Diário de Bordo Next76 - ZOE 50 R135

Next76
Mensagens: 60
Registado: 06 dez 2021, 11:52
Data de fabrico: 15 dez 2021
Capacidade bateria: 52 KWh

Diário de Bordo Next76 - ZOE 50 R135

Mensagem por Next76 » 28 dez 2021, 22:56

Boa noite

Vou iniciar o Diário de Bordo do meu Renault Zoe 50 R135, foi no passado dia 23-12-2021, que lá chegou a máquina:
WhatsApp Image 2021-12-24 at 16.41.26.jpeg
Como veio de Marco de Canavesses, já vinha com cerca de 458KM e a bateria estava a 37%, pelo que essa noite pouco andámos com ele, apesar da vontade :mrgreen: .

Ficou então a carregar por 9:19H a 3,37KW tendo carregado cerca de 31,78KW (dados do Cabo ocasional Flexicharger 16A), de manhá estava então com 91% de bateria :dance:

Votos de bons quilómetros a todos :clap: .
Renault ZOE 50 R135 Exclusive

Next76
Mensagens: 60
Registado: 06 dez 2021, 11:52
Data de fabrico: 15 dez 2021
Capacidade bateria: 52 KWh

Re: Diário de Bordo Next76 - ZOE 50 R135

Mensagem por Next76 » 28 dez 2021, 23:24

No dia 27-12-2021

Fui então experimentar carregar o carro no Continente Plug&Charge, uma vez que o colega zeuz viewtopic.php?f=4&t=8465#p146340, tinha-me aconselhado como o local com melhores preços.

Tendo instalado as Apps do Continente e do Continente Plug&Charge, optei por utilizar a promoção de se gastar + de 30€ em compras temos direito a 30 minutos de carregamento nos PCN ou 10 min nos PCR do Continente , sendo que o valor que pagamos reverte para compras no cartão continente.

O ficheiro WhatsApp Image 2021-12-27 carregar final.jpeg não está disponível

Então carreguei 30 min 10,05KWH e teve um custo de 2,21€ que ficou em cartão para compras.
WhatsApp Image 2021-12-27 carregar1.jpeg


Votos de bons quilómetros a todos :clap: .
Renault ZOE 50 R135 Exclusive

Next76
Mensagens: 60
Registado: 06 dez 2021, 11:52
Data de fabrico: 15 dez 2021
Capacidade bateria: 52 KWh

Re: Diário de Bordo Next76 - ZOE 50 R135

Mensagem por Next76 » 28 dez 2021, 23:49

Dia 28-12-2021

Depois de carregado a 94% e aproveitando as férias, fomos em família até Setúbal (Évora - Setúbal), uma vez que a compra deste veículo deve-se em parte da necessidade de me deslocar de casa para o trabalho efetuando uma viagem de 200Km diários (ida e volta) :think: .
O ficheiro WhatsApp Image 2021-12-28 inicio.jpeg não está disponível
Depois de cerca de 1:30H e 98,2Km lá chegámos a Setúbal fomos a velocidades na ordem dos 92 Km 4 adultos em modo B e com o ECO ligado.
Então fizemos 98,2KM e dos 94% de bateria ao início passamos para os 65%
O ficheiro WhatsApp Image 2021-12-28 at Setubal.jpeg não está disponível
Depois de um pequeno passeio pelas ruas e ruinhas do centro de Setúbal, fomos ao almoço de choco frito "da praxe". De seguida fomos passear até à praia da Figueirinha, e é nestes momentos que um veículo elétrico se destaca pelo silencio a bordo a contemplar as vistas :whistle:
O ficheiro WhatsApp Image 2021-12-28 at Praia Figueirinha.jpeg não está disponível
Finalmente depois de uma paragem para as compras, as mulheres da casa (mãe e filhota) não deixam passar em vão a passagem perto de um centro comercial :doh: , lá regressamos a casa (Évora).
Fizemos 219,2KM com uma média de 54.1Km/h, chegámos com 25% de carga e 89 Km de autonomia restante e em termos de consumo ficou pelos 15,3KWh/100
O ficheiro WhatsApp Image 2021-12-28 at chegada.jpeg não está disponível
WhatsApp Image 2021-12-28 inicio.jpeg

Votos de bons quilómetros a todos :clap: .
Renault ZOE 50 R135 Exclusive

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Diário de Bordo Next76 - ZOE 50 R135

Mensagem por zeuz » 29 dez 2021, 21:59

Parabéns pela prenda no sapatinho! :D

Esperemos que '22 seja um ano ZEN , como essa matrícula antecipa! :mrgreen:
Next76 Escreveu:
28 dez 2021, 23:24
No dia 27-12-2021

Fui então experimentar carregar o carro no Continente Plug&Charge, uma vez que o colega zeuz viewtopic.php?f=4&t=8465#p146340, tinha-me aconselhado como o local com melhores preços.

