Carregamento ZOE 50 R135

Next76
Mensagens: 60
Registado: 06 dez 2021, 11:52
Data de fabrico: 15 dez 2021
Capacidade bateria: 52 KWh

Carregamento ZOE 50 R135

Mensagem por Next76 » 02 mar 2023, 15:58

Boa tarde a todos os membros,

Sendo certo que para mim a possibilidade de carregamento a 20kw que o Zoe apresenta, é uma mais valia, pois em poucos minuto ou poucas horas na maioria dos PCN o mesmo fica "atestado" a verdade é que certas vezes essa rapidez pode trazer alguns inconvenientes, por exemplo não ter disponibilidade de estar junto do mesmo para finalizar o carregamento evitando que carregue mais do que era necessário, ou acabar e manter-se a ocupar o posto.

Razão pela qual a minha questão prende-se com alguém conhecer alguma possibilidade de carregamento nos postos PCN, em que seja possível de algum modo reduzir a velocidade da carregamento?

Ou seja, quando carrego num PCN de 20kw o carro carrega a essa velocidade, a minha ideia era se necessário ele só carregar a 7,2Kw ou outro valor.

Penso que em certos veículos é possível escolher os amperes de carregamento, ou a percentagem de carregamento.

Mas com o Zoe desconheço essas opções, não consigo definir o valor da potência de carga nem a percentagem, será que alguém têm alguma solução??? :think:


Votos de bons quilómetros a todos :clap: .
Renault ZOE 50 R135 Exclusive

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Carregamento ZOE 50 R135

Mensagem por Erbium » 02 mar 2023, 17:16

Isso em nada altera a permissa de "manter-se a ocupar o posto"... :roll:

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamento ZOE 50 R135

Mensagem por BrunoAlves » 02 mar 2023, 17:17

Não, que eu saiba isso não é possível no Zoe.
De qualquer forma,se os PCN estivessem todos configurados da mesma forma (que não estão), o posto devia continuar a contar tempo depois do carregamento terminado, pelo que na realidade seria igual (em termos de custo e ocupação do posto - já que mesmo a carregar mais devagar o carro ia estar lá na mesma) estar a carregar ou não.
Alguns estão assim, outros interrompem a sessão de carregamento quando o carro "tem a barriga cheia".
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Next76
Mensagens: 60
Registado: 06 dez 2021, 11:52
Data de fabrico: 15 dez 2021
Capacidade bateria: 52 KWh

Re: Carregamento ZOE 50 R135

Mensagem por Next76 » 02 mar 2023, 17:35

Erbium Escreveu:
02 mar 2023, 17:16
Isso em nada altera a permissa de "manter-se a ocupar o posto"... :roll:
É verdade, mas se eu colocar por exemplo o carro à carga pelas 01:00 da manhã e se ele carregar a 20kw às 03:00 da manhã tenho que o ir de lá tirar se carregar a 7,2kw só preciso tirar de lá às 07:00 da manhã e não me parece que alguém seja prejudicado.

A minha questão prende-se com o seguinte. Durante o período que chego a casa e saio, não consigo carregar o carro em casa, com carga suficiente para o dia seguinte.

A minha ideia era por exemplo, e uma vez que existe um Continente perto que têm 4 PCN e raramente estão mais que 2 a ser usados, colocar o carro a carregar por exemplo 6 horas a 7.2 kw, que seria sensivelmente o mesmo de carregar 2 horas a 20kw.


Votos de bons quilómetros a todos :clap: .
Última edição por Next76 em 03 mar 2023, 11:12, editado 1 vez no total.
Renault ZOE 50 R135 Exclusive

Next76
Mensagens: 60
Registado: 06 dez 2021, 11:52
Data de fabrico: 15 dez 2021
Capacidade bateria: 52 KWh

Re: Carregamento ZOE 50 R135

Mensagem por Next76 » 02 mar 2023, 17:42

BrunoAlves Escreveu:
02 mar 2023, 17:17
Não, que eu saiba isso não é possível no Zoe.
De qualquer forma,se os PCN estivessem todos configurados da mesma forma (que não estão), o posto devia continuar a contar tempo depois do carregamento terminado, pelo que na realidade seria igual (em termos de custo e ocupação do posto - já que mesmo a carregar mais devagar o carro ia estar lá na mesma) estar a carregar ou não.
Alguns estão assim, outros interrompem a sessão de carregamento quando o carro "tem a barriga cheia".
Obrigado Bruno,

A verdade é que ainda não tenho muita experiência de carregamento na rua, pois quando os faço é de pouco mais de 30 minutos de maneira a conseguir chegar a casa, e fico no carro à espera, ou vou comer algo ali perto. Sendo que a maioria das vezes que carrego fora é nos carregadores do Continente.

