Apresentação - viável ou não ter um elétrico

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
tiago
Mensagens: 11
Registado: 07 set 2022, 11:43
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Apresentação - viável ou não ter um elétrico

Mensagem por tiago » 08 set 2022, 09:40

Bom dia a todos,

Antes de mais gostaria de pedir desculpa por este género de questões que já devem ter tido milhares.

Neste momento não tenho nenhum automóvel elétrico e estou a ponderar adquirir um em segunda mão. No entanto tenho imensas duvidas, porque, primeiro não sou "entendido" em automóveis e muito menos em elétricos.

Vou expor o meu caso:

Estou a ponderar adquirir um automóvel elétrico para fazer viagens Braga - Porto todos os dias, fica muito dispendioso no Fiesta a diesel que tenho.

Este será o trajeto que o carro irá fazer todos os dias de semana, embora exista algumas variações.
O trajeto em 60% dos dias é Braga até cruz na nacional e depois de cruz até ao Porto (Saída para o Hospital de São João) e voltar pra Braga com o mesmo trajeto. Os restantes 40% é Braga até cruz na nacional e depois de cruz até ao Porto e ao voltar sair na trofa e voltar para Braga na nacional.

Ando a procura de um elétrico até 20mil€ em segunda não, porque novos são muito caros para a minha carteira.

Dos carros que andei a ver ZOEs de 2017/2018(com a tal bateria de 40kw) e kia soul (com a bateria de 30kw usáveis).
No caso do ZOE "dizem" que dá para 300km, sei que nunca os irei fazer porque como envolve autoestrada e velocidades mais altas reduz a autonomia. No entanto tambem sei que tudo é uma questão de ter pé pesado ou não.
Dos Kia Soul dizem que faz 200km de autonomia e em principio também daria.



Estou a tentar arranjar um carro com a maxima autonomia possivel, não por dizer que faz x kms mas por estar a contar com a degradação que a bateria vai ter e não queria ter que daqui a 4/5 ter que meter uma bateria nova.

Gostaria de saber quais são as vossas opiniões, ja que tem todos electricos e dentro do orçamento qual seria o melhor.
A distancia percorrida diariamente vai ser sempre os 110/120km por dia. Carro irá só ser carregado em casa, é um predio com garagem propria e a luz vem do meu apartamento. Já agora, a potencia que tenho contratada é 3.45kVA é suficiente?

Cumprimentos a todos e tenham um bom dia

PS: Pouco me importa se o carro é bonito ou feio, desde que faça o que pretendo está bom.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Apresentação - viável ou não ter um elétrico

Mensagem por BrunoFonseca » 08 set 2022, 12:58

Tenho um Zoe 40kWh e posso dizer-lhe que serve para o que pretende.
Antes de decidir, tente sempre fazer um test drive, e se possivel realize o percurso que faz habitualmente.
A potência que refere na garagem é suficiente. No caso dos Zoe, quanto menor a potência de carregamento, maiores as perdas (tenho medido perdas de 7% entre o que é verificado no contador vs o que entra no carro.
Quanto à degradação da bateria... é algo q pode acontecer mais em VE de 1 geração e/ou má utilização ou utilização excessiva, mas em termos gerais é um não tema.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Apresentação - viável ou não ter um elétrico

Mensagem por Nonnus » 08 set 2022, 13:00

Se fosse há alguns meses atrás recomendava um ioniq de 28, custavam cerca de 18000€, agora custam mais de 25000€.

Se optar por um zoe tenha atenção ao aluguer da bateria. Existe muitos casos de os vendedores dizerem que o carro tem bateria própria e passado uns meses os donos recebem uma notificação da RCI com valores em atraso por pagar.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

tiago
Mensagens: 11
Registado: 07 set 2022, 11:43
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Apresentação - viável ou não ter um elétrico

Mensagem por tiago » 08 set 2022, 14:14

BrunoFonseca Escreveu:
08 set 2022, 12:58
A potência que refere na garagem é suficiente. No caso dos Zoe, quanto menor a potência de carregamento, maiores as perdas (tenho medido perdas de 7% entre o que é verificado no contador vs o que entra no carro.
Quanto à degradação da bateria... é algo q pode acontecer mais em VE de 1 geração e/ou má utilização ou utilização excessiva, mas em termos gerais é um não tema.
Desculpe, mas isso das perdas não entendi. Refere se a não carregar totalmente ou é "gastou" mais de luz do que supostamente entrou no carro?
A degradação é algo que será normal, eu tento ver algo que me possa dar x anos relativamente folgado. Sei que eventualmente posso ter que investir numa bateria nova.
Já agora, no caso do seu ZoE sabe qual é o custo de uma bateria nova ou se dá para reparar modulos?