Tendo instalado as Apps do Continente e do Continente Plug&Charge, optei por utilizar a promoção de se gastar + de 30€ em compras temos direito a 30 minutos de carregamento nos PCN ou 10 min nos PCR do Continente , sendo que o valor que pagamos reverte para compras no cartão continente.
É aproveitar enquanto não forem obrigados a entrarem no "Modelo"...

Noutro registo, é de saudar mais um relato de quem chegou agora à mobilidade eléctrica e não foi nenhum drama instalar uma App e usar de seguida o posto de carregamento... :clap:
Next76 Escreveu:
28 dez 2021, 23:49
Dia 28-12-2021
Next76 Escreveu:
28 dez 2021, 23:49
Depois de carregado a 94% e aproveitando as férias, fomos em família até Setúbal (Évora - Setúbal), uma vez que a compra deste veículo deve-se em parte da necessidade de me deslocar de casa para o trabalho efetuando uma viagem de 200Km diários (ida e volta) :think: .
Setúbal tem fama de estar mal servido de PCN/PCR ...
Next76 Escreveu:
28 dez 2021, 23:49
Depois de cerca de 1:30H e 98,2Km lá chegámos a Setúbal fomos a velocidades na ordem dos 92 Km 4 adultos em modo B e com o ECO ligado.
Então fizemos 98,2KM e dos 94% de bateria ao início passamos para os 65%
Em estrada aberta o mais eficiente é usar o modo que permita que o carro vá o mais solto possível.

O modo B é mais adequado a trânsito citadino ou estrada de serra.

:geek:
Next76 Escreveu:
28 dez 2021, 23:49
Depois de um pequeno passeio pelas ruas e ruinhas do centro de Setúbal, fomos ao almoço de choco frito "da praxe".
Qual é o vosso restaurante preferido ? :mrgreen:
Next76 Escreveu:
28 dez 2021, 23:49
De seguida fomos passear até à praia da Figueirinha, e é nestes momentos que um veículo elétrico se destaca pelo silencio a bordo a contemplar as vistas :whistle:
Também se destaca na facilidade em descer estradas de serra, juntando-se ainda a possibilidade de "encher" um pouco do depósito. ;)
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Next76
Mensagens: 60
Registado: 06 dez 2021, 11:52
Data de fabrico: 15 dez 2021
Capacidade bateria: 52 KWh

Re: Diário de Bordo Next76 - ZOE 50 R135

Mensagem por Next76 » 30 dez 2021, 16:11

Boas tardes a todos
zeuz Escreveu:
29 dez 2021, 21:59
Parabéns pela prenda no sapatinho! :D
Obrigado zeuz
zeuz Escreveu:
29 dez 2021, 21:59
Setúbal tem fama de estar mal servido de PCN/PCR ...

Pelo que pesquisei não existem muitos PCN/PCR, no entanto, perto do trabalho existe 2 PCN, que caso seja necessário irei utilizar, aguardo que o Continente instale pois também é próximo e a 22 KWh num instantinho carrego o suficiente para chegar a casa.

zeuz Escreveu:
29 dez 2021, 21:59
Em estrada aberta o mais eficiente é usar o modo que permita que o carro vá o mais solto possível.
zeuz Escreveu:
29 dez 2021, 21:59
O modo B é mais adequado a trânsito citadino ou estrada de serra.


Isto de ser maçarico nestas coisas é o que dá mas na próxima viagem vou usar o D conforme aconselhado.

zeuz Escreveu:
29 dez 2021, 21:59
Qual é o vosso restaurante preferido ? :mrgreen:


O restaurante onde vamos comer choco frito costuma ser na Casa Santiago ou no Cais 56, na Av.ª Luísa Todi, se for para comer Peixinho costumo ir ao Retiro da Algodeia, perto do Estádio do Bonfim.


Votos de bons quilómetros a todos :clap: .
Renault ZOE 50 R135 Exclusive

Next76
Mensagens: 60
Registado: 06 dez 2021, 11:52
Data de fabrico: 15 dez 2021
Capacidade bateria: 52 KWh

Re: Diário de Bordo Next76 - ZOE 50 R135

Mensagem por Next76 » 03 jan 2022, 11:05

Dia 31-12-2021

Viagem de Évora até Tomar (aldeia próxima) num total de cerca de 168 Km.

Saída com 93% de bateria, com autonomia para 307 Km, Modo D, com ECO desligado, 4 adultos com carga.

Chegada com 34%, com velocidade média de 67,4 Km/h, com consumo de 17 Kwh/100 e com autonomia para 110 Km.

A viagem decorreu em ritmo normal, com velocidades na ordem dos 94 Km/h.

