Apresentação

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
zarkov
Mensagens: 16
Registado: 31 mar 2022, 17:24
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 26,8

Apresentação

Mensagem por zarkov » 01 abr 2022, 04:16

Olá a todos!

Neste momento tenho um VE já encomendado há alguns meses mas o dia da entrega da viatura ainda não chegou...

Entretanto, nos últimos dois meses ando a pesquisar informação de modo a tentar decidir qual a solução de carregamento mais adequada para mim, e para os 26,8 Kw da bateria do carro. Por essa razão descobri este forum e estou a tentar adquirir o máximo de informação possível: como tenho trifásico em casa (3 x 32A) há que decidir se o EVSE será monofásico, ou trifásico, que marcas são mais seguras (sem querer fazer publicidade a nenhuma marca, as minhas hipóteses andam à volta de OPENEVSE, ABB, Duosida, MaxGear, Morec, etc, etc, e sabendo de antemão que tudo é feito na China, não pretendo adquirir nenhuma chinesice de fraca/má qualidade que vá danificar a bateria da viatura, pois o que pretendo é um equipamento com uma boa relação qualidade/preço/garantia).

Com tudo o que já li aqui já defini algumas coisas sobre o EVSE:

1 - Será uma estação de carregamento fixa;
2 - Potência variável (de 16 a 32 Amperes);
3 - Capacidade de programação de hora de início e de fim do carregamento pois pretendo carregar entre as 0h00m e 07h00m para aproveitar as horas de vazio do tarifário (o carro não permite programação de horários de carregamento);
4 - O máximo de proteções integradas no equipamento para mexer o menos possível no quadro elétrico de onde sairá a alimentação para o EVSE.

Considerando que a minha disponibilidade para a compra está entre os 300 e os 600 euros, qual seria a escolha mais acertada?

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Apresentação

Mensagem por Nonnus » 01 abr 2022, 13:56

Que carro comprou com 26.8 kWh de capacidade?

Esta informação é importante para se perceber se o carro tira proveito de carregamento trifásico ou apenas monofásico.

Você tem mesmo 3 x 32A? Isso daria qualquer coisa como 20.7kVA contratados.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Apresentação

Mensagem por frankesousa » 01 abr 2022, 14:03

Bem vindo.

O carro tem carregador interno trifásico? Se sim, eu ia para o carregador trifásico.

Para ter um coisa que faça tudo, eu ia para o EVSE inteligente do APR aqui do fórum, o problema deve ser que ele não terá disponibilidade de hardware
viewtopic.php?f=78&t=7197&hilit=evse+inteligente

A seguir ia para o OpenEVSE
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

zarkov
Mensagens: 16
Registado: 31 mar 2022, 17:24
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 26,8

Re: Apresentação

Mensagem por zarkov » 01 abr 2022, 14:06

Trata-se de um Dacia Spring, e segundo as informações que tenho o carro não consegue carregar a mais de 6,6 Kw e por isso um EVSE de 7 Kw será o máximo que penso adquirir.

E confirmo que realmente tenho 20,7 kVA contratados, pois a patroa quis uma placa de indução, a qual sozinha com as 4 posições ligadas no máximo consome 32 A e como há mais equipamentos elétricos lá em casa... nunca quis arriscar baixar a potência. Verdade se diga que o quadro nunca foi abaixo, pelo menos até ao dia de hoje...

zarkov
Mensagens: 16
Registado: 31 mar 2022, 17:24
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 26,8

Re: Apresentação

Mensagem por zarkov » 01 abr 2022, 14:10

frankesousa Escreveu:
01 abr 2022, 14:03
Bem vindo.

O carro tem carregador interno trifásico? Se sim, eu ia para o carregador trifásico.

Para ter um coisa que faça tudo, eu ia para o EVSE inteligente do APR aqui do fórum, o problema deve ser que ele não terá disponibilidade de hardware
viewtopic.php?f=78&t=7197&hilit=evse+inteligente

A seguir ia para o OpenEVSE
Não, penso que o Dacia Spring não tem trifásico, acho eu...

Eu bem que andei a "devorar" todas as páginas aqui do fórum sobre o EVSE inteligente do utilizador APR mas foi com amargo de boca que nas páginas mais recentes li que a "crise dos chips" impede que ele continue a "laborar". Nem cheguei a perguntar o preço do EVSE inteligente, mas se o valor ficasse dentro do meu orçamento, adquiria-o já!

