Carregamento doméstico R50 green up ou tomada industrial

June73
Mensagens: 61
Registado: 28 mar 2021, 14:42
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: Amadora

Re: Carregamento doméstico R50 green up ou tomada industrial

Mensagem por June73 » 21 set 2021, 23:14

Agora só me resta escolher o EVSE, há oportunidades na Amazon de 32a por cerca de 200€ que fico tentada....o que me dizem? SE calhar são iguais aos que vendem a 350€ :roll:

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Carregamento doméstico R50 green up ou tomada industrial

Mensagem por ruramos » 22 set 2021, 18:21

Na Amazon tem garantia.. há lá EVSE a bom preço e de boa qualidade. Claro que tem que se pesquisar e não comprar o primeiro mais barato que aparecer..

June73
Mensagens: 61
Registado: 28 mar 2021, 14:42
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: Amadora

Re: Carregamento doméstico R50 green up ou tomada industrial

Mensagem por June73 » 22 set 2021, 18:26

ruramos Escreveu:
22 set 2021, 18:21
Na Amazon tem garantia.. há lá EVSE a bom preço e de boa qualidade. Claro que tem que se pesquisar e não comprar o primeiro mais barato que aparecer..
É verdade, ter cuidado com as chinezices....

Mas há alguns com certificação TUV, que aqui em Portugal nem todos têm, mas aí o preço já sobe, claro

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Carregamento doméstico R50 green up ou tomada industrial

Mensagem por pemifer » 23 set 2021, 18:09

June73 Escreveu:
21 set 2021, 21:47
A terra deve estar dentro dos fios... Mas já foi testada anteriormente e está boa, o prédio também é recente e teve inspeção na altura.

O quadro está no 3° andar até ao -2, entra na parede, até lá acima, complicado...

Entretanto, o Sr. Eletricista falou com outros colegas e já desistiu da green up, vai ser CE com diferencial.

Muito obrigada a todos, ajudaram-me imenso 👍👍👍
Eu ía dizer para mudar de eletricista... 20A na Green up? :lol: :lol: :lol:
Aliás nem sei como ele vendo cabo de 2,5mm sugeriu carregar a 20A....
Excelente opção a da CEE 16A!
Uma CEE custa menos de 7€ enquanto a Green Up custa mais de 70€.
Ainda dá para uma boa almoçarada... ou duas!

SILVER
Mensagens: 4
Registado: 10 out 2021, 21:24
Data de fabrico: 21 dez 2020
Capacidade bateria: 50 Ah

Re: Carregamento doméstico R50 green up ou tomada industrial

Mensagem por SILVER » 14 out 2021, 21:45

Boa noite.
Registei-me recentemente porque adquiri um Renault ZOE (R50/110).
Estive a ler todos as mensagens, e constatei que aconselham a colocação de uma tomada industrial em vez da tomada green up. No entanto, tenho uma dúvida.
Dizer primeiro que já tenho o orçamento de duas empresas para instalação de uma tomada green up (com quadro elétrico e dijuntor diferencial) na garagem e que são de 400 e 500 euros. Naturalmente acho um exagero, apesar de ter a noção do preço dos materiais.
Tenho o quadro elétrico no interior da casa, com a potência contratada de 10,35 Kw, e a garagem está a retaguarda da casa. Do quadro à garagem vão cerca de 12 metros. Tenho um dijuntor de 16A para a linha que vai para a garagem (fio de 2,5 mm).
A minha dúvida é se instalar a tomada industrial na garagem para carregamento do carro, deve instalar um dijuntor diferencial? E onde instalo? imediatamente antes da tomada industrial ou substituo no quadro elétrico o dijuntor que lá está por um dijuntor diferencial?
Se puderem esclarecer-me, agradeço.

June73
Mensagens: 61
Registado: 28 mar 2021, 14:42
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: Amadora

Re: Carregamento doméstico R50 green up ou tomada industrial

Mensagem por June73 » 14 out 2021, 23:14

Boa noite Silver, parabéns pela aquisição.

