Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Nelio
Mensagens: 19
Registado: 26 dez 2015, 22:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por Nelio » 28 dez 2015, 15:20

Bom dia,

Sugestão do meu camarada Mariano MRider aqui vai o meu testemunho e opinião do Renault ZOE.

A convite do Representante Renault aqui da Madeira andei então 5 dias a eletricidade!

Eu sempre fui fâ de veículos eléticos, aliás fui eu que "envenenei" o MRider quando testamos uma Moto Elétrica já há uns anitos.
Primeira opinião do ZOE, ADOREI mas há alguns senãos.
Primeiro deixem-me dizer-lhes ou relembrar que na Madeira as subidas não são faceis. :)

- Este VE desde que não esteja no modo ECO não deixa ficar mal frente a outros carros. O carro é excelente nas subidas, tem muita força e não pensem que eu não sei o que é potencia, Tenho 300 e alguns cavalos na garagem.

- O ponto negativo para mim neste carro é a autonomia. MUITO Cuidado faz 120/130Km mas a andar á vontade não deverá passar dos 100.
Tenho um amigo que comprou 2 mas diz-me que com as novas baterias já faz 200km cá na Madeira, mas diz-me que na Via Rápida,devido ás velocidades altas constantes não regenera muito mas mesmo assim 200km por cá já acho mais aceitável.

- Outro ponto negativo é o carregamento em casa. Demora imenso, 15H com 10Km de autonomia no computador de bordo. Isto na tomada de casa que é onde o comum cidadão irá deixar a carregar durante a noite.

Tendo cá as subidas e descidas acentuadas há que gabar a regeneração. Fiz uma subida de 4 a 5 km, arranquei com 74Km de autonomia, cheguei ao topo da montanha com 52 de autonomia e na descida, voltando ao ponto de partida com a regeneração a autonomia estava nos 70Km.

Agora a minha opinião em que muito de vós irão argumentar contra como é de compreender:

Não compensa AINDA como único carro familiar, passo a explicar o meu ponto de vista:
Tenho 2 filhotes, entre ir por um á escola, a minha esposa ao trabalho ou compras etc... faço em média 1 tanque de gasóleo por mês na minha Megane.
Custo do tanque, em média 60€ para 750/800km.

Zoe, fazendo as contas assim muito rapidamente sem muitos detalhes não compensa:
Aluguer de Bateria: 80€
Carregamentos por mês 12 carregamentos, custo por volta de 24€ (média de 3 carregamentos por semana)
104€ por mês e tenho de fazer condução em modo eco e mesmo assim muito cuidada.
1248€ anuais para poder circular.

Megane 60€ mes gasóleo
1 revisão por ano média de 200€
Custo anual 920€

Vídeo da subida que faço quase todos os dias e das mais inclinadas que se costuma encontrar por cá.




Esta foi a máquina que testei:

Imagem

Imagem
Imagem

Caricato é que no posto de carregamento na "casa da luz" o equivalento à EDP que é onde está um dos postos mobi.e, costuma ter quase sempre os carros da empresa estacionados no lugar onde supostamente se estaciona para carregar.
Imagem


Estes foram os Kmts totais que fiz, e respetivos consumos e médias.
Imagem

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por Orlando » 28 dez 2015, 15:33

O que interessa é que já experimentaste, o resto vem com o tempo.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por VETL » 28 dez 2015, 15:42

Fizeste mal as contas.
Ou melhor fizeste bem mas com essa cena do aluguer já se sabia que ias bater nesses resultados.
Se fizeres essas contas sem aluguer vais ver que compensa. E se puderes deduzir o IVA, ainda vais ganhar mais.
O aluguer é um roubo descarado.

EDIT: E esse carro a carregar numa fase a 10A é altamente ineficiente. Assim tornará o retorno mais difícil.
Última edição por VETL em 28 dez 2015, 15:53, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por Fil » 28 dez 2015, 15:43

Falta aí o IUC, mas também não é por aí. Nas contas da maioria das pessoas, o aluguer nunca compensa, basta fazer essas contas simples para se perceber o resultado.

Os lugares de carregamento têm de estar livres para quem quer carregar, e sinalizados para rebocar os prevaricadores. Nesses casos terá de chamar a polícia para resolver o problema, quando ninguém reclama as coisas não mudam ;)

Se faz por volta dos 100 klms com o modelo mais antigo, nunca na vida fará 200 com o mais actual, a diferença de capacidade de bateria é minima, serão mais 20 ou 30 klms no máximo.

Carregar a 10A, é muito lento nesse carro, a eficiência desse carregador a essa amperagem é fraca. Aconselho carregar no mínimo a 16A, se tiver potência para isso, e terá de aquirir um evse diferente do que vem de origem, custará entre os 350€ e os 550€ sem ser na marca.

Como estão os postos de carga rápida? Têm recebido informações sobre o seu estado? Têm questionado?

Durante o dia, enquanto trabalha, não pode colocar o carro à carga?

Sugiro que faça o máximo de test drives possíveis, nas mais variadas marcas, e depois faça novamente as contas ;)

Espero ter ajudado, boa sorte.

