Amador a estudar para aprendiz

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
outsol
Mensagens: 9
Registado: 20 mar 2022, 20:25
Data de fabrico: 01 jan 2018
Capacidade bateria: 94 Ah

Amador a estudar para aprendiz

Mensagem por outsol » 22 mar 2022, 11:38

:D Ola Bom dia, já à algum tempo que vinha aqui espreitar os tópicos relativo aos elétricos em geral, ora porque tinha duvidas, ora mesmo por curiosidade. Neste momento tenho em minha posse um I3 94 ah, e tenho aproveitado para por em pratica o que é isto do elétrico. Uma coisa é certa já apanhei uma valente carga de nervos quando me vi em cima da ponte somente com meia dúzia de Kil de autonomia. Verdade seja dita que também peguei no carro com somente 30 kil de autonomia, não estava a espera de imenso transito para a margem sul. Tirando isso tudo e porque não tenho ainda grande pratica na condução, autonomias, estou muito satisfeito com esta viatura. Comprei com o objetivo de fazer uma média diária de 80 Kil (mais ou menos) e penso que é possível fazer sem grandes stresses e contratempos normais de transito e ainda ficar com carga suficiente. Mas lá está sou muito novo nisto e desde já as minhas desculpas, por esta falta de matéria apalpável de experiencia de condução de um I3 94 ah sem o tal motor de extensão. vejamos o que reserva o Futuro.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Amador a estudar para aprendiz

Mensagem por BrunoAlves » 22 mar 2022, 13:46

Bem vindo e parabéns pela máquina ;)

Com um i3 de 94Ah fazer 80km/dia é sem qualquer stress. Carregas em casa diariamente?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: Amador a estudar para aprendiz

Mensagem por Arad79 » 22 mar 2022, 14:35

Um excelente carro, sobretudo para trajetos urbanos e suburbanos. 80km/dia são uma brincadeira para esse carro.

Bem vindo ao fórum.

outsol
Mensagens: 9
Registado: 20 mar 2022, 20:25
Data de fabrico: 01 jan 2018
Capacidade bateria: 94 Ah

Re: Amador a estudar para aprendiz

Mensagem por outsol » 22 mar 2022, 16:37

sim BrunoAlves Carregamentos diários em garagem com uma WALLBOX. já agora uma questão se me souberem me responder, carregamentos na rua, qual o mais barato ou sai mais barato ? neste caso o fornecedor ? já me falaram na EDP! Prio, corresponde? ou temos muito melhor.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Amador a estudar para aprendiz

Mensagem por rimsilva » 22 mar 2022, 17:01

Parabéns por entrar neste novo "mundo" da mobilidade sustentável e boa sorte com o i3.

Sem duvida que 80km com um i3 94Ah é pacifico, até com um de 60Ah de 2016, com quase 120.000km, como o meu.

Falou algumas vezes no trânsito e na autonomia, mas isso é um receio sobretudo pelo hábito dos carros a combustão, um VE não perde praticamente nenhuma autonomia quando não está em andamento, salvo se estiver a usar e abusar do AC.

Outro aspecto importante, que deve dar mais atenção do que os km disponiveis, é a percentagem da bateria, com o tempo vai perceber que em função da %, consegue prever com algum rigor, os km que pode fazer se for a 50, 100km/h, etc...

Não tenha receio de não ter extensor, assim vai andar mais "atento" e poupar no combustível :lol: Se tiver duvidas estamos aqui para esclarecer e no dia que começar a sair da zona de conforto (autonomia) começe sempre por carregar o i3 com uma maior margem de segurança (20/30% de bateria).

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: Amador a estudar para aprendiz

Mensagem por Arad79 » 22 mar 2022, 17:08

Com o hábito, consegue ir ao Algarve com uma paragem de meia hora. Depois, não vai querer andar a sumo de dinossauro.

outsol
Mensagens: 9
Registado: 20 mar 2022, 20:25
Data de fabrico: 01 jan 2018
Capacidade bateria: 94 Ah

Re: Amador a estudar para aprendiz

Mensagem por outsol » 22 mar 2022, 18:10

Arad79 Escreveu:
22 mar 2022, 17:08
Com o hábito, consegue ir ao Algarve com uma paragem de meia hora. Depois, não vai querer andar a sumo de dinossauro.
Epa isso era excelente era obra.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Amador a estudar para aprendiz

