Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por Fil » 30 dez 2015, 16:31

E onde andará a rede de carregamento, que a Tesla já tem espalhada por uma boa parte da Europa.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por Orlando » 30 dez 2015, 18:47

A rede é inevitável. Seja por iniciativa ou por imposição.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Nelio
Mensagens: 19
Registado: 26 dez 2015, 22:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por Nelio » 30 dez 2015, 21:48

É nesse ponto que ando a batalhar. É bom, resolve mas carregar tanto não é simplesmente prático. Alguém por exemplo compraria um carro a combustão com autonomia de 120km? Eu encho sempre é deixo chegar á reserva. Imaginem ter de fazer isso 2 ou 3 vezes por semana em vez de 1 vez por mês. Houvesse tempo/paciência.

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por jasmim » 30 dez 2015, 22:00

Como o "sacrifício" vale a pena no caso dos elétricos, claro que compraria.
No caso de um elétrico fazes isso enquanto dormes, comes ...
Com um CI tens que te deslocares à estação de serviço, abastecer, inalar, tirar a carteira.

Lembras.te daqueles telemóveis que tinham mais de 1 semana de autonomia? Provavelmente tens atualmente um smartphone que pouco mais de 1 dia faz. Voltarias ao passado? ;)
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por VETL » 30 dez 2015, 22:12

Nelio Escreveu:É nesse ponto que ando a batalhar. É bom, resolve mas carregar tanto não é simplesmente prático. Alguém por exemplo compraria um carro a combustão com autonomia de 120km? Eu encho sempre é deixo chegar á reserva. Imaginem ter de fazer isso 2 ou 3 vezes por semana em vez de 1 vez por mês. Houvesse tempo/paciência.
Isto é outro mito e nem sei como ainda me dou ao trabalho de comentar.
Olha, digo-te só uma coisa: O trabalho de ligar o cabo na garagem é o mesmo que ires à parede do outro lado ligar a luz. Ainda ficas a ganhar o tempo que perdes nas bombas de gasolina!
Na verdade é um ganho mas pensas como se fosse uma perda...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por mjr » 30 dez 2015, 22:15

X2

Ia responder mas o VETL disse tudo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3044
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por Filipe » 31 dez 2015, 01:34

x3 :)
Parece-me que o pessoal se está a esquecer de um pormenor muito importante (se não o mais importante) onde está o buzilis da questão:
Não vos parece estranho que numa sociedade altamente tecnológica, onde até brevemente teremos computadores quânticos, as baterias
praticamente não evoluíram no último século comparativamente?
Não se esqueçam que os EV´s já foram abafados de vários modos no dito século, mas tenho um palpite :roll: que a cena irá mudar brevemente,
e esses são os meus mais sinceros votos para a nossa comunidade elétrica mais ecológica, e não só.
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Vmax69
Mensagens: 193
Registado: 04 set 2013, 13:55

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por Vmax69 » 31 dez 2015, 08:43

Eu abasteço a cada 2 dias e não me sinto incomodado.

jrochate
Mensagens: 242
Registado: 13 fev 2015, 21:00
Data de fabrico: 01 jun 2014
Capacidade bateria: 9,3 kWh

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por jrochate » 01 jan 2016, 12:41

Nelio Escreveu:É nesse ponto que ando a batalhar. É bom, resolve mas carregar tanto não é simplesmente prático. Alguém por exemplo compraria um carro a combustão com autonomia de 120km? Eu encho sempre é deixo chegar á reserva. Imaginem ter de fazer isso 2 ou 3 vezes por semana em vez de 1 vez por mês. Houvesse tempo/paciência.
Abastecer em bomba: 3 minutos para bombar 50 litros + 5 minutos para cartão/desconto/fatura/cumprimentos = 8 min + tempo na fila (variável)

Abastecer em casa: 10 segundos para abrir a tampa e ligar a ficha ao carro.

Perda de tempo mensal para 50 litros (900 km):
- Em bomba: 8 minutos / mês (1 enchimento)
- Em casa: 10 seg x 10 = 1,6 minutos / mês (10 carregamentos)

Sem ter em consideração as filas de espera na bomba (que podem facilmente duplicar os tempos), temos:

- Com o carregamento elétrico perde-se 5 vezes menos tempo da nossa vida a repor combustível na viatura.

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por marcopns » 10 jan 2016, 12:02

jfr2006 Escreveu:
marcopns Escreveu:No entanto tens uma bateria de 5kwh a puxar 1,5 toneladas. Não sei qual a potencia do motor eléctrico do Prius Plugin, mas suponho que essa bateria trabalhe constantemente com descargas de 10Cs. Espero que essa bateria dure muito tempo, mas... é uma questão que me preocupa.
Tenho conhecimento de um user com um PHV, com quase 116 000km feitos, dos quais 41 973 km foram em modo EV, com um total de 5950kWh (ou seja, estamos a falar de quase 1200 ciclos) e a degradação notada andará na casa dos 4% ;)
Afinal, parece que não... o teste da tomada dá 17% de degradação. Já teria perdido 1 barra...
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

Responder

Voltar para “Renault Zoe”