Nissan leaf 40kw vs peugeot e208

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Sermig
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Nissan leaf 40kw vs peugeot e208

Mensagem por Sermig » 27 jan 2022, 14:59

Boa tarde,
Sou novato aqui no blog. Meu nome é Sérgio, sou da Zona de SAnta Maria da FEira e pretendo emigrar para a mobilidade elétrica por vários motivos.
Pretendo comprar um elétrico e estou indeciso entre o Nissan leaf 40kw vs peugeot e208.
Faço deslocações diárias de cerca de 70km e também algumas deslocações anuais da zona do porto para o Algarve. Tenho também uma filha, o que acarreta levar sempre bastantes coisas.
Pelo que pesquisei, o e208 tem como pontos positivos mais autonomia e capacidade de recarregar a 100 KW, o que é bom para deslocações maiores. O Leaf tem como ponto positivo em relação ao e208 o espaço e bagageira.

O que recomendam?
Conseguem me indicar os consumos reais de cada um deles (consumo em totalmente auto estrada e o consumo misto cidade / auto estrada)
Será praticável fazer deslocações do porto ao Algarve com ambos os carros? Quantas vezes necessitaria de recarrega em cada um deles?

Contem-me a vossa experiência sff
Sérgio

corrisi
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Re: Nissan leaf 40kw vs peugeot e208

Mensagem por corrisi » 27 jan 2022, 20:13

Viva.

Não tenho nenhum dos dois, mas tenho amigos que têm ambos. Para fazer essa viagem do Porto ao Algarve, não recomendo o Leaf 40kwh devido ao rapidgate. A partir da segunda carga rápida em PCR a bateria vai aquecer e por consequência a velocidade de carregamento irá diminuir substancialmente. Vale relembrar que o leaf não tem refrigeração ativa da bateria ao contrário do e-208.
Não equaciona outras alternativas como ioniq 38kwh, kauai e kia, nas suas versões 39 e ou 64kwh?
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Arad79
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Re: Nissan leaf 40kw vs peugeot e208

Mensagem por Arad79 » 27 jan 2022, 20:30

Bem vindo ao fórum.

Está tudo dito sobre a limitação do Leaf.

O e208 é pequeno para cumprir responsabilidades familiares. Dentro da mesma marca, há o e2008. Dentro do mesmo grupo, o Citroen e-C4 e os modelos da Opel. Todos partilham a mesma bateria e mecânica.

Eu escolheria um Kia e-Niro 64kWh usado. É o mais polivalente e tem excelente histórico de fiabilidade.

cfvp
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Re: Nissan leaf 40kw vs peugeot e208

Mensagem por cfvp » 27 jan 2022, 21:38

Bem-vindo!

Como já referiram, o Leaf para essas viagens anuais torna-se um bocado inconveniente, por causa da falta de arrefecimento das baterias. Por outro lado os 70kms diários são tranquilos, mas convém carregar lentamente em casa ou no trabalho. Quantas dessas viagens anuais faz num ano?

Pode ter uma ideia dos consumos aqui: https://ev-database.org
Falando no meu Leaf 40, sei que por nacionais consigo fazer 12/13kWh por 100km (também depende do trajeto, claro). Com aquecimento/arrefecimento ligado sobe para 14/15kWh. Na autoestrada os consumos são maiores, mas depende muito da velocidade. Já fiz consumo de 15kWh indo entre 100-110km/h. Por outro lado, uma vez fui ao Porto sempre a 120km/h e numa certa altura vi o consumo a 20kWh/100km, sem aquecimento/arrefecimento ligado. Lá está depende do trajeto e da velocidade.

Pode usar o ABRP para ver, mais ou menos, quantos carregamentos teria que fazer: https://abetterrouteplanner.com/
Porém posso-lhe dar o exemplo de um utilizador do fórum que fez a viagem com 2 cargas rápidas, usando o Leaf 40. No entanto, a 2ª carga foi bastante lenta por causa do aquecimento da bateria.
corrisi Escreveu:
27 jan 2022, 20:13
Não equaciona outras alternativas como ioniq 38kwh, kauai e kia, nas suas versões 39 e ou 64kwh?
É preciso lembrar que o ioniq 38kWh e penso que os outros de 39 da Kia e Hyundai têm os carregamentos rápidos limitados. Portanto também não me parecem uma boa escolha para as tais viagens anuais. Um de 64 seria melhor.

