CBPower Energy - Fornecedor de eletricidade low-cost

Local para todos os assuntos relacionados com ofertas de compra e venda de produtos.
Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

CBPower Energy - Fornecedor de eletricidade low-cost

Mensagem por rnlcarlov » 27 jun 2020, 12:56

Este tópico vem no seguimento da discussão iniciada aqui: viewtopic.php?f=24&t=7051&start=160

Uma vez que no fim de contas sou um comercial, achei melhor fazer um tópico oficial nos classificados de forma a estar mais dentro das regras do fórum. Por outro lado aproveito para compilar vária informação num único post para ser de pesquisa mais fácil.

Para quem não seguiu o tópico, estou aqui a representar uma nova fornecedora de eletricidade de fontes renováveis, chamada cashback-power. Está a operar no mercado há cerca de 1 ano. Pratica um modelo diferente de preços, em que o custo do kWh é o preço de custo no mercado ibérico sem margem comercial, que tem oscilações ao longo do ano mas cujo preço médio é muito inferior à EDP e afins. Em 2019, o preço médio do kWh foi 0.1189 em tarifa simples, 0.0772 em vazio em 0.1467 em cheio. O valor da potência contratada também não tem margem comercial, sendo apenas os valores fixados pela DGEG para cada escalão de potência. Em cada fatura é aplicado o preço médio da energia no período de facturação.

A cashback-power cobra apenas uma comissão de gestão fixa, que é margem que permite a empresa funcionar. No caso das potências de 3.45 a 6.9kVA há têm 3 escalões de acordo com o consumo anual. Em qualquer caso, mesmo que o consumo seja muito elevado, o valor da tarifa não aumenta mais do que o que está tabelado. O resultado desta matemática é que quase sempre dá uma boa poupança, especialmente em lugares onde o consumo é elevado, já que a parte fixa de gestão se dilui mais no kwh muito barato. Como a comparação com as companhias atuais não é linear, é necessário fazer umas simulações e ver caso a caso qual é a poupança, que pode ser feito aqui: https://www.cashback-power.pt/simulador.html
Daquilo que tenho visto com vários clientes ao longo destes meses, a poupança tem andado por volta dos 5-30% da fatura, dependendo da relação consumo/potência contratada.
Em casos de consumos muito assimétricos ao longo do ano, convém simular com várias faturas de meses de Verão e Inverno para ter uma melhor ideia.

Imagem

Como se vê nesta tabela, como as tarifas de gestão são fixas, dentro dessa potência quanto maior for o consumo maior a poupança em relação aos tarifários “fixos” normais. Mas para quem tem potências contratadas inferiores basta um consumo menor para ser vantajoso, já que a tarifa se gestão também é mais baixa.
Esta empresa também é aderente da comunidade cashbackworld. Para quem nunca ouviu falar, é uma plataforma gratuita que dá descontos adicionais em várias lojas (Pingo Doce, booking, fnac, IKEA, Norauto......). No caso da cashback-power, para além da poupança indicada no simulador, dá mais 2% de cashback sobre a potência contratada e kWh consumidos para quem é membro.

Para contratar com esta empresa podem falar comigo para ajudar no processo
Para quem não tem conta na plataforma de cashback, pode registar-se aqui para ficar como meu amigo: https://cbw.to/44a6dx


No website existe uma FAQ a esclarecer algumas questões sobre a cashback-power (https://cashback-power.pt/faq.html)
Mas existem algumas outras dúvidas que são colocadas frequentemente que achei por bem abordar aqui.

1 – Fidelização

Como está escrito no folheto, o tarifário power light, quando aplicado a BTN (potências até 41.4kVA) não tem fidelização. Na informação contratual aparece que os contratos são de 12 meses renováveis automaticamente, mas são de livre resolução por parte do consumidor. Nas FAQ é mencionada a fidelização, mas esta é apenas aplicável para empresas com contratos de BTE e MT, ou seja, potências iguais ou superiores a 41.41kVA.

2 – Que empresa é esta?

