Apresentação

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
zarkov
Mensagens: 16
Registado: 31 mar 2022, 17:24
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 26,8

Re: Apresentação

Mensagem por zarkov » 04 abr 2022, 13:54

[/quote]

Continuo achar que você tem uma potencia sobredimensionada. Tenho 6.9kVA tudo electrico em casa (Placa vitroceramica, termo acumulador etc) e consigo viver desafogado.

Se você puser o carro a carregar 6.6kW (28A) numa das fases ainda vai sobrar. Eu carrego o meu carro a 6.6kW em horário noturno e o que sobra chega para manter a casa em funcionamento. Você com 3 fases de 32A mal seria não conseguir. O que você tem em casa é uma brutalidade, tem o mesmo que 3 habitações normais.

Se você comprar um EVSE como o do APR tem uma função que ajusta a potência de carregamento ao consumo da casa para prevenir que o quadro vá abaixo.
[/quote]

A potência que tenho contratada deriva do facto da patroa ter insistido numa placa de indução (só este equipamento pode consumir 32 Amperes, e para sua sorte os consumo das placas de vitrocerâmica nem sequer andam lá perto), e para além disso tenho ainda um forno elétrico cuja largura é o dobro de um forno normal (a patroa gosta muito de cozinhar...) e que tem um consumo máximo de 28 Amperes, e tenho uma arca frigorífica e um frigorífico também de tamanho grande, e um portão de garagem, micro-ondas, máquina de lavar roupa, máquina de secar roupa, máquina da lavar a loiça, portão da garagem, e um motor monofásico ligado a um reservatório de água.

Admito perfeitamente que a potência possa estar sobredimensionado, mas também acho que não conseguiria reduzir grande coisa sem começar a ter quadros a disparar volta e meia... claro que eu poderia tentar baixar a potência, mas acredite na fase da vida em que estou "já não tenho mais para onde me virar" e como dizem os ingleses "if it's working don't fix it!". Não me posso dar ao luxo de arranjar mais sarna para me coçar...

Eu até já enviei PM ao utilizador APR, mas como já referi anteriormente ele indicou na discussão sobre o EVSE inteligente que já não valia a pena continuar a laborar dado o preço dos componentes. Vamos a ver o que ele me responde...

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação

Mensagem por BrunoAlves » 04 abr 2022, 14:54

Isso pode fazer sentido mas só se tiveres as cargas bem distribuídas pelas 3 fases, porque todos esses electrodomésticos parecem monofásicos. Se não tiveres vale de pouco.
Tenho um familiar que tem trifásico e o electricista fez aquilo tão bem que 90% dos consumos da casa estão na mesma fase (e nem estou a brincar)...

A questão que se coloca é que podes ter 32A por fase, mas quando colocares o carro a carregar só vais "puxar" de uma fase. Se tiveres o azar de essa ser uma que naquele momento está mais sobrecarregada, vais ter um disparo na mesma mesmo que as outras fases estejam "a dormir". Isto para dizer que só em condições muito particulares é que vais conseguir carregar o carro "no prego": deve dar quando estão a dormir e não está ninguém a cozinhar :mrgreen:

Eu também tenho placa de indução (mais pequena), forno eléctrico, bomba de calor para aquecimento ambiente e AQS, etc etc e tenho tudo em 6,9kVA. Claro, quando isso está tudo a funcionar o carro não pode carregar.

A minha sugestão era comprares um shelly 3EM e monitorizares o consumo da casa nessas situações de "stress" dos grandes consumidores, especialmente quem é que está em cada fase e quanto é que consomem. Depois logo se avalia a melhor alternativa ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

zarkov
Mensagens: 16
Registado: 31 mar 2022, 17:24
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 26,8

Re: Apresentação

Mensagem por zarkov » 04 abr 2022, 16:50

Obrigado @BrunoAlves pela resposta!

E também pela ideia de comprar um medidor para validar os consumos por fase, pois só assim posso ter real noção do que está feito (realmente não tenho nenhum equipamento em casa que seja trifásico).