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação

Mensagem por BrunoAlves » 01 abr 2022, 14:18

Bem vindo! Parabéns pela compra mas falta dizer que máquina é ;)
zarkov Escreveu:
01 abr 2022, 04:16
não pretendo adquirir nenhuma chinesice de fraca/má qualidade que vá danificar a bateria da viatura
Isto não é possível que aconteça de todo. O EVSE/wallbox é apenas um interface de 12V pulsados e um contactor. Tudo a funcionar bem, o contactor nem é nunca actuado em carga, por isso o risco de "danificar a bateria" por usar um EVSE "chinês" é efectivamente nulo.
Aliás, tens vários EVSE portáteis no mercado nacional que não são mais que o "chinês original" em que na fábrica colam outro autocolante...
Dito isto, a representação local e a garantia são importantes.

Como já responderam antes de mim, é importante perceber qual é o VE. Se tens 22kW disponíveis será uma pena se tiveres escolhido um VE que só tenha carregador interno monofásico porque, independentemente da tua disponibilidade na origem, se for o caso só poderás "puxar" de uma fase.

Para todos os casos, sem dúvida o EVSE do Apr que já referiram :idea:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

zarkov
Mensagens: 16
Registado: 31 mar 2022, 17:24
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 26,8

Re: Apresentação

Mensagem por zarkov » 01 abr 2022, 17:25

BrunoAlves Escreveu:
01 abr 2022, 14:18
Bem vindo! Parabéns pela compra mas falta dizer que máquina é ;)
zarkov Escreveu:
01 abr 2022, 04:16
não pretendo adquirir nenhuma chinesice de fraca/má qualidade que vá danificar a bateria da viatura
Isto não é possível que aconteça de todo. O EVSE/wallbox é apenas um interface de 12V pulsados e um contactor. Tudo a funcionar bem, o contactor nem é nunca actuado em carga, por isso o risco de "danificar a bateria" por usar um EVSE "chinês" é efectivamente nulo.
Aliás, tens vários EVSE portáteis no mercado nacional que não são mais que o "chinês original" em que na fábrica colam outro autocolante...
Dito isto, a representação local e a garantia são importantes.

Como já responderam antes de mim, é importante perceber qual é o VE. Se tens 22kW disponíveis será uma pena se tiveres escolhido um VE que só tenha carregador interno monofásico porque, independentemente da tua disponibilidade na origem, se for o caso só poderás "puxar" de uma fase.

Para todos os casos, sem dúvida o EVSE do Apr que já referiram :idea:
Obrigado pela resposta, e o veículo em questão é um Dacia Spring. Eu até respondi rápido a essa pergunta mas como as minhas mensagens têm de ser aprovadas pela administração do fórum, a minha resposta só mais tarde ficou disponível para todos.

Quanto à tua visão de que os riscos dos EVSE danificarem uma bateria serem praticamente inexistentes (opinião que eu não contesto porque percebo muito pouco do assunto), formulo então a seguinte questão (se eu estiver a ser extremista avisa-me sff):

Uma vez elencadas todas as características de que preciso, por exemplo, no meu caso considero imprescindível que o EVSE tenha uma capacidade variável, com um máximo de 7,4 kw, garantia de 3 anos, e capacidade de programação de hora de início e de hora de fim do carregamento, será seguro comprar o EVSE com o melhor preço que encontrar?

E as proteções que são mencionadas nas características dos EVSEs? Não são relevantes? Ou são apenas blá, blá, blá comercial que todos EVSE incorporam mesmo quando tal não é expressamente mencionado nas especificações? (como por exemplo, a proteção contra sobrecarga e sobretensões, fugas, qualidade do aterramento, excesso de temperatura, raios, etc, etc)

Obrigado desde já pela paciência para as minhas questões!

zarkov
Mensagens: 16
Registado: 31 mar 2022, 17:24
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 26,8

Re: Apresentação

Mensagem por zarkov » 02 abr 2022, 06:14

Nonnus Escreveu:
01 abr 2022, 13:56
Que carro comprou com 26.8 kWh de capacidade?

Esta informação é importante para se perceber se o carro tira proveito de carregamento trifásico ou apenas monofásico.

