Zoe 50 - tudo o que queria saber antes de comprar

June73
Mensagens: 61
Registado: 28 mar 2021, 14:42
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: Amadora

Zoe 50 - tudo o que queria saber antes de comprar

Mensagem por June73 » 18 nov 2021, 01:05

Boa noite forenses.
Criei este tópico pois antes de tomar a minha decisão, pesquisei muito, assisti a vários ensaios, participei em grupos e fóruns mas nem todos foram esclarecedores sobre o novo Zoe 50. Eu não sou comercial nem tenho nenhuma relação com a marca, só venho transmitir a minha opinião sincera sobre o Zoe exclusive para que possa ajudar quem anda indeciso como também já andei.

Prós:
- a tecnologia é excelente, o écran tátil, o painel muito intuitivo
- pequeno mas espaçoso à frente
- muito ágil e prático de conduzir
- o seletor R N B D, permite regenerar energia nas descidas, sem recorrer ao pedal de travão
- portas traseiras com boa abertura, mas cuidado com as arestas bem aguçadas
- o cartão inteligente é muito útil, sem usar as mãos
- carregamento em PCN a 20kw
- bagageira espaçosa
- qualidade materiais, se bem que alguns plásticos poderiam ser mais suaves
- excelente autonomia, reais de 390 km
- o travão automático, acionado quando abre a porta
- o sistema som Bose é excelente
- luzes led
- os sensores de estacionamento
- câmara de marcha atrás
- o autohold é muito útil
- os comandos do AC manuais
- aplicação Myrenault é uma mais valia
- permite configurar várias funções do carro, assim como o volume dos alertas
- os bancos são bonitos, um tanto duros e como são compactos retira a visibilidade de quem viaja atrás
- travagem de emergência ativa ( só no exclusive)
- escolher os sons de presença para os peões, alguns são irritantes
- baterias refrigeradas a ar
- o modo eco
- todos os extra desta versão são muito úteis, principalmente os da segurança
- o grau de satisfação é elevado



A melhorar:
- não traz carregador doméstico, um evse até 32a é boa opção
- CCS opcional
- o cartão inteligente fecha tudo, menos os vidros
- boa qualidade terra, se não, não carrega, logo é melhor verificar a instalação elétrica e a tomada antes
- carregamento moroso
- não traz apoio de braço
- não permite regular em altura o banco do condutor
- pouco espaço atrás se tiver mais de 1,75m para a cabeça, pernas e pés que não cabem debaixo do banco da frente
- o fundo falso da bagageira é um extra, mas necessário, se não quiser ter cabos espalhados pela bagageira
- a minha principal desilusão: a autonomia! na verdade é uma estimativa e pode eclipsar-se rapidamente, depende do relevo, da temperatura, do pé no acelerador, da velocidade, dos consumos, ou seja, os 390km não estão garantidos. Em estacionamento com a baixa de temperatura pode perder autonomia, logo ela é bastante flutuante, pelo que não aconselho andar muito abaixo dos 20%
- pouco espaço de arrumação de ocultação, o espaço para o telemóvel é demasiado pequeno, atrás não cabe uma garrafa de água na porta
- não traz apoio de mão na porta de trás, também é um extra
- por vezes ocorre um bug com o som, após programar diferente volume dos sensores de estacionamento, deixou de tocar, também já aconteceu com o som do telemóvel, quando entro no carro com uma chamada não passa para o carro, apesar de estar o bluetooth ligado....
- gostaria de ter o localizador do carro na APP Myrenault, por exemplo, quando estaciono num parque grande
- o aquecimento de bancos devia vir no exclusive
- GPS já me (des) orientou no sentido oposto
- apesar de satisfeita, o carro fora de campanha, não vale os 36.000€, um valor mais justo nos 27/28.000€ para esta versão

E é este o balanço que faço de um mês e meio de utilização, se me recordar de algo mais relevante, atualizo a lista.
Última edição por June73 em 18 nov 2021, 12:57, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Zoe 50 - tudo o que queria saber antes de comprar

Mensagem por Nonnus » 18 nov 2021, 10:12

Fiquei baralhado.
- excelente autonomia, reais de 390 km

- a minha principal desilusão: a autonomia! na verdade é uma estimativa e pode eclipsar-se rapidamente, depende do relevo, da temperatura, do pé no acelerador, da velocidade, dos consumos, ou seja, os 390km não estão garantidos.
Tem uma excelente autonomia mas ao mesmo tempo é uma desilusão?