Ainda relativamente à sua resposta fiquei com uma dúvida quando afirmou que o EVSE que eu comprar "irá puxar só de uma determinada fase". Se eu comprar um EVSE trifásico isso não garante que o aparelho será inteligente o suficiente para fazer essa escolha da fase com menor consumo? (um EVSE recebe o nome de "trifásico" quando a entrada é trifásica? Ou é a saída? Ou são as duas (entrada e saída)?)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação

Mensagem por BrunoAlves » 04 abr 2022, 17:26

zarkov Escreveu:
04 abr 2022, 16:50
Ainda relativamente à sua resposta fiquei com uma dúvida quando afirmou que o EVSE que eu comprar "irá puxar só de uma determinada fase". Se eu comprar um EVSE trifásico isso não garante que o aparelho será inteligente o suficiente para fazer essa escolha da fase com menor consumo? (um EVSE recebe o nome de "trifásico" quando a entrada é trifásica? Ou é a saída? Ou são as duas (entrada e saída)?)
Não, nenhuma dessas hipóteses. O EVSE trifásico "só" (estou a simplificar) quer dizer que tem um contactor que corta as 3 fases que recebe da alimentação, para a saída. O monofásico só corta 1 fase. Mais o neutro, claro.
A placa de controlo é exactamente igual a um monofásico, tudo é igual só tem lá 3 fases a circular em vez de 1.
Ou seja, a tomada type2 tem 7 pinos, quer seja monofásico ou trifásico:
- 2 "pequenos" de controlo
- 1 Terra
- 3 fases L1, L2, L3.
- 1 Neutro
Se tiveres um EVSE trifásico, quando o contactor "fecha" vais ter potência nas 3 fases. Se tiveres um EVSE monofásico, só vais ter potência na L1 (e é sempre na L1, os outros 2 pinos estão lá mas não têm nada ligado).
Depois, há ainda a ter em atenção o carregador interno do carro. Se o carregador interno for trifásico mas só lhe chegar potência na L1, ele trabalha na mesma, só com essa fase e o neutro. Se o carregador interno for monofásico mas lhe chegar potência nas 3 fases, ele só vai usar só a L1 e o neutro, não faz nada com as outras duas.

Os EVSE "normais" (e isto inclui a larga maioria das wallboxes e até postos exteriores) não fazem ideia da ideia da sobrecarga da casa. Regula-se uma determinada corrente e o carro puxa essa corrente. Se houver excesso, é chato porque é aborrecido :mrgreen: e o quadro dispara.
Há alguns EVSE que já incluem um medidor de corrente para colocar no quadro. Então sim, o EVSE sabe quanto é que casa está a gastar e, caso esse valor seja ultrapassado, dinamicamente reduz a corrente disponível para o carro.
Não conheço nenhum EVSE (nem posto mais complexo) que mude dinamicamente a fase apontada ao L1 consoante a carga na casa. Até porque nem o podia fazer "em andamento", tinha de parar a carga e retomar depois da troca. E ia exigir vários contactores e ia ficar uma coisa demasiado complexa para o resultado final. Não conheço nenhum equipamento que o faça.
Acho que o mais indicado é determinar qual é a fase da casa menos sobrecarregada e, na ligação da tomada/wallbox, garantir que é essa que fica no L1 ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

zarkov
Mensagens: 16
Registado: 31 mar 2022, 17:24
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 26,8

Re: Apresentação

Mensagem por zarkov » 04 abr 2022, 17:50

Muito obrigado @BrunoAlves!

A sua explicação foi perfeita, exatamente aquilo que eu queria saber! Assim sendo se o carregador interno do Dacia Spring for monofásico (deduzo que seja pois o limite máximo de carregamento é de apenas 6,6 Kw) eu não ganharia rigorosamente nada em comprar um EVSE na versão trifásica!

Resumindo, se o eletricista que fez a minha casa tiver sido "artista" e tiver metido 90% da carga numa só fase, até terei sorte! E no que concerne à alimentação do EVSE é obrigatório passar nova cablagem direta desde o nicho de eletricidade da rua até ao quadro em que irei ligar o EVSE? Qual a espessura mínima? Fio de cobre de 3,5 mm? (a minha casa seguiu as normas do projeto ITED à data em que foi construída, em 2008)

Na minha situação em especial seria então suficiente adquirir um EVSE mono de 32A pois eu irei carregar no máximo a 28A (6,6 Kw) ou até menos. Desculpe voltar a insistir nisso, mas acha seguro comprar 1 Duosida ou 1 Morech e ficarei bem servido? (na eventualidade do utilizador APR não ter, agora, disponibilidade para construir mais nenhuma unidade)

E existe também a hipótese OpenEVSE pois ainda está "dentro do meu orçamento". Qual compraria se estivesse no meu lugar?