WhatsApp Image 2022-01-03 at 09.36.31_carro_tomar.jpeg




Votos de bons quilómetros a todos :clap: .
Renault ZOE 50 R135 Exclusive

Next76
Mensagens: 60
Registado: 06 dez 2021, 11:52
Data de fabrico: 15 dez 2021
Capacidade bateria: 52 KWh

Re: Diário de Bordo Next76 - ZOE 50 R135

Mensagem por Next76 » 03 jan 2022, 11:18

Dia 02-01-2022

Viagem de regresso a casa de Tomar (aldeia próxima) para Évora num total de cerca de 167 Km.

Saída com 93% de bateria, com autonomia para 324 Km, Modo D, com ECO desligado, 4 adultos com carga.

5Chegada com 33%, com velocidade média de 66,4 Km/h, com consumo de 17,8 Kwh/100 e com autonomia para 101 Km.

A viagem decorreu em ritmo normal, com velocidades na ordem dos 94 Km/h.

Gosto em especial das luzes de máximos automáticos (em que o carro liga e desliga os máximos automaticamente) é muito prático. :clap:
O sistema de cruise control (sistema que mantém a velocidade de condução de um veículo previamente programada. Uma vez atingida e memorizada a velocidade pretendida, pode-se retirar o pé do acelerador, permitindo assim um maior conforto da condução em estrada ou em viagem) também é muito prático e permite uma viagem mais descansada. :dance:


WhatsApp Image 2022-01-03 at 09.37.27_Tomar_Evora_chegada_1.jpeg

Em cidade gosto de utilizar o modo de condução B, que evita quase a utilização do travão, e o modo ECO que permite que as acelerações não sejam tão bruscas, porque o ZOE têm um disparo enorme :mrgreen:

Votos de bons quilómetros a todos :clap: .
Renault ZOE 50 R135 Exclusive

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Diário de Bordo Next76 - ZOE 50 R135

Mensagem por zeuz » 03 jan 2022, 11:46

Next76 Escreveu:
03 jan 2022, 11:18
Dia 02-01-2022
Next76 Escreveu:
03 jan 2022, 11:18
Chegada com 33%, com velocidade média de 66,4 Km/h, com consumo de 17,8 Kwh/100 e com autonomia para 101 Km.
Do que vou lendo, é possível baixar um pouco mais essa média, em particular no Verão.
No entanto o ZOE não é um VE muito eficiente, por isso podes tomar essa média como exemplo para calculares de cabeça a autonomia disponível.

https://ev-database.org/car/1164/Renault-Zoe-ZE50-R110
Next76 Escreveu:
03 jan 2022, 11:18
O sistema de cruise control (sistema que mantém a velocidade de condução de um veículo previamente programada. Uma vez atingida e memorizada a velocidade pretendida, pode-se retirar o pé do acelerador, permitindo assim um maior conforto da condução em estrada ou em viagem) também é muito prático e permite uma viagem mais descansada. :dance:
Há ainda outra vantagem em usar o cruise control, especialmente durante a noite: Permite manter o pé em cima do travão, pronto para agirmos em caso de necessidade.
Next76 Escreveu:
03 jan 2022, 11:18
Em cidade gosto de utilizar o modo de condução B, que evita quase a utilização do travão, e o modo ECO que permite que as acelerações não sejam tão bruscas, porque o ZOE têm um disparo enorme :mrgreen:
Faço o mesmo no meu Ampera... vais começar a achar ridículo a conversa de algumas pessoas sobre "gostarem" de usar as mudanças... :D
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Next76
Mensagens: 60
Registado: 06 dez 2021, 11:52
Data de fabrico: 15 dez 2021
Capacidade bateria: 52 KWh

Re: Diário de Bordo Next76 - ZOE 50 R135

Mensagem por Next76 » 03 jan 2022, 13:20

Boas zeuz

Next76 Escreveu:
03 jan 2022, 11:18
Do que vou lendo, é possível baixar um pouco mais essa média, em particular no Verão.
No entanto o ZOE não é um VE muito eficiente, por isso podes tomar essa média como exemplo para calculares de cabeça a autonomia disponível.
https://ev-database.org/car/1164/Renault-Zoe-ZE50-R110

Pois pelo que estou a ver a média não baixa dos 17 Kwh/100 :( , no entanto, não é algo que me preocupe muito, porque com a autonomia que o ZOE apresenta quando carregado chega com folga suficiente à maioria dos locais onde necessito ir. :dance:

O ZOE até foi comprado como segundo carro (vamos ver se será assim :mrgreen: ) mas para cidade e para as minhas deslocações para o trabalho é mais que suficiente.

Não queria ter comprado um EV e estar constantemente preocupado com as velocidades, ou até ter que ir bastante devagar para chegar a algum sitio.
Gosto de poder ir à mesma velocidade dos outros, dentro dos limites legais, claro. :D

Fico com a esperança de que outros condutores ao verem um VE a circularem em estrada com uma velocidade normal e a fazer ultrapassagens (que os deixam de olhos em bico com o poder de aceleração :twisted: ) os faça pensar que um VE pode ser a sua escolha num futuro próximo.

