Carregamento ZOE 50 R135

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Carregamento ZOE 50 R135

Mensagem por Erbium » 10 mar 2023, 16:02

mjr Escreveu:
10 mar 2023, 00:22
Pois, lá está. Opiniões. Eu não me sentiria bem se tivesse de acordar alguém às 3h da manhã porque queria carregar num determinado posto. Há os dois lados da moeda, o direito ao descanso e o direito a carregar. Eu valorizo muito o direito ao descanso, mais que o direito a carregar. Se há algum umbigo em que estou a pensar não é certamente o meu, como é óbvio.
Não é uma questão de "ir acordar alguém" é organizar melhor a altura em que se coloca a carregar para não monopolizar o posto sem necessidade.
Falas em direito ao descanso, se fosse isso colocava a carregar e quando terminasse terminava e lá ficava porque estava a descansar e não foi retirar, aqui o que se falava era baixar a potência para dar a entender que o carro ainda precisava de lá estar! Mais vale deixar lá o carro depois de terminar assim sempre pode ser que vague um lugar perto e seja possível retirar o cabo do posto e outra pessoa carregar, baixando a potência é que não carrega mais ninguém de certeza! :roll:
mjr Escreveu:
10 mar 2023, 00:22
Falei em A porque o que limita de facto a carga é a corrente, mas whatever, vai dar ao mesmo. Eu estava a falar de AC e não em PCN, porque qualquer carro pode carregar num AC43, mesmo que só carregue a 16A monofásico (3,7kW). No limite se eu quiser posso carregar num AC43 a 5x230V = 1,15kW no meu carro.
Mas falava-se em PCN, não me parece que o autor do post se estava a referir a deixar o carro num PCR toda a noite... essa então era TOP! :lol: :doh:
mjr Escreveu:
10 mar 2023, 00:22
Em Portugal a ERSE está frontalmente contra cobrar por kW.h
Tens ideia do porque disso?!

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Carregamento ZOE 50 R135

Mensagem por mjr » 10 mar 2023, 20:39

Carros agarrados a PCR em AC horas a fio é mato. Já vi muitos, maior parte por ignorância (“pensava que só tinha esta tomada”).

De noite eu não vejo maneira de organizar a vida quando a pessoa chega às 20:00 ao posto e a carga termina às 3:00. Se não vai lá buscar o carro às 3:00 porque está legitimamente a dormir não será preferível baixar a potência para que termine à hora que vai levantar o carro (que deverá ser razoável, naturalmente, não é para tirar o carro às 10:00 da manhã)? Beneficia a bateria do carro e diminui a ponta de potência na rede (um problema crescente conforme mais carros começam a carregar ao início da noite). Eu até acho que é preferível ter mais postos AC de baixa potência para estas situações do que postos mais potentes mas em menor número.

A ERSE está contra por muitas razões, certamente porque os players assim pressionam (exceto os UVE), e porque alegam que limitar a cobrança por energia seria uma limitação da inovação tarifária (seja la o que isso signifique). Ao que dão a entender nem em nossa casa os comercializadores de eletricidade são obrigados a cobrar por energia… podiam cobrar uma flat fee, por patamares, etc.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Carregamento ZOE 50 R135

Mensagem por Erbium » 13 mar 2023, 14:20

mjr Escreveu:
10 mar 2023, 20:39
Se não vai lá buscar o carro às 3:00 porque está legitimamente a dormir não será preferível baixar a potência para que termine à hora que vai levantar o carro (que deverá ser razoável, naturalmente, não é para tirar o carro às 10:00 da manhã)?
Eu acho preferível manter os 22kW e terminar às 3h, ainda que não tire o carro o posto fica disponível. Já tenho apanhado PCN de manhã com ZOE lá ligado que a carga já terminou e penso ser esse o caso, eu chego, estaciono ao lado, tiro o cabo dele do posto e ligo o meu.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamento ZOE 50 R135

Mensagem por BrunoAlves » 13 mar 2023, 15:14

Erbium Escreveu:
13 mar 2023, 14:20
Já tenho apanhado PCN de manhã com ZOE lá ligado que a carga já terminou e penso ser esse o caso, eu chego, estaciono ao lado, tiro o cabo dele do posto e ligo o meu.
Isso é uma dicotomia que não tem "vencedores"...
- Se o posto recebe o sinal do carro que não quer mais "xixa" e termina a sessão, libertando o posto, não há cobrança após carregamento. Quem vier a seguir pode desligar o cabo e carregar SE tiver lugar para o carro por exemplo. O prevaricador que está a usar o lugar como estacionamento privilegiado não tem qualquer penalização
- se o posto mantiver a sessão activa (logo, o prevaricador paga utilização do posto) então quem eventualmente vier a seguir não consegue usar o posto mesmo a carga estando terminada.

