Ajudem-me a decidir :)

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
tuggy
Mensagens: 28
Registado: 13 mar 2022, 08:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Ajudem-me a decidir :)

Mensagem por tuggy » 15 ago 2022, 17:47

Olá pessoal,

Ainda não sou dono de um EV mas ja ha varios meses que ando a "monitorizar" a situação :)
A partir de setembro tenho que fazer 60km diarios (4viagens de cerca 15km) para ir levar as minhas filhas à escola. Estou a ponderar se isto será o factor crucial para fazer a mudança, mas há vários factores de peso que me fazem hesitar.

Primeiro, estou numa casa alugada e não sei ao certo quanto mais tempo irei ficar (1 ano no minimo) e nao tenho possibilidade de ter carregador proprio. Por isso estarei dependente de carregadores publicos. Felizmente, tenho varios aqui ao pé de casa (supermercados pingo doce, continente, lidl e mais alguns - mas a maioria de 22kw). Idealmente um carro com capacidade para fazer essas 5 viagens semanais sem precisar de cargas pelo meio (já que tenho que ir ao publico, queria faze-lo apenas uma vez por semana)

Segundo, como terei que recorrer a financiamento (que me vai prender alguns anos), também não quero um carro demasiado pequeno que com as cadeirinhas seja pouco confortavel para uns passeios de fim de semana.

Terceiro, o meu carro actual, um velhinho xsara picasso com 20 anos consegue fazer umas belas médias de 5l/100.

Tenho andado atento ao mercado em 2ª mao e fico confuso com algumas disparidades. Por exemplo, porque é que um e-Corsa está a 25k e um peugeot 208 a 30? (sendo que os km já feitos são aproximadamente os mesmos e a autonomia estimada também)

Ando a ver Zoes, Leafs (mas a autonomia nao parece estar à altura), 208, e-corsa... e encontrei tb um Kauai de 39kWh por 29k. No configurador do e208 consegui um porreiro por 260€/mes por 48 meses, com entrada de 6500, o que me pareceu bem razoavel.

Com base em tudo isto, algum conselho que me possam dar? Será uma má situação para optar pelo EV? Deverei adiar?

Muito obrigado desde ja!
Peugeot e-208

Scorpio79
Mensagens: 3
Registado: 16 ago 2022, 00:47
Data de fabrico: 01 ago 2022
Capacidade bateria: 35,5

Re: Ajudem-me a decidir :)

Mensagem por Scorpio79 » 16 ago 2022, 19:19

Boa tarde,

Sou suspeito na minha abordagem, porque estou á espera de um.

Pesquisei varios carros, comparei as suas caracteristicas e tive oportunidade de conduzir varios, e rendi-me ao Mazda Mx30, parece-me uma escolha de todo racional.

O carro está muito bem equipado, acho que a qualidade dos materiais aplicados na construção do carro está acima da sua gama e para o percurso que indica que precisa de fazer diariamente, provavelmente poderá ser o carro certo.

Quanto a mim estou, muito entusiasmado e á espera que ele chegue!

É curioso que falei com varias pessoas e verifico que nao equacionaram esta opção quando pensaram em comprar um EV mas que depois de verem ficam surpreendidos.

Cumprimentos,
Scorpio79

tuggy
Mensagens: 28
Registado: 13 mar 2022, 08:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Ajudem-me a decidir :)

Mensagem por tuggy » 17 ago 2022, 07:45

Obrigado pelo comentário.

Eu gosto bastante do Mx 30 mas nesta altura do campeonato esse nível de autonomia nao era aceitavel para mim. Especialmente porque, como referi acima, queria tentar carregar apenas uma x por semana e a fazer cerca de 60km por dia, precisaria dos tais 300 de autonomia ( sendo em percursos de velocidades baixas, acredito que qualquer VE moderno com autonomia de 300 consegue cumprimir).
Peugeot e-208

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: Ajudem-me a decidir :)

Mensagem por Arad79 » 17 ago 2022, 09:40

Talvez essa situação tão incerta e sem possibilidade de carregar em casa não aconselhe a escolha de um VE.

Se o Picasso não está a dar problemas, talvez seja mais racional continuar com ele. O mercado está inflacionado, há muita procura de VE.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Ajudem-me a decidir :)

Mensagem por pemifer » 18 ago 2022, 18:37

Antes de aconselhar algo, queria esclarecer algumas duvidas.
O que quer dizer por "casa alugada"?
Essa "casa alugada" é mesmo uma casa ou um apartamento?
Independentemente de ser uma casa ou um apartamento, onde estaciona?
É que, não sei se sabe, se não souber, não faz mal, ninguém nasce ensinado, não precisa de ter um "carregador próprio".
Apenas precisa de ter acesso a uma tomada.
Até pode ser uma tomada longínqua.
Eu tenho uma extensão de 50m que já utilizei diversas vezes.
Se conseguir ter acesso a uma tomada, eu considero que há apenas 4 tipos de carros elétricos (ordenados do melhor para o pior):
  1. Hyundai/Kia
  2. Tesla
  3. Outros
É só escolher.
Se não tem acesso a tomada, embora eu odeie híbridos plugin, será melhor optar por um hibrido plugin.
Foi o que aconselhei a um colega de trabalho.
Ele comprou um BMW hibrido plugin, tenta carregar diariamente num Continente perto da casa dele, quando não consegue, não faz mal, anda a combustível.

tuggy
Mensagens: 28
Registado: 13 mar 2022, 08:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Ajudem-me a decidir :)