Antecipadamente grato por toda e qualquer resposta! Bem haja!

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação

Mensagem por BrunoAlves » 05 abr 2022, 09:18

zarkov Escreveu:
04 abr 2022, 17:50
Assim sendo se o carregador interno do Dacia Spring for monofásico (deduzo que seja pois o limite máximo de carregamento é de apenas 6,6 Kw) eu não ganharia rigorosamente nada em comprar um EVSE na versão trifásica!
De facto não. No entanto não é uma hipótese descabida, tens trifásico em casa, num eventual novo VE mais para a frente já poderás optar pela opção trifásico e aí já tens o equipamento. Mas objectivamente agora não, não há vantagem nenhuma.
zarkov Escreveu:
04 abr 2022, 17:50
se o eletricista que fez a minha casa tiver sido "artista" e tiver metido 90% da carga numa só fase, até terei sorte!
Eu não lhe chamaria sorte :lol: mas sim, até não era pior neste caso ehehehe.
zarkov Escreveu:
04 abr 2022, 17:50
E no que concerne à alimentação do EVSE é obrigatório passar nova cablagem direta desde o nicho de eletricidade da rua até ao quadro em que irei ligar o EVSE?
Não sei o que é o "nicho de electricidade" que te referes... Se tens vários quadros parciais e certificação até 20,7kVA seria de esperar que a ligação entre quadros já tenha sido feita em fio de 6mm2. Podes verificar no quadro geral qual é a corrente de corte do disjuntor que vai para esse quadro parcial. Se for um C32 ou C40 estás com sorte :)
Se foi, cablar uma tomada CEE azul de 32A com fio de 6mm2 e um disjuntor adequado nesse quadro parcial é tudo o que necessitas. Se te deres bem com a electricidade podes fazer tu essa verificação e instalação, caso não podes pedir orçamento a um electricista.
zarkov Escreveu:
04 abr 2022, 17:50
Desculpe voltar a insistir nisso, mas acha seguro comprar 1 Duosida ou 1 Morech e ficarei bem servido?
Eu acho que sim. A larga maioria dos cabos de carregamento (em EVSEs e cabos typeX-type2) têm mesmo fichas Duosida por isso estás a ver ;) Por outro lado, a também maioria dos EVSE de custo mais reduzido que vês por aí são exactamente remarcações desses mesmos EVSE.
Desde que o cabo seja de 6mm2 e o contactor que lá está dentro seja > 32A está tudo bem. Eu fiz o meu EVSE e usei um contactor chinoca. É de 64A, mesmo que tenha de haver um "derating" por causa da chinesice, deve dar bem para os 30A (e é muito raro lá chegar).
O que pode valer a pena é procurar um EVSE com características semelhantes ao do Apr (i.e. que permita ajustar dinamicamente a corrente de carregamento) para não te disparar o quadro. Será mais caro que esse Duosida, mas o descanso de utilização também se paga ;)
zarkov Escreveu:
04 abr 2022, 17:50
E existe também a hipótese OpenEVSE pois ainda está "dentro do meu orçamento". Qual compraria se estivesse no meu lugar?
Depende do teu à-vontade com a electricidade e se pretendes o kit DIY ou a unidade "feita". Eu ia para o OpenEVSE apenas se fosse DIY.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Apresentação

Mensagem por zeuz » 05 abr 2022, 12:20

@zarkov sou da opinião que o melhor é comprares um EVSE trifásico, porque a diferença de preço vai pagar o descanso de simplesmente ligá-lo a uma tomada 32A trifásica. Se optares por uma wallbox, então a ligação é directamente no quadro.

