Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
- alexmol
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Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Olá!
Decidi abrir aqui um diário de bordo pois a bateria do Fluence é muito parecida à do Leaf e da partilha de experiências pode surgir mais conhecimento.
Recapitulando a história até ao momento:
27-Fev-2015
Vinha com 100% de carga. Fotos em breve. Primeira volta já efectuada. Primeiro carregamento caseiro já feito.
Pequena aventura vivida pelo carro antes de chegar às minhas mãos:
A entrega estava prevista para dia 26 e nesse dia fiquei à espera do telefonema do motorista do camião. O dia foi passando e nada. Telefonemas para cá e para lá e afinal só iriam entregar no dia 27.
O carro chegou dia 27 às16h00 e perguntei ao motorista se tinha sido mesmo verdade o que me tinham dito sobre o atraso, era verdade.
O camião que vinha fazer a entrega trazia vários veículos cá para baixo e teve uma avaria. A avaria foi... um INCÊNDIO no sistema hidráulico de manobra das plataformas!
Felizmente nenhum carro ardeu mas houve um que ficou "preso" e foi preciso tempo para transferir os carros para outro camião.
Viatura entregue e feitas as primeiras verificações rápidas antes de assinar o papel ao motorista, está impecável!
Tem 12684 km e tirando uns pequenos riscos no plástico junto à manete PRND e os pneus da frente está novo.
Vem com os extras todos, incluindo bancos em pele, mas os serviços ZE Live já expiraram pois a viatura andou nos test-drives alargados por jornalistas e usaram o período inicial grátis.
Vinham com uma média de cerca de 20kWh/100km e uma autonomia estimada de 95km com a carga completa que trazia.
Experimentei já o cabo de carregamento caseiro nos patamares de 6,10 e 16A . O veículo cumpre os patamares com precisão e responde a mudanças na corrente sem interromper o carregamento.
Decidi abrir aqui um diário de bordo pois a bateria do Fluence é muito parecida à do Leaf e da partilha de experiências pode surgir mais conhecimento.
Recapitulando a história até ao momento:
27-Fev-2015
Vinha com 100% de carga. Fotos em breve. Primeira volta já efectuada. Primeiro carregamento caseiro já feito.
Pequena aventura vivida pelo carro antes de chegar às minhas mãos:
A entrega estava prevista para dia 26 e nesse dia fiquei à espera do telefonema do motorista do camião. O dia foi passando e nada. Telefonemas para cá e para lá e afinal só iriam entregar no dia 27.
O carro chegou dia 27 às16h00 e perguntei ao motorista se tinha sido mesmo verdade o que me tinham dito sobre o atraso, era verdade.
O camião que vinha fazer a entrega trazia vários veículos cá para baixo e teve uma avaria. A avaria foi... um INCÊNDIO no sistema hidráulico de manobra das plataformas!
Felizmente nenhum carro ardeu mas houve um que ficou "preso" e foi preciso tempo para transferir os carros para outro camião.
Viatura entregue e feitas as primeiras verificações rápidas antes de assinar o papel ao motorista, está impecável!
Tem 12684 km e tirando uns pequenos riscos no plástico junto à manete PRND e os pneus da frente está novo.
Vem com os extras todos, incluindo bancos em pele, mas os serviços ZE Live já expiraram pois a viatura andou nos test-drives alargados por jornalistas e usaram o período inicial grátis.
Vinham com uma média de cerca de 20kWh/100km e uma autonomia estimada de 95km com a carga completa que trazia.
Experimentei já o cabo de carregamento caseiro nos patamares de 6,10 e 16A . O veículo cumpre os patamares com precisão e responde a mudanças na corrente sem interromper o carregamento.
- alexmol
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
2-Mar-2015
Aqui ficam algumas das primeiras impressões:
O Fluence é um carro bastante confortável, em estradas em mau estado mantém um bom nível de conforto [/list]
A versão ZE é muito parecida a um carro com MCI de caixa automática, nada de grandes floreados espanpanantes tipo "HEI SOU UM VE"
Apesar do peso é mais ágil do que eu pensava, apenas acima dos 90km/h se começa a notar que é um carro pesado
O Fluence ZE, apesar do tamanho, consegue fazer bons consumos (mais sobre isto em breve)
O sistema de condução só com um pé (travagem regenerativa no pedal do acelerador), depois de nos habituarmos, é muito prático
O carro é muito silencioso, mas ouve-se bem o típico som dos motores de indução se formos sozinhos na estrada
Em termos de gadgets é fraquinho comparado com a tecnologia de um Leaf ou Prius PHV
Os principais defeitos que tenho a apontar são por demais conhecidos: só tem carga lenta, não tem bomba de calor, bagageira pequena.