Next76 Escreveu:
03 jan 2022, 11:18
Faço o mesmo no meu Ampera... vais começar a achar ridículo a conversa de algumas pessoas sobre "gostarem" de usar as mudanças... :D
A verdade é que ainda estamos num pais que todos nós aprendemos a conduzir com carros com mudanças, no entanto, já existem muitos carros com caixas automáticas/semiautomáticas, mas regra geral, o pessoal ao fim de algum tempo, no caso das caixas semiautomáticas, deixa de usar as mudanças.

Eu pessoalmente existem algumas vezes que gosto de conduzir com a caixa, quer nos carros, quer nas motas, mas é uma ou outra estrada mais sinuosa, sozinho, para brincar um pouco.

Mas no geral a caixa automática é uma maravilha, tais como as muitas das opções que nos ajudam na condução, em que podemos disfrutar de bons momentos de viajar em família e em segurança.


Votos de bons quilómetros a todos :clap: .
Renault ZOE 50 R135 Exclusive

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Diário de Bordo Next76 - ZOE 50 R135

Mensagem por zeuz » 03 jan 2022, 14:15

Next76 Escreveu:
03 jan 2022, 13:20
Pois pelo que estou a ver a média não baixa dos 17 Kwh/100 :( , no entanto, não é algo que me preocupe muito, porque com a autonomia que o ZOE apresenta quando carregado chega com folga suficiente à maioria dos locais onde necessito ir. :dance:
Com prática, certamente que conseguirás baixar para os ~15kWh/100km, mesmo de Inverno.
Acima disso é mais característico de circular acima dos 100km/h ou numa estrada com maior desníveis.

Seja como for, o ZOE consegue em 1h num PCN de 22kW carregar metade da capacidade da bateria, ou seja, durante um almoço/jantar carrega metade da autonomia total.

Tem só o cuidado de verificar qual fica mais económico usar: PCN 22kW vs PCR 50kW
Next76 Escreveu:
03 jan 2022, 13:20
O ZOE até foi comprado como segundo carro (vamos ver se será assim :mrgreen: ) mas para cidade e para as minhas deslocações para o trabalho é mais que suficiente.
Este fórum tem vários casos de quem comprou SÓ para as deslocações diárias, mas depois acaba por usar para quase todas as deslocações! :D
Next76 Escreveu:
03 jan 2022, 13:20
Não queria ter comprado um EV e estar constantemente preocupado com as velocidades, ou até ter que ir bastante devagar para chegar a algum sitio.
Gosto de poder ir à mesma velocidade dos outros, dentro dos limites legais, claro. :D

Fico com a esperança de que outros condutores ao verem um VE a circularem em estrada com uma velocidade normal e a fazer ultrapassagens (que os deixam de olhos em bico com o poder de aceleração :twisted: ) os faça pensar que um VE pode ser a sua escolha num futuro próximo.
No Facebook, quando são partilhadas notícias sobre VE's, é fácil encontrar comentários com a ideia que os VE andam sempre devagar para poderem chegar ao destino... alguns ainda acreditam que é preciso desligar o rádio para não ficarem a pé! :lol:
Next76 Escreveu:
03 jan 2022, 13:20
A verdade é que ainda estamos num pais que todos nós aprendemos a conduzir com carros com mudanças, no entanto, já existem muitos carros com caixas automáticas/semiautomáticas, mas regra geral, o pessoal ao fim de algum tempo, no caso das caixas semiautomáticas, deixa de usar as mudanças.

Eu pessoalmente existem algumas vezes que gosto de conduzir com a caixa, quer nos carros, quer nas motas, mas é uma ou outra estrada mais sinuosa, sozinho, para brincar um pouco.

Mas no geral a caixa automática é uma maravilha, tais como as muitas das opções que nos ajudam na condução, em que podemos disfrutar de bons momentos de viajar em família e em segurança.
A maioria das pessoas que faz este comentário da caixa de velocidades passam bastante tempo por dia nas estradas de acesso à cidade onde trabalham (mete 1ª, arranca, troca para 2ª, troca para 3ª, pára) ou na auto-estrada (mete mudança mais alta e siga). Raras são as que sabem ou que podem tirar gozo de usar a caixa de velocidades (ponta-tacão, rev-matching, etc.). Daí o rídiculo do argumento. :)



Só agora reparo que partilhei o link para versão com o motor de 110cv, mas o teu ZOE tem o motor de 135cv.
Eis o link correcto: https://ev-database.org/car/1205/Renault-Zoe-ZE50-R135
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Responder

Voltar para “Renault Zoe”