Novato Ribeiro

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Responder
ribeiro
Mensagens: 4
Registado: 23 mai 2022, 09:17
Data de fabrico: 01 jan 2011

Novato Ribeiro

Mensagem por ribeiro » 23 mai 2022, 22:00

Boa noite a todos.
Antes de mais, PARABÉNS pelo fórum.... E parabéns a todos os intervenientes... Desde que vos ando a ler, tenho aprendido imenso!! Estou fascinado.

O que me traz por cá? O mesmo que todos os outros!

Tenho uma Opel Astra 2012 a diesel que pretendo vender para comprar um carro elétrico. Ao fim de bastante pesquisa, estou a meio da ponte entre 2 veículos: Nissan Leaf 40 vs Hyundai Ioniq 28. Gosto muito de ambos e são aqueles que se enquadram dentro dos limites que estou disposto a gastar.

Por um lado, o Ioniq dispensa apresentações, por outro, o leaf sempre tem um pouco mais de autonomia... Temos ainda o factor preço, que nesta altura do campeonato, está extremamente inflacionado, tanto num como noutro.

Qual a vossa apreciação de cada um dos modelos?

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Novato Ribeiro

Mensagem por rnlcarlov » 24 mai 2022, 18:34

A diferença de autonomia do Leaf só terá alguma diferença em regime urbano. Para viagens mais longas, com velocidades médias mais elevadas, a diferença de autonomia é mínima, dada a grande eficiência do Ioniq.
A não ser que arranje uma grande pechincha no Leaf40, O Ioniq é a melhor escolha. Não só dá para as deslocações pequenas como dá para fazer umas viagens longas se assim se proporcionar. Eu que o diga que todos os anos o levo a Espanha no Verão. Com um leaf40 não tem essa flexibilidade. É bastante bom para o dia-a-dia, mas os VE têm o condão de nos fazer querer levá-los a todo o lado, e para isso o Ioniq é o melhor carro na sua gama de preços.

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: Novato Ribeiro

Mensagem por Arad79 » 24 mai 2022, 18:48

Bem vindo ao fórum. Concordo que o ioniq 28 é uma opção melhor.

ribeiro
Mensagens: 4
Registado: 23 mai 2022, 09:17
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Novato Ribeiro

Mensagem por ribeiro » 25 mai 2022, 05:39

Muito grato pelas vossas respostas.

Mais uma questão: tenho visto Ioniq 28 com cerca de 5 anos, na casa dos 100 mil km... Mas fico sempre com um pouco de receio. O que posso fazer para verificar se o carro e sua bateria estão "em condições"? Já sei que não é novo e estou a contar com uma certa degradação da bateria... Mas como posso validar isso e qual seria a degradação aceitável? Valerá a pena a compra?

Uma vez mais vos agradeço a simpatia.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Novato Ribeiro

Mensagem por pemifer » 25 mai 2022, 10:23

Eu tive esse dilema e optei, só depois me apercebi, erradamente, pelo Leaf, também iludido com o tamanho maior da bateria.
Aliás, numa das minhas viagens, encontrei-me com o rncarlov em Évora, ele ía para o sul de Espanha com o Ioniq, eu ía dar a volta ao Alqueva, e, enquanto eu esperava e esperava que o meu carro carregasse, o rncarlov, carregava e conduzia.
O Nissan Leaf só será interessante para quem o conduza até 75% da autonomia, mais do que isso, deixa de ser um carro interessante.
O Hyundai Ioniq é um carro que substitui sem grandes limitações um carro fumarento.
A maior eficiência do Hyundai "come" completamente a diferença de tamanho da bateria.
Atenção que a bateria do Hyundai tem 28kWh utilizáveis, enquanto o Nissan Leaf tem 37kWh (não é 40kWh).
A Nissan e a maior parte dos construtores indicam um valor nominal de bateria.
A Hyundai/Kia indicam o valor utilizável.
Depois, o facto de o Hyundai ter arrefecimento da bateria, arrasa completamente qualquer comparação com o Leaf.
É como disse acima, enquanto o rncarlov carregava e andava em direção ao sul de Espanha, eu apenas carregava.

