Em França quem compra o carro eléctrico com o incentivo tem que ficar com ele pelo menos dois anos antes de o vender, caso contrário terá que devolver o incentivo recebido. Isto porque havia stands que se dedicavam a receber os incentivos do Estado francês e depois exportavam os carros.
L'aide publique est donc destinée à acheter ou louer durant au moins deux ans, à un professionnel ou un particulier, un véhicule"propre", neuf ou d'occasion, à condition qu'il soit électrique et hybride rechargeable.
Em França existem dois incentivos. Um de 6.300€ à compra de carro elétrico, mais outro de 3.700€ se a essa compra se juntar o abate de um veículo a gasóleo com mais de 14 anos.
http://www.sudouest.fr/2015/04/01/voitu ... 50-659.php
Em Portugal só existe o incentivo a abate, por isso acho que não faz sentido limitá-lo se o objectivo for tirar carros poluentes das estradas e substitui-los por eléctricos. Actualmente os stands recebem esses incentivos, é por isto que existem tantos Leafs semi-novos de serviço à venda com o desconto de 9.000€, sem termos que dar um carro para abate. Não há muito tempo falei com alguém que tinha comprado o seu Leaf desta forma.