Mensagem por tuggy » 18 ago 2022, 20:19

Obrigado @pemifer,
respondendo por partes:

É um andar de moradia, daqueles tipicos com restaurante por baixo, casa por cima. Ha de facto uma pequena entrada na lateral com portao, mas é tao apertada que a minha mulher diz que nem se atreve a tentar. Por isso o carro tem ficado na rua :lol: Mas sim, penso que poderia ter uma extensao (ou instalar uma tomada) e uma vez por semana deixa-lo a carregar umas 24h(?) seguidas para conseguir chegar aos 100% :shock:

PHEVs ja considerei, mas pelo que ouço são o pior de dois mundos (pouca autonomia para o EV e mais peso morto para o ICE). Gosto muito do 308 apesar disso ;)
Mas acho que nao é uma opçao para mim porque, a substituir o carro, vejo dois cenarios:

A - algo mais fraco/barato para servir por meia duzia de anos e ir entrando no mundo EV
B - apostar logo em algo melhor para o longo prazo (minimo 15 anos)

Os PHEV não dao para o B (isto é, dar dao, mas daqui a 10-15 anos nao quero estar ainda a ter que pôr gasolina a 4€/litro). E para o A também penso que não porque o mercado em segunda mão é muito fraco.

Quais são os seus 4 tipos de carros? Apenas listou 3 :) Tesla não gosto. Concordo com hyundai/kia (se pudesse , era logo um Ioniq 5 :romance-hearteyes: ). Mas onde encaixa os e208, e-corsas, etc, que têm autonomia razoavelmente boa (300km) e preços acessiveis?
Peugeot e-208

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: Ajudem-me a decidir :)

Mensagem por Arad79 » 18 ago 2022, 21:46

Sem ordem específica, depende da utilização:

BMW, coreanos, Tesla, outros (com bateria refrigerada).

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Ajudem-me a decidir :)

Mensagem por rnlcarlov » 19 ago 2022, 10:13

tuggy Escreveu:
18 ago 2022, 20:19
É um andar de moradia, daqueles tipicos com restaurante por baixo, casa por cima. Ha de facto uma pequena entrada na lateral com portao, mas é tao apertada que a minha mulher diz que nem se atreve a tentar. Por isso o carro tem ficado na rua :lol:
Eu escolhi ir pela via de um carro que coubesse na minha pequena entrada lateral com portão. Só os clones cabiam :D

Imagem

tuggy
Mensagens: 28
Registado: 13 mar 2022, 08:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Ajudem-me a decidir :)

Mensagem por tuggy » 19 ago 2022, 11:03

rnlcarlov Escreveu:
19 ago 2022, 10:13
Eu escolhi ir pela via de um carro que coubesse na minha pequena entrada lateral com portão. Só os clones cabiam :D
como é que sai do carro? pelo tejadilho? :lol:
sim, a minha é desse genero, medi 2,10m de largura
Peugeot e-208

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Ajudem-me a decidir :)

Mensagem por pemifer » 19 ago 2022, 18:29

Ia sugerir um clone porque me fez lembrar a história do rnlcarlov mas ele já se acusou.
Entre a altura que disse 4 tipos de carros e escrevi 3 mudei de ideias.
É que há um grupo de carros ainda pior do que os outros 3 que são os Renault e os Nissan Leaf ultimo modelo.
Os de primeira geração, principalmente entre 2013 e 2016, são bons.
Eu falo com conhecimento uma vez que tive um Leaf de 2013 e um Leaf de 2018.
Mas um clone, para fazer 60km por dia, tem de ser carregado todo os dias.
Para fazer 60km x 5 = 300km com um carregamento, só um carro com bateria grande como o meu, Kia e-Niro 64kWh.

-->Atenção à indicação da capacidade da bateria, na Hyundai/Kia a indicação de capacidade é a capacidade utilizável, nas outras marcas indicam a capacidade nominal, por exemplo, o Leaf indica 40kWh mas a capacidade utilizável é 36kWh.

Eu diria que para fazer 300km sem carregar tem de ser um carro com bateria utilizável acima de 50kWh.
Vamos supor que em transito urbano gasta 15kWh/100km (é um valor realista); para fazer 300km gastaria 45kWh.
A bateria tem sempre um pequeno buffer, portanto 50kWh é o mínimo dos mínimos.
Se pensar em carregar todos os dias, aí já pode optar por um carro de bateria mais pequena e, consequentemente, mais barato.
Por exemplo, o rnlcarlov tem um espetacular Hyundai Ioniq 28kWh. É o carro mais eficiente do mercado.

Em relação a carregamentos as contas por alto, porque não entro em linha de conta com valores de perdas, são assim:
Se carregar com uma extensão, por exemplo, a minha, de 50m, só dá para 3000W (3000W / 230V = 13A), depois de esticada, enrolada é 1000W.
Não há carregadores que carreguem a 13A, portanto é melhor fazer as contas a 12A.
12A x 230V = 2760W
É multiplicar 2760W pelo numero de horas. 10 horas de carregamento dá cerca de 27600Wh, ou seja, 27kWh. Se gastar os tais 15kWh/100km, em 10 horas de carregamento consegue carregar cerca de 180km de autonomia (27 / 15 x 100 = 180; um bocadinho menos por causa das perdas).
Última edição por pemifer em 24 ago 2022, 14:09, editado 1 vez no total.

Responder

Voltar para “Apresentações”