Votos de bons quilómetros a todos :clap: .
Renault ZOE 50 R135 Exclusive

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Carregamento ZOE 50 R135

Mensagem por Erbium » 02 mar 2023, 17:50

Next76 Escreveu:
02 mar 2023, 17:35
É verdade, mas se eu colocar por exemplo o carro à carga pelas 01:00 da manhã e se ele carregar a 20kw às 03:00 da manhã tenho que o ir de lá tirar se carregar a 7,2kw só preciso tirar de lá às 07:00 da manhã e não me parece que alguém seja prejudicado.
Prejudica alguém que precise do posto depois das 03:00 e ao chegar lá o encontra ocupado sem necessidade!

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamento ZOE 50 R135

Mensagem por BrunoAlves » 02 mar 2023, 17:58

Erbium Escreveu:
02 mar 2023, 17:50
Prejudica alguém que precise do posto depois das 03:00 e ao chegar lá o encontra ocupado sem necessidade!
Sim, mas se lá ligarem um BEV monofásico ou um PHEV a 3,7kW fica toda a noite e é como é.
Eu sou contra usar o posto sem estar a carregar, claro, mas desde que não se pague essa ocupação. Pagar a ocupação torna o carregamento economicamente inviável logo serve de dissuasor (e estando a pagar, está a pagar)... Da mesma forma, reduzir a velocidade de carregamento (se possível) torna o carregamento bastante mais caro por isso continua a ser boa ideia aproveitar a potência ao máximo (que o Zoe faz muito bem).
Não é ideal, longe disso, o ideal é sempre libertar o posto. Mas os carros são diferentes, carregam diferente, estando a pagar cada um fará como quiser. Ainda no mês passado vi um PHEV ligado a um PCR. Fazer o quê? :roll:
Next76 Escreveu:
02 mar 2023, 17:42
Sendo que a maioria das vezes que carrego fora é nos carregadores do Continente.
Os do continente fazem isso. Quando a potência média começa a baixar (ou seja está a chegar ao fim) o posto corta o carregamento e continua a contar minutos pela "tabela de potência" em uso até então. Cuidado para não teres uma surpresa desagradável ;) (eles mandam uma mensagem pela app).
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Carregamento ZOE 50 R135

Mensagem por Erbium » 03 mar 2023, 10:25

BrunoAlves Escreveu:
02 mar 2023, 17:58
Erbium Escreveu:
02 mar 2023, 17:50
Prejudica alguém que precise do posto depois das 03:00 e ao chegar lá o encontra ocupado sem necessidade!
Sim, mas se lá ligarem um BEV monofásico ou um PHEV a 3,7kW fica toda a noite e é como é.
Eu sou contra usar o posto sem estar a carregar, claro, mas desde que não se pague essa ocupação. Pagar a ocupação torna o carregamento economicamente inviável logo serve de dissuasor (e estando a pagar, está a pagar)... Da mesma forma, reduzir a velocidade de carregamento (se possível) torna o carregamento bastante mais caro por isso continua a ser boa ideia aproveitar a potência ao máximo (que o Zoe faz muito bem).
Não é ideal, longe disso, o ideal é sempre libertar o posto. Mas os carros são diferentes, carregam diferente, estando a pagar cada um fará como quiser. Ainda no mês passado vi um PHEV ligado a um PCR. Fazer o quê? :roll:
Compreendo mas não concordo a 100%...
Se é uma limitação do carro é uma coisa, baixar a potência é "adulterar" a coisa. Então não gostamos de apanhar postos ocupados e/ou "desperdiçados" como um PHEV num PCR mas depois concordamos em baixar potência porque dá jeito à nossa agenda?
Taxar a ocupação sim, mas depois de terminar a carga como por ex. fazem os ilegais da Tesla :lol: porque num carregamento o que há a cobrar é kWh, conforme te cobram as batatas ao kg e o leite ao litro.

