Página 2 de 4

Re: táxis Tesla

Enviado: 13 fev 2015, 13:41
por mjr
Até um Leaf com carregador de 3,3kW consegue carregar nesses postos de 43kW AC...

Re: táxis Tesla

Enviado: 13 fev 2015, 21:46
por mjr
Modificado? Basta usar o cabo Mennekes que usamos para os postos públicos. O Leaf só usa uma fase.

Re: táxis Tesla

Enviado: 13 fev 2015, 22:40
por pnunes
rdias Escreveu:Um PCR com carregador AC ate 43 kW permite carregar em AC ate ao valor maximo do I3 em AC.... Salvo erro.... 7.4 kW .... Mas é um desperdício pois esta a usar um recurso precioso durante muitas horas quando outros podem precisar ....
Se for um pcr com balanceamento de carga podem carregar todos! as saídas adaptam a potencia consoante a necessidade de cada um.

Re: táxis Tesla

Enviado: 13 fev 2015, 22:43
por pnunes
pnunes Escreveu:
rdias Escreveu:Um PCR com carregador AC ate 43 kW permite carregar em AC ate ao valor maximo do I3 em AC.... Salvo erro.... 7.4 kW .... Mas é um desperdício pois esta a usar um recurso precioso durante muitas horas quando outros podem precisar ....
Se for um pcr com balanceamento de carga podem carregar todos! as saídas adaptam a potencia consoante a necessidade de cada um.
Ou melhor, é possível utilizar AC e DC ao mesmo tempo a não ser que a potencia disponível pela baixada não permita, nesse caso pode então ser um sistema com balanceamento de carga!

Re: táxis Tesla

Enviado: 14 fev 2015, 00:34
por mjr
E o sistema Chademo permite renegociar as capacidades do carregador após ser iniciada a sessão? Recordo-me de me dizerem que isso não era possível, e o Leaf é muito sensível a variações da corrente de carga entre o pedido pelo carro e o fornecido pelo posto (seja para cima ou para baixo).

Re: táxis Tesla

Enviado: 14 fev 2015, 00:54
por pnunes
Sim, após o inicio da 2a sessao.

Re: táxis Tesla

Enviado: 14 fev 2015, 10:42
por mjr
Se bem percebi ao chegar um Leaf a um posto multi standard é iniciada uma sessão à potência máxima do posto. Se entretanto chegar outro carro, a sessão de carga dele fica em espera até o Leaf terminar a primeira sessão e só aí é que poderá ser partilhada energia entre os dois terminais, ao ser iniciada a segunda sessão do Leaf (se o condutor do Leaf quiser uma segunda sessão).

Seria muito mais interessante poder haver uma renegociação on the fly para o segundo carro não ter de esperar que o primeiro termine a primeira sessão, tal como é possível nos carregamentos AC alterando o sinal piloto.

Re: táxis Tesla

Enviado: 14 fev 2015, 12:34
por mjr
A parte de baixar a potência do Leaf antes de terminar a sessão de carga é que não sei se é possível, pelo menos com o Leaf.

Re: táxis Tesla

Enviado: 14 fev 2015, 16:54
por pnunes
mjr Escreveu:Se bem percebi ao chegar um Leaf a um posto multi standard é iniciada uma sessão à potência máxima do posto. Se entretanto chegar outro carro, a sessão de carga dele fica em espera até o Leaf terminar a primeira sessão e só aí é que poderá ser partilhada energia entre os dois terminais, ao ser iniciada a segunda sessão do Leaf (se o condutor do Leaf quiser uma segunda sessão).

Seria muito mais interessante poder haver uma renegociação on the fly para o segundo carro não ter de esperar que o primeiro termine a primeira sessão, tal como é possível nos carregamentos AC alterando o sinal piloto.
A segunda sessão que eu referia é a chegada de um segundo veiculo, aí a carga é negociada e podem carregar os dois, tanto faz ter sido iniciada em AC ou em DC, vão baixar os dois até á potencia previamente definida.
Atenção que isso só acontece quando a instalação só permita uma determinada potencia, caso contrario podem carregar ao mesmo tempo AC e DC á potencia máxima pedida pelo veiculo.
Nunca ouvi falar que o leaf desse mal com essa limitação, o que poderá acontecer é precisar de mais tempo para carregar...

Re: táxis Tesla

Enviado: 14 fev 2015, 19:31
por mjr
Foi-me dito por um técnico da Magnum Cap. Era assim que funcionava no posto deles de Vilar de Andorinho, onde tem (tinha?) duas tomadas Chademo. Nos postos deles, quando um módulo de potência queimava e o posto não conseguia chegar à potência máxima anunciada o Leaf corta a carga. Já o iMiEV continua a carregar, pelo que depende do carro.