Nissan Leaf 30 kWh - Dúvida sobre troca em garantia

HellMaster
Proprietário Leaf
Mensagens: 237
Registado: 19 abr 2016, 13:55
Data de fabrico: 12 jul 2016
Capacidade bateria: 66.5Ah - 11 barras

Nissan Leaf 30 kWh - Dúvida sobre troca em garantia

Mensagem por HellMaster » 25 jul 2022, 10:56

Bom dia a todos,

O meu Leaf 30kWh está neste momento com 6 anos, e independentemente do facto de ter tido sempre algum cuidado com aquecimentos, cargas rápidas consecutivas, etc., perdeu a 4ª barra ainda antes de fazer a revisão dos 6 anos, aos 118500km. Perdeu-a provavelmente com +/- 115 a 117 mil Km. (não costumo ser eu a conduzi-lo, é a minha esposa, e ela não reparou nisso)

A experiência com a marca e accionamento da garantia, até agora, foi o mais simples possível, na parte do concessionário. Fui à Revisão, informei que tinha perdido a 4ª barra, e de imediato após a revisão disseram me que estava apto a troca em garantia.

Até aqui tudo bem. A parte que me deixou apreensivo e que peço a vossa ajuda para perceber, caso tenha acontecido a alguém ou tenham alguma informação, mesmo que nos 24kWh, é o seguinte:

No dia seguinte, ligaram-me do departamento de garantias do concessionário, e informaram que a Nissan aprovou o processo de troca, mas que ao lançar a informação no sistema, o sistema informa que a bateria será substituída por uma "bateria reconstruída".

Eu já vi no site deles, (não sei se é recente ou se já existia essa indicação antes) e realmente na parte das garantias mencionam : As peças utilizados durante as operações são peças originais Nissan (novas ou reconstruídas) ou peças autorizadas pela marca.

Mandei mail à Nissan, ( portugal (at) nissan-services.eu), a questionar as especificações das baterias reconstruídas, e garantia que davam às mesmas, etc., e responderam-me por telefone, a indicar que o concessionário é que tinha pessoal técnico que sabe responder a isso, e que eles iam dizer para o concessionário me ligar a esclarecer. (quando o fizerem, se fizerem, comunico aqui)


Alguém que tenha passado pela mesma experiência, possivelmente com um 24kWh, que os 30kWh ainda não deve haver muitos com baterias trocadas, ou alguém que tenha algum conhecimento de causa me sabe responder se:
- as baterias reconstruídas têm de ter as especificações das novas, ou se podem ter menos capacidade, por exemplo, desde que voltem a colocar as barras acima de 8 em 12?
- tenho algum direito a exigir bateria nova, ou no mínimo, mesmo que reconstruída, a exigir que tenha as características idênticas à de uma nova?

Obrigado pelo vosso apoio.
Hugo

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Nissan Leaf 30 kWh - Dúvida sobre troca em garantia

Mensagem por BrunoAlves » 25 jul 2022, 11:12

As condições da troca em garantia devem estar claramente identificadas em algum documento da marca. O que encontraste no site é genérico, mas acredito que exista uma informação específica para a bateria. Neste fórum encontrei um link para isto (dos states, deve haver equivalente em PT)
https://owners.nissanusa.com/content/te ... ooklet.pdf
If necessary, the lithium-ion battery will be replaced with a new, remanufactured or factory reconditioned lithium-ion battery. Any repair or replacement made under this Lithium-Ion Battery Capacity Coverage may not return your lithium-ion battery to an “as new” condition with all 12 battery
capacity segments, but it will provide the vehicle with a capacity level of nine segments or more on the battery capacity level gauge.
São as condições da garantia... No início a maioria das pessoas terão recebido baterias novas, mas agora com as trocas feitas já há muito por onde recondicionar.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Nissan Leaf 30 kWh - Dúvida sobre troca em garantia

Mensagem por Nonnus » 25 jul 2022, 11:58

Isto vale o que vale, mas parece que algumas pessoas com o mesmo problema receberam baterias recondicionados sem as 12 barras. A explicação da Nissan é que desde que esteja acima das 8 estão a cumprir com as condições de garantia.

Como foi dito anteriormente temos pessoas aqui no fórum que receberam baterias completamente novas com as 12 barras.

Já agora era importante sabermos o tipo de uso que dá ao seu carro. Se pudesse partilhar connosco ficávamos agradecidos.

O carro é de 2016 correcto?

Que tipo de carregamentos faz. 20% / 80% ou até 100%?

O carro sempre foi seu?

Faz auto estrada com frequência?

Faz muitos carregamentos rápidos?