A cashback-power foi fundada em 2019 por jovens empresários portugueses com o objectivo de fornecer uma energia de fontes-renováveis ao melhor preço possível. A estratégia da empresa para conseguir isto passa por manter os custos o mais baixo possível, recorrendo à automatização em tudo o que se conseguir e com pouco investimento em marketing. Ao invés disso, aposta nos seus preços e nos seus clientes para fazer passar a imagem. Clientes como eu podem tornar-se Personal Account Managers (PAM) - Gestores de clientes - cuja função é por um lado serem divulgadores entre a família, amigos e outros conhecidos de círculos sociais que frequentam. São um apoio ao cliente de proximidade, encarregues de resolver assuntos mais simples e encaminhar os mais complexos para o escritório. Funções dos PAM incluem verificar se a documentação de um novo contrato está toda completa para ser processada pelo sistema informático sem atrasos, reenvio de mails com o contrato gerado caso o cliente o perca, alterar ciclos horários, potência ou dados do titular a pedido do cliente. O apoio ao cliente é preferencialmente feito através do PAM em vez de existir um call center genérico. Desta forma a rede de PAMs aligeira a carga do serviço central e permite resolver as coisas rapidamente mesmo com um "core" staff reduzido, dando tempo para irem desenvolvendo mais a plataforma.

A cashbackpower trabalha em parceria com a Ezurimbol, Lda. É sob esse nome que aparece na lista da DGEG: http://www.dgeg.gov.pt/?cn=6363644764597266AAAAAAAA e na lista dos agentes de mercado autorizados na REN: http://www.mercado.ren.pt/PT/Electr/Inf ... sMerc.aspx

3 – A tarifa de gestão

Como foi dito, a tarifa de gestão é o que permite à empresa funcionar, já que a energia e a potência são a preço de custo.
A tabela das tarifas de gestão gera por vezes alguma confusão devido à coluna de “Energia Base Anual”. Este valor não corresponde a um limite de consumo. Está ligado sobretudo ao cashback extra. Os 2% de desconto sobre os kWh estão limitados a esses valores anuais marcados com *. Acima disso deixa de haver o cashback.
Mas é verdade que entre os 3.45 e os 6.9kVA existe um desconto da tarifa de gestão para quem consome abaixo de certo nível. Mas reitero que a tarifa de gestão nunca vai acima dos valores tabelados. O consumo anual que se introduz no processo de contratação vai servir para determinar o valor da tarifa de gestão
Vejamos um exemplo:

Imagem

Nesta fatura o cliente consumiu 236kWh. Em termos anuais o consumo ronda os 3000kWh. A tarifa de gestão continua a ser os 4,49€ que estão presentes na tabela. A única diferença é que o cliente só vai receber 2% de cashback sobre 2500kWh. Os outros 500 não têm esse desconto adicional.

Campanha promocional

Para terminar, até dia 30 de Outubro estou a correr uma campanha para novas adesões:
10€ em vales de cashback da cashbackworld para potências ate 6.9kVA
20€ para potências acima de 6.9kVA.
Os vales podem ser sob a forma de vales de cashback uma mistura de cashback e-vouchers.
Vales de cashback dão cashback extra em todas as compras efetuadas nas lojas aderentes cashbackworld, incluindo a cashback-power. Os shopping points (SP) que cada loja dá são convertidos em dinheiro extra. Logo por exemplo, numa fatura de electricidade que dê 2€ de cashback e 1 shopping point, com este vale recebe na realidade 3€. Se comprar um vale de 100€ do pingo doce, em vez de receber 2€ de cashback, recebe 3€. Este desconto extra mantém-se até se esgotarem os 10€ do vale.
E-vouchers podem ser abatidos directamente na compra de cartões presente. Por exemplo, tendo um e-voucher de 5€ pode-se comprar um vale da Fnac de 10€ por apenas 5€.

