Esclarecimentos ZOE R90 40kwh
Enviado: 18 mar 2023, 12:19
Estou em vias de adquirir o primeiro EV, antes demais excelente trabalho pelo Forum no sentido que já andei a "vasculhar" nas threads e já foi bastante útil para desmistificar várias coisas, principalmente relacionado com os carregamentos.
Acontece que temos a necessidade de adquirir um segundo veiculo, sendo que já temos um Ibiza de 2013, em que apesar de eu estar em tele trabalho, no entanto ocasionalmente preciso de um carro e visto que a minha companheira faz diariamente Gaia -> Maia (45km diários com trânsito à mistura).
Neste sentido vimos o ZOE como opção no sentido de ser uma opção acessível e capaz de ao longo prazo compensar. Sendo que o carro a gasolina ficava como segundo carro e também para viagens maiores.
A questão de alcance não me assusta nada porque diariamente não vamos ter qualquer problema, talvez o que me preocupe mais é a longevidade das baterias (mas foi algo que me mentalizei que não à certezas). O objectivo é carregar o carro diariamente visto que moro num prédio com garagem própria e electricidade na garagem box também própria.
Nesse sentido gostava de esclarecer algumas dúvidas:
- Já percebi que este modelo é bastante sensível à questão da terra, o prédio onde moro (construção 2007) tem terra, no entanto não sei se estará dentro dos parâmetros que o ZOE considera como razoáveis (segundo percebi é uma impedância da ligação terra abaixo dos 200 ohm). Não sei se alguém aqui no Forum consegue conhece algum electricista na zona de Gaia/Porto capaz de validar esta este tipo de questões.
- O carro que estou a considerar é um ZOE R90 de 2018 com 40k km importado de França. Pela questão de ser importado devo ter algum cuidado extra?
(Já pedi a verificação da RCI para confirmar a questão das baterias próprias, sendo que no site deles o VIN aparece como tendo contracto de aluguer no entanto fui informado que será uma questão de não estar actualizado por ser importado)
Acontece que temos a necessidade de adquirir um segundo veiculo, sendo que já temos um Ibiza de 2013, em que apesar de eu estar em tele trabalho, no entanto ocasionalmente preciso de um carro e visto que a minha companheira faz diariamente Gaia -> Maia (45km diários com trânsito à mistura).
Neste sentido vimos o ZOE como opção no sentido de ser uma opção acessível e capaz de ao longo prazo compensar. Sendo que o carro a gasolina ficava como segundo carro e também para viagens maiores.
A questão de alcance não me assusta nada porque diariamente não vamos ter qualquer problema, talvez o que me preocupe mais é a longevidade das baterias (mas foi algo que me mentalizei que não à certezas). O objectivo é carregar o carro diariamente visto que moro num prédio com garagem própria e electricidade na garagem box também própria.
Nesse sentido gostava de esclarecer algumas dúvidas:
- Já percebi que este modelo é bastante sensível à questão da terra, o prédio onde moro (construção 2007) tem terra, no entanto não sei se estará dentro dos parâmetros que o ZOE considera como razoáveis (segundo percebi é uma impedância da ligação terra abaixo dos 200 ohm). Não sei se alguém aqui no Forum consegue conhece algum electricista na zona de Gaia/Porto capaz de validar esta este tipo de questões.
- O carro que estou a considerar é um ZOE R90 de 2018 com 40k km importado de França. Pela questão de ser importado devo ter algum cuidado extra?
(Já pedi a verificação da RCI para confirmar a questão das baterias próprias, sendo que no site deles o VIN aparece como tendo contracto de aluguer no entanto fui informado que será uma questão de não estar actualizado por ser importado)