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Colapso no centro do Porto

Enviado: 23 dez 2011, 00:19
por victormcpinto
De forma sucinta, descrevo o que aconteceu.
Na Caetano Power no Porto procedia ao carregamento rápido. Verifiquei que pouco tempo depois o visor já apresentava a mensagem "passar cartão". Foi o que fiz e confirmei carga de 60%. Tentei repetir a operação mas não me permitiu.
Tinha compromissos horários, resolvi "ir à vida" e tentar a carga normal junto à Casa da Música. Vida curta... Passados 300/400 mts, acende o aviso de problema eléctrico - uma viatura amarela com sinal de exclamação. Tencionava dar a volta e regressar à Nissan quando me lembrei de desligar o carro para o voltar a ligar. BRONCA!! Nunca mais o consegui. O visor bem me pedia pé no travão mas este parecia não existir.
Segundo incidente, a assistência. Não dá para relatar agora porque tenho de analisar as chamadas do telemóvel. Estava a 1000 mts de quem me vendeu o carro e só 1 e meia depois chegou alguém para me dizer que ali não podia fazer nada, o carro teria de ser rebocado. Assim aconteceu por volta das 18,30. Lá repousa na Caetano Power porque, aquela hora, já não havia assistência. Se fosse para vender outro, estariam 2 ou 3 à minha espera, não tenho a mínima dúvida.
Este é o relato possível neste momento.

Re: Colapso no centro do Porto

Enviado: 23 dez 2011, 00:28
por Filipe
Será aquele BUG do Ar Condicionado que apareceu nos States :?: :(

Re: Colapso no centro do Porto

Enviado: 23 dez 2011, 00:34
por mjr
Que grande chatice! Provavelmente foi detetado um problema no sistema eletrico que impede o carro de voltar a ser ligado. Um problema que tinha um desfecho semelhante era a deteção de fuga de corrente no circuito de ar condicionado. Um update ao firmware resolveu esta hiper-sensibilidade. Pode ser algo parecido.

Para resolver o bloqueio "no drive" normalmente basta desligar a bateria durante um minuto. Isto, claro, se o problema for um glitch esporádico.

Esperamos todos que seja algo simples e que o concessionario tenha capacidade para identificar o problema e resolver.

Re: Colapso no centro do Porto

Enviado: 23 dez 2011, 01:03
por Filipe
Era o que eu teria tentado, On-Off-On :?

Re: Colapso no centro do Porto

Enviado: 23 dez 2011, 20:47
por victormcpinto
Viatura entregue pelas 16.00 horas, sem explicação para o sucedido. Estará a ser objecto de apreciação, o que se compreende.
Fica a dúvida. O problema esteve no carro ou no posto? Da próxima vez que me deslocar ao Porto, voltarei a carregar naquele posto, como habitualmente.
Talvez não venha a saber o porquê deste incidente, mas resta- me aguardar comunicação por parte da Nissan ou, daqui a alguns dias, fazer a pergunta.

Re: Colapso no centro do Porto

Enviado: 23 dez 2011, 23:29
por mjr
Pois... devem ter lido o DTC (diagnostic trouble codes), fizeram reset e já está! É o mesmo que desligar a bateria de 12V por 1 minuto. Não lhe disseram sequer qual foi o DTC?

Na minha opinião deve ter sido algo semelhante ao problema com o ar condicionado. Talvez uma pequena fuga de corrente detetada no circuito de carga rápida.

Re: Colapso no centro do Porto

Enviado: 24 dez 2011, 09:49
por victormcpinto
O rebocador, foi de imediato retirar o fusível existente por trás dos bancos dianteiros. Procedimento obrigatório para o transporte.
Será que se o voltasse a colocar, problema resolvido? Porque não fez isso o mecânico da Caetano Power? A ordem deve ser não mexer, queremos analisar. Pioneiro tem que sofrer.

Re: Colapso no centro do Porto

Enviado: 24 dez 2011, 11:49
por mjr
Desligar a bateria de traçao não tem qualquer efeito pois a centralina é alimentada pela bateria auxiliar de 12V. Penso que mesmo desligando a bateria de 12V o DTC ficaria registado mas já não impediria o carro de voltar a andar.

Re: Colapso no centro do Porto

Enviado: 30 dez 2011, 16:37
por mjr
Já tem alguma explicação da oficina/concessionário para o sucedido?

Re: Colapso no centro do Porto

Enviado: 31 dez 2011, 10:58
por victormcpinto
Voltei ontem ao posto de carregamento e tudo decorreu normal. Quando tiver alguma resposta, colocarei aqui.