Erro painel

Oliveirinha
Mensagens: 10
Registado: 14 out 2019, 22:18
Data de fabrico: 29 fev 2016
Capacidade bateria: 10 barras

Erro painel

Mensagem por Oliveirinha » 19 out 2019, 03:14

Boa noite,

Durante a última semana tenho tido alguns problemas para arrancar com o carro.
O erro que aparece é "When parked apply parking brake" ou em português "acionar travão de mão ao estacionar". Quer tenha o travão de de parque colocado ou não o erro aparece na mesma. Quando isso acontece a luz da transmissão acende e mesmo não tendo o carro a carregar acende a luz da tomada e as luzes do tablie piscam. No caso do carro estar a carregar, o carregamento para e começa a dar o erro.
Troquei a bateria pois ao ler alguns tópicos pareceu-me que poderia ser esse o problema, no entanto continua igual.
Alguém tem uma ideia do que será o problema?

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: Erro painel

Mensagem por noway » 19 out 2019, 10:41

Olá,

Qual é a marca/modelo/ano?

Se ainda está na garantia deves ir a uma concessionária. Estás a ter um conjunto de erros quase sem nexo e como já puseste uma bateria nova e continua igual... ficou ainda mais estranho.

Pode ser que alguém aqui no fórum tenha tido o mesmo problema.
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Erro painel

Mensagem por BrunoAlves » 19 out 2019, 17:37

Nunca vi esse erro e cheguei a deixar o carro sem o travão de mão (pé) várias vezes, ficava só em P.

Pode estar a referir-se ao travão de caixa (o P) por eventualmente não estar a detectar a posição? Quando colocas em P ele sinaliza essa "mudança"? Quando colocas o travão de mão ele acende a respectiva sinalização?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Oliveirinha
Mensagens: 10
Registado: 14 out 2019, 22:18
Data de fabrico: 29 fev 2016
Capacidade bateria: 10 barras

Re: Erro painel

Mensagem por Oliveirinha » 21 out 2019, 22:05

O carro já não está em garantia. Infelizmente já foram 120000kms Sim o P aparece no seletor e no quadrante. Quando travo com o travão de pé também aparece a luz de travão de parque. Até aqui tudo normal. Quando coloco o carro a carregar as vezes deixa de carregar e aparece esse erro. A forma que arranjei para carregar o carro é com a ignição ligada. Assim o erro não aparece e consigo carregar a 100%

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Erro painel

Mensagem por BrunoAlves » 21 out 2019, 23:26

Consegues tirar uma foto ao erro? Acho que nunca vi tal descrição :think:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Erro painel

Mensagem por Erbium » 22 out 2019, 10:12

Verificar os erros (DTC) com o LeafSpy ou outra ferramenta de diagnóstico.

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: Erro painel

Mensagem por noway » 22 out 2019, 12:54

Sabes ver os DTCs com o LeafSpy? És de que zona do país? Pode ser que alguém com mais conhecimentos te ajude. Se fores aqui da zona do Porto posso ajudar-te a ver isso.
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Oliveirinha
Mensagens: 10
Registado: 14 out 2019, 22:18
Data de fabrico: 29 fev 2016
Capacidade bateria: 10 barras

Re: Erro painel

Mensagem por Oliveirinha » 22 out 2019, 22:19

Sou de Lisboa, mais propriamente de Rio de Mouro.
Já vou ver com o Leaf Sou os erros que aparecem e digo. Isto cada vez está mais estranho...

Oliveirinha
Mensagens: 10
Registado: 14 out 2019, 22:18
Data de fabrico: 29 fev 2016
Capacidade bateria: 10 barras

Re: Erro painel

Mensagem por Oliveirinha » 23 out 2019, 10:54

Os erros que aparecem no Leaf Sou são:
C118C 0109 ABS EV/HEV SYSTEM BRC-126
C1A6E 0109 BRAKE System BR-146
C1A70 0109 BRAKE Control System BR-160
P1610 000B EV/HEV Local mode SEC-58
P1612 000A EV/HEV Chaim of VCM-IMMU SEC-60

No painel só aparece o que disse inicialmente.

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: Erro painel

Mensagem por noway » 23 out 2019, 11:14

Estás exactamente com o mesmo problema deste tipo:

https://www.mynissanleaf.com/viewtopic.php?t=21776

Vê lá se isto te ajuda.
It certainly sounds like you've damaged the pre-charge circuit. As I understand the VCM commands precharge, then waits for the inverter to report that the voltage across the HV caps/condensers has reached a certain voltage level before it closes the main contactors. The P311C and P3176 DTCs indicate that doesn't seem to be happening so the HV is never connected to the DCJB. That will prevent either ready mode or charging. You'll probably have to drop the battery and examine the junction box.

I suppose there is a slight possibility that its a 12V power issue resulting in the relays/contactors not operating correctly, but that seems unlikely to me. In the thread you referenced, I'm not sure there was actually anything wrong with the DCJB fuses. It seems the HV short at the compressor stressed the pre-charge resistors during start-up or charge initiation. Still, before dropping the battery it might be good to try and trace out the 12V power and check the fuses/relays.

The brake system errors are a little odd, although they both seem to be VCM related errors so may just be a result of the overall failure condition. I believe you can disconnect both the IBU and ABS units if you want to verify that these aren't somehow causing the problem though. I've been able to reliably get into both ready and charge modes with both unplugged.
Eu começava por verificar os 12V da bateria (acho que já o fizeste) e ver se tens algum fusível queimado. Se estiver um queimado (vê qual deles é pois isso ajuda a identificar qual a funcionalidade afectada), substitui e tenta ligar o carro de novo depois de apagares os DTCs com o LSP. Se o problema continuar./voltar.. tens um problema no carregador/arranque do carro. A partir daqui diagnosticar o problema requer solidos conhecimentos de electrónica... não sei se queres ir por aí. No fim pode ser só uma resistência de 10 centimos... mas para chegares lá...

Tu quando ligas o carro... chegas a ouvir o Contactor HV a fechar? Faz um barulho que se ouve bem.
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Responder

Voltar para “Problemas/Avarias”