A partilha desta informação é importante para fazermos comparações com outros carros aqui do fórum.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

HellMaster
Proprietário Leaf
Mensagens: 237
Registado: 19 abr 2016, 13:55
Data de fabrico: 12 jul 2016
Capacidade bateria: 66.5Ah - 11 barras

Re: Nissan Leaf 30 kWh - Dúvida sobre troca em garantia

Mensagem por HellMaster » 25 jul 2022, 12:55

Olá,

Obrigado pelas respostas.

@Nonnus
O carro é meu desde novo.

A utilização que fazemos é meramente uso pessoal, fazemos 50% dos km em auto estrada a 120km/h, não fazemos cargas rápidas com frequência, talvez umas 2 a 3 por mês.

Os carregamentos desde os 4 anos +/- são a 100% até porque com a degradação que tem, de há uns 2 anos para cá, a 80% era arriscado para garantir que chegávamos ao final do dia sem ter de andar a "contar electrões", sempre que tínhamos de fazer mais uns km que o normal.

Em relação a estarem a fornecer baterias com menos que as 12 barras, era esse cenário que temia, mas também ainda tenho 2 anos de garantia, e se a trocarem, por lei terei pelo menos mais 6 meses... se me derem uma bateria com 9 barras, por exemplo, a probabilidade de a recuperada também morrer antes de acabar a garantia, parece-me elevada...

Obrigado a ambos pela resposta.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Nissan Leaf 30 kWh - Dúvida sobre troca em garantia

Mensagem por Apr » 25 jul 2022, 13:09

Qual é a garantia da bateria recondicionada?

HellMaster
Proprietário Leaf
Mensagens: 237
Registado: 19 abr 2016, 13:55
Data de fabrico: 12 jul 2016
Capacidade bateria: 66.5Ah - 11 barras

Re: Nissan Leaf 30 kWh - Dúvida sobre troca em garantia

Mensagem por HellMaster » 25 jul 2022, 14:13

APR,

A garantia da bateria que colocarem, é a bateria do carro... ou seja, até o carro fazer 8 anos.

Depois, e pelo que percebo, a lei das garantias diz que qualquer reparação em garantia acresce 6 meses ao prazo da garantia do bem, por isso assumo que seja isso. 8 anos desde a compra + 6 meses. (Mas essa parte ainda tenho de ver se percebo se em 2016 já era assim)

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Nissan Leaf 30 kWh - Dúvida sobre troca em garantia

Mensagem por Apr » 25 jul 2022, 15:46

Pois parece que é isso, não estou a ver nenhuma vantagem em adiar a substituição. Se te calhar um pack pouco melhor que a que tens agora tens tempo para acionar a garantia novamente.

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1255
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Nissan Leaf 30 kWh - Dúvida sobre troca em garantia

Mensagem por mafgod » 25 jul 2022, 16:05

Pode ser que a garantia das peças nos carros seja diferente mas, tenho uma placa de indução, em que o módulo de potência se avariou próximo do fim da garantia e substituiram toda a eletrónica ainda, basicamente só fiquei com o vidro da placa original.
Quase ao fim de 2 anos após a sbstituição/reparação, e já bem depois da garantia inicial ter terminado, tive o mesmo problema e voltaram a trocar toda a eletrónia, mantendo o vidro, e novamente garantia de 2 ano para a eletrónica e para o mesmo problema.
Penso que, no meu caso, como o problema é o mesmo, a garantia cobre o mesmo defeito por mais 2 anos, se o problema fosse outro, já não cobria.

anolsi
Mensagens: 207
Registado: 20 mar 2017, 16:20
Data de fabrico: 0- 1-2019
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Re: Nissan Leaf 30 kWh - Dúvida sobre troca em garantia

Mensagem por anolsi » 25 jul 2022, 20:36

mafgod Escreveu:
25 jul 2022, 16:05
Pode ser que a garantia das peças nos carros seja diferente mas, tenho uma placa de indução, em que o módulo de potência se avariou próximo do fim da garantia e substituiram toda a eletrónica ainda, basicamente só fiquei com o vidro da placa original.
Quase ao fim de 2 anos após a sbstituição/reparação, e já bem depois da garantia inicial ter terminado, tive o mesmo problema e voltaram a trocar toda a eletrónia, mantendo o vidro, e novamente garantia de 2 ano para a eletrónica e para o mesmo problema.
Penso que, no meu caso, como o problema é o mesmo, a garantia cobre o mesmo defeito por mais 2 anos, se o problema fosse outro, já não cobria.
São pontos diferentes, penso eu. Uma é a questão da garantia obrigatória em caso de avaria/não usabilidade num período de tempos de 2 anos (acho que para produtos eletrónicos é essa a base).