Graças aos membros deste fórum que me aconselharam, em boa hora desisti da green up, tenho a tomada CE32 que posso carregar até 20 amp.pois os fios do quadro da garagem são de 2,5m, teriam de ser de 4 ou 6 para suportar os 32amp.
Estou muito satisfeita com a instalação, tenho um disjuntor/ diferencial só para o carro, independente do da garagem e essa instalação custou-me 150€. O melhor será um disjuntor à parte só para o carro, um ao lado do outro.
Tenho carregado a 16 amp. num evse e em menos de 8h tenho mais de 50% carga. Acho que é a melhor opção :)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamento doméstico R50 green up ou tomada industrial

Mensagem por BrunoAlves » 14 out 2021, 23:17

Não sei se é despropositado. Em materiais deves ter uns 150€, por isso 250€ de MO não é descabido. Eu quando fiz a minha instalação na garagem demorei quase 3 dias (sendo certo que com pouca prática e fio de 6mm2). Tiras a Green Up e instalas esta (que é a mesma sem o autocolante e o íman) e poupaste uns 70€ ou mais :mrgreen:
https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Ele ... F_14695212

Em relação à questão do diferencial, as normas dizem que deves ter um disjuntor térmico bipolar (corta fase e neutro) a proteger a ligação entre quadros (ou seja no teu quadro de casa).
Todos os quadros parciais devem ter um diferencial "geral".
No caso da tomada de carregamento basta um disjuntor térmico sendo o diferencial o do quadro. Só nos carregamentos trifásicos é que é obrigatória protecção diferencial DC, mas a larga maioria das pessoas não tem, só o diferencial normal (porque os outros custam um horror de dinheiro)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Carregamento doméstico R50 green up ou tomada industrial

Mensagem por rjspedition » 14 out 2021, 23:45

A minha dúvida é se instalar a tomada industrial na garagem para carregamento do carro, deve instalar um dijuntor diferencial? E onde instalo? imediatamente antes da tomada industrial ou substituo no quadro elétrico o dijuntor que lá está por um dijuntor diferencial?
Sim!

E atenção que a linha deve estar protegida por diferencial + disjuntor.

É difícil no entanto comentar o valor, dado que há quem coloque diferenciais normais (um da Efapel deverá custar uns 14€+IVA), e há quem coloque diferenciais tipo A (Iniciam nos 60€+ IVA, por exemplo)

Deixo passagens do guia da DGEG:
5.1.2.1.1 Dispositivos diferenciais (DR)
Quando for utilizada a medida de proteção contra os contactos indiretos por corte
automático da alimentação, cada ponto de conexão de VE (circuito final) deve ser
protegido individualmente por meio de um DR, com uma corrente diferencial-residual I∆n
não superior a 30 mA.

Os dispositivos diferenciais devem satisfazer às normas EN 61008, EN 61009 ou NP
EN 60947-2, cortar todos os condutores ativos (incluindo o neutro) e ser, no mínimo, do
tipo A.
Os circuitos dedicados previstos para a carga de VE devem ser dimensionados para uma
corrente de serviço não inferior a 16 A e a secção dos condutores não deve ser inferior a
2,5 mm2
.
Na proteção contra as sobreintensidades, devem ser utilizados disjuntores com
características adequadas ao tipo de carga do VE (corrente de serviço, “picos” de ligação,
etc.), nomeadamente quanto à seleção do tipo de curva do disparador magnético (C ou D)
a utilizar
As tomadas e os conetores a usar para a conexão de VE devem satisfazer a um dos
seguintes requisitos:
a) tomada para usos domésticos e análogos em conformidade com a norma
NP 1260-2:2016, Folha de Normalização III, para os modos de carga 1 ou 2, em que:
- os limites de utilização e a identificação relativa à carga de VE devem ser marcados na
tomada pelo fabricante;
- os limites de utilização e a identificação devem ser apostos no posto de carregamento
ou no quadro, na proximidade da tomada, se esta for instalada num posto de
carregamento ou num quadro adequado.
Quando, para os modos de carga 1 ou 2, forem utilizadas tomadas para usos
domésticos e análogos que satisfaçam à norma NP 1260, estas não devem ser usadas
quando a corrente de carga dos VE for superior a 10 A
. Esta regra não se aplica quando
as tomadas forem adequadas ao carregamento de VE (marcadas, de origem, para esse
efeito)
https://www.dgeg.gov.pt/media/mpzhmae2/ ... tricos.pdf

SILVER
Mensagens: 4
Registado: 10 out 2021, 21:24
Data de fabrico: 21 dez 2020
Capacidade bateria: 50 Ah

Re: Carregamento doméstico R50 green up ou tomada industrial

Mensagem por SILVER » 19 out 2021, 17:54

Boa tarde.
Agradeço as resposta de todos.
Fiquei mais esclarecido.
Vou efetivamente colocar uma tomada "industrial" monofásica e um dijuntor diferencial.

June73
Mensagens: 61
Registado: 28 mar 2021, 14:42
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: Amadora

Re: Carregamento doméstico R50 green up ou tomada industrial

Mensagem por June73 » 19 out 2021, 21:41

Excelente opção Silver!

Responder

Voltar para “Renault Zoe”