Twizy 45 - Diário de Bordo - Malm

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Twizy 45 - Diário de Bordo - Malm

Mensagem por Malm » 17 jan 2020, 19:43

Já comecei a dar as primeiras voltas com o Twizy 45 que adquiri, em segunda mão, no final do ano passado. O preço foi com bateria incluída, não tenho que pagar aluguer mensal. Tem 46.000 km. A bateria deve estar a rondar os 70% da capacidade inicial. O veículo é de 2012, por isso também não se poderia esperar muito mais. Ainda não tenho certezas da autonomia real que tem. Como quadriciclo, é suposto não se poder andar a mais de 45 km/h, e ele limita o uso do acelerador quando no velocímetro se atingem os 47 km/h, se bem que nas descidas deixa andar um pouco mais depressa. Como pode ser conduzido com a carta B1, que o meu filho está a tirar, espero que dentro de algum tempo ele o possa utilizar para se deslocar daqui de Tábua para Santa Comba, onde anda a estudar, 40 km contando ida e volta.
Este é o meu segundo veículo elétrico, já tenho um Mitsubishi i-MiEV desde 2011. Do que gostei menos até agora no Twizy foi da travagem, mas pode ser que o facto de ser em segunda mão tenha alguma influência no comportamento da mesma, até porque os travões estão muito expostos neste modelo. O principal defeito, mas isso já era sobejamente conhecido, é a falta de conforto. Sentem-se as irregularidades da estrada, o banco não é confortável e agora com este tempo de inverno, sente-se muito frio.
A versão sem a velocidade limitada deve ser bem mais divertida de conduzir. Assim limitado, é conduzir um carro de brincar. Faz-me sentir bem mais novo, ridiculamente mais novo.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Twizy 45 - Diário de Bordo - Malm

Mensagem por pemifer » 21 jan 2020, 11:30

Eu testei um Twizy sem janelas à algum tempo, no inverno, não achei muito desconfortável, em termos térmicos, em andamento.
Já quando se pára... ui, ui...
E fotos da bomba? :naughty:
Tem janelas?

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Twizy 45 - Diário de Bordo - Malm

Mensagem por pemifer » 21 jan 2020, 11:48

Não deve ser o mesmo modelo...
Encontrei umas fotos do meu teste...
Velocidade máxima a direito:
Imagem
Velocidade máxima a direito by Pedro Fernandes, on Flickr

Velocidade máxima a descer:
Imagem
Velocidade máxima a descer by Pedro Fernandes, on Flickr

Imagem
2017-02-06 14:13:56 by Pedro Fernandes, on Flickr

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Twizy 45 - Diário de Bordo - Malm

Mensagem por Malm » 21 jan 2020, 19:32

O meu é o Twizy45, não é o mesmo modelo. Veio com umas janelas de plástico com uns fechos de correr.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Twizy 45 - Diário de Bordo - Malm

Mensagem por cfvp » 21 jan 2020, 20:58

Bom relato.
É pena os defeitos deste veículo. Se a Renault investisse um pouco mais nele, melhorando o conforto, com um habitáculo totalmente fechado, assim como uma espécie de smart fortwo, era uma grande mais valia, a meu ver. Não há muitos carros assim, que eu saiba. Tirando o smart, há mais algum?
Um bastante promissor é o uniti one, mas ainda é preciso esperar.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Twizy 45 - Diário de Bordo - Malm

Mensagem por Malm » 28 jan 2021, 11:10

Ao fim de um ano de uso, a avaliação é positiva. Não deu problema nenhum, ainda não consegui perceber quantos quilómetros consegue fazer, mas dá para fazer o percurso Tábua - Santa Comba Dão - Tábua, para o qual foi comprado, sem qualquer problema. É quase sempre prego a fundo, o que equivale a não passar dos 45 km/h.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Twizy 45 - Diário de Bordo - Malm

Mensagem por zeuz » 28 jan 2021, 13:32

cfvp Escreveu:
21 jan 2020, 20:58
Bom relato.
É pena os defeitos deste veículo. Se a Renault investisse um pouco mais nele, melhorando o conforto, com um habitáculo totalmente fechado, assim como uma espécie de smart fortwo, era uma grande mais valia, a meu ver. Não há muitos carros assim, que eu saiba. Tirando o smart, há mais algum?
Um bastante promissor é o uniti one, mas ainda é preciso esperar.
Citroën Ami

Uma das marcas francesas de quadriciclos ( "papa-reformas" ) também tem um versão eléctrica.

