Compra conjunta Kit EVSE

Local para todos os assuntos relacionados com ofertas de compra e venda de produtos.
NMCS
Mensagens: 14
Registado: 20 nov 2015, 12:58
Data de fabrico: 22 ago 2013
Capacidade bateria: 54.44 Ah
Localização: Camarate

Re: Compra conjunta Kit EVSE

Mensagem por NMCS » 11 nov 2016, 17:29

Boa tarde.

Eu também já fiz alguns EVSE's desse tipo, nunca deixei nenhum regulado para mais de 10A e mesmo assim os relés que usei (20A rated) aquecem bastante.
Não podemos esquecer que esses relés estão muitas horas a suportar a corrente definida através dos seus contactos.
A secção recta mínima por lei para 16A é 2,5mm², ora esses relés não têm essa secção, nem nada que se pareça com isso, nos seus pinos.
Se o relé estivesse sempre actuado e abrisse só em emergência seria uma coisa, outra completamente diferente é interrompermos com frequência a carga a 16A. Nestas condições este tipo de relés será sempre o elo mais fraco da montagem.

A questão da entrada e saída de água e da electrónica no interior é bastante pertinente.
Sw Predator 60Ah- 92.000kms
Vectrix 60Ah- 15.000kms
Renault Fluence- 23.000kms
Microgeração- 4.5Kw
Solar Térmico- 280lts

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Compra conjunta Kit EVSE

Mensagem por Apr » 11 nov 2016, 17:36

Erbium Escreveu:Um contactor destes: (22.22) http://www.farnell.com/datasheets/12737.pdf
Faria então a interrupção de fase e neutro como pretendido?
Apr Escreveu:Alguém tem fotos do interior de um EVSE desses?
Não é meu mas calculo que sejam assim ou parecido: https://github.com/kortas87/simple-evse ... J1772guide

Esse relés parecem fixes, os de 2 pólos. Eu tenho boa experiência com os da LYN de 63A e tem o tamanho de 2 desses, isto para 32A.
Este relé parece ser o standard para este tipo de aplicações, equipa todos os EVSE's que já vi incluindo o da tesla.

Imagem

NMCS
Mensagens: 14
Registado: 20 nov 2015, 12:58
Data de fabrico: 22 ago 2013
Capacidade bateria: 54.44 Ah
Localização: Camarate

Re: Compra conjunta Kit EVSE

Mensagem por NMCS » 11 nov 2016, 17:45

Qualquer um desse será óptimo, claro.
Não cabem é dentro das fichas mennekes ou j1772
Sw Predator 60Ah- 92.000kms
Vectrix 60Ah- 15.000kms
Renault Fluence- 23.000kms
Microgeração- 4.5Kw
Solar Térmico- 280lts

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Compra conjunta Kit EVSE

Mensagem por Erbium » 11 nov 2016, 17:54

Apr Escreveu:Esse relés parecem fixes, os de 2 pólos. Eu tenho boa experiência com os da LYN de 63A e tem o tamanho de 2 desses, isto para 32A.
Este relé parece ser o standard para este tipo de aplicações, equipa todos os EVSE's que já vi incluindo o da tesla.
Estás a falar do finder certo?
Esses da LYN são 2x os da finder?
São os LYN que equipam os da tesla?

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Compra conjunta Kit EVSE

Mensagem por Apr » 11 nov 2016, 18:02

NMCS Escreveu:Qualquer um desse será óptimo, claro.
Não cabem é dentro das fichas mennekes ou j1772
Infelizmente é impossivel miniaturizar mais componentes por onde passam correntes elevadas sem colocar em causa a integridade dos mesmos. O importante é conhecermos as limitações para podemos dar o melhor uso possivel.

Por isso é que acho estranho este conceito de EVSE integrado na ficha, porque a maior vantagem dele é ser portátil mas ao mesmo tempo é a sua maior fraqueza, porque só pode ser usado em casa. E para usar em casa é muito melhor ter uma wallbox, eventualmente até com a mesma eletrónica, não interessa.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Compra conjunta Kit EVSE

Mensagem por Apr » 11 nov 2016, 18:10

Erbium Escreveu:
Apr Escreveu:Esse relés parecem fixes, os de 2 pólos. Eu tenho boa experiência com os da LYN de 63A e tem o tamanho de 2 desses, isto para 32A.
Este relé parece ser o standard para este tipo de aplicações, equipa todos os EVSE's que já vi incluindo o da tesla.
Estás a falar do finder certo?
Esses da LYN são 2x os da finder?
São os LYN que equipam os da tesla?
O que equipam o EVSE da tesla e todos os outros que já vi são os da foto, em formato DPST.

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 862
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Compra conjunta Kit EVSE

Mensagem por t3lmo » 11 nov 2016, 18:21

Apr Escreveu:... porque só pode ser usado em casa.
Em casa só? :)
Tem proteção IP65 e o meu está neste momento a carregar à chuva! E assim vai continuar por muitos mais anos ;)

Imagem
Imagem
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Compra conjunta Kit EVSE

Mensagem por Erbium » 11 nov 2016, 18:23

Apr Escreveu:O que equipam o EVSE da tesla e todos os outros que já vi são os da foto, em formato DPST.
Uma coisa destas? http://pt.farnell.com/te-connectivity-p ... /dp/270313

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 862
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Compra conjunta Kit EVSE

Mensagem por t3lmo » 11 nov 2016, 19:10

Uma ficha schuko monofásica com 400V deve ter sido para carregar o veículo em Marte! :lol:
MRider Escreveu:Por isso cuidado com evse baratos.
Ainda bem que não é este o caso :)
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 862
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Compra conjunta Kit EVSE

Mensagem por t3lmo » 11 nov 2016, 21:52

Para me certificar que o material estava bem implementado, enviei-lhes uma mensagem a questionar como era feito o switch, se tinham um relay para cada fase ou um contactor de 2 fases.
Dizem que usam 2 relays da Panasonic integrados num dispositivo desenhado por eles. Tanto a fase como o neutro são cortados.
Ok, só faltou testar para tirar a questão limpo :geek:
Lá fui buscar o multimetro e confirma-se que não existe condução entre qualquer nos pinos da ficha J1772 e dos terminais da schuko. Só o terminal de terra está direto.
Deixei de ter dúvidas. Quem quiser testar também, tenho cabo disponivel na zona de Lisboa :)

Imagem
Imagem
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

Responder

Voltar para “Compra e Venda”