Você tem mesmo 3 x 32A? Isso daria qualquer coisa como 20.7kVA contratados.
Muito obrigado pela sua resposta, mas em função da sua pergunta surgiu-me outra pergunta:

Considerando que o quadro elétrico onde penso ligar o EVSE é trifásico (embora não seja o quadro principal da moradia), e mesmo sabendo que o Dacia Spring não tira proveito do trifásico, a opção de compra por um EVSE trifásico não evitaria a necessidade de eventualmente necessitar ainda de passar cabos novos desde a entrada na casa para disponibilizar 32 Amperes ao EVSE? (a moradia foi construída em 2008 com projeto ITED devidamente elaborado e implementado segundo as normas vigentes na altura)

Faço a essa pergunta pensando que um EVSE trifásico que apenas disponibilize 7,4 Kw ao carro (32 Amperes) não fará a distribuição da carga dos 32A pelas três fases para evitar mandar o quadro elétrico abaixo? (no fundo gostava de saber se dois EVSEs "iguais" de um qualquer fabricante, que têm ambos potência de saída máxima de 7,4 Kw (32A), sendo um na versão monofásica e outro na versão trifásica, se o EVSE trifásico terá a vantagem de distribuir a carga de 32A, exigida à rede elétrica da moradia, pelas várias fases em função da potência disponível, em cada momento, ao longo do tempo que durar cada carregamento)

Alguém sabe responder?

Antecipadamente grato por toda e qualquer resposta de quem souber e puder opinar!

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Apresentação

Mensagem por Filipe » 03 abr 2022, 08:49

Eu tenho um Leaf 3e+ que carrega AC monofásico, e uma potência trifásica instalada de 20 Amp por fase; Comprei há pouco tempo
um transformador TRTM-8 da firma Adajusa (Transformador trifásico a monofásico 8 KVA 400/230V com caixa) por 705,83 € já com IVA.
A entrega foi muito rápida mas ainda não o instalei, tem várias potências disponíveis como pode verificar na www, o mail é info@adajusa.es
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Apresentação

Mensagem por Nonnus » 03 abr 2022, 12:48

zarkov Escreveu:
02 abr 2022, 06:14
Nonnus Escreveu:
01 abr 2022, 13:56
Que carro comprou com 26.8 kWh de capacidade?

Esta informação é importante para se perceber se o carro tira proveito de carregamento trifásico ou apenas monofásico.

Você tem mesmo 3 x 32A? Isso daria qualquer coisa como 20.7kVA contratados.
Muito obrigado pela sua resposta, mas em função da sua pergunta surgiu-me outra pergunta:

Considerando que o quadro elétrico onde penso ligar o EVSE é trifásico (embora não seja o quadro principal da moradia), e mesmo sabendo que o Dacia Spring não tira proveito do trifásico, a opção de compra por um EVSE trifásico não evitaria a necessidade de eventualmente necessitar ainda de passar cabos novos desde a entrada na casa para disponibilizar 32 Amperes ao EVSE? (a moradia foi construída em 2008 com projeto ITED devidamente elaborado e implementado segundo as normas vigentes na altura)

Faço a essa pergunta pensando que um EVSE trifásico que apenas disponibilize 7,4 Kw ao carro (32 Amperes) não fará a distribuição da carga dos 32A pelas três fases para evitar mandar o quadro elétrico abaixo? (no fundo gostava de saber se dois EVSEs "iguais" de um qualquer fabricante, que têm ambos potência de saída máxima de 7,4 Kw (32A), sendo um na versão monofásica e outro na versão trifásica, se o EVSE trifásico terá a vantagem de distribuir a carga de 32A, exigida à rede elétrica da moradia, pelas várias fases em função da potência disponível, em cada momento, ao longo do tempo que durar cada carregamento)

Alguém sabe responder?

Antecipadamente grato por toda e qualquer resposta de quem souber e puder opinar!
Continuo achar que você tem uma potencia sobredimensionada. Tenho 6.9kVA tudo electrico em casa (Placa vitroceramica, termo acumulador etc) e consigo viver desafogado.

Se você puser o carro a carregar 6.6kW (28A) numa das fases ainda vai sobrar. Eu carrego o meu carro a 6.6kW em horário noturno e o que sobra chega para manter a casa em funcionamento. Você com 3 fases de 32A mal seria não conseguir. O que você tem em casa é uma brutalidade, tem o mesmo que 3 habitações normais.

Se você comprar um EVSE como o do APR tem uma função que ajusta a potência de carregamento ao consumo da casa para prevenir que o quadro vá abaixo.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Apresentações”