Quando me foi entregue o CB marcava uma média aproximada de 20kWh/100km e uma autonomia de 95km.
Depois das minhas primeiras voltas a média no CB está perto dos 14kWh/100km e a autonomia já anda pelos 115km.
Experimentei subir ao cerro mais alto aqui da zona (400m ASL) e verifiquei que o cálculo de autonomia reage de forma lenta, não assustando logo uma pessoa quando se vai a subir o cerro.
Aqui ficam algumas das primeiras impressões:
O Fluence é um carro bastante confortável, em estradas em mau estado mantém um bom nível de conforto [/list]
A versão ZE é muito parecida a um carro com MCI de caixa automática, nada de grandes floreados espanpanantes tipo "HEI SOU UM VE"
Apesar do peso é mais ágil do que eu pensava, apenas acima dos 90km/h se começa a notar que é um carro pesado
O Fluence ZE, apesar do tamanho, consegue fazer bons consumos (mais sobre isto em breve)
O sistema de condução só com um pé (travagem regenerativa no pedal do acelerador), depois de nos habituarmos, é muito prático
O carro é muito silencioso, mas ouve-se bem o típico som dos motores de indução se formos sozinhos na estrada
Em termos de gadgets é fraquinho comparado com a tecnologia de um Leaf ou Prius PHV
Os principais defeitos que tenho a apontar são por demais conhecidos: só tem carga lenta, não tem bomba de calor, bagageira pequena.
Quando me foi entregue o CB marcava uma média aproximada de 20kWh/100km e uma autonomia de 95km.
Depois das minhas primeiras voltas a média no CB está perto dos 14kWh/100km e a autonomia já anda pelos 115km.
Experimentei subir ao cerro mais alto aqui da zona (400m ASL) e verifiquei que o cálculo de autonomia reage de forma lenta, não assustando logo uma pessoa quando se vai a subir o cerro.
- alexmol
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
2-Mar-2015
Hoje fui até Faro fazer o circuito dos Mobi.E e experimentar o cartão
Dos 9 pontos conhecidos não consegui encontrar 2 , a localização que se encontra no site da Mobi.E não está correcta a 100%
Dos 7 que visitei havia 2 inoperacionais, dada a quantidade de VE's aqui por baixo (quase nula), até pensei que o panorama fosse pior.
Experimentei carregar um pouco para confirmar que tudo está bem, testar os dois portos de abastecimento (lado esquerdo e direito) e o cabo que vinha com o carro (Menekkes).
À hora que fui havia lugares mas desconfio que nas horas de ponta devem estar cheios de fumarentos.
A voltinha dentro da cidade e arredores deu também para ver como se comporta o Fluence na cidade. Embora seja o território por excelência dos VE's os melhores consumos que consigo são na estrada Nacional a velocidade constante, os pára-arranca da cidade prejudicam um pouco.
Em termos de primeiros números aproximados lidos pelo CB:
Cidade : 16kWh/100km
EN a 50km/h : 12kWh/100km
EN a 70km/h : 13kWh/100km
Os consumos reais (medidos na tomada) são sempre superiores aos do CB, a explicação que me parece mais certa é porque o CB está a medir a energia que está a ser consumida da bateria enquanto que na tomada medimos a energia que é usada para carregar a bateria. As perdas na carga da bateria (eficiência do carregador) não são contabilizadas pelo CB.
Hoje fui até Faro fazer o circuito dos Mobi.E e experimentar o cartão
Dos 9 pontos conhecidos não consegui encontrar 2 , a localização que se encontra no site da Mobi.E não está correcta a 100%
Dos 7 que visitei havia 2 inoperacionais, dada a quantidade de VE's aqui por baixo (quase nula), até pensei que o panorama fosse pior.
Experimentei carregar um pouco para confirmar que tudo está bem, testar os dois portos de abastecimento (lado esquerdo e direito) e o cabo que vinha com o carro (Menekkes).
À hora que fui havia lugares mas desconfio que nas horas de ponta devem estar cheios de fumarentos.