Obrigado pelas dicas.

tiago
Mensagens: 11
Registado: 07 set 2022, 11:43
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Apresentação - viável ou não ter um elétrico

Mensagem por tiago » 08 set 2022, 14:16

Nonnus Escreveu:
08 set 2022, 13:00
Se fosse há alguns meses atrás recomendava um ioniq de 28, custavam cerca de 18000€, agora custam mais de 25000€.

Se optar por um zoe tenha atenção ao aluguer da bateria. Existe muitos casos de os vendedores dizerem que o carro tem bateria própria e passado uns meses os donos recebem uma notificação da RCI com valores em atraso por pagar.
Tambem vi muitas boas reviews sobre esse, e pelo que vejo dos actuais anuncios andam pelos 20/21k mas com mais de 100k kms.
Isso das baterias nos Renault sei que tenho sempre de verificar pelo Vin do carro e pedir informações para não ter nenhuma surpresa.

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1254
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Apresentação - viável ou não ter um elétrico

Mensagem por mafgod » 08 set 2022, 14:55

A potência que tem contratada de 3,45kVA, o seja 15A, vai fazer com que carregu o seu VE apenas a 10A sobrando 5A para o resto da casa.
Optando por vazio, pode ter 7 ou 10h de vazio nos dias de semana.
Isso permite carregar a 10A, entre 16 a 23kW, contando com as perdas, uns 15 a 22kW ou menos vão para a bateria.
Admitindo que vai ter um pé moderado, vai permitir carregar em vazio o equivalente para uns 100 a 150km... um pouco menos no inverno/tempo frio.

O valor que tem m mente para comprar o VE é o mesmo para um ICE?
Se for, lembre-se que irá, carregando em casa, reduzir uns 75% do que paga em combustível.. quero com isto dizer que, esticadno um pouco mais num VE, a diferença para um ICE rapidamente é anulada.

Seja como for, na casa dos 20k, tem ZOE40, i3, Leaf40, .... é escolher :-)

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1254
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Apresentação - viável ou não ter um elétrico

Mensagem por mafgod » 08 set 2022, 14:57

Tem este Ioniq28 um pouco acima dos 20k e com poucos kms
https://www.standvirtual.com/anuncio/hy ... PiEGU.html

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Apresentação - viável ou não ter um elétrico

Mensagem por BrunoFonseca » 08 set 2022, 16:17

tiago Escreveu:
08 set 2022, 14:14
BrunoFonseca Escreveu:
08 set 2022, 12:58
A potência que refere na garagem é suficiente. No caso dos Zoe, quanto menor a potência de carregamento, maiores as perdas (tenho medido perdas de 7% entre o que é verificado no contador vs o que entra no carro.
Quanto à degradação da bateria... é algo q pode acontecer mais em VE de 1 geração e/ou má utilização ou utilização excessiva, mas em termos gerais é um não tema.
Desculpe, mas isso das perdas não entendi. Refere se a não carregar totalmente ou é "gastou" mais de luz do que supostamente entrou no carro?
A degradação é algo que será normal, eu tento ver algo que me possa dar x anos relativamente folgado. Sei que eventualmente posso ter que investir numa bateria nova.
Já agora, no caso do seu ZoE sabe qual é o custo de uma bateria nova ou se dá para reparar modulos?

Obrigado pelas dicas.
Há sempre perda de energia (calor).
Imagine que o contador do quadro contabiliza 20kWh, com perdas de 7% significa que só entra na bateria 18,6kWh.

Uma bateria nova para um Zoe deve rondar os 8.000€+iva.

