Apresentação Bruno

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
bcarvalho
Mensagens: 7
Registado: 04 mar 2022, 18:49
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Apresentação Bruno

Mensagem por bcarvalho » 05 mar 2022, 00:53

Boas

Sou o Bruno e sou de Coimbra, tenho uma carrinha a diesel já com 300000 que cada vez faz menos sentido manter.
Tenho andado esta semana a ler bastante este forum.
Tenho pesquisado bastante sobre o leaf. Ja encomendei um odb bluetooth para poder verificar algum carro que possa interessar.
Faço cerca de 60 a 70km por dia. Daqui a uns tempos ainda menos provavelmente. Faço uma ou duas viagens maiores por ano a sul. E algumas ao fim de semana mas raramente.
Tenho andado a ver leafs de 30kwh (ate uns 14000€) para uma margem maior de bateria ainda disponivel, para talvez carregar de 2 em 2 dias ou para uma viagem maior de fim de semana. Mas mesmo para ir á serra da estrela tenho de fazer carregamentos fora de casa o que assusta um bocado.
Tenho possibilidade de carregar em casa mas o meu lugar de estacionamento não e muito normal, num terraço em frente ao r/c, e eu moro 2 pisos abaixo!!!
Algumas duvidas que espero que me possam esclarecer:
-O terraço não tem cobertura, apanha chuva e um bom bocado de sol no verão, isto pode criar problemas nas ligações do carro onde carrega ou mesmo na bateria?
-É possivel o carregamento por uma extensão com uns 10 metros? Enquanto não se instala uma tomada perto do estacionamento?
-Alguém com uma potencia contratada de 3.45kva e um leaf? Ando a pensar alterar tambem as aqs de esquentador para termoacomulador, que vai influenciar no bi-horario. E carregar de noite e o termo de noite de certeza que não dá.

Obrigado a todos

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: Apresentação Bruno

Mensagem por Arad79 » 06 mar 2022, 12:17

Bom dia e bom vindo ao fórum.

Não recomendaria um Leaf 30, por todo o histórico do modelo no que diz respeito à degradação da bateria e rapidgate em viagens maiores.

Se puder subir um pouco o orçamento, o melhor será optar por um Hyundai ioniq 28kwh.

Quanto ao carregamento, 3,45kVA é pouco. Talvez precise de contratar 6,9kVA. Extensões são totalmente desaconselhadas, mas se fizer uma com um cabo devidamente dimensionado pode dar para desenrascar. O ideal é fazer uma instalação direta ao quadro, com disjuntor próprio.

Os carros carregam à chuva sem problema nenhum, embora o EVSE deva estar resguardado. E usando uma extensão provisória, as fichas deverão ficar também protegidas da chuva.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação Bruno

Mensagem por BrunoAlves » 06 mar 2022, 16:27

Belíssimo nome :mrgreen:

Como já disseram, 3,45kVA é provavelmente curto. Poderá dar, mas com uma gestão à prova de bala.

Acho que é perfeitamente possível usar extensões, desde que dê qualidade e de secção suficiente. O importante é usar componentes adequados à chuva (IP55). Colocas o "sabonete" em cima da roda e tudo funciona. Não é ideal, mas funciona.

Sobre o carro, ioniq 28kWh e nem há discussão ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Apresentação Bruno

Mensagem por rnlcarlov » 06 mar 2022, 17:55

Leaf não tenho, mas tenho 3,45kVA e um C-zero e um Ioniq. De férias já carreguei em casas com 3,45kVA com termoacumulador. É tudo uma questão de gestão. Se é para carregar à velocidade máxima então convém aumentar. Mas regulando a velocidade de carga para um valor mais baixo, se não é preciso recuperar assim tantos kms por dia, dá para conviver com o resto da casa. Se for preciso mais um pouquinho, então pode-se experimentar o 4,6kVA antes de saltar para potências mais elevadas.

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Apresentação Bruno

Mensagem por cfvp » 06 mar 2022, 20:39

Bem-vindo.

