Dúvidas de recém proprietário Zoe R240

Responder
PP2020
Mensagens: 4
Registado: 21 out 2020, 00:14
Data de fabrico: 01 nov 2015

Dúvidas de recém proprietário Zoe R240

Mensagem por PP2020 » 21 out 2020, 18:58

Boa noite a todos!

Pequena Introdução: Comprei recentemente um Zoe R240 em 2ª mão, de Set. 2015, com 96 mil km, bateria de aluguer.
Atirei-me um bocado de cabeça sem ver estados de bateria, etc.. Apesar dos muitos kms, o carro parecia impecável, fiz um test drive, marcava 180 km de autonomia, e como foi num stand e tem supostamente 12 meses de garantia, arrisquei. Até agora tudo OK, faço uns 150 km em cidade/vias rápidas sem grandes problemas, e se tiver mesmo muito cuidado faço 180-200 km. Estou fã dos VE, tal como esperado!

Gostava de perguntar algumas coisas para as quais, depois de muito procurar por aqui e noutros locais, ainda não consegui encontrar resposta clara:

1 - Terei de ir fazer uma revisão anual ao carro? Ou é apenas “aconselhável”, tal como em qualquer carro com motor de combustão? Pergunto isto até mais pelas baterias alugadas, se houver algum problema que afete o tal sistema de refrigeração das baterias, por exemplo, pensei que pudesse ser obrigatório. E já agora, tem de ser na Renault (Chelas, por exemplo)? Ou aconselham outras oficinas em Lisboa?

2 - Se fizermos uma revisão ao carro na Renault eles dizem qual o estado da bateria? Ou é um serviço que eles prestem? Ainda não liguei para a Renault Chelas porque sinceramente a minha experiência com eles não é a melhor. É raro conseguir encontrar uma pessoa que saiba exatamente do que está a falar, até nos carros de combustão.

3 – O meu carro tem um comportamento um bocado estranho em estrada molhada, numa travagem mais a fundo. Dá-me a sensação que no fim da travagem a regeneração desliga, os travões atuam à bruta e as rodas parece que bloqueiam e o carro derrapa um bocado. Não é fácil de explicar, acontece alguma coisa do género a alguém? Acho que os pneus que tenho são uma porcaria mas não me parece ser só disso.

4 - Porque é que dizem por aqui no fórum que o Zoe não gosta de carregamentos em tomadas normais, uns 2 kW? (atirei uma extensão pela janela e foi mais ou menos isso que medi). Para mim chegava bem 2 kW, uma noite por semana e estava feito. Ainda não consegui por o carro a carregar na garagem comum do condomínio porque as tomadas são velhas e ainda não têm terra, mas era esse o meu plano… estou a tentar convencer os vizinhos. Meto um contador e pago a energia. Já estou farto de andar em busca de carregadores públicos livres, que funcionem e não sejam um pequeno roubo. Tenho um carregador ótimo ao pé de casa, mas 80% do tempo está ocupado (sendo que os 20% livres é quase sempre de madrugada!). Não há paciência. Até agora este é claramente o meu maior problema e o que me faz não andar por aí a aconselhar um VE a quase toda a gente que encontro!

5 - Última pergunta, e não querendo abusar… alguma alma caridosa aqui na zona oriental de Lisboa, que tenha a tal ficha e a app, se quer oferecer para se ligar ao meu carro e ver o estado da bateria, para ter noção da degradação que tenho? Encontramo-nos num carregador qualquer perto de um café e eu pago as cervejas! :)

Peço desculpa pelo testamento, e obrigado pela ajuda!

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Dúvidas de recém proprietário Zoe R240

Mensagem por rnlcarlov » 22 out 2020, 08:56

PP2020 Escreveu:
21 out 2020, 18:58
4 - Porque é que dizem por aqui no fórum que o Zoe não gosta de carregamentos em tomadas normais, uns 2 kW? (atirei uma extensão pela janela e foi mais ou menos isso que medi). Para mim chegava bem 2 kW, uma noite por semana e estava feito. Ainda não consegui por o carro a carregar na garagem comum do condomínio porque as tomadas são velhas e ainda não têm terra, mas era esse o meu plano…
Tem aqui mais ou menos a resposta. A terra. O Zoe é muito esquisito com a terra. Em tomadas onde os outros carros conseguem carregar normalmente, o Zoe por vezes não consegue.

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Dúvidas de recém proprietário Zoe R240

Mensagem por Flyer » 22 out 2020, 16:15

Olá pp2020

1-se ainda estiver na garantia a revisão é obrigatória.Como penso já não estar, então não. Só ter cuidado com a bateria de 12v que convém verificar. De qualquer modo aconselhava a ir à revisão uma vez por ano.
2-dizem, mas tem de ser pedido.
3-??nunca me aconteceu.
4- o carro precisa de uma boa terra para carregar; eu tenho boa terra mas como o meu solo é muito arenoso e os dois últimos verões tive problemas de carregamento (falta de humidade). Só em setembro deste ano consegui resolver definitivamente este problema.
5- se estiver interessado em fazer um passeio até ao forum Almada, para a semana, teria disponibilade para ver o estado da bateria. Tenho App e dongle.

Bons passeios
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

PP2020
Mensagens: 4
Registado: 21 out 2020, 00:14
Data de fabrico: 01 nov 2015

Re: Dúvidas de recém proprietário Zoe R240

Mensagem por PP2020 » 23 out 2020, 14:12

Muito obrigado pelas respostas.

Se a garantia são 5 anos, já passou. Mas sim, parece-me bem uma revisão anual. Alguma oficina mais aconselhada?

A bateria de 12 v de vez em quando acende lá a luz no painel de controlo mas depois passa... é grave deixar morrer a bateria de 12 v?

Se o problema de carregar a 2 kW são só as terras, não deve haver problema porque vamos fazer as obras na garagem exatamente para ligar as tomadas à terra. Humidade é coisa que não falta naquela garagem. Pensei que fosse outra razão.

Flyer, sou capaz de aceitar o passeio até Almada, envio mp.

Obrigado

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Dúvidas de recém proprietário Zoe R240

Mensagem por rnlcarlov » 24 out 2020, 10:47

PP2020 Escreveu:
23 out 2020, 14:12

A bateria de 12 v de vez em quando acende lá a luz no painel de controlo mas depois passa... é grave deixar morrer a bateria de 12 v?
Uma bateria de 12V nas lonas pode gerar uma carga de avisos de erro que podem assustar os incautos. Se já está a dar problemas agora vai dar o berro num futuro não muito distante, logo é ir pensando já em trocar.

Responder

Voltar para “Renault Zoe”