Next76
Mensagens: 60
Registado: 06 dez 2021, 11:52
Data de fabrico: 15 dez 2021
Capacidade bateria: 52 KWh

Re: Carregamento ZOE 50 R135

Mensagem por Next76 » 03 mar 2023, 11:53

Erbium Escreveu:
02 mar 2023, 17:50

Prejudica alguém que precise do posto depois das 03:00 e ao chegar lá o encontra ocupado sem necessidade!
Compreendo a ideia, mas não partilho da opinião, porque só entendo que poderia fazê-lo se conseguisse que ele carregasse a 7,2Kw por exemplo, ou seja, estava sempre a carregar, não me parece sequer sério ter o carro a ocupar um posto sem ele estar a carregar.
BrunoAlves Escreveu:
02 mar 2023, 17:58

Sim, mas se lá ligarem um BEV monofásico ou um PHEV a 3,7kW fica toda a noite e é como é.
Eu sou contra usar o posto sem estar a carregar, claro, mas desde que não se pague essa ocupação. Pagar a ocupação torna o carregamento economicamente inviável logo serve de dissuasor (e estando a pagar, está a pagar)... Da mesma forma, reduzir a velocidade de carregamento (se possível) torna o carregamento bastante mais caro por isso continua a ser boa ideia aproveitar a potência ao máximo (que o Zoe faz muito bem).
Não é ideal, longe disso, o ideal é sempre libertar o posto. Mas os carros são diferentes, carregam diferente, estando a pagar cada um fará como quiser. Ainda no mês passado vi um PHEV ligado a um PCR. Fazer o quê? :roll:
Mas vejamos o seguinte, não sendo preciso sequer falar nos híbridos plug-in, a maioria das marcas também não carrega a 20kw, pelo que na opinião do colega Erbium estão sempre a prejudicar os donos de veículos que carregam a 20kw, uma vez que existem postos que carregam a velocidades mais baixas, pelo seu raciocínio apenas fazia sentido que carregassem num posto que carrega à mesma velocidade do veículo.

Por exemplo um Nissan Leaf se vai carregar a um posto do Continente ou outro posto que carrega a velocidades de 20kw, está lá muito mais tempo que o Zoe, a pensar dessa maneira, apenas devia carregar no máximo 2,5 horas e meia para que um utilizador de um o carro carrega a 20kw, não seja prejudicado. :think:

Mas não se preocupe, como não é possível baixar a velocidade de carregamento do Zoe não vou ser eu a prejudicar alguém, no máximo se necessário vou procurar um posto que carregue a 7,2kw e ele vai lá ficar o tempo que preciso para dormir, sem prejudicar quem quer que seja 8-), ou seja, vai dar o mesmo resultado prático, ou estou a ver mal a situação...


Votos de bons quilómetros a todos :clap: .
Renault ZOE 50 R135 Exclusive

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Carregamento ZOE 50 R135

Mensagem por Erbium » 03 mar 2023, 12:21

Next76 Escreveu:
03 mar 2023, 11:53
Mas vejamos o seguinte, não sendo preciso sequer falar nos híbridos plug-in, a maioria das marcas também não carrega a 20kw, pelo que na opinião do colega Erbium estão sempre a prejudicar os donos de veículos que carregam a 20kw, uma vez que existem postos que carregam a velocidades mais baixas, pelo seu raciocínio apenas fazia sentido que carregassem num posto que carrega à mesma velocidade do veículo.

Por exemplo um Nissan Leaf se vai carregar a um posto do Continente ou outro posto que carrega a velocidades de 20kw, está lá muito mais tempo que o Zoe, a pensar dessa maneira, apenas devia carregar no máximo 2,5 horas e meia para que um utilizador de um o carro carrega a 20kw, não seja prejudicado. :think:
O colega Erbium disse isto:
Erbium Escreveu:
03 mar 2023, 10:25
Se é uma limitação do carro é uma coisa, baixar a potência é "adulterar" a coisa.
E acho que está tudo dito, não vale a pena dar a volta ao texto.
Nem o Leaf deve ficar limitado a "máximos" nos postos de 22kW nem os Zoe nos PCR de 43kW.

Responder

Voltar para “Renault Zoe”