- Não vejo problema em usar uma extensão, mas para ficar mais seguro o melhor seria uma extensão com proteção para chuva e com 2,5mm no mínimo de secção. Assim pode carregar à vontade a 10A.
- Quanto à potência eu tenho 3,45kVA e a carregar a 10A normalmente não tenho problemas, mas basta ligar um forno e pronto, o quadro vai abaixo.

Também convém referir que eu faço isto ocasionalmente, não é a minha forma principal de carregamento. Portanto eu sei que dá, agora se é boa ideia para uma utilização mais intensiva, não sei, mas penso que também dê sem problemas. Só meter o EVSE e a ficha da extensão debaixo do carro ou assim e a outra ponta já deve estar protegida, suponho eu.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

bcarvalho
Mensagens: 7
Registado: 04 mar 2022, 18:49
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Apresentação Bruno

Mensagem por bcarvalho » 06 mar 2022, 23:19

Boas
Arad79 Escreveu:
06 mar 2022, 12:17
Bom dia e bom vindo ao fórum.

Não recomendaria um Leaf 30, por todo o histórico do modelo no que diz respeito à degradação da bateria e rapidgate em viagens maiores.

Se puder subir um pouco o orçamento, o melhor será optar por um Hyundai ioniq 28kwh.

Quanto ao carregamento, 3,45kVA é pouco. Talvez precise de contratar 6,9kVA. Extensões são totalmente desaconselhadas, mas se fizer uma com um cabo devidamente dimensionado pode dar para desenrascar. O ideal é fazer uma instalação direta ao quadro, com disjuntor próprio.

Os carros carregam à chuva sem problema nenhum, embora o EVSE deva estar resguardado. E usando uma extensão provisória, as fichas deverão ficar também protegidas da chuva.
Pelo que tenho lido por aqui sobre o leaf tem uma excelente fiabilidade. Mesmo baterias já com alguns anos.
Venho de um carro que em seis anos pelas contas que fiz gastei cerca de 8000€. Se o leaf em seis anos me ficar em metade disso em revisões e manutenção ja fico a ganhar. Se falar no gasoleo sequer.

BrunoAlves Escreveu:
06 mar 2022, 16:27
Belíssimo nome :mrgreen:

Como já disseram, 3,45kVA é provavelmente curto. Poderá dar, mas com uma gestão à prova de bala.

Acho que é perfeitamente possível usar extensões, desde que dê qualidade e de secção suficiente. O importante é usar componentes adequados à chuva (IP55). Colocas o "sabonete" em cima da roda e tudo funciona. Não é ideal, mas funciona.

Sobre o carro, ioniq 28kWh e nem há discussão ;)
:mrgreen:
Vou ter de passar para 4.6 provavelmente antes dos 6.9. Gerindo bem todas as coisas e não carregando o carro todos os dias.
Sobre o carro, não é melhor começar com um leaf e depois um ioniq? Os euros não esticam...
Eu até acho o leaf mais bonito... :D
rnlcarlov Escreveu:
06 mar 2022, 17:55
Leaf não tenho, mas tenho 3,45kVA e um C-zero e um Ioniq. De férias já carreguei em casas com 3,45kVA com termoacumulador. É tudo uma questão de gestão. Se é para carregar à velocidade máxima então convém aumentar. Mas regulando a velocidade de carga para um valor mais baixo, se não é preciso recuperar assim tantos kms por dia, dá para conviver com o resto da casa. Se for preciso mais um pouquinho, então pode-se experimentar o 4,6kVA antes de saltar para potências mais elevadas.
Foi o que pensei, com um de 30kwh mesmo a bateria com algum desgaste deve dar para dois dias pelo menos, carregando de 2 em 2 dará para gerir outras cargas em casa para usar mais o bi-horário.
Tenho de medir melhor os kms casa-trabalho.
cfvp Escreveu:
06 mar 2022, 20:39
Bem-vindo.

- Não vejo problema em usar uma extensão, mas para ficar mais seguro o melhor seria uma extensão com proteção para chuva e com 2,5mm no mínimo de secção. Assim pode carregar à vontade a 10A.
- Quanto à potência eu tenho 3,45kVA e a carregar a 10A normalmente não tenho problemas, mas basta ligar um forno e pronto, o quadro vai abaixo.

