rápido.
Neste momento, o território português tem apenas Chademo, até à Tesla já se rendeu à evidência e venda adaptador Chade o para os seus carros, só a BMW, Mercedes e VW é que são 3 irmãs teimosas que não quiseram ir na moda dos japoneses que a dotará chademo para o Leaf.
http://en.m.wikipedia.org/wiki/CHAdeMO
Na prática só o Leaf e os imievs, C0, Íon e Kia podem carregar.
Zeus, Orlando, João e todos os outros …
Obrigado pelo vosso tempo e opiniões

Quer isto dizer que o Leaf aceita o carregamento CCS como BMW além de aceitar o CHADEMO. É assim?

Deduzo que os Postos públicos são todos mais rápidos que o carregamento convencional na garagem particular. Será assim também?

Vou questionar hoje a BMW sobre isto.
Mas presumo que os níveis de carregamento do BMW (3 níveis) considerem várias situações elegíveis: O carregamento em casa Nível 1, 2 e o carregamento público nível 3. Passei ou chumbei?

Intervalo para curiosidades, para quem ainda não sabe...
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tesla

Finalizando este post...

Deve haver uma maneira de fazer um interface entre a "pistola" do CHAdeMO e o recetor da BMW: Fios elétricos dentro das normas, de um lado uma pistola, a fêmea CHADEMO para receber o macho do PCR. Do outro lado o equivalente para entrar no recetor da BMW. Isto não é possível? Ficavam resolvidos os problemas adicionais no i3, mesmo com REX, para não andar em visitas turísticas às bombas de combustível.

Abraço a todos.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por VETL » 28 mar 2015, 10:49

snowman Escreveu:Quer isto dizer que o Leaf aceita o carregamento CCS como BMW além de aceitar o CHADEMO. É assim?
O Leaf não aceita CCS. Apenas CHAdeMO.
snowman Escreveu:Deduzo que os Postos públicos são todos mais rápidos que o carregamento convencional na garagem particular. Será assim também?
Não. É a mesma coisa.
A velocidade do carregamento lento depende do EVSE e do carregador.
Aliás, os postos públicos convencionais só disponibilizam 16A. Quem tiver carregador superior carrega mais rápido em casa que na Mobi.e...
snowman Escreveu:Deve haver uma maneira de fazer um interface entre a "pistola" do CHAdeMO e o recetor da BMW: Fios elétricos dentro das normas, de um lado uma pistola, a fêmea CHADEMO para receber o macho do PCR. Do outro lado o equivalente para entrar no recetor da BMW. Isto não é possível? Ficavam resolvidos os problemas adicionais no i3, mesmo com REX, para não andar em visitas turísticas às bombas de combustível
Não seria má ideia não. Mas mesmo que fosse possível não seria um brinquedo barato.
Acho que os PCR com as 3 "mangueiras" virão resolver esse stress...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

snowman
Proprietário i3
Mensagens: 142
Registado: 03 mar 2015, 18:27
Data de fabrico: 20 jun 2015

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por snowman » 28 mar 2015, 10:56

Não seria má ideia não. Mas mesmo que fosse possível não seria um brinquedo barato.
Acho que os PCR com as 3 "mangueiras" virão resolver esse stress...
=> Automóvel Eléctrico

Obrigado VETL!

Então... quando no fórum se menciona PCR estamos a falar de "Postos de Careegamento Rápido", certo? Pelo que este só existem em alguns sítios (Fórum Sintra, Nissan). E estes ainda só recebem CHADEMO. Os públicos na rua são todos convencionais, "lentos"? Mas têm (Monsanto) duas mangueiras: A que dará no BMW e uma "Industrial", foi o que o vendedor lhe chamou... Que tomada é essa se não é CHADEMO? OS PCR serão públicos ou a rede MOBIe não será actualizada? Não faria sentido...

abraço.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por VETL » 28 mar 2015, 11:08

snowman Escreveu:Então... quando no fórum se menciona PCR estamos a falar de "Postos de Careegamento Rápido", certo?
Sim
snowman Escreveu:Pelo que este só existem em alguns sítios (Fórum Sintra, Nissan).
Só conheço PCR's nas áreas de serviço Galp da A1 e A5 bem como os de um ou outro concessionário Nissan.
Não me lembro de se ter cá falado num PCR no Fórum Sintra. Se assim for, é mais uma para o meu cardápio...
snowman Escreveu:E estes ainda só recebem CHADEMO.
Não percebi esta frase.
Mas os PCR que falei fornecem energia em corrente contínua numa tomada CHAdeMO.
snowman Escreveu:Os públicos na rua são todos convencionais, "lentos"?
Sim.
Há um ou dois que disponibilizam 22Kw mas isso é excepção.
snowman Escreveu:Mas têm (Monsanto) duas mangueiras: A que dará no BMW e uma "Industrial", foi o que o vendedor lhe chamou... Que tomada é essa se não é CHADEMO?
Desconheço.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
joaocfgoncalves
Proprietário i3
Mensagens: 909
Registado: 30 jan 2014, 01:48
Data de fabrico: 23 abr 2014
Capacidade bateria: 18.8 kWh

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por joaocfgoncalves » 28 mar 2015, 11:55

snowman, parece que existe ai muita confusão, e o vendedor aumentou as duvidas.

No i3 não tem PCR para já. As pistolas não são CCS. No público, até carrega um "pouquinho" mais rápido no i3, por serem 16A nas fichas "nanekas" (2). Em casa pode programar 3 níveis, mas sempre lento. Se em casa colocar um carregador diferente ao que vem com o carro, ai pode carregar até 32A e cerca de 2h fica pronto 100% da carga.

No i3, usa o carregador preto do carro para casa, e o cabo azul "manekas" para o público, ou para os tais carregadores que pode instalar em casa.

Vai haver PCR CCS (combo) para o i3, mas temos de esperar. Se optar por REX, não vai precisar deles certamente...
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro

Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “BMW i3”