Model S quase, quase a andar sozinho

Atlantis
Mensagens: 38
Registado: 21 mai 2014, 21:54
Data de fabrico: 29 abr 2013

Re: Model S quase, quase a andar sozinho

Mensagem por Atlantis » 31 out 2015, 02:46

@rdias: "Quanto ao autopilot, temos de ser justos, o mercedes class S já tem isto há muito tempo. Para mim, ainda sabe muito a pouco e para os mercados também."
Para ser justo, tanto o Mercedes Class S e o BMW 7 tem sistema parecidos, mas com mais sensores (mais cámeras, algumas com visão a 360º, outras a infravermelho para ver de noite, detetar seres vivos (peões e animais). Acho que o Mercedes tem isso tudo desde da sua apresentação na feira automóvel de Frankfurt em 2013. Mas antes tinha já o cruise control ativo (adaptava a velocidade do carro consoante a velocidade do carro à frente, mantendo um espaço de segurança), e estava também equipado há já uns anos de sistemas de travagens automáticos.
No entanto, penso que existem algumas vantagens no sistema da Tesla, como a mudança de faixa, ou como o facto do Mercedes precisa que o condutor pegue no volante todos os 11 segundos para não desligar o sistema (mesmo se a Tesla diz que deve manter-se a mão no volante por óbvios motivos de responsabilidade em caso de acidente) e não consegue fazer curvas muito apertadas. No Tesla, apesar da empresa repetir que o sistema deve ser restringido ao uso em auto estradas, já se viu vídeos de Teslas apanhar curvas bem apertadas em estradas de duas faixas só (mas com as linhas no piso bem pintadas). Assim, parece que o sistema tem uma margem bem confortável que lhe permite fazer essas avarias!
Mas onde o Tesla se distingue mais é no chip que está por trás do sistema e no programa (algoritmos) que o faz funcionar. Pois, já se vê testemunhos de pessoas que nessas curvas apertadas viam o carro hesitar na trajetória e ter uma mudança de velocidade muita abrupta, mas isso nas primeiras vezes que faziam esses percursos, porque passado uma semana ou duas, o carro já pega nessas curvas mais suavemente e vai melhorando cada vez mais. Aí é que está o trunfo da Tesla, no chip MobileEye da Nvidea (cujo o CEO é um dos investidores da Tesla e que já recebeu o seu Model X azul de "Founder" todo apedrejado) e nos engenheiros da Tesla a frente do software desse sistema. Essa faculdade de o carro aprender com os dados que vai recolhendo onde quer que passe, para o proprio carro mas que são também partilhados com a sede da Tesla e que permite fazer um mapa ao pormenor de todas estradas por andam os Teslas e que é depois disponibilizado a todos os carros da marca com atualizações todas as noites. E esse sistema só está no inicio, nas próximas atualização do software tudo o que é sinais, pessoas, etc, poderá ser reconhecido, e mesmo acidentes ou problemas de transito poderão ser partilhado em tempo real entre toda a rede de Teslas, que poderão assim optar por estradas alternativas.
Mas o que mais me surpreende é que tudo isso é feito por uma empresa muito jovem nessa selva centenária que é a industria automóvel, com uma tecnologia inovadora (elétrica), combatendo superpotências instaladas como a BMW, a GM, a Mercedes, a Porsche, a Audi, etc...que possuiem uma perícia e uma experiência de décadas no domínio dos motores a combustão, com orçamentos de sonho quando comparados ao da Tesla (sempre a correr atrás de dinheiro para poder crescer), com exércitos de engenheiros mais numerosos em cada uma dessas marcas que todos os empregados da Tesla juntos, com uma rede mundial de concessionários experientes e numerosos, e com um serviço de publicidade que abrange e inunda todos os médias possíveis.
Mesma apesar desse formidável potencial, é o novato David que está dar algumas dores de cabeça a esses todos Golias. Isso é que eu acho espantoso e que me deixa, para não mentir, mesmo muito contente! Está a acabar "o brinca na areia" entre eles, com a cumplicidade da indústria petroleiro, às custas dos consumidores que somos.