Em relação a autonomia ser real. Tal como todos os outros carros as estimativas são isso mesmo, estimativas. A autonomia em todos os carros (electricos e combustão) é afectada por múltiplos factores como temperatura, velocidade, orografia, vento, estado do piso, estado dos pneus, etc. Os factores são tantos que é impossível ter um valor real. O problema até se habituar é que nos carros a combustão o carro não lhe transmite tanta informação e você sabe que pondo 50L de combustível anda até se esquecer (alguns meses era assim, hoje não :mrgreen: ) e não se preocupa se vai a gastar 5L ou 10L aos 100km, mas sofre com os mesmo factores. Num VE como a autonomia é mais limitada, existe esse sentimento que o carro transmite é falso, mas não é. Os dados que os construtores facultam são em condições ideais sem ter em consideração todos os factores mencionados anteriormente. Por exemplo, os construtores dizem 400km de autonomia para um consumo de 15kWh/100km. Se for na auto estrada dificilmente faz os 15kWh/100km.

Quanto ao resto o ZOE é um veiculo do segmento b (citadino) alguns dos extras que você menciona não fazem sentido para o fim que o carro se destina. Nós em Portugal é que temos um carro para andar na cidade, passear, etc. Compramos um carro para usar em todas as ocasiões, mas os carros não são feitos a pensar no mercado português, são pensados para generalidade dos mercados.

Quanto ao carregamento carregar a 22kW em trifásico até acho que é uma mais valia do carro, como disse anteriormente o carro destina-se andar em cidade, dai o CCS ser um opcional para quem quer usar o carro para outros fins. Acho que faz sentido.

Quanto ao preço, sim, é caro para o carro que é.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

June73
Mensagens: 61
Registado: 28 mar 2021, 14:42
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: Amadora

Re: Zoe 50 - tudo o que queria saber antes de comprar

Mensagem por June73 » 18 nov 2021, 12:49

Nonnus Escreveu:
18 nov 2021, 10:12
Fiquei baralhado.
- excelente autonomia, reais de 390 km

- a minha principal desilusão: a autonomia! na verdade é uma estimativa e pode eclipsar-se rapidamente, depende do relevo, da temperatura, do pé no acelerador, da velocidade, dos consumos, ou seja, os 390km não estão garantidos.
Tem uma excelente autonomia mas ao mesmo tempo é uma desilusão?

Em relação a autonomia ser real. Tal como todos os outros carros as estimativas são isso mesmo, estimativas. A autonomia em todos os carros (electricos e combustão) é afectada por múltiplos factores como temperatura, velocidade, orografia, vento, estado do piso, estado dos pneus, etc. Os factores são tantos que é impossível ter um valor real. O problema até se habituar é que nos carros a combustão o carro não lhe transmite tanta informação e você sabe que pondo 50L de combustível anda até se esquecer (alguns meses era assim, hoje não :mrgreen: ) e não se preocupa se vai a gastar 5L ou 10L aos 100km, mas sofre com os mesmo factores. Num VE como a autonomia é mais limitada, existe esse sentimento que o carro transmite é falso, mas não é. Os dados que os construtores facultam são em condições ideais sem ter em consideração todos os factores mencionados anteriormente. Por exemplo, os construtores dizem 400km de autonomia para um consumo de 15kWh/100km. Se for na auto estrada dificilmente faz os 15kWh/100km.