Mensagem por rnlcarlov » 22 mar 2022, 19:00

outsol Escreveu:
22 mar 2022, 16:37
sim BrunoAlves Carregamentos diários em garagem com uma WALLBOX. já agora uma questão se me souberem me responder, carregamentos na rua, qual o mais barato ou sai mais barato ? neste caso o fornecedor ? já me falaram na EDP! Prio, corresponde? ou temos muito melhor.
O melhor é fazer download da app miio e adicionar nela os vários planos de fornecedores. Dá para comparar quanto fica a carga em cada posto, pois nem sempre o mesmo fornecedor é mais barato. Pode depender da hora do dia e da velocidade de carga possível de atingir no posto.
Neste momento estamos atravessar uma crise energética pelo que tem havido muita alteração de preços (para cima). EDP pode ser vantajosa em várias alturas apenas para quem tem EDP em casa. Depois existem outros como ViaVerde, que para já ainda vão mantendo preços dos mais baratos, mas isto pode mudar a qualquer altura, logo é ir acompanhando com atenção.

outsol
Mensagens: 9
Registado: 20 mar 2022, 20:25
Data de fabrico: 01 jan 2018
Capacidade bateria: 94 Ah

Re: Amador a estudar para aprendiz

Mensagem por outsol » 22 mar 2022, 20:00

rnlcarlov Escreveu:
22 mar 2022, 19:00
outsol Escreveu:
22 mar 2022, 16:37
sim BrunoAlves Carregamentos diários em garagem com uma WALLBOX. já agora uma questão se me souberem me responder, carregamentos na rua, qual o mais barato ou sai mais barato ? neste caso o fornecedor ? já me falaram na EDP! Prio, corresponde? ou temos muito melhor.
O melhor é fazer download da app miio e adicionar nela os vários planos de fornecedores. Dá para comparar quanto fica a carga em cada posto, pois nem sempre o mesmo fornecedor é mais barato. Pode depender da hora do dia e da velocidade de carga possível de atingir no posto.
Neste momento estamos atravessar uma crise energética pelo que tem havido muita alteração de preços (para cima). EDP pode ser vantajosa em várias alturas apenas para quem tem EDP em casa. Depois existem outros como ViaVerde, que para já ainda vão mantendo preços dos mais baratos, mas isto pode mudar a qualquer altura, logo é ir acompanhando com atenção.
ok obrigado

outsol
Mensagens: 9
Registado: 20 mar 2022, 20:25
Data de fabrico: 01 jan 2018
Capacidade bateria: 94 Ah

Re: Amador a estudar para aprendiz

Mensagem por outsol » 22 mar 2022, 20:15

rimsilva Escreveu:
22 mar 2022, 17:01
Parabéns por entrar neste novo "mundo" da mobilidade sustentável e boa sorte com o i3.

Sem duvida que 80km com um i3 94Ah é pacifico, até com um de 60Ah de 2016, com quase 120.000km, como o meu.

Falou algumas vezes no trânsito e na autonomia, mas isso é um receio sobretudo pelo hábito dos carros a combustão, um VE não perde praticamente nenhuma autonomia quando não está em andamento, salvo se estiver a usar e abusar do AC.

Outro aspecto importante, que deve dar mais atenção do que os km disponiveis, é a percentagem da bateria, com o tempo vai perceber que em função da %, consegue prever com algum rigor, os km que pode fazer se for a 50, 100km/h, etc...

Não tenha receio de não ter extensor, assim vai andar mais "atento" e poupar no combustível :lol: Se tiver duvidas estamos aqui para esclarecer e no dia que começar a sair da zona de conforto (autonomia) começe sempre por carregar o i3 com uma maior margem de segurança (20/30% de bateria).
As dúvidas são muitos como é logico e normal, é um dia de cada vez. Mas há uma dúvida que eu gostava de ser esclarecida, e têm haver com o carregamento em casa numa Wallbox. Sendo que o i3 nas configurações permite um carregamento LENTO E OUTRO RAPIDO em CA, verifiquei que após fazer alteração para o mais rápido, que chegou a ir a 31 AMPERE ( TODA A INSTALAÇÃO FOI FEITA PARA SUPORTAR ) mas, não será prejudicial. No lento já cheguei a ver a 15A, 12A, 8A, até menos. Provavelmente isto já deve ter sido debatido aqui no clubeletricos, mas é sempre uma dúvida

Responder

Voltar para “Apresentações”