Nelio
Mensagens: 19
Registado: 26 dez 2015, 22:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por Nelio » 28 dez 2015, 16:35

O homem que comprou os novos ZOE faz 200km com 1 carregamento, mas com percurso completamente diferente do meu. Sem muitas subidas. Mesmo que tenha me dito este valor arredondado.... 180 já é mais aceitável.
Carregamento rápido nao dá para fazer no ZOE. O mais rápido são 8 horas no posto de carregamento no Funchal.
Adquirir mais coisas, e mais potencia etc...sinceramente vai afugentar mais o cliente. É gastar muito para poupar pouco.
Durante o dia, carregar o carro enquanto se trabalha, mesmo que eu conseguisse (que não consigo neste momento) é uma luta pois só há um ponto mobi.e no funchal e o próxomo fica a 40kmts de distancia.
Ou seja, nestes 5 dias que testei o carro, sempre que fui para fora do Funchal, andei sempre QUASE com o coração na boca a ver se a autonomia dava.
Outra coisa que não abona a favor das baterias penso que seja as subidas. Com tanta subida o esforço de descarga é certamente maior e degrada mais as baterias.
Para terem ideia essa subida onde dou 64km/h, se for no modo ECO o carro nao passa de 20.

Outra coisa, dizem para fugir do aluguer.... concordo. Mas sendo o preço das baterias algo na casa dos 8mil LIBRAS segundo li por aí.... como é que faço quando a bateria começar a morrer? 9mil ou até que seja os 6mil reportado pela troca das baterias no leaf.... dá para muuuuuuuuito litro de Diesel.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por VETL » 28 dez 2015, 16:43

Nelio Escreveu:...Outra coisa, dizem para fugir do aluguer.... concordo. Mas sendo o preço das baterias algo na casa dos 8mil LIBRAS segundo li por aí.... como é que faço quando a bateria começar a morrer? 9mil ou até que seja os 6mil reportado pela troca das baterias no leaf.... dá para muuuuuuuuito litro de Diesel.
Eu também gostava de saber o preço da bateria do ZOE.
Mas olha: No meu Leaf já lá vão 85.000Km. E o preço da bateria já baixou, me parece dos 6.000 para os 5.000€. Achas que ainda não ganhei para uma bateria nova?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Nelio
Mensagens: 19
Registado: 26 dez 2015, 22:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por Nelio » 28 dez 2015, 16:54

em 85mil kmts numa média de 8€/100kmts gastarias 6800€, claro que tem mais custos associados a um carro de combustão! :)
A questão é mesmo essa. Poupas pouco, tendo em conta se carregares sempre em casa. e gastas para poderes por mais capacidade em casa etc... no final de contas poupaste em combustível para gastares em baterias + acessórios.
Não estou a dizer que não compensa, atenção eu disse no inicio que gosto de coisas diferentes e sempre fui curioso/fâ de carros e motos eléctricos.
Mas............ =)

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por jasmim » 28 dez 2015, 17:18

Não esquecer que o carro elétrico não tem motor de arranque, turbo, injetores, embraiagem etc... tudo peças que mais tarde ou mais cedo entram nas contas e de que maneira.
Acrescentas o prazer de condução e aquilo que deveríamos pôr no topo que é ajudar o ambiente, então não restam dúvidas que o elétrico deveria ser a nossa primeira prioridade.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por Fil » 28 dez 2015, 17:21

Viu a diferença de preço entre o zoe e o leaf? Acha que o seu megane é igual a um clio? Temos de comparar veículos parecidos;) E nesse aspecto o leaf tem um preço parecido com os modelos da mesma gama, a gasóleo. Se a partir daí comparar com os outros, poupará algum dinheiro. Se pretende justificar 10 mil klms por ano para mudar, talvez não consiga recuperar o investimento facilmente. Se trocar o megane por outro carro a gasóleo, aí é que não recupera nunca, só gasta mais. Só nos 100% eléctricos consegue poupar relativamente ao gasóleo.

Se faz 800 klms por mês, não chega a 30 klms por dia, não percebo onde está o medo de ficar sem electricidade, parece-me apenas psicológico. Depois não vai gastar 2€ por carga, a não ser que só suba e nunca desça, muito menos a andar devagar.

O zoe carrega em apenas uma hora a 22kW, o leaf carrega em meia hora numa tomada chademo. Em casa o leaf carrega apenas a 6.6kW, o mk2.

Se trocar o megane por um leaf em segunda mão, fica pago num instante, foi o que eu fiz. Fiquei com um carro 5 anos mais novo e estou a poupar 2500€ por ano (faço 20 mil klms por ano e tinha outras despesas, estacionamento e afins). Quando tiver de trocar de bateria, vai trocar de carro, com os klms que faz, não me parece necessário trocar rapidamente. Nem quem faz 40 mil klms por ano ainda trocou.

Outra questão, não há tomadas disponíveis sem ser no funchal? Já tentaram angariar algumas? O posto de carga rápida já não existe? Ou está apenas avariado?

Quando fui a última vez que fez mais de 100 klms com o megane? 500€ para carregar mais rápido afugenta? Em 29 mil €? Óleo, turbo, gasóleo, iuc não afugenta? Painéis solares no telhado afugenta?

Boa sorte na escolha ;)

vgomes
Proprietário Leaf
Mensagens: 659
Registado: 07 jan 2011, 23:33

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por vgomes » 28 dez 2015, 17:23

Na Madeira acho que travoes e embraiagem não escapas de certeza....

Responder

Voltar para “Renault Zoe”