Quanto ao resto o ZOE é um veiculo do segmento b (citadino) alguns dos extras que você menciona não fazem sentido para o fim que o carro se destina. Nós em Portugal é que temos um carro para andar na cidade, passear, etc. Compramos um carro para usar em todas as ocasiões, mas os carros não são feitos a pensar no mercado português, são pensados para generalidade dos mercados.

Quanto ao carregamento carregar a 22kW em trifásico até acho que é uma mais valia do carro, como disse anteriormente o carro destina-se andar em cidade, dai o CCS ser um opcional para quem quer usar o carro para outros fins. Acho que faz sentido.

Quanto ao preço, sim, é caro para o carro que é.
Bom dia. É a minha opinião e experiência, que vale o que vale. A questão da autonomia, sim, foi uma desilusão, pela forma flutuante como funciona, a "dança" oscilante de ver rapidamente os km a desaparecer, por exemplo, recupero 20km de autonomia com condução eco e rapidamente o carro estacionado por algumas horas e pela baixa temperatura ainda perco mais do que recuperei. Enfim, gostaria de saber tudo isto antes de comprar.

Paralelamente, sem dúvida, é uma mais valia trazer os 390km, (se trouxesse só 250km não seria opção), pessoalmente, só consegui 380 km em eco e com atenção à condução, com 14 kW de consumo, não deixa de ser um ótima autonomia estimada. Assim, como os 22kw de carregamento e PCN, a maioria dos VE carrega bem abaixo.

De um modo geral, há pontos positivos e alguns a melhorar, mas estou satisfeita, utilizo 90% em cidade, muito tranquilo, nenhum carro é perfeito, todavia o Zoe para o valor comercial de um exclusive deveria trazer alguns extras, que tem que pagar à parte.

Avatar do Utilizador
Giugiaro
Mensagens: 28
Registado: 14 out 2021, 18:04
Data de fabrico: 01 jan 2015
Capacidade bateria: 22kWh, SOH 98%
Localização: Valongo

Re: Zoe 50 - tudo o que queria saber antes de comprar

Mensagem por Giugiaro » 18 nov 2021, 12:59

Se for na auto estrada dificilmente faz os 15kWh/100km.
É normal o meu ZOE estar com uma média de 11kWh/100km?
Imagem

June73
Mensagens: 61
Registado: 28 mar 2021, 14:42
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: Amadora

Re: Zoe 50 - tudo o que queria saber antes de comprar

Mensagem por June73 » 18 nov 2021, 13:06

June73 Escreveu:
18 nov 2021, 12:49
Nonnus Escreveu:
18 nov 2021, 10:12
Fiquei baralhado.
- excelente autonomia, reais de 390 km

- a minha principal desilusão: a autonomia! na verdade é uma estimativa e pode eclipsar-se rapidamente, depende do relevo, da temperatura, do pé no acelerador, da velocidade, dos consumos, ou seja, os 390km não estão garantidos.
Tem uma excelente autonomia mas ao mesmo tempo é uma desilusão?

Em relação a autonomia ser real. Tal como todos os outros carros as estimativas são isso mesmo, estimativas. A autonomia em todos os carros (electricos e combustão) é afectada por múltiplos factores como temperatura, velocidade, orografia, vento, estado do piso, estado dos pneus, etc. Os factores são tantos que é impossível ter um valor real. O problema até se habituar é que nos carros a combustão o carro não lhe transmite tanta informação e você sabe que pondo 50L de combustível anda até se esquecer (alguns meses era assim, hoje não :mrgreen: ) e não se preocupa se vai a gastar 5L ou 10L aos 100km, mas sofre com os mesmo factores. Num VE como a autonomia é mais limitada, existe esse sentimento que o carro transmite é falso, mas não é. Os dados que os construtores facultam são em condições ideais sem ter em consideração todos os factores mencionados anteriormente. Por exemplo, os construtores dizem 400km de autonomia para um consumo de 15kWh/100km. Se for na auto estrada dificilmente faz os 15kWh/100km.