Também convém referir que eu faço isto ocasionalmente, não é a minha forma principal de carregamento. Portanto eu sei que dá, agora se é boa ideia para uma utilização mais intensiva, não sei, mas penso que também dê sem problemas. Só meter o EVSE e a ficha da extensão debaixo do carro ou assim e a outra ponta já deve estar protegida, suponho eu.
A extensão é uma coisa temporária. Enquanto não se abrem roços nas paredes e todas as ligações e assim, que ainda demora algum tempo, são coisas que eu faço mas com miudos em casa é mais lento...


Bem, com os novos aumento que se falam acredito que ate os eletricos mais baratos comecem a ser agarrados rapidamente.
Infelizmente os 14000€ que quero gastar ja é mesmo a esticar, não quero créditos e afins. E estes já incluem algum que obtenha de retoma ou venda do diesel.
Tenho andado a ver carros deste género https://www.standvirtual.com/anuncio/ni ... PaIYc.html
Isto com menos duas barras já perdeu 20 e pouco por cento (tem de ser sempre confirmado com leafspy...), dará para uns 100km ou cento e pouco. Isto talvez já desse para o meu dia a dia.
Se tiver de passar a carregar diariamente daqui a um ou dois anos mesmo que tenha de aumentar a potência e mesmo com alguns aumentos de electricidade pelo meio ainda compensa.
Tenho de ir ver alguns carros mas os do meu price range são todos um bocado longe.
Ao saber do apoio do estado ainda pensei num dacia spring mas já me disseram quem ja andou nele que é mais pequeno que aparenta, além disso os testes de colisões com ele não me inspiram grande confiança já que ando com bebe no carro. Só tem de bom ser novo, barato e garantia(talvez).

Decisões, decisões...

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Apresentação Bruno

Mensagem por Nonnus » 07 mar 2022, 11:04

Arad79 Escreveu:
06 mar 2022, 12:17
Não recomendaria um Leaf 30, por todo o histórico do modelo no que diz respeito à degradação da bateria e rapidgate em viagens maiores.
O Leaf de 30 não tem rapidgate. Alias o Leaf de 30 era reconhecido como haver poucos a carregar como ele.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Apresentação Bruno

Mensagem por zeuz » 07 mar 2022, 12:04

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Apresentação Bruno

Mensagem por pemifer » 07 mar 2022, 16:16

Para fazer 60 a 70km por dia um Leaf 30 dá lindamente, muito bem observado.
Eu não carregaria de 2 em 2 dias, aliás, eu carrego todos os dias apesar de ter capacidade de bateria para mais do que uma semana.
O ideal é carregar todos os dias o que se gastou e manter a bateria entre 20% e 80%.
Em relação à chuva, o unico problema serão as ligações, as fichas. O cabo não se molha!
O Leaf é um carro extraordinário pois permite por muita coisa dentro do compartimento do motor. É só tirar o plástico, que está preso com uma espécie de "rebites reutilizáveis" e meter o cabo de carregamento e a extensão lá dentro (ver o video)!
Aqui está como proteger o cabo de carregamento DENTRO do Leaf (tambem dá no Leaf 40). Não se vê eu a tirar os "rebites reutilizáveis", apenas os tirei uma vez nunca os voltei a por novamente.


O uso de extensões, é relativo. Se for uma extensão de qualidade, de uso profissional, tudo bem!
Eu tenho uma de 50m! Nunca utilizei todos os dias, apenas a utilizei algumas vezes, mas não houve aquecimento.
IMPORTANTE: não esquecer de desenrolar a extensão! A minha até tem um lembrete, enrolada 1000W, desenrolada 3000W.
Imagem

