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Colapso no centro do Porto II

Enviado: 22 jan 2012, 01:25
por victormcpinto
Pois é. Apesar de ter solicitado à Nissan, por email, informação acerca do que terá acontecido no dia 22 de Dezembro ao meu Nissan Leaf, a verdade é que ainda não consegui obter qualquer resposta.
Mas hoje, dia 21, no final de tarde, voltei à Caetano Power - Porto, para proceder a um carregamento rápido. Reparei que no final do carregamento, 8?%, o display apresentava qualquer coisa assim:
Processo concluído. Problemas com o carregador.
Entretanto tudo parecia normal. O carro ligou normalmente, sem mensagem ou sinalizadores de erro no mostrador. Arranquei e parei para um café, uns klms depois. O carro voltou a ligar normalmente mas, desta vez, lá apareceu o sinal amarelo com a silhueta do carro e o ponto de exclamação. Precisamente a mesma situação do dia 22 de dezembro. Calculava que, se desligasse o carro, não conseguiria voltar a arrancar.
Como não arrisquei o regresso a casa naquela situação, 70 Km, e no concessionário não existiria ninguém, antes de chamar o reboque tentei um ponto de carregamento normal, como tentativa desesperada e pouco convicta de desbloquear esta situação. Não aceitou a carga e, depois de desligar , só o reboque.
Pela segunda vez no espaço de um mês, com 9600 Km, lá foi ele no reboque... Entretanto fica a dúvida do carregador. Será que só me acontece a mim naquelo ponto de carga? Ou estará o problema no meu carro?
Façam o favor de opinar.

Re: Colapso no centro do Porto II

Enviado: 22 jan 2012, 01:58
por RJSC
Acho que o mjr já carregou na Caetano Power e não teve problemas.
Já fez carga rápida em algum outro lugar?
Se não fez uma carga rápida noutro lugar sem problemas, suspeito que o seu Leaf tenha um problema com as cargas rápidas.
Tentou desligar a bateria de 12V como sugeriram da outra vez para ver se não era preciso chamar o reboque?

Re: Colapso no centro do Porto II

Enviado: 22 jan 2012, 11:07
por mjr
Já carreguei umas 20 vezes nesse carregador e a única situação anormal foi que num dia de chuva a carga parou sozinha aos 60%. Como era suficiente e estava de facto a chover muito, não insisti.

Uma situação que acontece sempre que carrego nesse posto é que a indicação de carga (barras e gids pelo SOC-meter) fica marada, indicando menos carga do que aquela que realmente tem.Isto porque os Volts da bateria em aberto para o mesmo estado de carga são mais altos que o normal, e além disso ele aceita menos carga até 100% que o habitual. Após uma ou duas cargas lentas volta ao normal. Assumo que possa ser uma descalibração do sistema, ou então alguma célula que com a CR fica desbalanceada do resto do pack. Não posso confirmar se o mesmo acontece mas cargas realizadas no posto de CR de Gaia.

Durante a carga na Caetano Power não detecto nada de anormal durante a carga acompanhando com o SOC-meter. A tensão máxima de carga são os mesmos 394V que numa carga lenta. A única questão que me intriga é a corrente começar a baixar bem antes de serem atingidos os 394V, o que interpreto por haver uma célula(s) que já atingiu os 4,1V e que limita a corrente máxima. A BMS do LEAF é muito eficaz a proteger a bateria.

Sobre esta situação era muito importante que eles indicassem qual é o DTC que provocou a impossibilidade de arrancar. No manual de serviço há uma tabela com esses DTCs pelo que depois seria mais fácil identificar o problema. Se pudesse estar co eles no momento em que ligam a máquina de diagnóstico Consult III+ seria o ideal.

Re: Colapso no centro do Porto II

Enviado: 22 jan 2012, 11:42
por victormcpinto
Nestes 7 meses de utilização, se fiz 10 cargas rápidas, 9 foram na Caetano Power e 1 em Gaia. A Nissan colocou-me em contacto telefónico com alguém da assistência mas, depois de descrever a situação e responder a algumas questões, concluiu que não havia mais nada a fazer. Da primeira vez parou nos 60%, ontem fez a carga normal 8?% mas deixou a mensagem "problemas com o carregador".

Re: Colapso no centro do Porto II

Enviado: 22 jan 2012, 15:14
por mjr
A mensagem de erro apareceu no carro ou no carregador?

Esta falta de informação é inadmissível, nos EUA houve casos semelhantes de impedimento de ligar o sistema de propulsão eletrico e vieram equipas de engenheiros para caracterizar e problema.

Não há pior publicidade para um carro que vê-lo a ser rebocado.

Re: Colapso no centro do Porto II

Enviado: 22 jan 2012, 15:33
por victormcpinto
A mensagem apareceu no carregador. Tenho uma ternurenta foto do Leaf a subir para o reboque...

Re: Colapso no centro do Porto II

Enviado: 22 jan 2012, 16:02
por mjr
Pode colocar aqui a foto, mas com a indicação que os utilizadores mais sensíveis não a devem visionar ;)

Re: Colapso no centro do Porto II

Enviado: 22 jan 2012, 20:00
por Malm
Cá para mim é problema do carregador e desconfio que carregar nele não deve ser bom para a saúde das baterias.

Re: Colapso no centro do Porto II

Enviado: 22 jan 2012, 23:02
por Essiemme
mjr Escreveu:Pode colocar aqui a foto, mas com a indicação que os utilizadores mais sensíveis não a devem visionar ;)
Teremos de arranjar um bitmap com a forma de um círculo vermelho, para colocar no tópico.

:lol:

Re: Colapso no centro do Porto II

Enviado: 24 jan 2012, 22:02
por victormcpinto
O carro foi rebocado no dia 21 (sábado) ao fim da tarde, entregue na Caetano Power no dia 23, pelas 11.30 h e hoje, dia 24, pelas 15.07, recebo uma mensagem da "Nissan Leaf Assistência" dizendo que a viatura se encontra em testes de diagnóstico.
Importante será que os testes de diagnóstico conduzam à resolução do problema; o tempo passa para segundo plano.