Quanto ao resto o ZOE é um veiculo do segmento b (citadino) alguns dos extras que você menciona não fazem sentido para o fim que o carro se destina. Nós em Portugal é que temos um carro para andar na cidade, passear, etc. Compramos um carro para usar em todas as ocasiões, mas os carros não são feitos a pensar no mercado português, são pensados para generalidade dos mercados.

Quanto ao carregamento carregar a 22kW em trifásico até acho que é uma mais valia do carro, como disse anteriormente o carro destina-se andar em cidade, dai o CCS ser um opcional para quem quer usar o carro para outros fins. Acho que faz sentido.

Quanto ao preço, sim, é caro para o carro que é.
Bom dia. É a minha opinião e experiência, que vale o que vale. A questão da autonomia, sim, foi uma desilusão, pela forma flutuante como funciona, a "dança" oscilante de ver rapidamente os km a desaparecer, por exemplo, recupero 20km de autonomia com condução eco e rapidamente o carro estacionado por algumas horas e pela baixa temperatura ainda perco mais do que recuperei. Enfim, gostaria de saber tudo isto antes de comprar.

Paralelamente, sem dúvida, é uma mais valia trazer os 390km, (se trouxesse só 250km não seria opção), pessoalmente, só consegui 380 km em eco e com atenção à condução, com 14 kW de consumo, não deixa de ser um ótima autonomia estimada. Assim, como os 22kw de carregamento e PCN, a maioria dos VE carrega bem abaixo.

De um modo geral, há pontos positivos e alguns a melhorar, mas estou satisfeita, utilizo 90% em cidade, muito tranquilo, nenhum carro é perfeito, todavia o Zoe para o valor comercial de um exclusive deveria trazer alguns extras, que tem que pagar à parte.

Nonnus, no carro a combustão sempre estive atenta aos consumos, que em cidade eram muito altos, aliado ao preço dos combustíveis, lembrava- me muito bem de quando abasteci, que cada vez se tornava mais frequente.

Obviamente, que as pessoas estão atentas a toda a informação que o VE disponibiliza, afinal gastaram ~30.000 a 40.000 num citadino, há as questões ambientais mas também de consumo, há que fazer contas. Inicialmente, também tinha mais esse controle, agora já relaxei e acelero quando tenho que acelerar, carrego quando tenho que carregar, afinal os carros existem para nos servir e não o contrário 😉

June73
Mensagens: 61
Registado: 28 mar 2021, 14:42
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: Amadora

Re: Zoe 50 - tudo o que queria saber antes de comprar

Mensagem por June73 » 18 nov 2021, 13:08

Giugiaro Escreveu:
18 nov 2021, 12:59
Se for na auto estrada dificilmente faz os 15kWh/100km.
É normal o meu ZOE estar com uma média de 11kWh/100km?
Muito bom, nunca consegui menos de 12kw e a pastelar, como faz? É um Zoe 50 😯?

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Zoe 50 - tudo o que queria saber antes de comprar

Mensagem por Nonnus » 18 nov 2021, 13:13

Giugiaro Escreveu:
18 nov 2021, 12:59
Se for na auto estrada dificilmente faz os 15kWh/100km.
É normal o meu ZOE estar com uma média de 11kWh/100km?
É tão normal como tendo 14 ou 15. Como já foi dito tudo depende do seu pé direito. Anda a velocidades baixas, não faz arranques bruscos, não liga o aquecimento, anda em terrenos planos, tem os pneus na pressão correcta, sabe aproveitar a regeneração...

Já aqui vimos carros com consumos de 9kWh/100km.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
Giugiaro
Mensagens: 28
Registado: 14 out 2021, 18:04
Data de fabrico: 01 jan 2015
Capacidade bateria: 22kWh, SOH 98%
Localização: Valongo

Re: Zoe 50 - tudo o que queria saber antes de comprar

Mensagem por Giugiaro » 18 nov 2021, 13:44

O meu é um R240. Tenho sempre ligado o modo ECO.