O Leaf tem um cabo de carregamento de 10A, isto é, de 2300W (2,3kW).
Esses 10A são inofensivos para uma extensão minimamente decente.
Se tem 3,45kVA disponiveis quer dizer que fica com 1,15kVA, ou kW, disponiveis para o resto da casa enquanto o carro carrega, em amperes, 5A.
Aqui é uma questão de analisar o que a sua casa consome normalmente durante a noite quando mais nada está ligado. Ultrapassa os 1150W?
Se não tem maneira de medir, faça as contas. O que costuma estar ligado enquanto dormem? O frigorifico e mais o quê?
Aqui está uma tabela de consumos: https://goldenergy.pt/blog/poupanca/tab ... omesticos/

bcarvalho
Mensagens: 7
Registado: 04 mar 2022, 18:49
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Apresentação Bruno

Mensagem por bcarvalho » 09 mar 2022, 22:49

zeuz Escreveu:
07 mar 2022, 12:04
Recomendo que leias : Las mejores ofertas de coches eléctricos de ocasión
Obrigado pelo link. Andei a ver mas mesmo os mais baratos são ainda caros para mim.
Terá de ser mesmo um usado baratucho.

pemifer Escreveu:
07 mar 2022, 16:16
Para fazer 60 a 70km por dia um Leaf 30 dá lindamente, muito bem observado.
Eu não carregaria de 2 em 2 dias, aliás, eu carrego todos os dias apesar de ter capacidade de bateria para mais do que uma semana.
O ideal é carregar todos os dias o que se gastou e manter a bateria entre 20% e 80%.
Em relação à chuva, o unico problema serão as ligações, as fichas. O cabo não se molha!
O Leaf é um carro extraordinário pois permite por muita coisa dentro do compartimento do motor. É só tirar o plástico, que está preso com uma espécie de "rebites reutilizáveis" e meter o cabo de carregamento e a extensão lá dentro (ver o video)!
Aqui está como proteger o cabo de carregamento DENTRO do Leaf (tambem dá no Leaf 40). Não se vê eu a tirar os "rebites reutilizáveis", apenas os tirei uma vez nunca os voltei a por novamente.


O uso de extensões, é relativo. Se for uma extensão de qualidade, de uso profissional, tudo bem!
Eu tenho uma de 50m! Nunca utilizei todos os dias, apenas a utilizei algumas vezes, mas não houve aquecimento.
IMPORTANTE: não esquecer de desenrolar a extensão! A minha até tem um lembrete, enrolada 1000W, desenrolada 3000W.
Imagem

O Leaf tem um cabo de carregamento de 10A, isto é, de 2300W (2,3kW).
Esses 10A são inofensivos para uma extensão minimamente decente.
Se tem 3,45kVA disponiveis quer dizer que fica com 1,15kVA, ou kW, disponiveis para o resto da casa enquanto o carro carrega, em amperes, 5A.
Aqui é uma questão de analisar o que a sua casa consome normalmente durante a noite quando mais nada está ligado. Ultrapassa os 1150W?
Se não tem maneira de medir, faça as contas. O que costuma estar ligado enquanto dormem? O frigorifico e mais o quê?
Aqui está uma tabela de consumos: https://goldenergy.pt/blog/poupanca/tab ... omesticos/
Muito bom o video :D
Nunca tinha visto essa indicação em extensões, já sabia do efeito de resistência que fazem enroladas mas não fazia ideia da quantidade. Eu arranjo uma boa para safar uns tempos...
Tenho um shelly para medir os consumos há uns tempos para saber o que necessito de instalar de fotovoltaicos. E gasto perto de 1kwh durante a noite. Por isso devo mesmo precisar de aumentar a potência.


Só chegou hoje o odb bluetooth que encomendei a um Sr do olx que referem aqui no forum.
Mas já reparei que andam a desaparecer os leafs usados mais apeteciveis. Devia ter pensado nisto um mês antes...
Os leaf de 30 ja são raros os que têm poucos kms. Se calhar será um de 24.
A esposa quer guardar o carro a diesel por isso se arranjar algo mais barato melhor ainda.

Se houver alguém da zona de Coimbra que queira beber um copo eu precisava de testar o odb que encomendei antes de fazer alguns kms para ir ver um carro e aquilo não funcionar.

Cumprimentos

Responder

Voltar para “Apresentações”