Apresentação Miguel F.

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Responder
mpferreira
Mensagens: 1
Registado: 07 mar 2022, 18:24
Data de fabrico: 01 jan 2011

Apresentação Miguel F.

Mensagem por mpferreira » 09 mar 2022, 13:02

Bom dia membros do forum.

estou a pensar aderir à mobilidade eléctrica. Estive mais de 10 anos a conduzir um Prius 2G que já contava com 400.000kms. Foi o carro mais fiável que tive até hoje.

1- Percursos
Os meus percursos são cerca de 110 km por dia, durante a semana, e uma ou duas vezes por mês vou à terrinha num fim de semana onde faço 300 km para cada lado. Tenho um estilo de condução calma. A minha média de consumo no Prius para esses 400.000 era 4,5L/100...

2- Canditados
Inicialmente estava inclinado para o Nissan Leaf de 62KWh mas depois percebi, pelo que li, que aquilo não gosta muito de viagens longas e climas quentes. Não me apetece comprar algo que já se sabe à partida que tem um problema crónico.
Estou a pensar comprar algo semi-novo/serviço.
Cheguei a esta seleção final.
- Kia e-Niro 64KWh
- Kia Soul EV 64KWh
- Primos Stellantis - Peugeot e-2008, Opel Mokka-e e Citroen e-C4, sendo que a minha preferência recai sobre e-C4 porque tem mais espaço e dizem que é confortável. Os outros mais pequenos não me servem.

Enquanto os coreanos parecem ter já um registo de fiabilidade muito bom, pouco ou nada se sabe sobre os Stellantis. Há alguma forma de saber o estado de saúde da bateria e numero de cargas rápidas a que foram sujeitos? algo tipo o Leaf Spy....?
Pelo menos não consigo encontrar.
Acho que todos vão cumprir para aquilo que preciso. Muito provavelmente conseguiria fazer a viagem dos 300km ao fds sem parar nos coreanos. Nos outros vou ter, de certeza, que parar para dar uma pequena carga.

3- carregar em casa
Vivo numa moradia com 10,35 kVA de potência contratada dividida por 3 fases. Não pretendo aumentar ou mudar para monofásico.
Tanto quanto percebi os Kia trazem carregador interno de 3 fases. Nos outros isso é um opcional, e estando a comprar de serviço muito provavelmente vai trazer monofasico. Isto é algo facil de mudar?
Posso sempre carregar só numa das fases mas é conveniente que o carregador tenha regulação de potência senão não posso ligar mais nada nessa fase. Sabem se os carregadores de origem destes carros são regulaveis em termos de portência? que outras soluções tenho para carregar em casa aproveitando as 3 fases caso escolha um Stellantis com carregador interno monofásico?

4- viagens por Espanha e França
Como estamos no que toca a viajar com EV em Espanha e França? de vez em quando gosto de fazer umas viagens longas e não faço ideia como funcionam os postos de carregamento nestes paises. Há Apps que funcionam com todos os postos? Pelo que percebi, para um estrangeiro em PT não é facil.

Obrigado desde já pela atenção dispensada às minhas questões.

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Apresentação Miguel F.

Mensagem por zeuz » 10 mar 2022, 01:39

mpferreira Escreveu:
09 mar 2022, 13:02
Bom dia membros do forum.

estou a pensar aderir à mobilidade eléctrica. Estive mais de 10 anos a conduzir um Prius 2G que já contava com 400.000kms. Foi o carro mais fiável que tive até hoje.
Bem-vindo!
mpferreira Escreveu:
09 mar 2022, 13:02
2- Canditados
Inicialmente estava inclinado para o Nissan Leaf de 62KWh mas depois percebi, pelo que li, que aquilo não gosta muito de viagens longas e climas quentes. Não me apetece comprar algo que já se sabe à partida que tem um problema crónico.
Estou a pensar comprar algo semi-novo/serviço.
Cheguei a esta seleção final.
- Kia e-Niro 64KWh
- Kia Soul EV 64KWh
- Primos Stellantis - Peugeot e-2008, Opel Mokka-e e Citroen e-C4, sendo que a minha preferência recai sobre e-C4 porque tem mais espaço e dizem que é confortável. Os outros mais pequenos não me servem.

Enquanto os coreanos parecem ter já um registo de fiabilidade muito bom, pouco ou nada se sabe sobre os Stellantis. Há alguma forma de saber o estado de saúde da bateria e numero de cargas rápidas a que foram sujeitos? algo tipo o Leaf Spy....?
Pelo menos não consigo encontrar.
Acho que todos vão cumprir para aquilo que preciso. Muito provavelmente conseguiria fazer a viagem dos 300km ao fds sem parar nos coreanos. Nos outros vou ter, de certeza, que parar para dar uma pequena carga.
KIA e-Niro 64kWh , sem pestanejar!

Além da bateria maior que os primos da Stellantis, é mais espaçoso e eficiente! E certamente que a fiabilidade será melhor, principalmente ao nível da electrónica!
mpferreira Escreveu:
09 mar 2022, 13:02
3- carregar em casa
Tanto quanto percebi os Kia trazem carregador interno de 3 fases. Nos outros isso é um opcional, e estando a comprar de serviço muito provavelmente vai trazer monofasico. Isto é algo facil de mudar?
Posso sempre carregar só numa das fases mas é conveniente que o carregador tenha regulação de potência senão não posso ligar mais nada nessa fase. Sabem se os carregadores de origem destes carros são regulaveis em termos de portência? que outras soluções tenho para carregar em casa aproveitando as 3 fases caso escolha um Stellantis com carregador interno monofásico?
Apenas os modelos MY2021 têm a opção de carregador AC trifásico de 11kW, i.e., modelos de finais de 2020 em diante.

Os primos Stellantis também têm em opção o carregador AC trifásico de 11kW.

Os EVSE de origem costumam permitir carregar a 6A/8A ou 10A/12A. Se optares por um desses carros com carregador AC trifásico, o melhor é comprares um EVSE, regulável, que funcione com ligações trifásicas (+300€).
mpferreira Escreveu:
09 mar 2022, 13:02
4- viagens por Espanha e França
Como estamos no que toca a viajar com EV em Espanha e França? de vez em quando gosto de fazer umas viagens longas e não faço ideia como funcionam os postos de carregamento nestes paises. Há Apps que funcionam com todos os postos? Pelo que percebi, para um estrangeiro em PT não é facil.
Espanha é mais difícil de atravessar, mas ainda assim o pessoal têm-se aventurado... procura os respectivos tópicos. ;)

E por falar em França... os modelos importados costumam trazer mais equipamento que os modelos nacionais, como é o caso da bomba de calor.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Responder

Voltar para “Apresentações”