Geralmente ando ao máximo de 80km/h na autoestrada, e uso sempre regulador de velocidade, dando ao veículo a gestão das acelerações e das desacelerações durante o percurso a alta velocidade.
Se estiver com tempo, ou se há expectativa de trânsito pelo caminho, regulo para 70km/h.

Tento sempre usar a travagem regenerativa, e tenho o GUI com o "conta rotações" e o consumo instantâneo para evitar travar em excesso.
Antecipo as desacelerações de forma a evitar usar o calço e manter uma distância de segurança aos veículos que estão à frente.
Geralmente sou suspeito quando me aproximo das passadeiras e semáforos, e reduzo ligeiramente a velocidade na aproximação.

Em cidade tento não acelerar com muita força. Geralmente o pico não ultrapassa os 22kW, salvo em subidas íngremes.
Deixo sempre que o carro tome a iniciativa de iniciar a marcha, quando possível.

Hoje comecei o dia com 26km de autonomia. Depois de uma viagem de 16,7km, acabei com 13km de autonomia, uma média de 8,7kWh/100km, e uma pontuação de 98/100 na eficiência.

A viagem de volta é sempre mais penalizadora, raramente fazendo menos de 13kWh/100km. Se a viagem anterior fosse no sentido contrário, prevejo que a autonomia final se fixa-se nos 7/6km.
Imagem

June73
Mensagens: 61
Registado: 28 mar 2021, 14:42
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: Amadora

Re: Zoe 50 - tudo o que queria saber antes de comprar

Mensagem por June73 » 18 nov 2021, 17:11

Giugiaro Escreveu:
18 nov 2021, 13:44
O meu é um R240. Tenho sempre ligado o modo ECO.

Geralmente ando ao máximo de 80km/h na autoestrada, e uso sempre regulador de velocidade, dando ao veículo a gestão das acelerações e das desacelerações durante o percurso a alta velocidade.
Se estiver com tempo, ou se há expectativa de trânsito pelo caminho, regulo para 70km/h.

Tento sempre usar a travagem regenerativa, e tenho o GUI com o "conta rotações" e o consumo instantâneo para evitar travar em excesso.
Antecipo as desacelerações de forma a evitar usar o calço e manter uma distância de segurança aos veículos que estão à frente.
Geralmente sou suspeito quando me aproximo das passadeiras e semáforos, e reduzo ligeiramente a velocidade na aproximação.

Em cidade tento não acelerar com muita força. Geralmente o pico não ultrapassa os 22kW, salvo em subidas íngremes.
Deixo sempre que o carro tome a iniciativa de iniciar a marcha, quando possível.

Hoje comecei o dia com 26km de autonomia. Depois de uma viagem de 16,7km, acabei com 13km de autonomia, uma média de 8,7kWh/100km, e uma pontuação de 98/100 na eficiência.

A viagem de volta é sempre mais penalizadora, raramente fazendo menos de 13kWh/100km. Se a viagem anterior fosse no sentido contrário, prevejo que a autonomia final se fixa-se nos 7/6km.
Estamos a falar de modelos diferentes, o meu é o R50 é mais gastador, mais tecnologia, potência 135 CV, jantes de 17" não há forma de comparação com modelos e potências distintos

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Zoe 50 - tudo o que queria saber antes de comprar

Mensagem por Nonnus » 18 nov 2021, 18:31

June73 Escreveu:
18 nov 2021, 17:11
Estamos a falar de modelos diferentes, o meu é o R50 é mais gastador, mais tecnologia, potência 135 CV, jantes de 17" não há forma de comparação com modelos e potências distintos
Um E-Niro tem 204CV bateria de 64kWh e faz consumos de fazer inveja a muitos com menos CV e baterias mais pequenas, um Model 3 SR+ a mesma coisa.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Renault Zoe”