Outra coisa é uma garantia disponibilizada pela marca, porque assim o quer. É verdade que tipo é anunciado e podes sempre depois indicar que eles devem cumprir aquilo que prometeram (algo que supostamente fazem com pronto algumas jogadas de "letras"), mas não podes exigir que te deem mais, se inicialmente já só te deram porque quiseram. Aliás as baterias até é um fator importante, porque se eu não estou errado por exemplo quando compras um telemóvel este tem garantia de 2 anos, algumas marcas queixam-se se tentares reclamar da bateria após 6 meses, indicando que é desgaste de utilização (não sei se ainda é assim, mas era algo que acontecia). Portanto não me parece que seja assim tão direto a questão de serem ou não obrigados a estender a garantia mais x tempo... Mas posso estar enganado...

corrisi
Proprietário Leaf
Mensagens: 331
Registado: 01 dez 2018, 20:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Nissan Leaf 30 kWh - Dúvida sobre troca em garantia

Mensagem por corrisi » 26 jul 2022, 09:24

HellMaster Escreveu:
25 jul 2022, 10:56
Bom dia a todos,

O meu Leaf 30kWh está neste momento com 6 anos, e independentemente do facto de ter tido sempre algum cuidado com aquecimentos, cargas rápidas consecutivas, etc., perdeu a 4ª barra ainda antes de fazer a revisão dos 6 anos, aos 118500km. Perdeu-a provavelmente com +/- 115 a 117 mil Km. (não costumo ser eu a conduzi-lo, é a minha esposa, e ela não reparou nisso)

A experiência com a marca e accionamento da garantia, até agora, foi o mais simples possível, na parte do concessionário. Fui à Revisão, informei que tinha perdido a 4ª barra, e de imediato após a revisão disseram me que estava apto a troca em garantia.

Até aqui tudo bem. A parte que me deixou apreensivo e que peço a vossa ajuda para perceber, caso tenha acontecido a alguém ou tenham alguma informação, mesmo que nos 24kWh, é o seguinte:

No dia seguinte, ligaram-me do departamento de garantias do concessionário, e informaram que a Nissan aprovou o processo de troca, mas que ao lançar a informação no sistema, o sistema informa que a bateria será substituída por uma "bateria reconstruída".

Eu já vi no site deles, (não sei se é recente ou se já existia essa indicação antes) e realmente na parte das garantias mencionam : As peças utilizados durante as operações são peças originais Nissan (novas ou reconstruídas) ou peças autorizadas pela marca.

Mandei mail à Nissan, ( portugal (at) nissan-services.eu), a questionar as especificações das baterias reconstruídas, e garantia que davam às mesmas, etc., e responderam-me por telefone, a indicar que o concessionário é que tinha pessoal técnico que sabe responder a isso, e que eles iam dizer para o concessionário me ligar a esclarecer. (quando o fizerem, se fizerem, comunico aqui)


Alguém que tenha passado pela mesma experiência, possivelmente com um 24kWh, que os 30kWh ainda não deve haver muitos com baterias trocadas, ou alguém que tenha algum conhecimento de causa me sabe responder se:
- as baterias reconstruídas têm de ter as especificações das novas, ou se podem ter menos capacidade, por exemplo, desde que voltem a colocar as barras acima de 8 em 12?
- tenho algum direito a exigir bateria nova, ou no mínimo, mesmo que reconstruída, a exigir que tenha as características idênticas à de uma nova?

Obrigado pelo vosso apoio.
Hugo
Viva, bom dia.

Tenho um leaf 30KWh de 03/2017 que em fevereiro de 2021 foi substituída bateria de tração ao abrigo da garantia em virtude de apresentar 8 barras antes dos pressupostos da garantia se cumprirem.
Todo o processo decorreu normalmente no concessionário da NISSAN e em 24H tinha também a aprovação da NISSAN IBERIA para a substituição da mesma.
Não posso afirmar cabalmente que a bateria de substituição que colocaram era 100% nova uma vez que tinha uma célula com uma voltagem bem inferior às restantes (a 100% de SOC havia um diferencial de voltagem de quase 100mV). Com o tempo e com os carregamentos lentos e a 100% em casa essa diferença foi se esbatendo e hoje ronda os 27mV).
Mesmo assim, na altura da substituição da bateria, fevereiro de 2021, o leafspy indicava que o carro tinha 29.3 KWh disponíveis, 83 AHr, SOH de 103.6 e HX de 97%. Estes dados levam-me a acreditar que se a bateria não era 100% nova, andava lá perto. Volvidos 17 meses e 30 mil kms percorridos com a "nova" bateria o carro continua com as 12 barras naturalmente, indicando o leafspy a 100% de SOC 28.7 KWh disponíveis.
Cá na ilha e cumprindo os limites de velocidade consigo fazer 180-190 kms com uma carga.

Cumprimentos
corrisi
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. :dance:
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020. :dance:

Responder

Voltar para “Problemas/Avarias”