A voltinha dentro da cidade e arredores deu também para ver como se comporta o Fluence na cidade. Embora seja o território por excelência dos VE's os melhores consumos que consigo são na estrada Nacional a velocidade constante, os pára-arranca da cidade prejudicam um pouco.
Em termos de primeiros números aproximados lidos pelo CB:
Cidade : 16kWh/100km
EN a 50km/h : 12kWh/100km
EN a 70km/h : 13kWh/100km
Os consumos reais (medidos na tomada) são sempre superiores aos do CB, a explicação que me parece mais certa é porque o CB está a medir a energia que está a ser consumida da bateria enquanto que na tomada medimos a energia que é usada para carregar a bateria. As perdas na carga da bateria (eficiência do carregador) não são contabilizadas pelo CB.
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
4-Mar-2015
Mais uma voltinha por Faro e arredores para testar os pontos Mobi.E que ainda não conhecia.
Ao lado do lugar do ponto de carregamento da doca de Faro estava uma furgoneta da PSP e meia dúzia de agentes ali ao lado.
Ao ver um carro chegar silencioso e depois a ligar um cabo ao posto começaram as perguntas típicas.
Destaco uma que mostra como os conceitos de PHEV e EV ainda fazem confusão, já tinha dito varias vezes que o carro é eléctrico e até se falou na autonomia de 100km quando sai a seguinte:
"Mas isso tem também um motor a gasolina não é?"
Outro comentário que também achei piada: "Um carro tão grande para ser eléctrico"
Continuei a minha volta e fiz mais uns kms por estradas secundárias brincando um pouco com a aceleração proporcionada pelo motor eléctrico, usando o limitador de velocidade a 70km/h o facto de se fazerem arranques brutais em quase nada prejudica a média!
Também já senti o controlo de tracção a funcionar ao entrar numa estrada principal a partir de uma rampa inclinada a subir, com o peso maior atrás não se pode dar prego a fundo nestas situações.
Mais uma voltinha por Faro e arredores para testar os pontos Mobi.E que ainda não conhecia.
Ao lado do lugar do ponto de carregamento da doca de Faro estava uma furgoneta da PSP e meia dúzia de agentes ali ao lado.
Ao ver um carro chegar silencioso e depois a ligar um cabo ao posto começaram as perguntas típicas.
Destaco uma que mostra como os conceitos de PHEV e EV ainda fazem confusão, já tinha dito varias vezes que o carro é eléctrico e até se falou na autonomia de 100km quando sai a seguinte:
"Mas isso tem também um motor a gasolina não é?"
Outro comentário que também achei piada: "Um carro tão grande para ser eléctrico"
Continuei a minha volta e fiz mais uns kms por estradas secundárias brincando um pouco com a aceleração proporcionada pelo motor eléctrico, usando o limitador de velocidade a 70km/h o facto de se fazerem arranques brutais em quase nada prejudica a média!
Também já senti o controlo de tracção a funcionar ao entrar numa estrada principal a partir de uma rampa inclinada a subir, com o peso maior atrás não se pode dar prego a fundo nestas situações.
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
E os turistas? que dizem?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
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- Filipe
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Não sei se te apercebeste que tens uma Enorme responsabilidade perante a comunidade VE, o que quer
dizer que estamos todos á espera daquelas informações que nos permitam saciar depois da travessia do deserto Alentejano
E para quando o teu PCR particular em Tavira?
dizer que estamos todos á espera daquelas informações que nos permitam saciar depois da travessia do deserto Alentejano
E para quando o teu PCR particular em Tavira?
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
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- VETL
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Porreiro alexmol!
Estou a gostar.
Obrigado pela partilha.
Continua aí...
Estou a gostar.
Obrigado pela partilha.
Continua aí...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
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- alexmol
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Quando dei esta volta por Faro actualizei todos os pontos no electromaps.Filipe Escreveu:Não sei se te apercebeste que tens uma Enorme responsabilidade perante a comunidade VE, o que quer
dizer que estamos todos á espera daquelas informações que nos permitam saciar depois da travessia do deserto Alentejano
E para quando o teu PCR particular em Tavira?
Quanto ao meu PCR particular, não deve acontecer mesmo que troque de VE, mas o meu PCL 100% solar está disponível para aflições, é contactar-me.
Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Obrigado pela partilha. Excelente! E que grande ajuda dá a actualização dos postos do Algarve, dentro em breve vou testar uns quantos como estamos de centros comerciais que permitem carregar (no Algarve)?
- Filipe
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Obrigado Alexandre
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