Clientes existentes que trouxerem um amigo também são elegíveis para receber este vale.
Como estes vales são atribuídos através da plataforma cashbackworld é condição necessária estarem registados como meus amigos, ou como amigos dos meus amigos.
Última edição por rnlcarlov em 10 abr 2023, 12:53, editado 12 vezes no total.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Cashback-power - Fornecedor de eletricidade renovável low-cost

Mensagem por VETL » 27 jun 2020, 13:14

Boas!
Qual é o NIF da cashback-power? Pode-se saber ou é confidencial?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Cashback-power - Fornecedor de eletricidade renovável low-cost

Mensagem por rnlcarlov » 27 jun 2020, 14:42

VETL Escreveu:
27 jun 2020, 13:14
Boas!
Qual é o NIF da cashback-power? Pode-se saber ou é confidencial?
Para efeitos de pagamentos e faturação o NIF relevante é o da Ezurimbol Lda, 513983511. Quando à sociedade que detém a marca Cashback-power, vou averiguar se posso divulgar.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Cashback-power - Fornecedor de eletricidade renovável low-cost

Mensagem por Nonnus » 28 jun 2020, 05:36

Era interessante aqueles que já mudaram para esta empresa deixarem algum feedback, pontos positivos e pontos negativos.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: Cashback-power - Fornecedor de eletricidade renovável low-cost

Mensagem por marcopns » 28 jun 2020, 08:21

Nonnus Escreveu:
28 jun 2020, 05:36
Era interessante aqueles que já mudaram para esta empresa deixarem algum feedback, pontos positivos e pontos negativos.
Pontos negativos, até agora nada.
Positivos, é isto.
Imagem
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Cashback-power - Fornecedor de eletricidade renovável low-cost

Mensagem por OCasal » 28 jun 2020, 09:35

Bom dia.

Estive a fazer as contas e como cliente EDP não me compensa mudar. Em casa com esses consumos não ia pagar muito mais e com o cartão EDP nos PCN'S que só têm o custo do CEME compensa usar o cartão do mesmo operador lá de casa!

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Cashback-power - Fornecedor de eletricidade renovável low-cost

Mensagem por frankesousa » 30 jun 2020, 10:05

Aderi ao Cashback-power no mês passado e acabou de chegar a fatura, tudo impecável (tem 1 ou outro ponto de melhoria mas nada que atrapalhe).

No meu caso (6.9KVA) com consumos de 284kWh (Cheias) e 392kWh (Vazio) ficou por menos 16 ou 17€ que na EDP com tarifário ME e 20% desconto no vazio.
Se o consumo aumentar aumenta a poupança já que estamos a pagar o kWh basicamente ao preço de custo.

Até ver aconselho.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Cashback-power - Fornecedor de eletricidade renovável low-cost

Mensagem por BrunoAlves » 30 jun 2020, 11:58

Também aderi recentemente. A poupança mensal calculada nas simulações é real, ainda que o covid tenha feito mudar um pouco a perspectiva: tenho muito (muito!) mais consumo fora de vazio mas pago o mesmo de antes
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Cashback-power - Fornecedor de eletricidade renovável low-cost

Mensagem por frankesousa » 30 jun 2020, 14:24

BrunoAlves Escreveu:
30 jun 2020, 11:58
Também aderi recentemente. A poupança mensal calculada nas simulações é real, ainda que o covid tenha feito mudar um pouco a perspectiva: tenho muito (muito!) mais consumo fora de vazio mas pago o mesmo de antes
Parece que o simulador tem comportamento diferente de dia para dia mas nunca me deu um valor muito correto.
A minha fatura foi de 71€ e no simulador dá 60€, mas como tenho tarifa social talvez o simulador esteja a errar por causa disso.

No teu caso usando o simulador diz o valor igual á fatura?
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Cashback-power - Fornecedor de eletricidade renovável low-cost

Mensagem por BrunoAlves » 30 jun 2020, 16:00

No simulador ele não calcula a fee de gestão. Ou seja, se meteres os teus consumos da factura cashback power, o custo imediato será sem a fee.
Pelo menos é a leitura que eu faço, não tenho a certeza.

A comparação que fiz foi: paguei basicamente o mesmo do que na ultima factura EDP, com sensivelmente o mesmo consumo total. A grande diferença é que na factura da EDP tinha basicamente consumo 50/50 entre vazio e fora de vazio, agora com covid é mais 33/67%
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Compra e Venda”