Entre esses 2 (Leaf 40 ou e208) eu provavelmente iria para o e208, porque tem maior bateria e arrefecimento da mesma. O contra no seu caso é o tamanho do mesmo. De resto penso que seja um bom carro, dentro do orçamento, mas também não conheço bem. Mas há alguma razão para limitar a escolha esses 2, Sermig? Prefere novo ou também pode ser usado? Qual é o orçamento?
Última edição por cfvp em 27 jan 2022, 23:18, editado 1 vez no total.
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Sermig
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Re: Nissan leaf 40kw vs peugeot e208

Mensagem por Sermig » 28 jan 2022, 15:43

cfvp Escreveu:
27 jan 2022, 21:38
Bem-vindo!

Como já referiram, o Leaf para essas viagens anuais torna-se um bocado inconveniente, por causa da falta de arrefecimento das baterias. Por outro lado os 70kms diários são tranquilos, mas convém carregar lentamente em casa ou no trabalho. Quantas dessas viagens anuais faz num ano?

Pode ter uma ideia dos consumos aqui: https://ev-database.org
Falando no meu Leaf 40, sei que por nacionais consigo fazer 12/13kWh por 100km (também depende do trajeto, claro). Com aquecimento/arrefecimento ligado sobe para 14/15kWh. Na autoestrada os consumos são maiores, mas depende muito da velocidade. Já fiz consumo de 15kWh indo entre 100-110km/h. Por outro lado, uma vez fui ao Porto sempre a 120km/h e numa certa altura vi o consumo a 20kWh/100km, sem aquecimento/arrefecimento ligado. Lá está depende do trajeto e da velocidade.

Pode usar o ABRP para ver, mais ou menos, quantos carregamentos teria que fazer: https://abetterrouteplanner.com/
Porém posso-lhe dar o exemplo de um utilizador do fórum que fez a viagem com 2 cargas rápidas, usando o Leaf 40. No entanto, a 2ª carga foi bastante lenta por causa do aquecimento da bateria.
corrisi Escreveu:
27 jan 2022, 20:13
Não equaciona outras alternativas como ioniq 38kwh, kauai e kia, nas suas versões 39 e ou 64kwh?
É preciso lembrar que o ioniq 38kWh e penso que os outros de 39 da Kia e Hyundai têm os carregamentos rápidos limitados. Portanto também não me parecem uma boa escolha para as tais viagens anuais. Um de 64 seria melhor.

Entre esses 2 (Leaf 40 ou e208) eu provavelmente iria para o e208, porque tem maior bateria e arrefecimento da mesma. O contra no seu caso é o tamanho do mesmo. De resto penso que seja um bom carro, dentro do orçamento, mas também não conheço bem. Mas há alguma razão para limitar a escolha esses 2, Sermig? Prefere novo ou também pode ser usado? Qual é o orçamento?
Obrigado pela resposta
Neste caso apenas considerei estes dois modelos, visto que são carros que se encontrão dentro dos valores que pretendo dispensar.
Admiro também o Hyndai Kona 64, mas infelizmente foge um pouco desse plafond. Esse sim engloba tudo o que pretendo, espaço / autonomia rápidos carregamentos.
Na realidade estou a pensar em comprar em França, tenho um primo lá que esta a orientar. O plafond para a compra do veiculo usado é de cerca de 20000 a 22000€ já com a legalização que custa cerca 600€.
Quero o melhor de dois mundos, preço acessível e boa autonomia / capacidade de carregamentos.
Creio que vou ter de abdicar de um desses mundos. Estou inclinado para o nissan leaf tekna 40 kw usado (max 50000Km), para o uso diário. Para viagens mais longe, terei de usar o meu velhinho golf IV de 98 gasolina / GPL.

cfvp
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Re: Nissan leaf 40kw vs peugeot e208

Mensagem por cfvp » 28 jan 2022, 18:43

Sermig Escreveu:
28 jan 2022, 15:43
Obrigado pela resposta
Neste caso apenas considerei estes dois modelos, visto que são carros que se encontrão dentro dos valores que pretendo dispensar.
Admiro também o Hyndai Kona 64, mas infelizmente foge um pouco desse plafond. Esse sim engloba tudo o que pretendo, espaço / autonomia rápidos carregamentos.
Na realidade estou a pensar em comprar em França, tenho um primo lá que esta a orientar. O plafond para a compra do veiculo usado é de cerca de 20000 a 22000€ já com a legalização que custa cerca 600€.
Quero o melhor de dois mundos, preço acessível e boa autonomia / capacidade de carregamentos.
Creio que vou ter de abdicar de um desses mundos. Estou inclinado para o nissan leaf tekna 40 kw usado (max 50000Km), para o uso diário. Para viagens mais longe, terei de usar o meu velhinho golf IV de 98 gasolina / GPL.
O Hyundai Kona/Kauai não tem +- o mesmo espaço que o e208? E o e208 não dá mesmo?
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Re: Nissan leaf 40kw vs peugeot e208

