Renault não vai usar batertias da AESC (como o LEAF)

Responder
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Renault não vai usar batertias da AESC (como o LEAF)

Mensagem por RJSC » 29 jul 2012, 00:50

Le Figaro - Renault Flins : LG produira les batteries
http://www.lefigaro.fr/flash-eco/2012/0 ... teries.php

Partnership with LG Chem: Renault reaffirms its support for an EV electrics industry in France
http://media.renault.com/global/en-gb/r ... enault.com
Ongoing negotiations concern:
- a new phase in the research and development of next-generation electrical batteries as part of a three-way draft agreement involving Renault, CEA (French Alternative Energies and Atomic Energy Commission) and LG Chem. This agreement targets the development of next-generation of batteries for production in early 2017.

- the LG Chem-led construction of a European battery factory in France. This factory would produce current-generation batteries from the end of 2015 and, from early 2017, the new-generation batteries resulting from the agreement between Renault, CEA and LG Chem.
Renault is the only manufacturer to offer a full range of four electric vehicles: Kangoo Z.E., Fluence Z.E. (with AESC* batteries), Twizy and ZOE (with LG Chem batteries).

Um tiro no pé?!?
:shock: Com produção de baterias dentro do próprio grupo (na Nissan) e escolhe a LG Chem, a mesma que equipa a concorrência (Volt, Ampera, Fords, etc).

Suspeito que seja exatamente por causa disto que a fábrica de baterias em Portugal não avançou.
A Renault desistiu de usar baterias produzidas no próprio grupo, e como as baterias produzidas em Portugal se destinavam a ser instaladas nos Renaults e não nos LEAF produzidos em Inglaterra, onde terão uma fábrica de baterias com produção suficiente para abastecer a linha de produção dos LEAF, cancelaram a fábrica Portuguesa.
Está explicado!

Mas será por o ZOE usar baterias da LG que consegue maior autonomia que a restante gama que usa as AESC? :shock:

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Renault não vai usar batertias da AESC (como o LEAF)

Mensagem por ruimegas » 29 jul 2012, 11:44

Renault y LG Chem fabricarán baterías para coches eléctricos en Europa

[IMG]http://2.bp.blogspot.com/-qp_Tu7-t0TA/U ... utaway.png[/IMG]

"El fabricante Renault, la coreana LG Chem y la comisión francesa de energías alternativas y energía nuclear, CEA, han firmado un acuerdo a tres bandas por la cual se levantará una nueva factoría en Francia de donde saldrán a partir del año 2015 las baterías para los coches eléctricos de Renault. En 2010 el fabricante francés y la CEA firmaron un acuerdo de cooperación estratégica para el desarrollo de la tecnología de las baterías, y según Renault los resultados obtenidos por su laboratorio de i+d ha permitido que la actual generación de baterías entren en una fase de producción industrial.

La planta estará operada por LG Chem, y se ocupará de la producción de las baterías a partir del año 2015, tomando el relevo de la instalación situada en suelo coreano, y a partir del 2017 comenzará la fabricación de la segunda generación de baterías fruto de la colaboración entre Renault y la CEA en los laboratorios de Grenoble, Saclay y el centro técnico en Guyancourt.

[IMG]http://3.bp.blogspot.com/-xDBMSDVgh3E/T ... 640/84.jpg[/IMG]

El objetivo es crear una nueva generación de baterías que además de proporcionar una autonomía superior a las actuales, también proporcionen una velocidad de carga más elevado y una vida útil más larga, aunque para eso tengamos que esperar todavía unos cinco años.

El principal problema al que se enfrenta en estos momentos el proyecto es la ralentización del mercado europeo, que obligará a los socios del proyecto a encontrar una ubicación que satisfaga la demanda real del mercado, pero que al mismo tiempo proporcione la suficiente flexibilidad para afrontar un esperado crecimiento a medio plazo."

Em: http://www.forococheselectricos.com/201 ... .html#more
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Renault não vai usar batertias da AESC (como o LEAF)

Mensagem por mjr » 29 jul 2012, 11:55

Neste momento penso que a Renault já usa células da LG Chem no Fluence pois a única fábrica em funcionamento da AESC tem capacidade para apenas 5000 packs/mês. É preciso ter em atenção que no caso da Renault o pack de baterias é da Better Place (não sei se será assim em todos os mercados), pelo que teoricamente a Better Place poderia comprar o pack que quisesse.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Renault não vai usar batertias da AESC (como o LEAF)

