recorde de autonomia para o zoe

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

recorde de autonomia para o zoe

Mensagem por santanamos » 05 jul 2012, 19:35

já não é noticia mas como não foi publicado aqui no forum deixo um bocado do artigo, só a parte que intressa :roll:

A Renault esta semana apimentou um pouco mais o mercado dos carros eléctricos ao anunciar um novo record para o seu próximo veículo da gama ZE, o Renault Zoe. Foi no circuito de Aubevoye, na França, que a marca francesa conseguiu alcançar um novo recorde de autonomia.

O Zoe percorreu neste período uma distância de 1590km. O record anterior era de 1241km.

Durante este período, o veículo foi carregado 9 vezes, tendo obtido uma autonomia média de 178km por carga. O carregamento foi com o recurso a carregamento rápido.

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: record de autonomia para o zoe

Mensagem por santanamos » 05 jul 2012, 19:41

em resposta a mim mesmo :mrgreen: , tinha lido na altura que a velocidade foi de cerca de 80km/h na pista, mas nunca mais encontrei o site onde dizia isso, considero então que é especulação daquela fonte.. tambem constava que o anterir record era do leaf mas já não tenho a certeza... de qualquer maneira, 178km por carga parece-me muito bom a não ser que andassem mesmo devagar :evil: alguem que queira fazer contas para descobrir a velocidade media? ;)

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: recorde de autonomia para o zoe

Mensagem por RJSC » 06 jul 2012, 13:36

Não são difíceis...

9 Cargas, a meia hora cada carga: 9 x 0.5 = 4.5 Horas parado a carregar

O recorde segundo consta foi de distância em 24 h, então: 24 - 4.5 = 19.5 Horas a andar.

1590 Km / 19.5 Horas = 81.5 Km/h (arredondado)

Bate certo com a notícia!

Pela maioria das estradas nacionais portuguesas não dá para andar tão rápido em média, mas depois as travagens no trânsito, semáforos e descidas é que lixam tudo... Já para não falar nas subidas.

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: recorde de autonomia para o zoe

Mensagem por santanamos » 06 jul 2012, 16:13

:mrgreen: eu já tinha feito as contas mas não me apeteceu repetir para publicar aqui... nem me lembrava qual era o resultado..
confirmação do RJSC inspira-me muita confiança neste produto ;)

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: recorde de autonomia para o zoe

Mensagem por RJSC » 06 jul 2012, 16:46

Pois... Eu acho o carro bem concebido para o segmento a que se destina, apesar de ainda não ter testado ao vivo para ver a qualidade dos materiais.
Tenho até já um Test-Drive prometido assim que o concessionário aqui de Aveiro tiver um ZOE, resultado da minha tentativa de os convencer a deixar o cliente escolher se quer alugar ou comprar a bateria em vez de obrigar a alugar.

O maldito aluguer obrigatório é que nos impede grandes poupanças. Por exemplo: nos meses em que se vai trabalhar, fazem-se muitos quilómetros e depois num período de férias em que o carro pouco anda, num CI não se paga combustível nenhum, mas com o aluguer, tem que se pagar 80€ na mesma...

A autonomia é jeitosa para a tecnologia atual mas melhor é o carregador AC trifásico. É EXCELENTE e é o que me deixa mais preso ao ZOE...
Há milhares de tomadas trifásicas espalhadas por aí para fazer cargas aceleradas, e a Mobi.e diz que vai começar a ligar as 3 fases nos conetores Mennekes dos postos normais em breve, segundo uma resposta a um mail que tinha enviado perguntando para quando estaria planeada a colocação de uma ficha Mennkes nos Postos de Carga Rápida, já que até agora só têm Chademo.

Com as 3 fazes ligadas nos postos normais (a 16A cada) o ZOE pode carregar completamente a bateria em 2H num posto normal vs as 8 horas do Leaf e restante concorrência. Isso viabiliza por exemplo viagens a muitas cidades que não têm PCR, já que 2 horas é um tempo razoável para se gastar a tratar dos assuntos ou a fazer alguns passeios, e numa hora recupera-se logo 50% da carga que pode perfeitamente chegar. Resta agora esperar que a mobi.e coloque disjuntores com rearme automático nos postos, senão ficamos mesmo a pé!

Em centros Comerciais como o Glicíneas em Aveiro que oferecem cargas aos VE's, nos locais têm fichas CEE monofásicas e trifásicas. Um ZOE pode então usar a trifásica e estar pronto em 2 horas em vez de 8

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: recorde de autonomia para o zoe

Mensagem por Essiemme » 06 jul 2012, 18:19

Como já disse noutros forums, o Leaf é usado maioritariamente pela patrôa...

Se eu pudesse, era este modelo que comprava para mim... não fosse o raio do aluguer!

...já ando a ficar saturado do CI + bicicleta e dos 6 comboios por dia, que fazem parte da minha mobilidade diária! - :shock: :shock:

É verdade. É a forma mais eficiente (e barata) para fazer os cerca de 140 Kms diários que faço no trajeto casa/trabalho...

:geek:
sm
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: recorde de autonomia para o zoe

Mensagem por Malm » 06 jul 2012, 23:05

Nas condições em que foi batido esse record, se calhar, até o i-MiEV fazia 140 km. Uma coisa é andar em pista, sem obstáculos, sem paragens, sem acelerações e desacelerações, sem subidas... Outra coisa é a estrada.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: recorde de autonomia para o zoe

Mensagem por santanamos » 07 jul 2012, 00:14

Malm Escreveu:Nas condições em que foi batido esse record, se calhar, até o i-MiEV fazia 140 km. Uma coisa é andar em pista, sem obstáculos, sem paragens, sem acelerações e desacelerações, sem subidas... Outra coisa é a estrada.
penso que a falta de desacelerações e travagens tambem não ajudaram a tirar partido da regeneração!!! no fundo sería esse o ambiente ideal de um VE, certo? acho que é apenas indicativo, deduzo que tenham feito testes identicos a outros carros (pelo menos do grupo renault-nissan), daí frizarem um anterior record do nissan...

offtopic: Sr Malm, como falamos uma vez por mensagem privada, acha que com estas perspectivas do zoe (mais 25% de autonomia) já dará para ir a Tarouca ou Lamego enfrentando a subida de castro d'aire? :D

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: recorde de autonomia para o zoe

Mensagem por Malm » 07 jul 2012, 18:23

Para planear viagens maiores sem saber ao certo como as variações de altitude vão afetar a autonomia o melhor é ir primeiro a http://www.jurassictest.ch/GR/. Dá para selecionar o Zoe.
Última edição por Malm em 07 jul 2012, 19:06, editado 1 vez no total.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: recorde de autonomia para o zoe

Mensagem por Malm » 07 jul 2012, 18:33

Pela minha experiência, vai-se muito mais longe a velocidade constante do que se fizer a mesma média de velocidade, com acelerações e desacelerações. A subir a serra da Estrela, a partir de Seia, gasto 65% da carga (quando a temperatura está abaixo dos 0º C até gasto mais), a descer ganho 13%. Em plano, os mesmos 54 km, à mesma velocidade, gasto 35%.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Responder

Voltar para “Renault Zoe”