jrochate
Mensagens: 242
Registado: 13 fev 2015, 21:00
Data de fabrico: 01 jun 2014
Capacidade bateria: 9,3 kWh

Re: Model S quase, quase a andar sozinho

Mensagem por jrochate » 31 out 2015, 10:25

Atlantis Escreveu:...e que já recebeu o seu Model X azul de "Founder" todo apedrejado)...
É pena terem feito isso ao carro do homem. Acho que é uma boa máquina ;)

Atlantis
Mensagens: 38
Registado: 21 mai 2014, 21:54
Data de fabrico: 29 abr 2013

Re: Model S quase, quase a andar sozinho

Mensagem por Atlantis » 31 out 2015, 17:11

jrochate Escreveu:
Atlantis Escreveu:...e que já recebeu o seu Model X azul de "Founder" todo apedrejado)...
É pena terem feito isso ao carro do homem. Acho que é uma boa máquina ;)
Ha!ha! Hà hora que postei eu estava já completamente apetrechado de sono... :oops: :D

pcdefl
Mensagens: 452
Registado: 21 abr 2015, 14:37
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Model S quase, quase a andar sozinho

Mensagem por pcdefl » 31 out 2015, 17:29

fiquei baralhado com o apedrejado e fui à procura de um model x apedrejado! ainda bem que não encontrei e era só letras trocadas;

qto à tecnologia da Mercedes:
- um amigo tem um mercedes com o "auto pilot" deles, ele não está mto contente com o desempenho, um dia desses tento que ele faça um test drive com o da tesla, ainda consigo que ele troque de carro :)
- o programa fifth gear fez um teste ao sistema de travagem da mercedes e dos sistemas testados o da mercedes era o mais caro e foi o que teve pior desempenho; ressalva: podem já ter melhorado, mas à época fiquei com péssima impressão porque em termos comparativos os das outras marcas tinham muito melhor desempenho por uma fracção do preço

acabei de ver um programa (RTP2) onde se falava do uso do chumbo nos combustíveis e como demorou 20 anos a que retirassem o chumbo (venenoso), por oposição das petrolíferas, apesar das provas... os fabricantes tradicionais terem tanta gente ao seu serviço só os faz mais lentos a adoptar a mudança, a resistência é maior, compensa mais e mais vale continuar com o que dá dinheiro imediato, e já agora fazer batota e mentir: do chumbo nos combustíveis (anos e anos de mentira e manipulação) para o software actual de gestão "inteligente" para enganar medidas, o mesmo lado da mesma moeda

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Model S quase, quase a andar sozinho

Mensagem por Fil » 31 out 2015, 19:32

Até aos últimos dias, não tinha visto nenhum automóvel que estacionasse sem ter que se mudar as mudanças, mesmo no mercedes s era necessário.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Model S quase, quase a andar sozinho

Mensagem por Orlando » 01 nov 2015, 09:49

A Tesla faz correr muita tinta, e isso traduz-se em vendas! Bem feito!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Model S quase, quase a andar sozinho

Mensagem por Fil » 01 nov 2015, 16:14

Estive a ver, de facto o i3 também faz o mesmo. Estacionar em paralelo parece-me que vários fazem.

pcdefl
Mensagens: 452
Registado: 21 abr 2015, 14:37
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Model S quase, quase a andar sozinho

Mensagem por pcdefl » 04 nov 2015, 10:38

AP vai ser restringido, é o que dá a malta armar-se em parva, como aquele que foi para o banco de trás enquanto o carro estava em AP e ninguém sentado em nenhum dos bancos da frente, agora comecem a chuchar no dedo que um dia desses é preciso uma enfermeira ao lado (de preferência bem qualificada, ai o sexismo) para ter o AP on;
estava-se mesmo a ver que tanta porcaria no youtube só podia dar nisto

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Model S quase, quase a andar sozinho

Mensagem por jasmim » 04 nov 2015, 12:05

Basta haver um detetor no lugar do condutor (câmara ou peso no banco) para poder ou não ativar o AP.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Model S quase, quase a andar sozinho

Mensagem por Filipe » 04 nov 2015, 12:56

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Responder

Voltar para “Tesla Model S”