Solução para isto: idle fees. Preço por utilização do posto: XX. Preço por ocupação indevida do posto após carregamento: XX^2 (pelo menos).
Entendo o argumento do "direito ao descanso", mas isso cria discriminações inaceitáveis entre utilizadores: eu que tenho um trabalho de escritório chego e ocupo PCN toda o fim-de-de-tarde+noite porque acaba às 2h da manhã e tenho direito a dormir e por isso a deixar o carro acampado 6h+. Mas também eu que tenho um trabalho por turnos e chego a casa pela madrugada tenho de ir a um PCR porque o outro utilizador está a dormir.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Carregamento ZOE 50 R135

Mensagem por Erbium » 13 mar 2023, 16:42

BrunoAlves Escreveu:
13 mar 2023, 15:14
Erbium Escreveu:
13 mar 2023, 14:20
Já tenho apanhado PCN de manhã com ZOE lá ligado que a carga já terminou e penso ser esse o caso, eu chego, estaciono ao lado, tiro o cabo dele do posto e ligo o meu.
Isso é uma dicotomia que não tem "vencedores"...
- Se o posto recebe o sinal do carro que não quer mais "xixa" e termina a sessão, libertando o posto, não há cobrança após carregamento. Quem vier a seguir pode desligar o cabo e carregar SE tiver lugar para o carro por exemplo. O prevaricador que está a usar o lugar como estacionamento privilegiado não tem qualquer penalização
- se o posto mantiver a sessão activa (logo, o prevaricador paga utilização do posto) então quem eventualmente vier a seguir não consegue usar o posto mesmo a carga estando terminada.
Eu desconfio que postos que continuam a cobrar mesmo após término da carga é um unicórnio como a whitelist... :lol:
BrunoAlves Escreveu:
13 mar 2023, 15:14
Solução para isto: idle fees. Preço por utilização do posto: XX. Preço por ocupação indevida do posto após carregamento: XX^2 (pelo menos).
Isso era preciso um sistema muito à frente como faz sei lá... ah, já sei um dos ilegais em PT! :lol:

Next76
Mensagens: 60
Registado: 06 dez 2021, 11:52
Data de fabrico: 15 dez 2021
Capacidade bateria: 52 KWh

Re: Carregamento ZOE 50 R135

Mensagem por Next76 » 14 mar 2023, 11:13

Bom dia a todos os membros,

A verdade é que quando coloquei este post foi no sentido de suprir uma necessidade que se me colocou uma vez que vivo em Évora, trabalho em Setúbal e estudo ao fim do dia em Lisboa.

A situação é que normalmente chego a casa pela 01:00 da manhã e saio pelas 07:00/08:00 da manhã, razão pela qual não consigo em casa carregar o suficiente para no dia seguinte fazer todo o percurso sem ter de carregar num outro sitio.

E não falando aqui em direitos, porque se assim fosse, nem se colocava em questão uma vez que o direito ao descanso supera largamente o direito ao carregamento, até porque como aqui já referi e foi referido as várias marcas e modelos carregam a potências diferentes. Pelo que se eu chegar a um posto livre e colocar a carregar o veículo, sou eu que tenho o direito de carregamento leve o tempo que levar a fazer o mesmo, com ou sem artimanhas.

Já conversei com proprietários de carros elétricos que nem sabem qual a potência de carregamento do seu carro, nem diferenciam o PCN do PCR.

Para não falar do último teste drive que fiz a um veículo VW ID Buzz em que o próprio vendedor nada sabia sobre o carregamento e baterias do mesmo, aventando números que me faziam sorrir de tão errados que eram e ainda por cima estamos a falar de um carro que custa 70 mil euros.

Contudo não pretendo com este post prejudicar ninguém e é sempre bom ouvir alguém que discorde da nossa opinião com ideias que também, em parte, me fazem sentido, mais, considero que este fórum serve para publicitar e unir todo um grupo de pessoas em volta do veículo elétrico e promover as melhores praticas de utilização do mesmo.



Votos de bons quilómetros a todos :clap: .
Renault ZOE 50 R135 Exclusive

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1254
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Carregamento ZOE 50 R135

Mensagem por mafgod » 14 mar 2023, 13:24

Em 6h não conseguiria carregar o seu VE totalmente a 32A monofásico?

Next76
Mensagens: 60
Registado: 06 dez 2021, 11:52
Data de fabrico: 15 dez 2021
Capacidade bateria: 52 KWh

Re: Carregamento ZOE 50 R135

Mensagem por Next76 » 21 mar 2023, 12:13

mafgod Escreveu:
14 mar 2023, 13:24
Em 6h não conseguiria carregar o seu VE totalmente a 32A monofásico?
Bom dia,

Talvez conseguisse, no entanto, não tenho em casa essa potência. Uma vez que esta situação é transitória, não considero viável essa opção, uma vez que teria de aumentar a potência contratada e de comprar outro carregador.



Votos de bons quilómetros a todos :clap: .
Renault ZOE 50 R135 Exclusive

Responder

Voltar para “Renault Zoe”