Tazzari


O Twizzy foi pensado para os jovens com carta de condução B1 ( 16 anos ) e para zonas balneares.


@malm, salvo erro, o Twizzy não tem servofreio, daí o pedal ser rijo.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Twizy 45 - Diário de Bordo - Malm

Mensagem por cfvp » 28 jan 2021, 20:56

Malm Escreveu:
28 jan 2021, 11:10
Ao fim de um ano de uso, a avaliação é positiva. Não deu problema nenhum, ainda não consegui perceber quantos quilómetros consegue fazer, mas dá para fazer o percurso Tábua - Santa Comba Dão - Tábua, para o qual foi comprado, sem qualquer problema. É quase sempre prego a fundo, o que equivale a não passar dos 45 km/h.
A distância são aproximadamente 30kms, nada mau. Os 45km/h chegam ou torna-se um bocado monótono?
zeuz Escreveu:
28 jan 2021, 13:32
Citroën Ami

Uma das marcas francesas de quadriciclos ( "papa-reformas" ) também tem um versão eléctrica.

Tazzari


O Twizzy foi pensado para os jovens com carta de condução B1 ( 16 anos ) e para zonas balneares.


@malm, salvo erro, o Twizzy não tem servofreio, daí o pedal ser rijo.
O Citroën Ami já está à venda? Pelo site pelo menos não dá para configurar.
O Tazzari não conhecia, mas até tem umas versões acessíveis, só que por outro lado a bateria é muito pequena nessas versões, chegando numa delas a ser 5kWh. Por uma bateria de 15kWh o preço é quase €23k. Para isso mais vale optar por um smart ou não?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Twizy 45 - Diário de Bordo - Malm

Mensagem por zeuz » 29 jan 2021, 02:51

cfvp Escreveu:
28 jan 2021, 20:56
zeuz Escreveu:
28 jan 2021, 13:32
Citroën Ami
O Citroën Ami já está à venda? Pelo site pelo menos não dá para configurar.
https://www.citroen.pt/veiculos/eletric ... ctric.html

De facto não é possível configurar, mas visto que já anunciam o modelo, diria que já deve ser possível reservar/comprar... :think:
zeuz Escreveu:
28 jan 2021, 13:32
Uma das marcas francesas de quadriciclos ( "papa-reformas" ) também tem um versão eléctrica.
Lembrei-me qual é marca :
https://www.aixam.com/en/e-aixam-range
cfvp Escreveu:
28 jan 2021, 20:56
zeuz Escreveu:
28 jan 2021, 13:32
Tazzari
O Tazzari não conhecia, mas até tem umas versões acessíveis, só que por outro lado a bateria é muito pequena nessas versões, chegando numa delas a ser 5kWh. Por uma bateria de 15kWh o preço é quase €23k. Para isso mais vale optar por um smart ou não?
Talvez por isso não vejas muitos... ;) ...nem sei se ainda estão a fabricar... :think:

https://www.facebook.com/TazzariEV/
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Twizy 45 - Diário de Bordo - Malm

Mensagem por Malm » 29 jan 2021, 19:59

É monótono, mas quem o conduz mais é o meu filho que tem precisamente a carta para quadriciclos, ainda não tem 18 anos. Dentro da vila já se torna mais divertido, e o facto de estarmos mais em contacto com o que se passa à nossa volta acaba por nos dar a sensação de irmos mais depressa do que o que vamos. No que se refere aos quadriciclos, penso que o Twizy é a melhor opção, pois conseguem-se encontrar com mais facilidade em segunda mão e a bons preços. Tendo a carta de carro, não vejo qual o interesse de comprar um quadriciclo quando conseguem-se encontrar i-MiEV em segunda mão com a bateria em bom estado a preços bem mais baixos.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Responder

Voltar para “Renault Twizy”