Se te preocupa os EVSE que 90% das pessoas usam, compra um EVSE da Tesla ou um JuiceBooster ou um JuiceBox.

https://www.amazon.com/JuiceBox-Generat ... B07ZL2SWXC
https://pushevs.com/product/juice-boost ... able-evse/
https://chargingshop.eu/product/juice-b ... -5m-cable/
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

zarkov
Mensagens: 16
Registado: 31 mar 2022, 17:24
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 26,8

Re: Apresentação

Mensagem por zarkov » 06 abr 2022, 12:07

zeuz Escreveu:
05 abr 2022, 12:20
@zarkov sou da opinião que o melhor é comprares um EVSE trifásico, porque a diferença de preço vai pagar o descanso de simplesmente ligá-lo a uma tomada 32A trifásica. Se optares por uma wallbox, então a ligação é directamente no quadro.

Se te preocupa os EVSE que 90% das pessoas usam, compra um EVSE da Tesla ou um JuiceBooster ou um JuiceBox.

https://www.amazon.com/JuiceBox-Generat ... B07ZL2SWXC
https://pushevs.com/product/juice-boost ... able-evse/
https://chargingshop.eu/product/juice-b ... -5m-cable/
Muito obrigado pelo seu contributo, mas fiquei aqui com mais uma dúvida, sobre a destrinça que fez entre wallbox e EVSE. É isso que distingue uma coisa da outra, isto é, se coloco tomada azul CEE na parede e ligo o carregador, este é chamado de EVSE (porque é portátil digamos assim) e o outro é chamado wallbox porque não o posso remover. É só essa característica que faz com que o carregador seja chamado de EVSE ou de wallbox?

Ou há mais características a ter em conta?

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Apresentação

Mensagem por mjr » 06 abr 2022, 12:35

São ambos EVSE. A Walbox é um EVSE fixo, enquanto o que tem a ficha CEE é portátil.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

zarkov
Mensagens: 16
Registado: 31 mar 2022, 17:24
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 26,8

Re: Apresentação

Mensagem por zarkov » 06 abr 2022, 12:47

BrunoAlves Escreveu:
05 abr 2022, 09:18

...
Caro BrunoAlves,

Antes de mais o meu muito obrigado pela sua disponibilidade, paciência e clarividência das suas respostas!

Se me permite, gostaria de continuar a colocar questões...

O "nicho de electricidade" é o local (uma espécie de armário dentro do muro que delimita o terreno onde fica a minha moradia) onde o fornecedor de energia coloca o contador trifásico e o disjuntor para a entrega da potência contratada. Este nicho dista do quadro principal da casa uns bons 25/30 metros e os fios são realmente muito grossos (suponho que sejam os tais 6 mm).

Estes fios grossos estão ligados na entrada de um diferencial ABB, modelo FH204, 40A, I (delta n) = 0,03 A

O quadro parcial onde será ligado o carregador do VE não é "gerido" pelo diferencial ABB que referi acima, pois à entrada do diferencial está ligado um outro cabo de 4 condutores (em que cada um dos condutores tem apenas 3,5 mm de espessura) que fornece energia ao quadro parcial.

Na entrada do quadro parcial o cabo de 4 condutores de 3,5 mm liga-se a um diferencial ABB, FH 204 AC, mas agora com 63 Amperes (este quadro suporta iluminação exterior, com 8 lâmpadas normais, e 4 tomadas que nem são utilizadas). Este diferencial também tem o I (delta n) = 0,03 A
Foi um "artista" que foi lá a casa?

A operação de passagem de cabos, colocação e instalação de disjuntores é tarefa que não me é estranha e por isso vou substituir o cabo de interligação por um de 6 mm. O DIY é uma coisa que me dá gozo e por isso faço sempre tudo o que consigo, desde que me sinta apto. A eletrónica é uma área onde também tenho conhecimentos pois já reparei vários aparelhos eletrónicos. Para além do gozo de ser eu a fazer existe a outra parte, a do fazer bem feito, o que é coisa cada vez mais rara encontrar na "mestrança" que por aí anda...

Muitos parabéns pelo EVSE que construiu! Estive a ver o seu DIY! Fantástico!
Última edição por zarkov em 07 abr 2022, 08:33, editado 1 vez no total.

Responder

Voltar para “Apresentações”