Num primeiro momento basta carregar a 100% e verificar o que o LS pro indica sobre a capacidade da bateria, como na foto que coloquei.
Depois, com mais tempo, fazer uma descarga profunda com a ajuda do LS pro. Pode acabar a descarga com o carro parado e ligar o Ar condicionado. De seguida carregar a 100% e ver quanto gastou na tomada (é necessário um medidor claro )
E aos 18600km perdemos a nossa 1ª barra...
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Re: E aos 18600km perdemos a nossa 1ª barra...
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Re: E aos 18600km perdemos a nossa 1ª barra...
Perder uma barra com esses quilometros parece-me estranho. O meu, de Maio de 2014, perdeu a primeira barra este ano, aos 55.000 kms...
Última edição por cromero em 17 jul 2017, 16:50, editado 1 vez no total.
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Re: E aos 18600km perdemos a nossa 1ª barra...
A capacidade que o LS Pro indica a 100% tem a ver diretamente com o SOH, por isso eu não esperava mais que 19,5kW.h.
Para o teste da tomada é fazer como disse o Jasmim. Uma vez que faz habitualmente poucos km basta que num dia que chegue à bateria fraca andar mais uns km, controlando com o Leaf Spy a energia restante. Quando chegar aos 2kW.h convém estar mais perto de casa e dar mais umas voltinhas até só restar 1kW.h. Depois colocar na garagem e ligar o aquecimento no máximo com as portas abertas até o aparecer a tartaruga. Desligar o carro e carregar até 100%, mediando a energia com um contador dedicado.
Se de facto estiver a subestimar a capacidade vai fazer MUITOS km depois da bateria fraca, é lá que ela fica escondida.
Para o teste da tomada é fazer como disse o Jasmim. Uma vez que faz habitualmente poucos km basta que num dia que chegue à bateria fraca andar mais uns km, controlando com o Leaf Spy a energia restante. Quando chegar aos 2kW.h convém estar mais perto de casa e dar mais umas voltinhas até só restar 1kW.h. Depois colocar na garagem e ligar o aquecimento no máximo com as portas abertas até o aparecer a tartaruga. Desligar o carro e carregar até 100%, mediando a energia com um contador dedicado.
Se de facto estiver a subestimar a capacidade vai fazer MUITOS km depois da bateria fraca, é lá que ela fica escondida.
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Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: E aos 18600km perdemos a nossa 1ª barra...
Eu cada vez mais chego à conclusão que estas baterias querem é uso. Eis o estado do meu, com 9 meses (6 na minha mão) e com 16500km:
Não tenho tido grandes cuidados, excepto procurar evitar efectuar carregamentos lentos (sim, lentos), quando as baterias estão quentes
Não tenho tido grandes cuidados, excepto procurar evitar efectuar carregamentos lentos (sim, lentos), quando as baterias estão quentes
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Re: E aos 18600km perdemos a nossa 1ª barra...
Muito boa marca!jfr2006 Escreveu:Eu cada vez mais chego à conclusão que estas baterias querem é uso. Eis o estado do meu, com 9 meses (6 na minha mão) e com 16500km:
Não tenho tido grandes cuidados, excepto procurar evitar efectuar carregamentos lentos (sim, lentos), quando as baterias estão quentes
O meu tem menos 2 meses e o dobro dos km (30000km) e já está nos 79AHr (SOH=99%).
Curiosamente o valor começou a baixar de forma abrupta a partir do momento que comecei a fazer mais cargas parciais.
Antes fazia ciclos diários de 100% a 25% e agora nem sempre carrego a 100% mas também raramente vai abaixo dos 40%.
O único cuidado que tenho é tentar não ter as baterias muito quentes, forçando cargas rápidas prolongadas ou estacionamentos ao sol, de resto faço tudo normalmente.
José Ramalho