No meu caso particular, comprei o zoe com bateria em regime de aluguer, pois financeiramente era mais vantajoso e na altura (2018) também tinha dúvidas sobre a degradação das baterias.

tiago
Mensagens: 11
Registado: 07 set 2022, 11:43
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Apresentação - viável ou não ter um elétrico

Mensagem por tiago » 08 set 2022, 16:51

mafgod Escreveu:
08 set 2022, 14:55
A potência que tem contratada de 3,45kVA, o seja 15A, vai fazer com que carregu o seu VE apenas a 10A sobrando 5A para o resto da casa.
Optando por vazio, pode ter 7 ou 10h de vazio nos dias de semana.
Isso permite carregar a 10A, entre 16 a 23kW, contando com as perdas, uns 15 a 22kW ou menos vão para a bateria.
Admitindo que vai ter um pé moderado, vai permitir carregar em vazio o equivalente para uns 100 a 150km... um pouco menos no inverno/tempo frio.

O valor que tem m mente para comprar o VE é o mesmo para um ICE?
Se for, lembre-se que irá, carregando em casa, reduzir uns 75% do que paga em combustível.. quero com isto dizer que, esticadno um pouco mais num VE, a diferença para um ICE rapidamente é anulada.

Seja como for, na casa dos 20k, tem ZOE40, i3, Leaf40, .... é escolher :-)
Obrigado pelo esclarecimento sobre os carregamentos.
Desculpe a minha ignorância mas o ICE é o que? :S

Em relação ao ionip já tinha visto esse mas já foge um pouco do que estou a pensar em gastar.
I3 que tenho visto tem muitos kms em cima e tenho os tais receios que penso que são normais, com a questão de baterias. (kms/desgaste que já deve ter)
Leafs pelo que li tem a questão da bateria não ter nenhum tipo de refrigeração da bateria, o que normalmente não deve dar grande saúde á mesma.

Outra duvida, sem querer chatear muito, no caso dos carregamentos, por exemplo o ZoE de 40Kw de bateria isso demora 22h a carregar dos zero aos 100%? Li algures a falarem disso.
Por exemplo: É mau ou bom nos electricos, a bateria ter 30/40% e carregar até aos 80/90% todos os dias.

Normalmente as marcas dão x anos de garantia das baterias ou os tais 150/160k de km. Se comprar um elétrico usado que seja de 2017/2018 e dentro dos tais kms, tenho a garantia da marca em relação as baterias? É que normalmente alguns anuncios dizem, garantia stand 18Meses e depois dizem garantia da marca até 2025 ou 150k km(Varios kia soul tem destas coisas anunciadas) mas nos ZoEs por exemplo, raramente vi menção a isso.

Obrigado :D

tiago
Mensagens: 11
Registado: 07 set 2022, 11:43
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Apresentação - viável ou não ter um elétrico

Mensagem por tiago » 08 set 2022, 16:53

BrunoFonseca Escreveu:
08 set 2022, 16:17
tiago Escreveu:
08 set 2022, 14:14
BrunoFonseca Escreveu:
08 set 2022, 12:58
A potência que refere na garagem é suficiente. No caso dos Zoe, quanto menor a potência de carregamento, maiores as perdas (tenho medido perdas de 7% entre o que é verificado no contador vs o que entra no carro.
Quanto à degradação da bateria... é algo q pode acontecer mais em VE de 1 geração e/ou má utilização ou utilização excessiva, mas em termos gerais é um não tema.
Desculpe, mas isso das perdas não entendi. Refere se a não carregar totalmente ou é "gastou" mais de luz do que supostamente entrou no carro?
A degradação é algo que será normal, eu tento ver algo que me possa dar x anos relativamente folgado. Sei que eventualmente posso ter que investir numa bateria nova.
Já agora, no caso do seu ZoE sabe qual é o custo de uma bateria nova ou se dá para reparar modulos?

Obrigado pelas dicas.
Há sempre perda de energia (calor).
Imagine que o contador do quadro contabiliza 20kWh, com perdas de 7% significa que só entra na bateria 18,6kWh.

Uma bateria nova para um Zoe deve rondar os 8.000€+iva.

No meu caso particular, comprei o zoe com bateria em regime de aluguer, pois financeiramente era mais vantajoso e na altura (2018) também tinha dúvidas sobre a degradação das baterias.

Nem me tinha lembrado de tal coisa, nessa parte das perdas.
Nos anos que tem o seu ZoE tem notado alguma degradação significativa de bateria?
Sei que tem contrato e que abaixo de X % eles colocam uma nova, mas era só para ficar com uma ideia.

Obrigado :D

Responder

Voltar para “Apresentações”