Mensagem por rnlcarlov » 28 jan 2022, 18:45

Sermig Escreveu:
28 jan 2022, 15:43
Creio que vou ter de abdicar de um desses mundos. Estou inclinado para o nissan leaf tekna 40 kw usado (max 50000Km), para o uso diário. Para viagens mais longe, terei de usar o meu velhinho golf IV de 98 gasolina / GPL.
Como já disse noutro fórum, em vez de um Leaf40 é melhor um Ioniq28, que continua a caber no orçamento e permite fazer viagens maiores. Posso dizer que já tenho feito algumas travessias pela península Ibérica com um Ioniq. Claro que num carro de 64kWh se faria mais depressa, mas o Ioniq é o único carro sub-20k€ capaz de desempenhar tão bem o papel de viagens longas.

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Re: Nissan leaf 40kw vs peugeot e208

Mensagem por pemifer » 28 jan 2022, 20:04

Subscrevo totalmente a opinião do rnlcarlov. :clap: :clap:
O Ioniq 28 é uma excelente opção e não vai precisar de manter um carro a combustão.
Eu iludi-me com o tamanho da bateria e optei pelo Leaf 40 em vez do Ioniq 28, mas o rnlcarlov provou-me (involuntáriamente) que essa opção foi errada.

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mjr
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Re: Nissan leaf 40kw vs peugeot e208

Mensagem por mjr » 29 jan 2022, 10:06

Fora as questões de gosto pessoal, e apesar de off-topic, concordo que o Ioniq 28 para viagens é uma melhor opção face a um Leaf 40 usado. Em números, as únicas vantagens do Leaf são melhor aceleração (7,9s 0-100kmh vs 9,9s 0-100km/h, o que é significativo), maior capacidade da bagageira (435l vs 350l) e uma muito ligeiramente maior autonomia, especialmente em circuito urbano/semi urbano de baixa velocidade. Para viagens o Ioniq 28 tem maior capacidade para cargas rápidas (mantém a potência máxima de carga até quase 80% de SOC) e que podem ser repetidas indefinidamente(por ter arrefecimento ativo da bateria), o que aliado a uma eficiência a velocidades elevadas impressionante (equivalente ao Tesla Model 3 SR+ ou até ligeiramente melhor) permite que seja necessário muito menos tempo em paragens do que no Leaf 40.

Alerto para o facto de que existe o Ioniq EV 38, mais recente, que é de evitar para viagens. A curva de carga neste modelo mais recente é horrível, tendo como pico 44kW em carregadores de potências elevadas (acima de 200A) e que acima dos 50% de SOC baixa logo para 35kW.

O Peugeot e208, apesar de interessante, não cumpre tão bem as necessidades familiares por estar mais limitado no espaço interior e na capacidade da bagageira.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

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Re: Nissan leaf 40kw vs peugeot e208

Mensagem por rimsilva » 31 jan 2022, 15:36

Sermig Escreveu:
28 jan 2022, 15:43
Obrigado pela resposta
Neste caso apenas considerei estes dois modelos, visto que são carros que se encontrão dentro dos valores que pretendo dispensar.
Admiro também o Hyndai Kona 64, mas infelizmente foge um pouco desse plafond. Esse sim engloba tudo o que pretendo, espaço / autonomia rápidos carregamentos.
Na realidade estou a pensar em comprar em França, tenho um primo lá que esta a orientar. O plafond para a compra do veiculo usado é de cerca de 20000 a 22000€ já com a legalização que custa cerca 600€.
Quero o melhor de dois mundos, preço acessível e boa autonomia / capacidade de carregamentos.
Creio que vou ter de abdicar de um desses mundos. Estou inclinado para o nissan leaf tekna 40 kw usado (max 50000Km), para o uso diário. Para viagens mais longe, terei de usar o meu velhinho golf IV de 98 gasolina / GPL.
Já agora, para perceber melhor o que está em causa, quantos km faz ou vai fazer por ano? Qual é o numero de deslocações que prevê fazer acima de 200km num ano também?

Só tem 1 carro? Se comprasse um VE com mais autonomia iria vender esse Golf? Tem ideia de quanto pode valer na venda?

Poderia falar num ou noutro cenário, mas penso que seja melhor ter resposta para as questões que coloquei.

Com disse que faz algumas deslocações ao Algarve (sem se saber quantas) e depois diz que vai usar o carro a combustão (apesar do GPL ser mais em conta do que a gasolina), parece-me que vai pode a grande vantagem do VE que é fazer muitos km em modo eléctrico.

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