Mensagem por santanamos » 29 jul 2012, 19:51

RJSC Escreveu:
Mas será por o ZOE usar baterias da LG que consegue maior autonomia que a restante gama que usa as AESC? :shock:

pessoalmente, parece-me uma boa opção.. a LG ja tinha conquistado a minha confiança a alguns anos pela melhor relação qualidade-preço (e computadores portateis e televisões), prova disso é que a bateria do meu portatil aguentou-se largos anos e ainda leva a melhor sob as baterias de outros portateis cá de casa com metade da idade.. :roll: tambem posso afirmar que os portateis LG não aquecem como a maior parte das marcas (parece-me importante já que é um motivo de degradação) :mrgreen:
não posso criticar a tal AESC por não a conhecer mas para já parece-me um bom investimento, talvez se reflita no preço de aluguer das baterias ou mais tarde se a renault der o braço a torcer para vender baterias, talvez fiquem mais baratinhas.

quanto aos artigos publicados, entendi que a ideia era mesmo essa (mais autonomia, menor preço, mais resistencia aos carregamentos, bla bla).
li algures que o twizy tinha o melhor rendimento, isto é, o custo do km e autonomia face a outros modelos (que não são comparaveis) eram os melhores.. a mensalidade do zoe para 12500km fica ligeiramente mais barato mas, os bons resultados talvez se devam a LG.

Eu acredito!!

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Renault não vai usar batertias da AESC (como o LEAF)

Mensagem por RJSC » 30 jul 2012, 01:31

mjr Escreveu:Neste momento penso que a Renault já usa células da LG Chem no Fluence pois a única fábrica em funcionamento da AESC tem capacidade para apenas 5000 packs/mês. É preciso ter em atenção que no caso da Renault o pack de baterias é da Better Place (não sei se será assim em todos os mercados), pelo que teoricamente a Better Place poderia comprar o pack que quisesse.
Quando fui fazer um test drive do Fluence informaram-me o contrato de aluguer é celebrado com a Renault Gest, da mesma maneira que com os Leasings e Frotas.
Só é com a Better Place nos países onde eles existem: onde têm implementadas as estações de troca de bateria.
santanamos Escreveu:pessoalmente, parece-me uma boa opção.. a LG ja tinha conquistado a minha confiança a alguns anos pela melhor relação qualidade-preço (e computadores portateis e televisões), prova disso é que a bateria do meu portatil aguentou-se largos anos e ainda leva a melhor sob as baterias de outros portateis cá de casa com metade da idade.. :roll: tambem posso afirmar que os portateis LG não aquecem como a maior parte das marcas (parece-me importante já que é um motivo de degradação) :mrgreen:
Ui! Eu tenho um (R510) e só tenho a dizer mal! Se fosse hoje não comprava!

A bateria então, foi o pior de tudo!
Durou 8 meses antes de ficar com 40% da capacidade inicial, tratada da mesma forma que uma de um portátil de marca branca que me durou 4 anos praticamente com a capacidade inicial!
Agora tenho uma bateria feita na China (provavelmente as células são Japonesas) que comprei no eBay por 30€, e já ultrapassou os 8 meses da da LG sem que tenha notado perda de capacidade...

Realmente aquecer não aquece, porque nunca desliga a ventoinha!
Nem com uma configuração na BIOS "Fan Allways ON" desativada, a única coisa que faz é reduzir a velocidade diminuindo marginalmente o ruído quando tem uma carga de processamento baixa.
Nem que passe horas com o uso de CPU abaixo de 10%, nunca desliga a ventoinha, ao contrário de praticamente todos os de outras marcas que conheço.

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: Renault não vai usar batertias da AESC (como o LEAF)

Mensagem por mikexilva » 30 jul 2012, 04:02

As baterias e o aquecimento dos computadores portateis dependem muito de varios fatores. Mesmo comparando 2 portateis iguais do mesmo modelo e mesmo lote de fabrico, o sistema opetarivo, o antivirus, e outros bloatwares que se apoderam do CPU e bateria podem mudar drasticamente a experiencia que cada um tem...

Depois também existem algumas diferenças no hardware que podem prejudicar a autonomia e aquecimento, como uma placa grafica potente que pode nem estar a sar usada a 10% mas juntamente com memoria, ventoinhas, chips controladores, etc podem consumir mais que uma grafica integrada (por ex) BTW os Core i5 e i3 trazem a grafica integrada no CPU, e quando um computador tem outra grafica com um destes CPU's, na realidade tem mais uma placa grafica.

PS: Estou confiante que o fim dos PC's como os conhecemos já esteve mais longe ;)

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Renault não vai usar batertias da AESC (como o LEAF)

Mensagem por santanamos » 30 jul 2012, 16:27

RJSC Escreveu: Ui! Eu tenho um (R510) e só tenho a dizer mal! Se fosse hoje não comprava!
pronto, o meu portatil é um pouco mais fraco, se calhar as baterias são todas iguais e o meu rendeu mais dando razão ao mikesilva :mrgreen:
mas como nunca tive razão de queixa e o balanço face a outros estudos da fiabilidade da LG, matenho a minha fé!

Responder

Voltar para “Renault Zoe”