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: Novato Ribeiro

Mensagem por Arad79 » 25 mai 2022, 12:33

ribeiro Escreveu:
25 mai 2022, 05:39
Muito grato pelas vossas respostas.

Mais uma questão: tenho visto Ioniq 28 com cerca de 5 anos, na casa dos 100 mil km... Mas fico sempre com um pouco de receio. O que posso fazer para verificar se o carro e sua bateria estão "em condições"? Já sei que não é novo e estou a contar com uma certa degradação da bateria... Mas como posso validar isso e qual seria a degradação aceitável? Valerá a pena a compra?

Uma vez mais vos agradeço a simpatia.
Não tem relevância estatística, mas...

Um amigo meu comprou um com pouco mais de 100000km há cerca de 6 meses. Já lhe meteu cerca de 20000km em cima, zero problemas. Faz consistentemente acima de 200km/carga em uso misto.

É dos carros que menos degradam.

Mais um exemplo:

https://www.youtube.com/watch?v=lA1emH7zXKY

8% em 92000km é um valor muito baixo.

ribeiro
Mensagens: 4
Registado: 23 mai 2022, 09:17
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Novato Ribeiro

Mensagem por ribeiro » 25 mai 2022, 16:28

Arad79 Escreveu:
25 mai 2022, 12:33
ribeiro Escreveu:
25 mai 2022, 05:39
Muito grato pelas vossas respostas.

Mais uma questão: tenho visto Ioniq 28 com cerca de 5 anos, na casa dos 100 mil km... Mas fico sempre com um pouco de receio. O que posso fazer para verificar se o carro e sua bateria estão "em condições"? Já sei que não é novo e estou a contar com uma certa degradação da bateria... Mas como posso validar isso e qual seria a degradação aceitável? Valerá a pena a compra?

Uma vez mais vos agradeço a simpatia.
Não tem relevância estatística, mas...

Um amigo meu comprou um com pouco mais de 100000km há cerca de 6 meses. Já lhe meteu cerca de 20000km em cima, zero problemas. Faz consistentemente acima de 200km/carga em uso misto.

É dos carros que menos degradam.

Mais um exemplo:

https://www.youtube.com/watch?v=lA1emH7zXKY

8% em 92000km é um valor muito baixo.
Já tinha visto este vídeo. É, de facto, muito interessante...
Bem, acho que a opção está tomada... Vou concentrar a minha procura no Ioniq 28...
Agora é só tentar encontrar um à medida da minha carteira.

Obrigado... Bem hajam... Vou continuar a "ler-vos" para aprender ainda mais... Continuo fascinado!!

Cumprimentos a todos.

ribeiro
Mensagens: 4
Registado: 23 mai 2022, 09:17
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Novato Ribeiro

Mensagem por ribeiro » 25 mai 2022, 19:39

Encontrei este no Standvirtual:

https://www.standvirtual.com/anuncio/hy ... llery-open

Alguém tem feedback do stand 100% Car?

Muito grato.

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: Novato Ribeiro

Mensagem por Arad79 » 26 mai 2022, 11:31

ribeiro Escreveu:
25 mai 2022, 19:39
Encontrei este no Standvirtual:

https://www.standvirtual.com/anuncio/hy ... llery-open

Alguém tem feedback do stand 100% Car?

Muito grato.
Valor normal para a atualidade. Há 6 meses andavam pelos 16,5/17k.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Novato Ribeiro

Mensagem por rimsilva » 26 mai 2022, 17:40

ribeiro Escreveu:
25 mai 2022, 19:39
Encontrei este no Standvirtual:

https://www.standvirtual.com/anuncio/hy ... llery-open

Alguém tem feedback do stand 100% Car?

Muito grato.
Não conheço pessoalmente ninguém que tenha comprado lá, mas conheço a "marca" como sendo de alguém que comprou eléctrico e que se lançou na importação de VEs e venda.

Vi inclusivé os primeiros carros que importaram, ainda com matricula francesa aqui pela zona onde vivo (VN de Gaia) será mais uma das empresas que se dedicam apenas a vender VEs, como outras que foram surgindo neste ustimos anos.

Aqui no grupo há 2 membros que fazem o mesmo, sendo dos mais antigos neste tipo de nogócio.

Responder

Voltar para “Apresentações”